junho 29, 2013

Presidente Estadista?
Só Rui Barbosa teria sido!

RUI BARBOSA: O BRASIL DO FUTURO!!!

"De tanto ver triunfar as nulidades;
De tanto ver crescer as injustiças; 
De tanto ver juntarem-se os poderes
nas mãos dos maus;
De tanto ver o caráter diminuir-se
da virtude;
O homem chega a rir-se da honra e
envergonhar-se de ser honesto".
                                  RUI BARBOSA
  • Sinto Vergonha de Mim/Declamando Rolando Boldrin/ veja vídeo aqui


  • Quando estamos a quase um ano das eleições presidenciais de 2014, nada melhor do que repassar e memorizar a postura daquele que era considerado o “maior brasileiro vivo” e, hoje, considerado como o único que poderia ter sido um Presidente Estadista!

    Rui Barbosa. Fez a 1ª Constituição da República e em suas campanhas presidenciais NUNCA aceitou o “cabresto” do Partido Republicano. Muito menos o "mando" dos Militares, tanto que sua campanha foi chamada de "Campanha Civilista!" A “máquina” conseguiu derrotá-lo: as eleições ainda eram manipuladas, com cédulas adrede distribuídas e sob o comando do famoso PR. Hoje, ninguém se recorda dos dois que se elegeram presidente contra Rui Barbosa, mas todos tem orgulho desse brasileiro que soube honrar o Brasil e os chamados países em desenvolvimento na Reunião Internacional de Haia (Holanda). Na ocasião, enfrentou o chanceler alemão e o chanceler inglês, pregando a igualdade das Nações e o direito de decidirem os seus respectivos destinos...

    clique na imagem para ampliá-la

    Discursou em perfeito inglês e em um irretocável francês. Foi o grande acontecimento desse evento diplomático internacional. A imprensa européia passou a chamá-lo de a “Águia de Haia”. Nos links abaixo, um histórico sobre esse brasileiro que exerceu a política como um sacerdócio e uma missão cívica. O jornalista Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, 29/06/2013, nos mostra mais um pouco sobre esse grande brasileiro:

    Dia da Cultura e Dia de Rui Barbosa!/ leia aqui

    1ª Constituição da República/ leia aqui

    AS DUAS CANDIDATURAS DE RUI

    “Disputou a Presidência em 1910, num movimento popular sem precedentes (maior até que esse que está nas ruas e na TV), que ele e o que existia de opinião pública chamaram de “Campanha Civilista”. Rui enfrentou as três maiores forças do País: Exército, Igreja, Partido Republicano.
    Chegou muito perto do vencedor, que tinha tudo isso e mais a máquina do Poder: o adversário, ministro da Guerra, general Hermes da Fonseca (sobrinho do marechal Deodoro), apoiado pelo presidente Nilo Peçanha.
    Em 1914, nova candidatura presidencial de Rui, que já era tido e havido como o “maior brasileiro vivo”. Como sempre, independente. O país continuava com um único partido, o Republicano. Pinheiro Machado, que dizia que fazia e desfazia presidentes (menos a ele mesmo), jamais conseguiu. Procurou Rui, os dois eram senadores.
    Fez a proposta: “Rui, o Partido Republicano quer lançar a tua candidatura, você estará eleito. Só temos um pedido, a reforma da Constituição. Rui ouviu, pediu três dias para responder. Pinheiro concordou, brincou, “faltam seis meses”.
    Rui Barbosa não esperou tanto. Foi para a tribuna, denunciou tudo: “Estou RENUNCIANDO à minha candidatura presidencial, o senador Pinheiro Machado quer que eu seja candidato único pelo Partido Republicano, em troca de concordar com a REFORMA DA CONSTITUIÇÃO, que ainda não completou 23 anos?”. (De 1891 até esse ano de 1914). Deixou de ser presidente, por convicção.
    EM 1919, a última candidatura, contra Epitácio Pessoa, que estava em Paris, descansando, depois de representar o Brasil na rendição incondicional da Alemanha, em Versalhes, 11 de novembro de 1918. Epitácio não precisou voltar ao Brasil, uma emenda constitucional permitia. Rui morreria logo, em 1923, sem ter sido presidente. Teria sido o único presidente estadista de nossa História”.
    (Tribuna da Imprensa – 29/06/2013)

    11 comentários:

    Delmanto disse...

