junho 28, 2013

FHC agora é Imortal...
Ele merece e o
Brasil se enriquece!

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO É ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS! É O NOVO IMORTAL!
Posso falar do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com a sinceridade que falta aos bajuladores de sempre. Pertenci a uma geração de universitários que tinha em FHC o seu norte, o seu Mestre da Sociologia. Sim, Fernando Henrique representava tudo isso: professor da USP cassado pelos militares, sociólogo internacionalmente reconhecido, exilado político no Chile e na França (com incursões docentes na Sorbonne), político oposicionista na redemocratização do país, Senador da República, Chanceler da República, Ministro da Fazenda, viria a “ganhar” – esse é o termo exato! – a Presidência da República graças à implantação do Plano Real pelo presidente Itamar Franco. E dissemos “ganhar” exatamente porque Fernando Henrique era e é um político totalmente oposto ao político popular e carismático. Quem ganhou, efetivamente, foi o Plano Real. Na eleição e na reeleição!

Em 2010, lançamos o livro “História da Vitória Política Paulista – 1934”, no qual historiamos aquela página heróica da atuação dos paulistas como forma de motivarmos a todos brasileiros à retomarem os ideais da legalidade e da cidadania. E, sobre FHC, dizíamos:

Explico: intelectual conceituado e sociólogo que orientou positivamente gerações de brasileiros, Fernando Henrique quedou-se ao “sistema” ao aceitar as regras de “convivência política” como preço maior para o exercício do poder...E, realmente, ele conseguiu ficar por 8 anos na Presidência da República. Até “conseguiu” obter do Congresso a possibilidade da reeleição... A que custo? Talvez já fosse o rascunho do que viria a ser o vergonhoso “Mensalão”...”

É isso. Eu me alinho entre os que se decepcionaram com a gestão presidencial de Fernando Henrique. Eu esperava que ele fizesse um governo revolucionário, convocando as novas gerações da USP (de Direito e de Economia) e da Fundação Getúlio Vargas. Era um “verdadeiro milagre” termos um presidente com a cultura e o preparo intelectual de FHC, o Brasil poderia ter se antecipado ao futuro. Enfim, esperava dele um governo ousado, um governo de mudanças a se antecipar ao que viria tempos depois pelo mundo todo como a Onda Democrática e o movimento dos Indignados na Europa, tudo fruto da Revolução da Informação que transformou o mundo realmente na Aldeia Global.

Mas, a sua escolha como o mais novo Imortal da Academia Brasileira de Letras premiou o conjunto da obra de um intelectual brilhante que já deu muitos ensinamentos ao país e à sua juventude e que – seja cada vez mais! – voltou a escrever, a dar palestras e a debater com sua capacidade de Mestre da Sociologia, os mais importantes temas da atualidade. De modo especial, a análise que fez das Manifestações que ocorreram e da atuação dos Indignados Brasileiros que transformaram o Dia 17 de Junho no Dia da Mudança para o NOVO BRASIL!

Fernando Henrique Cardoso foi eleito com 34 votos dos 39 acadêmicos. Quase uma unanimidade! Merecidamente! Ele é autor de 34 livros, sendo 23 de sociologia, tendo mais de cem artigos acadêmicos. Seus livros mais recentes: “O Presidente e o Sociólogo”, “A Arte da Política”, “Carta a um Jovem Político” e “A Soma e o Resto”. Além de FHC, dois outros ex-presidentes da república pertenceram à ABL: Getúlio Vargas e José Sarney, sendo que este último ainda pertence.

RESUMINDO: Que Fernando Henrique enriqueça intelectualmente a ABL e que produza mais livros e dê, ao Brasil, de forma suprapartidária, os rumos e caminhos a seguir neste nosso RITUAL DA PASSAGEM PARA O NOVO BRASIL!!!

10 comentários:

Anônimo disse...


Bete Adami Santos (Facebook): compartilhou sua foto.
Compartilhando post de Armando Moraes Delmanto! aqueles que não gostaram da conquista, sorry!!!! achei mais que merecida!

Anônimo disse...

Eliane Lobato (Facebook); compartilhou sua foto.
Bem Merecido!

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook): BEM CERTO O SEU ESCRITO E CONCORDO COM VOCÊ, ARMANDINHO,... QUE VIVA A DEMOCRACIA !!!

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): é isso, Delmanto.

Anônimo disse...

Teresa Cristina Palmerio Marquez (Facebook): Sem duvida ele merece e o Brasil se enriquece!!!

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook): Um verdadeiro Lord

Anônimo disse...

Léia D Alvia (Facebook): Merecido e muito querido...

Anônimo disse...

Constancio Cardena Quaresma Gil (Facebook): lá o lula e a Dilma não entram nem para servirem cafezinhos.

Anônimo disse...

Zanetti Vanderlei (Facebook): Preparou o campo para o Lula. O Lula pisou na bola e a Dilma está chutando para fora...

Anônimo disse...

Sergio Custodio (Facebook): A ciumeira do Lula é tão grande que ele decidiu escrever sua primeira obra literária, para quem sabe um dia, também virar imortal também. Titulo "50 tons da pinga", A branquinha - volume I

Postar um comentário