junho 04, 2013

Arquiteto
- Eugênio Monteferrante Netto -
Prefeito de Botucatu
“ad eternum”!!!

ARQUITETO EUGÊNIO MONTEFERRANTENETTO:
PREFEITO "AD ETERNUM" DE BOTUCATU!!!
(da esquerda para a direita, Armando Delmanto, Fescina, Monteferrante, Marco Antonio Castelo Branco)

Nesta homenagem ao amigo Eugênio Monteferrante Netto pode parecer estranho a colocação de “PREFEITO DE BOTUCATU “AD ETERNUM”. Explico. Mesmo sem ter sido, ele foi e o será para sempre, cravado no relevo e nas conquistas do município de Botucatu. Por seu mérito, sua competência e seu indiscutível amor à “Pátria Menor” que é Botucatu!
(prefeito Luiz Aparecido da Silveira, governador Paulo Egydio Martins e vice-prefeito Eugênio Monteferrante Netto)
(Aniversário da Agronomia, 1966: Delmanto, Monteferrante e, ao alto, o prof. Ricado Arruda Veiga)

Formado arquiteto, ainda moço, Monteferrante passou a colaborar com projetos para a cidade e para seus clientes particulares. O prédio da SABESP é projeto dele. O Jardim Paraíso, com suas ruas largas, com os quarteirões arredondados nas extremidades, com área verde adequada, também. No setor cultural, participou como Membro Efetivo da Academia Botucatuense de Letras e, principalmente, preparou projetos para a Botucatu de hoje e, principalmente, projetos para GARANTIR o futuro de Botucatu.

Com tantos amigos na cidade, Eugênio tinha em sua família Blasi/Monteferrante, o grande apoio para as suas atividades profissionais e políticas. Foi vice-prefeito (gestão Luiz Aparecido da Silveira), foi candidato a Prefeito, foi vereador, por duas vezes foi assessor do Prefeito de Botucatu,em diferentes ocasiões.
Eu sempre prefiro no passamento das pessoas, procurar mostrá-las com vida. Ou seja, falando delas e de seus projetos. Assim, reproduzo, abaixo, dois artigos escritos em homenagem a Botucatu com destaque para o trabalho do Eugênio. Vamos aos textos:

PLANEJAMENTO URBANO MUNICIPAL

A cidade de Botucatu ganhou, na entrada de cada século, procedimentos técnicos na área urbana que lhe garantiram um desenvolvimento sustentável e modelar perante as demais cidades do Estado.
NO SÉCULO XX – O GRANDE PLANEJAMENTO:
Após a Proclamação da República (1889), a administração municipal passou a ser parlamentarista: os membros do Conselho da Intendência (Vereadores) eram eleitos pelo voto e elegiam o Intendente Municipal (Prefeito). Já em 1890, o Intendente Municipal (Prefeito) era Rafael Ferraz de Sampaio que comandou o grande planejamento municipal: todo o arruamento da cidade, com as duas grandes artérias cortando toda a urbe (a atual Amando de Barros que continua na Floriano Peixoto e chega na Major Matheus e a atual Dom Lúcio continuando na Avenida Santana até encontrar também a Floriano Peixoto), sendo certo que as atuais paralelas João Passos, Cardoso de Almeida e General Telles, também estão ligadas à Floriano Peixoto... E no topo da cidade a ACRÓPOLE CÍVICA, onde seriam construídos a Catedral, a Escola Normal, o Fórum, a Misericórdia Botucatuense, a Industrial, a Casa de Saúde Sul Paulista, etc. E tem mais: o abastecimento de água e o tratamento de esgoto também foram objeto do planejamento municipal. Já em 1917, Botucatu tinha 100% de seu esgoto tratado em uma rede de 14 Km!!!
Atenção: neste ano de 2010, após ter entregue há mais de 30 anos o seu Serviço Municipal de Água e Esgoto para a SABESP, perdendo um serviço próprio de sua autonomia municipal, Botucatu ainda NÃO tem seu esgoto tratado. Mais 30 anos foram dados à SABESP (esperemos que agora o esgoto seja prioridade máxima), sempre lembrando que Jaú, do mesmo porte de Botucatu, tem seu esgoto 100% tratado pela SAEJ- Serviço de Água e Esgoto de Jaú - entidade municipal!!!