    A figura maior de Rui Barbosa não encontrou, até os nossos dias, alguém que lhe ombreasse. Sua vida deveria fazer parte do ensino da CIDADANIA! Fez a famosa CAMPANHA CIVILISTA em uma época em que o militarismo sufocava a Nação. Autor da 1ª. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, em 1891, inspirou-se no Império da Lei como o modelo ideal para uma sociedade onde imperasse a liberdade, a igualdade e a fraternidade. O Governo da Lei. A impessoalidade da Lei acima dos homens.
    Ficou famoso como o ÁGUIA DE HAIA, por sua brilhante atuação, representando o Brasil, na 2ª.Conferência Internacional de Paz, realizada em Haia, Holanda. Discursando em inglês e em francês, Rui mostrou às grandes potências presentes o valor de seu país e a necessidade das Organizações Internacionais respeitarem as nações mais jovens e ainda em formação. Foi o grande destaque da reunião, saudado como vibrante revelação pelos jornais ingleses e franceses.
    Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), Rui Barbosa deixaria as mais belas páginas sobre cidadania e o Estado de Direito em sua famosa “ORAÇÃO AOS MOÇOS (1921, comemorando neste ano 90 Anos!), que preparou como Paraninfo dos formandos. Ficou histórica e virou referência nacional. Tão atual que , em 2010, fizemos de uma de suas frases o referencial para o tema tratado no livro “História da Vitória Política Paulista:1934”, que relata o idealismo dos combatentes de 1932 e a vitória paulista nas Constituintes de 1933 (Nacional) e 1934 (Estaduais):
    “Eia, senhores! Mocidade viril!
    Inteligência brasileira!
    Nobre Nação explorada!
    Brasil de ontem e de amanhã!
    Daí-nos o de hoje, que nos falta...”

    Nestes 40 e tantos anos, procuramos divulgá-lo nos jornais e revistas que editamos e em nosso livro, acima citado.
    É um esforço. Mas é mais: é um dever!
    Principalmente quando vemos tantos malfeitos a denegrirem a cidadania e a envergonhar a Nação Brasileira!
    Salve, Rui Barbosa!!!

    Anônimo disse...

    • Eliane Lobato (Facebook): Lindo texto, meu Pai tinha afixado em sua mesa do escritório por baixo do vidro, Cresci lendo esse texto cada vez que sentava na cadeira dele e, ele me falava da importância do texto de Rui Barbosa. Saudades do Pai mas, ele estaria muito desapontado com esse momento, era intensamente patriota.

    Anônimo disse...

    Grace Maria Mattos (Facebook): Palavras certas e maravilhosas, cheias de verdade ...

    Anônimo disse...

    Regina Marques da Costa (Facebook): Embora esse texto seja eterno, muito oportuno publicá-lo agora.

    Anônimo disse...

    Eu acredito, sim, que no Brasil haverá mobilização da sociedade para a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte ou um Plebiscito Constitucional! Essa aparente calmaria e desinteresse da população diante do estrago que os políticos vem fazendo, com má gestão, corrupção, nepotismo e toda espécie de bandalheira política, vai acabar! Eu acredito! Mudou na Tunísia, mudou no Egito, está mudando no Iran, no Iêmen, na Líbia, na Jordânia porque não haveria de mudar no Brasil? Nós também somos filhos de Deus! Queremos limpar a área desses oportunistas e maus políticos. Ufa!
    (danilo-gomes40@live.com)

    Anônimo disse...

    requeri disse...
    absolutamente perfeito o seu escrito!!!

    rui barbosa foi um visionário. ele dizia o que o brasil precisa escutar sempre, em qualquer época.

    Anônimo disse...

    Em 2010, comemoramos os 100 ANOS da histórica e heróica disputa eleitoral para a presidência do Brasil – a CAMPANHA CIVILISTA DE 1910 ! É uma empolgante página na história da Nação Brasileira. É exemplo cívico redivivo! Rui Barbosa lutou àquela época contra o Militarismo. Foi exilado. Manteve seus ideais. Continuou com perseverança e esperança a sua caminhada cívica. Hoje, seria o nosso grande líder contra as mazelas e a corrupção que corrói as tripas deste país! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

    Anônimo disse...

    Como faz bem a lembrança de Rui Barbosa. Que brasileiro inigualável! A “Águia de Haia”. O Brasil de hoje precisa se inspirar nesse baiano que soube colocar os interesses nacionais acima das ambições pessoais. No Congresso, hoje, ele acabaria com esses vendilhões da Pátria, liquidaria com os “mensalões”, e poria os presidentes da republica para trabalharem ao invés de ficarem viajando pelo mundo todo, Que qué isso?!? Tanto o FHC quanto o Lula só viajaram...Caras de Pau!!!
    (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

    Anônimo disse...

    Joana Sant'Iago (Facebook): Realmente, o Boldrin disse bem. Emociona.Valeu Delmanto.

    Anônimo disse...

    Marlene Caminhoto Nassa Facebook): lindo texto, grata por postá-lo agora... beijos

    Anônimo disse...

    Eunice Lima (Facebook): Texto muito adequado para o momento que o Brasil está vivendo. Parabéns Dr. Armando Moraes Delmanto. Rui Barbosa ontem, hoje, sempre!

    Postar um comentário