junho 17, 2013

Brasil: Um País Perdedor?!?

clique na imagem para ampliá-la
Este Blog já se posicionou a respeito das profundas mudanças que estão ocorrendo no mundo todo, com a Revolução da Informação que transformou o nosso Planeta Terra nesta imensa ALDEIA GLOBAL. Começou com a PRIMAVERA ÁRABE, quando focalizamos em fevereiro de 2011 a primeira crise do mundo árabe, em Egito@povolivre.com!

E tudo continuou num crescendo, a Revolta dos Indignados, Os Indignados Brasileiros, as Redes Sociais dominando as mudanças, as denúncias do Capitalismo Primata, o Manifestante sendo eleito a Personalidade do Ano e o Novo Modelo de Era na posição lúcida do ex-premier espanhol, Felipe Gonzáles e de Al Gore, prêmio Nobel e ex-vice presidente dos EUA (tudo nos posts linkados no final).

Seria um movimento OCCUPY PAULISTA?!?
"Depois do preço das passagens, a vez da corrupção e da criminalidade?"
A emblemática Avenida Paulista está sendo reiteradamente ocupada! Toda a imprensa está dando completa cobertura a esses graves acontecimentos. A VEJA e a Vejinha (Veja /São Paulo), deste final de semana estampam em ambas as capas o chamado OCCUPY PAULISTA e deixa seu registro: “Numa onda de protestos realizados nos últimos dias, manifestantes param a capital e transformam a vida do paulistano num inferno”.

Na última sexta-feira, dia 14/06, fizemos o post “A VOZ DAS RUAS!” A situação é gravíssima. A crise está chegando rapidamente entre nós. Contra o aumento das passagens dos transportes públicos?!? Esse foi apenas o PRIMEIRO MOTIVO. O “Estadão” de domingo, 16/06, fez uma importante matéria e com um título definidor: “RITUAL DA PASSAGEM”, artigo referente à crise que chega, com destaque para o artigo de Juan Arias: DEMOCRACIA IMATURA? Ele inicia o artigo com a pergunta: “A pior imagem que o País pode passar é a de que não respeita as vozes discordantes das ruas.” E lança a imagem que ilustra a abertura deste post: “Um país que encurrala seus jovens por medo de suas reivindicações é um país perdedor.”

O sociólogo Renato Sérgio de Lima aponta o despreparo dos governos para lidar com o “contraditório: "Não podemos equiparar novas formas de organização a quadrilhas”. Em seu artigo, o professor da FGV/SP, Ivam Marsiglia, afirma que “protestos que balançam as cidades brasileiras mostram que a política não pode ser apenas a arte do possível. Cabe a ela recriar utopias”. Alertando que além dos centavos, o protesto contra a alta do transporte ganhou outras proporções...”
((URGENTE)) Arnaldo Jabor volta atrás!

"Amigos, eu errei. É muito mais do que 20 centavos"

O Movimento Passe Livre tinha toda a cara de anarquismo inútil, e temi que toda a energia fosse gasta em bobagens, quando há graves problemas no Brasil. Mas desde quinta-feira, com a violência policial, ficou claro que há uma inquietação tardia".

No post “A VOZ DAS RUAS!”, afirmávamos que “não adianta o governador Alckmin, de Paris, chamar TODOS os manifestantes de “Vândalos” e “Marginais”. Não é verdade! Tem vândalos e marginais infiltrados nas manifestações, mas qualquer assessor com noções mínimas de sociologia diria ao governador que as massas em movimento são imprevisíveis, incontroláveis e é impossível prever o amanhã”.

O governador Geraldo Alckmin é do PSDB e precisa com URGÊNCIA buscar as luzes de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO para buscar uma compreensão desse complexo problema social. Não é hora de bravatas e a gravidade do problema NÃO deixa espaço para a ação de incompetentes!

Para finalizar, quero deixar reproduzido o texto de 16/07/2011,"E os Indignados Brasileiros?" referente ao lançamento do livro “Indignez Vous!”, de um francês de 93 anos, agora já falecido, como uma cobrança cívica a todos nós:

“INDIGNEZ-VOUS!”/ INDIGNAI-VOS!


Stéphane Hessel, um francês com 93 anos (!!!) escreveu e publicou um opúsculo, de 30 páginas, com o título acima. Esse livreto está batendo o recorde de vendas na França, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos! É um chamamento cívico para que as novas gerações se mobilizem e demonstrem a sua discordância com a realidade política dos chamados países desenvolvidos e da chamada democracia tradicional (democracia meia-sola).

O “Indignai-vos” foi traduzido para várias línguas, inclusive para o português. E ganhou repercussão mundial, graças à divulgação dada pela rede virtual. Tornou-se o símbolo de um movimento que pretende ser o contraponto a tudo o que representa o atual processo de globalização.

Muito importante é a inovação na organização do movimento: NADA DE PARTIDOS POLÍTICOS!!! É, sem dúvida, uma busca ao ideal da democracia, como na Grécia! Não há no movimento europeu a representação e a delegação de poderes, nada de partidos e nem de sindicatos...

