BEIJOS MAIS BEIJOS...
"Mário de Andrade foi a figura central do movimento de vanguarda de São Paulo por vinte anos. Músico treinado e mais conhecido como poeta e romancista, Andrade esteve pessoalmente envolvido em praticamente todas as disciplinas que estiveram relacionadas com o modernismo em São Paulo, tornando-se o polímata nacional do Brasil.
Suas fotografias e seus ensaios, que cobriam uma ampla variedade de assuntos, da história à literatura e à música, foram amplamente divulgados na imprensa da época. Andrade foi a força motriz por trás da Semana de Arte Moderna, evento ocorrido em 1922 que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil, tendo sido um dos integrantes do "Grupo dos Cinco". As idéias por trás da Semana seriam melhor delineadas no prefácio de seu livro de poesia Paulicéia Desvairada e nos próprios poemas."
BEIJOS MAIS BEIJOS
Mário de Andrade
Beijos mais beijos,
Milhões de beijos preferidos,
Venho de amores com a minha amada,
Insaciáveis.
Rosas mais rosas,
Milhões de rosas paulistanas,
Venho de sustos com a minha amiga,
Implacáveis.
Luzes mais luzes,
Luzes perdidas na garoa,
Trago tristezas no peito vivo,
Implacáveis.
Ideais, ideais,
Ideais raivosos do insofrido,
Trago verdades novas na boca,
Insaciáveis.
Jornais, jornais,
Notícias que enchem e esvaziam,
- Me dá uma bomba sem retardamento,
Implacável!
Horas mais horas,
Rio do meu mistério esquivo,
- Me dá violetas pelos meus dedos
Insaciáveis…
(Colaboração enviada por Paulo Peres – site Poemas & Canções)
(Tribuna da Imprensa - 06/06/2013)
6 comentários:
Mário de Andrade foi um fenômeno cultural. Multicultural em suas atividades, ia desde a implantação de lazer e educação para as crianças paulistanas no Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, onde atuou com o antropólogo Alceu Maynard Araújo, até suas investidas boêmias pelo Rio de Janeiro e por sua Paulicéia Desvairada.
É merecedor de maiores estudos e pesquisas a levá-lo ao topo da galeria dos intelectuais que marcaram São Paulo com sua prosa e sua poesia.
Mário de Andrade!
A mídia está dando o devido destaque para a SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922! Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre muitos outros. E a presença forte com uma liderança natural, fizeram de Mário de Andrade um expoente da Semana de Arte Moderna de 1922!
(carla.bueno2011@bol.com.br)
Joana Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
5 feira - sol ainda delicado
Chegando o dia dos namorados... vamos começar a falar de amor
Leia... gostoso
Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): compartilhou sua foto.
Nós...os incorrigíveis românticos!!!
...Trago tristezas no peito vivo,
Implacáveis.
Ideais, ideais,..
Eunice Lima (Facebook): Beijos mais beijos! Lindo, Lindo!
Ana Maria Tancler Stipp (Facebook): É apaixonante ser e estar apaixonado sempre, para isso basta amar a si mesmo, a vida, a natureza e o próximo. Beijos Mais Beijos.
Postar um comentário