NO SÉCULO XXI – O CENTRO CÍVICO:
Nos anos 90, eu tive a honra de formar em um grupo que batalhava por um planejamento urbanístico moderno para Botucatu. Em cima da competência técnica dos estudos do arquiteto Eugênio Monteferrante Neto, lutávamos pela implantação do planejamento municipal racional e desenvolvimentista, preparando Botucatu para o novo século que chegava. Monteferrante já tivera participação expressiva na localização da fábrica da CAIO, na construção de modernas avenidas (Vital Brasil e Rafael Laurindo) no traçado da atual Castelinho, no Plano Diretor do Lageado (com seu moderno traçado viário), no Plano Diretor de Botucatu e na implantação de modernos bairros residenciais como o Jardim Paraíso, enfim, já tivera uma participação técnica respeitável em Botucatu.
Assim, a luta pela construção das Avenidas Marginais e a localização para o Centro Cívico (Fórum, Câmara Municipal e Prefeitura), foram as grandes bandeiras dos anos 90. A luta pelas construções do Anel Viário e da Avenidas Marginais continua...
Nos primeiros anos do novo século (2000/2004), Monteferrante atuou no Planejamento da Prefeitura Municipal e CONSEGUIU localizar o CENTRO CÍVICO na Castelinho, em área doada pela Usina São Manuel... Foi uma grande vitória de Botucatu!
Hoje, o Fórum JÁ está sendo construído e a Câmara Municipal já está mobilizada para a construção de sua nova sede, sendo que a Prefeitura Municipal terá mais tempo, mas também deverá ser construída no CENTRO CÍVICO!
Para lá, a UNIMED já tem terreno para a construção de seu Hospital, a OAB deverá fazer a sua nova sede, um Shopping sairá do papel... e a polarização do CENTRO CÍVICO deverá levar outras entidades para a região, além da construção de modernas avenidas ligando a Castelinho à Rubião Jr. e ao campus da UNESP !
É o caminho por onde crescerá a NOVA BOTUCATU!
Armando M. Delmanto
Advogado e escritor
(Acontece Botucatu – 02/10/2010)

No artigo “Lageado: o futuro é possível”, publicado no jornal “Folha Serrana”, de 01/06/95, escrevíamos sobre a evolução urbanística do Lageado:

“É isso aí. Sem tirar nem por.
Hoje, o Lageado é o Cartão de Visitas, o Cartão Postal de Botucatu. Mas é mais, muito mais! Hoje, o Lageado é a prova provada de que o futuro existe e é possível, agora, já!
Botucatu não viu, nos últimos 20 anos, volume igual de obras. Pensou-se grande, sem os adminículos dos políticos menores.
Lá, no Lageado, provou-se que se pode apostar no futuro, com competência e persistência. Lá restou provado que hoje é impossível gerir um empreendimento sem um Plano Diretor que o defina, o limite e o projete para o futuro. Lá, no Lageado, houve uma equipe que acreditou no planejamento racional e apostou tudo nele. E teve sucesso. Tanto é assim que hoje já está em sua segunda experiência administrativa à frente da Agronomia da UNESP, tendo uma magnífica obra para mostrar.
No último dia 24 de Maio comemorou-se os 30 anos da Agronomia de Botucatu. Bem a propósito. Houve comemoração. Registro da história. Discursos. Nada mais justo. Hoje, o Campus do Lageado, pertencente à UNESP, abriga vários outros cursos universitários.
Mas eu me permito prestar um testemunho para que se registre o trabalho e a liderança de quem soube acreditar no planejamento, exercer a sua liderança e partir para a construção do futuro.
Em sua primeira gestão como Diretor da Agronomia, o Professor Ricardo de Arruda Veiga, soube montar uma coesa equipe técnico-administrativa. Sem descuidar da área docente, arregimentou excelentes colaboradores. Entregou à competência do arquiteto Eugênio Monteferrante Netto a incumbência da elaboração do Plano Diretor do Lageado. Não é preciso dizer que o resultado foi uma obra prima... a partir daí, mãos à obra...
Lembro-me que em 1978 fui convocado pelo Dr. Ricardo para promover um contato com o então Vice-Governador Almino Affonso, a quem eu prestava assessoria. Fomos a São Paulo bem cedo, o Dr. Ricardo, o Dr. Monteferrante e eu, levados pelo Adilson. Falamos com o Almino, chegamos à Secretaria dos Transportes (ligada politicamente ao Almino) para tentar conseguir a Patrulha Rodoviária (Serviços de máquinas pesadas para terraplenagem, abertura de estradas, etc.) para abrir as novas vias de comunicação (avenidas) do Lageado. Para isso seria pago apenas o combustível. Houve outras colaborações políticas. Conseguiu-se o objetivo: o maior volume de movimentação de terra já visto na cidade. Faltava o asfaltamento...
Ao depois, contatos políticos para conseguir o asfalto. Muita luta. Muitas promessas. Por fim, num trabalho “interna-corporis”, o Dr. Ricardo conseguiu da Reitoria a verba necessária. Após quase um decênio de lutas, estava tudo pronto... Vitória!
No entanto, é preciso que se destaque a garra e a persistência do Prof. Ricardo de Arruda Veiga. E a competência de toda a sua equipe que homenageamos na pessoa do José Eduardo Candeias. O respeito ao Plano Diretor e a postura de preservá-lo às naturais resistências dos contrários às mudanças...
Valeu a pena!
O Lageado, hoje, é a certeza de que o futuro é possível... É a maior obra turístico-viária de Botucatu dos últimos 30 anos...
Desde o seu início com tantos professores desbravadores e competentes. Com a firmeza na Direção do Kimoto, do Júlio Nakagawa, do Flávio Abranches e, por duas vezes, com o comando seguro do Ricardo Veiga.
Valeu a pena!
Hoje, ao comemorar os seus 30 anos, a Agronomia (Lageado) assume a certeza de que é o Cartão de Visitas, o Cartão Postal de Botucatu. O Lageado e a UNESP comemoram o futuro que chegou. Botucatu comemora a descoberta de uma equipe competente e arrojada que lhe deu a grande obra deste final de século.
Visitem o Lageado!
Vejam que o futuro é possível...”