Com a presença de intelectuais, artistas, escritores, estudantes, professores, pesquisadores, profissionais liberais, o movimento dos INDIGNADOS reconhece a necessidade de institucionalizar politicamente as mudanças necessárias e, no nosso caso, será através da sociedade organizada chegando à CONSTITUINTE, com prioridade para a Reforma Política!

Daí a estranheza de analistas políticos do exterior em compreender como o Brasil ainda não foi atingido pela onda democrática dos INDIGNADOS. E deixam a pergunta que é título deste post:

E OS INDIGNADOS BRASILEIROS?!? ONDE ESTÃO?!?

9 comentários:

Delmanto disse...

O post de hoje foi escrito com a alma lavada. Parece-me que a grande imprensa brasileira está “captando” a mensagem e abordando o movimento de protesto como um reflexo da sociedade brasileira que começa a se conectar com o que ocorre no mundo todo CONTRA a DEMOCRACIA-MEIA SOLA e esse CAPITALISMO PRIMATA. É preciso um novo olhar para a SOCIEDADE BRASILEIRA!
Não podemos admitir que o governador do mais rico e industrializado Estado Brasileiro, São Paulo, tenha uma visão “tacanha” como Geraldo Alckmin. Parece que ele saiu do “túnel do tempo” – diretamente de 1968 para 2013!!! – é inacreditável. Além de uma administração medíocre, o governador Alckmin está se revelando um despolitizado primata. Que procure a orientação do sociólogo Fernando Henrique Cardoso! Um pouco de humildade é muito bom nessas horas. Acorda, governador Alckmin. O PSDB tem um Pedro Tobias mas tem – graças a Deus! – um FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Acorda, a “fila anda”, em 2014 não haverá espaço para sua REELEIÇÃO!!!

Anônimo disse...

Esse governador do PSDB, Geraldo Alckmin e o prefeito da capital, Fernando Haddad estão a MOSTRAR que PT e PSDB estão completamente DIVORCIADOS DA REALIDADE BRASILEIRA! Precisamos de um NOVO CAMINHO, é URGENTE!
A juventude brasileira à frente da SOCIEDADE ORGANIZADA passará a ditar as mudanças que ocorrerão. Vamos ficar atentos e conectados às redes sociais. É isso!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

RITUAL DA PASSAGEM e a ALDEIA GLOBAL e a NOVA ERA!!!
São frases que estão a nos mostrar um novo rumo, um NOVO CAMINHO! Mas são, sobretudo, artigos substanciosos que nos dão a certeza de que os INDIGNADOS BRASILEIROS estão, SIM, despertando para essa realidade do sistema financeiro internacional e desses regimes “democráticos” que massacram todas as manifestações populares. O Brasil PRECISA da CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA sob o ESTADO DE DIREITO e não dessa DEMOCRACIA MEIA-SOLA onde grassa a corrupção e os partidos políticos são meros balcões de negócios e não representam ideologia alguma, restando um punhado de partidos iguais e pasteurizados.
QUEREMOS MUDANÇAS, JÁ!!!! (bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Meu d’us! Vamos aguardar o próximo manifesto ... minha vó dizia ... desmancha tudo e começa de novo ... é o q o brasil precisa, desmanchar tudo e começar de novo ... é muito ranço, muita velharia, muito viciado em roubar os cofres públicos ...

é isso!!! (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Eu só queria saber porque o prefeito Arthur Virgílio, de Manaus, foi o primeiro a ABAIXAR o valor das passagens dos transportes públicos? Ele alegou que a MP baixada pela presidenta Dilma retirou tributos que incidiam sobre os transportes públicos e, através de planilha, demonstrou que era, sim, possível a redução das passagens. Será que Manaus é em outro país ou São Paulo e O Rio é que estão completamente por fora?
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

O “EU ERREI” do Arnaldo Jabor é o maior exemplo de como um intelectual brilhante, formador de opinião pode ter a humildade de expressar uma opinião errada sobre tão importante tema e corrigi-la: os protestos que estão virando o país de ponta-cabeça. Somente os grandes pensadores tem essa grandeza! Tudo isso é que nos anima a continuar na luta. Pessoas como o Arnaldo Jabor, atuando “sem as amarras” que a esquerda medíocre impõem a seus adeptos. É isso aí! Valeu, Jabor! (luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Esse governador Geraldo Alckmin é um administrador medíocre e com aquela sua boca travada tem demonstrado que é um reacionário da pior espécie. Até um mês atrás, o PSDB era dirigido pelo deputado Pedro Tobias, inexpressivo aliado e amigo do governador. Já foi dito que o Alckmin tem dedo podre, pois os seus auxiliares mais próximos tem sido uma grande decepção: Gabriel Chalita e Pedro Tobias que era um “entrave” para a pacificação do ninho tucano. Está na hora desse filho de “Pinhamondegaba” acordar...rsrsrs (p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Rachel Meira (Facebook):
Adorei seus textos e pensamentos Mr Delmanto!!!

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook): O BRASIL ESTÁ MUDANDO???

Postar um comentário