junho 20, 2013

Medicina/UNESP:
Desmascarada a Farsa
da criação das 60 vagas!

Medicina/UNESP:
Desmascarada a Farsa da criação das 60 vagas!
Ponto de Vista:
Peço a Palavra:

clique na imagem para ampliá-la

De início, apresento meus cumprimentos à rádio Municipalista pela retransmissão da sessão realizada na noite de ontem, 13/06, na Câmara Municipal, para a Audiência Pública para esclarecer o processo de criação de mais 60 vagas para o Curso de Medicina de Botucatu, mas que seriam instalados em Bauru. E cumprimento, também, o vereador Lelo Pagani pela iniciativa.

Serviu para que todos conhecessem os atuais dirigentes da Faculdade de Medicina de Botucatu, profa. Silvana Artioli e prof. Peraçoli. Apesar da sessão ter sido muito amarrada,com perguntas desnecessárias, restou a certeza da falta de condições da atual Direção da FMB em bem gerir a Faculdade de Medicina, dentro do princípio da AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA!

EXPLICO: Ambos os diretores relataram que foram procurados pelo deputado estadual Pedro Tobias (na época exercendo o cargo de presidente estadual do PSDB), que lhes teria dito que o Secretário Estadual da Saúde, Guido Cerri, estava convocando-os para uma reunião em São Paulo. É preciso DESTACAR que NÃO existe relação de subordinação entre os Diretores da FMB e essa Secretaria de Estado. E NÃO DEVE HAVER!

Toda a argumentação se baseava na vontade do governador Geraldo Alckmin em ajudar Bauru que estava e está vivendo um grave crise na área da saúde e que a FMB também precisava ajudar. Esse, em síntese, o problema apresentado.

Concluo que devemos nos ater ao que foi tecnicamente apresentado no post anterior pelo Prof. Dr. Herculano Dias Bastos. NÃO é possível e NEM LEGAL a manobra, tal “GAMBIARRA”, de se “BURLAR” a legislação pertinente à criação de Cursos Superiores.

E, para colaborar, fui buscar o Douto Parecer da então Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Dra. Anna Cândida da Cunha Ferraz sobre “A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA NA CONSTITUIÇÃO DE 05/10/1988”.

O destaque inicial deste trabalho jurídico diz respeito ao artigo da CONSTITUIÇÃO que garante a AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA:
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

E o Art. 207 da Constituição Federal, elenca essas garantias:
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

E arremata o substancioso Parecer Jurídico da Dra. ANNA CÂNDIDA DA CUNHA FERRAZ:
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA
E conclui ressaltando a importância da AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA:
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

RESUMO DA ÓPERA: No resguardo da qualidade de ensino é que existe toda uma sistemática para a criação de novos Cursos de Medicina. Portanto, essa tentativa de Bauru “ganhar” um Curso de Medicina – sem condições estruturais e educacionais! – é preciso ser DENUNCIADA e, sem exagero, com a devida PUNIÇÃO aos funcionários da UNESP que estão DESRESPEITANDO A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA e, de forma antiética, se SUBMETENDO ÀS PRESSÕES POLÍTICAS e sem nenhuma preocupação FERINDO A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA!!!

Dra Silvana e Dr Peraçoli NÃO exercem bem os honrosos cargos que já foram exercidos por excelentes profissionais. Caso persistam nessa tentativa de fazer uma “GAMBIARRA” EM TOTAL DESRESPEITO À AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA ESTARÃO SUJEITOS AO RIGOR DA LEI!

E a JUSTIÇA repara possíveis desvios na gestão universitária, ANULANDO iniciativas PREJUDICIAIS à sua AUTONOMIA e à boa gestão dos RECURSOS PRÓPRIOS DESSA AUTONOMIA!

ESTAMOS DE OLHO!


12 comentários:

Delmanto disse...