"Comoção marca velório de Eugênio Monteferrante Netto
clique na imagem para ampliá-la

O velório do arquiteto e ex-prefeito e vereador Eugênio Monteferrante Netto realizado no Complexo Funerário Orlando Panhozi, recebeu um grande número de pessoas. Ele estava internado no Hospital das Clínicas de Botucatu e faleceu na noite desta segunda-feira (4). Deixa uma extensa folha de serviços prestados à Cidade.
Na manhã desta terça-feira (4) vereadores, ex-vereadores e funcionários da Câmara Municipal, juntamente com parentes e amigos fizeram uma homenagem a Monteferrante, colocando a bandeira do município em seu caixão. Durante a homenagem foi citado que entre outras coisas Monteferrante é autor do logotipo da Câmara Municipal, desenho da bandeira do município, desenho arquitetônico do Cemitério Portal das Cruzes e do projeto do Jardim Paraíso. Muitas pessoas se manifestaram sobre a perda do arquiteto.
Prefeito João Cury Neto - "Visionário, Dr. Eugênio, foi o maior urbanista Botucatuense da história. Deixa um legado de caráter e coerência na defesa de princípios de desenvolvimento urbano e social, que serve de exemplo as novas gerações de gestores públicos".
Radialista Júnior Quínteiro - "O Dr. Eugênio foi um visionário, uma figura impar na história de Botucatu. Suas qualidades como político e profissional eram inquestionáveis, mas acima de tudo ele era um homem de caráter, de princípios e de uma honestidade assustadora para o meio em que vivia. Faz parte da minha vida profissional, pois fiz com ele a primeira entrevista da minha vida em 1997, com apenas 17 anos, quando ele era vereador, e falava de uma nova ligação aos bairros da região norte. Até hoje ela não saiu do papel... Há 16 anos sua visão estava à frente!"
Jornalista Erick Facioli - "O arquiteto, que foi vice-prefeito e vereador, era um homem honrado, honesto e nutria um grande amor pela cidade. Ainda como estudante, foi o autor do cartaz em comemoração ao centenário de Botucatu. Foi defensor intransigente do planejamento como forma de desenvolvimento. Nem sempre foi compreendido, mas sempre foi admirado. Tive o privilégio de conviver alguns anos com Eugênio e me orgulho de ter usufruído de sua amizade".
Diretora da Câmara Municipal Silmara Barros - "Ele foi vice-prefeito e também vereador da nossa Casa de Leis. Botucatu perde mais um dos seus filhos queridos. Eu estou triste, pois perdi um amigo que esteve comigo nos momentos mais importantes de minha vida, que foi o nascimento dos meus dois filhos e nunca se esquecia das festas festivas como Dia das Mães. Uma perda irreparável".
Presidente da Câmara Municipal Ednei Carreira - "O Eugênio foi um dos melhores vereadores com quem legislei. Sempre se mantinha atento aos os problemas da cidade e foi um grande cidadão botucatuense. Perdemos um dos políticos mais íntegros da história política de nossa Cidade. Me orgulho de ter sido seu companheiro de Câmara e compartilhar de sua preocupação com o desenvolvimento de Botucatu".
Jornalista Quico Cuter - "O Eugênio Monteferrante sempre foi um exemplo de honradez e determinação que defendia suas convicções com unhas e dentes e em muitas ocasiões foi, injustamente, execrado por pessoas desprovidas de ética e moral. A pessoa poderia até não gostar do Eugênio, mas ninguém podia duvidar de sua capacidade técnica, integridade e honestidade. Não tinha medo de ser verdadeiro e estava sempre à frente de sua época. Um visionário que olhava o presente planejando o futuro sempre cobrando a elaboração de um plano diretor. Tive o privilégio de ser seu amigo e com ele realizei várias entrevistas, sempre positivas".
