julho 02, 2013

Esgotamento
da Paciência Popular!!!

ESGOTAMENTO DA PACIÊNCIA POPULAR!!!

Este blog se propôs a ser um Fórum Cultural e Político onde a “intelligentzia brasileira” pudesse discutir seus caminhos, suas prioridades e, principalmente, reforçar a sua caminhada cívica na construção de nossa Democracia, criando mecanismo a limitar e a enquadrar o Capitalismo. E é o que estamos fazendo.

O Blog do Cesar Maia traz, hoje, importante reflexão sobre a gravidade das manifestações populares e, praticamente, a inadequação de nosso sistema representativo perante a realidade virtual da participação popular. Fica claro o “ESGOTAMENTO DA PACIÊNCIA POPULAR!” E isso NÃO está sendo devidamente levado a sério. A desatualizada classe política brasileira está tratando as manifestações dos INDIGNADOS BRASILEIROS como uma simples manifestação do século passado e que vai passar com algumas migalhas concedidas pelo Sistema... Lêdo engano! Vamos ao texto citado:


“A PARLAMENTARIZAÇÃO DA CRISE E SEUS RISCOS!

1. As manifestações de rua demonstraram que o poder de mobilização das redes sociais finalmente chegou ao Brasil. A imprensa abriu espaço para pesquisadores e estudiosos do tema escreverem, serem entrevistados..., de forma a que se pudesse entender o que há de novo nesse processo.

2. Por feliz coincidência, o professor catalão Manuel Castels dava palestras em Porto Alegre e S. Paulo no início dessas manifestações e comentou o que já tinha escrito em seus últimos livros sobre o caráter de ruptura na dinâmica das redes sociais. Ele e outros afirmaram e afirmam que a democracia vive uma etapa em que a representação popular terá que mudar de caráter.

3. As redes sociais são horizontais, não hierarquizadas, redes de indivíduos empoderados pela informação multiplicada, etc. E nesse sentido o sistema parlamentar tradicional terá que ser repensado de forma a que essa transição seja previsível. No início das mobilizações a questão da dinâmica das redes sociais ocupou a preocupação política. Mas progressivamente isso mudou.

4. Intelectuais de peso passaram a tratar a questão na lógica do movimento de massas de antes, que teria tido uma erupção espontânea que as redes multiplicaram como se fossem micro-mídias. Seria um esgotamento da paciência popular. Essa visão tomou conta do Congresso. Esse passou a reagir a esse movimento de massas de forma tradicional, legislando, como resposta.

5. As palavras de ordem lançadas foram transformadas em decisões políticas, da redução de tarifas de ônibus, a derrubada da PEC 37 que reduzia o poder de investigação do MP, a lei dando caráter de crime hediondo à corrupção, a lei de aplicação dos royalties, reforma política com ou sem plebiscito... A expectativa era e é, que com isso se abasteça de satisfação o movimento de massas e esse esmoreça.

6. Com isso, o sentido das manifestações foi parlamentarizado. A imprensa foi tabulando: demanda X, resposta Y do Congresso. E todo o debate sobre as características das manifestações, origem, lógica e dinâmica, das redes sociais, foi sendo abandonado. Agora se trata de saber se a reforma política será aprovada em plebiscito ou referendo, quais serão as perguntas..., e por aí vai.

7. Essa parlamentarização, ao não tratar da dialética das redes sociais, ao deixar de lado seu caráter inovador, ou de ruptura, será a fórmula garantida de que as manifestações se tornem menos e menos administráveis. Tratar as manifestações de massa de hoje como um ciclo que volta, das grandes manifestações de massa de décadas anteriores é um equívoco grave, que será sentido de forma cada vez mais intensa. O tempo mostrará.
(Blog do Cesar Maia – 02/07/2013)

3 comentários:

Anônimo disse...

O pior cego é aquele que não quer ver!!!
A crise está aí, pelas ruas, em todos os municípios e em todos os estados! Demorou mas chegou. A onda de INDIGNAÇÃO que varre o mundo todo está varrendo a lógica ultrapassada e as soluções políticas inadequadas deste Brasilzão!
E agora?
A população brasileira NÃO aceitará as decisões tomadas pelo atual (argh!) Congresso Nacional e, depois, só referendar...
O pessoal insiste em “não largar o osso...” Tudo bem!
As conseqüências serão cada vez mais graves. A ultrapassada classe política (PT + PSDB + PMDB e outras siglas menores) ainda não “acordou” para o ESGOTAMENTO DA PACIÊNCIA POPULAR!
Não deve estar vendo televisão. O que ocorre no Egito pode ocorrer aqui mais rápido do que pensam os “aboletados” no Poder...
De fato, o pior cego é aquele que não quer ver!!!

Anônimo disse...

E não adianta chamar de vândalos e coisa e tal... Em todas as manifestações que provocaram mudanças ocorreram atos exagerados e muito quebra-quebra. São manifestações sem liderança e de uma espontaneidade que impressiona. Nessas ocasiões sempre aparecem a “bandidagem” a querer descaracterizar a validade da manifestação. No entanto, já estão identificados esses pequenos grupos e serão isolados.
As Manifestações que ocorreram no mundo árabe derrubaram Ditaduras consideradas sólidas e absolutas...
Na Europa, os Indignados estão se manifestando contra o “arrocho castrador” do FMI e a “condenação” de gerações de cidadãos a não terem esperanças no futuro, só vendo o desemprego assustador de uma Política Social Falida. O FMI + as Regras Rígidas da União Européia NÃO conseguirão mudar esse quadro e nem estancar esses protestos.
O mesmo está ocorrendo aqui. Tiraram alguns centavos das passagens do transporte público, derrotaram uma PEC (37) que JÁ TINHA SIDO APROVADA na Comissão de Constituição e Justiça e transformaram a CORRUPÇÃO em crime hediondo. Alisaram a cabeça da “massa”?!?
Claro que não!
Os “Mensaleiros” continuam no Parlamento, o Renan continua presidente, o Henrique Alves também, a Dilma continua com seu “faz-de-conta”, com uma FAXINA que não pune ninguém, a EDUCAÇÃO e a SAÚDE continuam sem atender a população brasileira... Querem mais? (haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Chega de hem!hem!hem!
O Renan que espere, o dele está guardado!
Dona Dilma tem que reduzir o seu Ministério Gigante para 12 ministérios e está bom demais!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Postar um comentário