O EXEMPLO para todo o Brasil está aí!
A vitória dos MANIFESTANTES contra o aumento das passagens dos transportes públicos foi uma VITÓRIA da SOCIEDADE CIVIL que saiu às ruas e NÃO do movimento “Passe Livre”. Esse movimento APENAS fez parte desse RITUAL DA MUDANÇA! Sim, porque NENHUM partido, sindicato ou ONG conseguiria mobilizar o Brasil todo.
Da mesma fora, o SILÊNCIO GRAVE das autoridades municipais de Botucatu quando estão sendo “GARFADAS” as vagas da FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU!
O GRAVE SILÊNCIO do prefeito João Cury (alertado várias vezes) e de seu vice, Sr Caldas (totalmente ligado à essa mudança) que alega (vejam só!) que Botucatu NÃO tem condições de mais vagas em sua Faculdade de Medicina, mas Bauru TEM!!! Bauru que teve mais de 3 hospitais fechados por má gestão e denúncia de malversação de dinheiro público e que tem um campus da UNESP fruto da estatização de faculdades particulares que estavam em grave situação, ou seja, Bauru tem um campus da UNESP cuja origem lhe dá a má dimensão do presente: totalmente SEM CONDIÇÕES de abrigar as 60 vagas do curso da FMB!
O GRAVE SILÊNCIO do ex-prefeito e ex-assessor do Ministro da Educação Aloísio Mercadante, o Sr. Mário Ielo + o silêncio da vereadora Rose Ielo + a falta de uma posição firme do PT de Botucatu: uma posição CLARA EM DEFESA DA MAIOR CONQUISTA DE BOTUCATU!!! Convocando suas lideranças estaduais e federais para virem DEFENDER BOTUCATU!
MAS
OS
INDIGNADOS DE BOTUCATU
Impedirão essa GAMBIARRA NA FACULDADE DE MEDICINA!
Caso não dê pela política, na JUSTIÇA será IMPEDIDA essa GAMBIARRA mal preparada por pessoas que estão FERINDO A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E SE SUBMETENDO À POLITICAGEM DA PIOR ESPÉCIE!!!

Anônimo disse...

A fala do vice-prefeito de Botucatu foi alarmante. A sua posição é clara: ele acha que Botucatu não tem condições nem para mais 10 vagas em seu Curso de Medicina. Isso com toda a estrutura universitária de Rubião Jr. Mas acha viável a que Bauru que passa por grave crise na saúde, com intervenções em seus hospitais por má gestão e malversação do dinheiro público, possa receber um Curso de Medicina. Agora dá paea entender o silêncio do prefeito Cury...
Botucatu precisa acordar para a gravidade desse movimento que, ao que parece, tem o apoio da FAMESP que está administrando vários hospitais no Estado SEM a devida autorização legal, afinal é apenas uma ONG que está aplicando milhões do Tesouro do Estado, sem concorrência pública e sem a contratação por concurso. Já está com 5 mil funcionários! É o NOVO BANESER?!? (bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp Mas e o resultado? As diretrizes e o que fazer, foram definidos? Sempre que se organiza uma reunião ou comissão, as coisas parecem q ficam como estão. Entendi q a Unesp, Campus de Botucatu não tem capacidade para gerenciar novas vagas, então passarão a responsabilidade (ou a bola) para outros, em vez de investir em gestão no que já existe. É isso Armando?

Armando Moraes Delmanto: Não ficou nada decidido. A Audiência Pública serviu para conhecermos os diretores e termos a certeza de que são despreparados para o cargo que exercem.
O Campus de Botucatu tem, sim, condições para aumentar seu número de vagas, APENAS a atual Direção acha que não...
E, claramente, mostraram que tudo começou com o deputado Pedro Tobias vindo a Botucatu e convocando-os para uma reunião com o Secretário Estadual da Saúde. Daí é que prosperou a idéia de criar 60 vagas para o Curso de Medicina e Botucatu...só que seriam instaladas em Bauru! O Prof. Herculano já explicou que isso é um GOLPE DE BAURU para “burlar” a legislação que é rígida para a criação de novas Faculdades de Medicina.
Nada ficou decidido. Somente que os diretores da FMB agiram além de suas atribuições estatutárias e FERIRAM a AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA. Além da VERGONHOSA OMISSÃO do prefeito municipal e da Câmara de Vereadores.
É isso!
Vamos continuar atentos!

Anônimo disse...

Os comentários feitos sobre os diretores da FMB servem e muito bem para a vice-reitora da UNESP que hoje, no desespero, deu uma entrevista de página inteira no Diário, assumindo que é favorável a instalação das NOSSAS VAGAS em Bauru! É muita cara de pau! Já falamos em outros posts que tudo começou com o deputado PedroTobias, após a RECUSA da USP, procurando essa senhora Marilza Rudge que é de Bauru e passou a trabalhar, nos bastidores, para tentar “burlar” a legislação que PROIBE a instalação de Cursos de Medicina SEM passar pelos exigentes requisitos da dessa legislação. O prof, Herculano Dias Bastos ESCLARECEU muito bem o assunto.
Essa vice-reitora é PERSONA NON GRATA em Botucatu. TRAIU a confiança dos botucatuenses e teve o apoio do Poder Executivo Municipal e o silêncio do PSDB de Botucatu.
A JUSTIÇA existe para COIBIR a MÁ GESTÃO PÚBLICA! Do GOVERNADOR ATÉ O REITOR DA UNESP OU OS DIRETORES DA FMB!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Delmanto disse...