Empresário Adolpho Dinucci Venditto - "Acompanhei o trabalho de Monteferrante como vice-prefeito e como vereador, mas sua preocupação com o crescimento planejado da Cidade veio muito antes da política. Sua preocupação sempre foi buscar a elaboração do crescimento planejado da Cidade no presente, mas sempre com os olhos voltado para o futuro. Por isso, às vezes ele era mal compreendido. Nossa Cidade deve muito a ele".
Ex-vereador e sindicalista Hélio Maschetti - "Fui com companheiro dê plenário desse cidadão botucatuense que sempre foi verdadeiro exemplo de lisura, competência e honestidade. Era tão honesto e tão compenetrado nas coisas que fazia que às vezes parecia ingênuo. Sempre esteve à frente de sua época e suas proposituras apresentadas na Câmara eram exemplo disso. Era, antes de tudo, um detalhista. Décadas atrás se ele tivesse oportunidade de colocarem prática sua visão futurista, essa Cidade hoje seria muito diferente".
Ex-diretora da Câmara Municipal Ana Maria Tancler Stipp - "Perdemos um grande e querido amigo, além de um cidadão exemplar, idealista e que, acima e antes de tudo, amava Botucatu e para ela se dedicou, muitas vezes de forma contestativa, combativa, mas sempre carinhoso. Como disse Ademir Toani, um visionário e como mencionou Armando Moraes Delmanto ele foi mais prefeito do que muitos que passaram pelo Executivo. Não posso deixar de lembrar o especial homem que era, um cavalheiro, extremamente gentil e educado como poucas pessoas que conheci durante minha permanência na Câmara Municipal. Foi um vereador sempre interessado e estudioso dos assuntos da pauta legislativa. Como amigo, companheiro e exemplo de cidadão e botucatuense, isso nós Silmara Ferrari de Barros e colegas da Câmara Municipal de Botucatu, não encontraremos em nossas vidas com muita facilidade. Muito menos, nos esqueceremos de suas piadas inteligentes e espirituosas, além dos lanchinhos e merendinhas que sempre nos levava".
Advogado Armando Moraes Delmanto - "Eugênio Monteferrante Netto -
Prefeito "ad eternum de Botucatu!!!" pode parecer estranho a colocação de "Prefeito "ad eternum". Explico. Mesmo sem ter sido, ele foi e o será para sempre,
cravado no relevo e nas conquistas do município de Botucatu. Por seu mérito, sua competência e seu indiscutível amor à "Pátria Menor" que é Botucatu!"
(jornal on-line Acontece Botucatu - 04/062013 - Fotos Quico Cuter)

9 comentários:

Delmanto disse...

Nos artigos que coloquei no post está o perfil competente, sério e realizador do Eugênio. Aqui, só quero contar um detalhe sobre o profissional arquiteto. Eugênio era conhecido por sua rígida postura de fazer a obra do modo correto, se errado, derrubava e fazia de novo.
Certo dia eu lhe perguntei: "- Eugênio, como você sabe se o pedreiro ou se o mestre da obra está agindo certo?!?"
Ele respondeu, com aquela calma de sempre: "Logo que eu me formei, fiz o curso de pedreiro e, depois, o de mestre."
Esse é o Eugênio que era meu amigo e que eu fiz questão de apoiar como candidato a prefeito de Botucatu. Sem dinheiro para a campanha, como sempre, são sempre os mesmos que ganham.
Mas o Eugênio não precisava ser eleito prefeito. Duas vezes, como assessor de planejamento, ele aplicou a sua tese: "construir sem construir", ou seja, com o planejamento para aprovação do novos loteamentos, ele reservava uma boa área verde e fazia as grandes avenidas (como o eixo universitário que vai da Castelinho até Rubião Junior e, parte dela já está feita até o Forum novo.É irreversível: são as diretrizes para o desenvolvimento de Botucatu)
Esse foi o Eugênio!
Saudades, amigo!
Que Deus o abrigue!
Saudades!