Sempre tive amigos no PSDB. E sempre, também, critiquei a sua “banda podre”. Sim, porque o PSDB tem um FERNANDO HENRIQUE CARDOSO mas tem, também, um PEDRO TOBIAS que fala como um imigrante recém chegado ao Brasil, errando vergonhosamente o português em um desrespeito ao Brasil, pois até o Papa teve aulas e falou o português muito bem...
Assim, temos que apelar aos TUCANOS DO BEM para que o governador Alckmin consiga sair dessa “fria” e de clara “ilegalidade” a que está sendo induzido. Pensando nisso, mandei uma MENSAGEM PÚBLICA ao ex-deputado Milton Flávio que ocupa, hoje, o cargo de presidente do Diretório Municipal de São Paulo:

“MENSAGEM PÚBLICA AO DR. MILTON FLÁVIO – PRESIDENTE DO PSDB DA CAPITAL:
Caro ex-deputado e atual presidente do PSDB da Capital, procuro-o como botucatuense. O Poder Executivo de Botucatu, prefeito e vice, NÃO estão assumindo a defesa de Botucatu. A pretensa criação de 60 vagas para o Curso de Medicina de Botucatu...mas para serem instaladas em Bauru representam uma “burla” à legislação em vigor, destacada pelo prof. Herculano como um “GOLPE DE BAURU”. Os links abaixo darão uma idéia global:
http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2013/06/desmascarada-farsa-da-criacao-das-60.html

http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2013/06/medicinaunesp-e-golpe-de-bauru-afirma-o.html
Pelo cargo que ocupa e pelo acesso ao governador Alckmin, do mesmo partido, PODERÁ reverter e colocar nos devidos lugares essa pretensão ILEGAL do deputado Pedro Tobias.
Formado em Botucatu, e já tendo ocupado o cargo de Diretor do HC da FMB, tendo sido Secretário Municipal da Saúde e tendo sido eleito DEPUTADO ESTADUAL por Botucatu, V.Exa. poderá dar à nossa cidade a proteção e a ajuda que precisa.
Saudações democráticas do,
ARMANDO MORAES DELMANTO”

Anônimo disse...

Jose Antonio Andrade (Facebook): Os nossos políticos não se manifestaram a favor de Botucatu. que tal se eles se lembrassem que seus mandatos pertencem ao povo desta cidade?

Armando Moraes Delmanto: Você está certo, José Antonio. Eles sabem disso e estão se “borrando” pelo fato de estarem “amarrados” com esse pessoal, OS TRAIDORES DE BOTUCATU! Eles sabem que terão que prestar contas ao povo e de nada vai adiantar os “sorrizinhos” os “tchauzinhos” querendo ser os “simpatiquinhos” !
ACORDA, GENTE DE BOTUCATU...OU DE BAURU?!?

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook): VOCE É UM LUTADOR INCANSÁVEL!!! QUE BOM .... FELICIDADES ARMANDO, O BRASIL É NOSSO .

Anônimo disse...

A Nota de Esclarecimento divulgada, hoje 20/06, pela diretoria da Faculdade de Medicina da UNESP representa SOMENTE opinião pessoal da diretora e de seu vice sabidamente comprometidos com esse trabalho político do deputado de Bauru, Pedro Tobias. A Nota Oficial da Faculdade de Medicina só pode ser dada pela Congregação da Faculdade que já se reuniu para isso e não chegou a nenhuma conclusão, em outras palavras, não apoiou essa idéia de se burlar a legislação que rege o Ensino Universitário no Brasil.
Gravem bem esses nomes e são apenas esses que estão se expondo para levar as possíveis 60 vagas para Bauru: Marilza Rudge, Peçaroli e Silvana Artioli.
Tudo foi um trabalho de cooptar docentes da UNESP que exerceram ou ainda exercem cargos. Assim, o ex-diretor Sérgio Muller está comissionado em cargo de confiança na Secretária da Saúde, da mesma forma o ex-diretor do Campus, Gamieiro (agrônomo), também está comissionado na Secretária da Saúde. Então, não é difícil ver o “desenho” dessa “maracutaia”: alguns docentes da FMB somados ao pessoal da FAMESP que está assumindo os hospitais de Bauru, gastando milhões do Tesouro do Estado (sem as amarras da Secretaria da Saúde, fazendo contratações – 5.000, já – por mera seleção e comprando sem concorrência pública) que pretendem “fazer” uma Faculdade de Medicina em Bauru para eles!
É preciso investigar a atuação da direção da FMB nesse projeto político.
A Faculdade de Medicina não é deles. É de Botucatu.
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Patricia Leite (Facebook): compartilhou sua foto.
CONCORDO.

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): é isso mesmo... vão às ruas.!!!

Anônimo disse...

Carlos Teixeira Pinto (Facebook): Armando , Botucatu precisa de mais cidadãos iguais a você.

Delmanto disse...

Armando Moraes Delmanto, resposta a Carlos Teixeira Pinto:
Valeu, Carlito (permita-me chamá-lo assim).
Botucatu também carece de líderes como você.
Obrigado por seu importante apoio.
Grande abraço.

Postar um comentário