Anônimo disse...

• Antonina Mendonça (Facebook): Grande botucatuense! Nossos sentimentos!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): Que bela homenagem amigo... seu ato demonstra que é pessoa com grandeza de alma !

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook): Saudade; Simples assim;

Delmanto disse...

Não é possível deixar de dar destaque à manifestação de quem conhecia o Dr. Eugênio Monteferrante Netto:

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook):
Adeus Dr. Eugênio Monteferrante Neto. Amigo querido. Hoje o dia está mais triste e o coração mais clado. Realmente perdemos um gde e querido amigo, além de um cidadão exemplar, idealista e que, acima e antes de tudo, amava Botucatu e para ela se dedicou, mtas vezes de forma contestativa, combativa, mas sempre carinhoso. Como disse Ademir Toani, um visionário e como mencionou Armando Moraes Delmanto ele foi mais prefeito do q mtos que passaram pelo Executivo. Não posso deixar de lembrar o especial homem que era, um cavalheiro, extremamente gentil e educado como poucas pessoas que conheci durante minha permanência na Câmara Municipal. Foi um Vereador sempre interessado e estudioso dos assuntos da pauta legislativa. Como amigo, companheiro e exemplo de cidadão e botucatuense, isso nós Silmara Ferrari de Barros e colegas da Câmara Municipal de Botucatu, não encontraremos em nossas vidas com mta facilidade. Muito menos, nos esqueceremos de suas piadas inteligentes e espirutuosas, além dos lanchinhos e merendinhas q sempre nos levava. Meus mais sinceros e dolorosos sentimentos aos seus familiares e amigos. Descanse em Paz junto ao nosso Pai.

Anônimo disse...

Maria Vitoria Simoes (Facebook): grande perda para todos os botucatuenses...

Delmanto disse...

Importante o registro do comentário de José Bacchi Filho sobre o arquiteto Eugênio Monteferrante Netto:

José Italo Bacchi Filho (Facebook):
Hoje tivemos a passagem de um dos maiores e brilhantes botucatuenses, Dr. Eugênio Monteferrante. Arquiteto competente, político sério e honesto e, acima de tudo uma pessoa muito acima de sua época. Tive o privilégio e o prazer de passar grande parte de minha infância e adolescência tendo o convívio dessa pessoa dentro de meu lar, pois Dr. Eugênio era amigo pessoal de meu falecido pai e, em conjunto trilharam vários projetos em prol da municipalidade botucatuense. Dr. Eugênio, no tempo em que serviu a política local, foi um político atuante, projetista e tinha para Botucatu, projetos para melhorar a mobilidade urbana, mas que infelizmente, por inoperância política de alguns nunca foram realizados. Botucatu, perdeu mais que um filho; perdeu um homem sério, honesto, competente e que acima de tudo, desejava o bem coletivo para essa cidade! A família botucatuense e em especial a família Bacchi está de luto!

Anônimo disse...

Sempre tive o Dr. Eugênio como um exemplo. Lembro-me de uma frase dele: “é preciso sonhar com as luzes das estrelas para alcançar as luzes dos postes”. Fiz a sua campanha para prefeito. Tive orgulho de trabalhar para um candidato que engradecia a política botucatuenses. Descanse em paz! Marcelo Delmanto (adv.marcelo.delmanto@gmail.com)

Anônimo disse...

Olá Armando Moraes,
Andrea Morato (Facebook):marcou você em uma publicação.

Andrea escreveu: "Sempre atrasada na leitura de e-mails,via João Figueiroa acabo de saber do falecimento do querido arquiteto e mal aproveitado visionário do bem, mal aproveitado na sua totalidade, por n desgovernos municipais, Eugênio Monteferrante, com quem tive o prazer de conviver por breve período, durante a edição do Guia de Botucatu, idealizado pelo Francisco Marins, e também, antes disso, no dia a dia do Jornal de Botucatu, do Armando Moraes Delmanto.
Sua visão de nossa cidade, do desenvolvimento urbano de Botucatu, nunca foi aceita por ser ele um arquiteto além do tempo mesquinho politiqueiro dos executivos municipais.
Além dos lindos e tranquilos olhos brilhantes e sorriso pacificador, q me ficaram como memória afetiva.
Boa passagem."

Postar um comentário