julho 18, 2013

Nelson Mandela:
o mundo comemora
seu 95º Aniversário!

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” - Nelson Mandela -



Coros infantis, uma subida ao Kilimanjaro e bandeiras na Volta à França são algumas das ações organizadas para assinalar nesta quinta-feira, o 95.º aniversário do líder histórico sul-africano Nelson Mandela, que continua hospitalizado em Pretória em estado crítico.
O presidente Zuma, que está em campanha para as eleições de 2014, deverá ainda presidir  uma cerimônia de entrega de casas em Pretória.

As autoridades escolheram também o dia de aniversário do ícone da democracia sul-africana para entregar os primeiros cartões de identificação biométricos, que serão entregues aos veteranos da luta anti-apartheid, nomeadamente o arcebispo Desmond Tutu ou Ahmed Kathrada, amigo de Mandela que passou 26 anos com ele na cadeia.

A LIBERDADE COMEMORADA EM NELSON MANDELA!!!
Exatamente isso: Liberdade! 27 anos preso. Não foi um ano ou dois anos! Foram 27 anos de prisão, tortura e humilhação. Advogado, batalhador pelo fim da mais cruel discriminação racial, o apartheid, enfrentou com coragem a adversidade de um regime racista onde a segregação dos negros era oficial, era LEI!

De 1962 a 1990, permaneceu na prisão, sem esmorecer. Em 1993 recebeu o PRÊMIO NOBEL DA PAZ. Foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Mudou o destino daquela Nação Negra. Governou com justiça social, preservando os direitos humanos e foi, sempre, tolerante com a transformação do país. Soube manter a esperança e, hoje, com 95 anos é exemplo de luta pelos Direitos Humanos, pela Igualdade dos Povos e pela LIBERDADE!

Seu nome: NELSON MANDELA!

O articulista da TRIBUNA DA IMPRENSA, Carlos Newton, fez o registro da data:

Um dos maiores mitos da História contemporânea, Nelson Mandela completa 94 anos nesta quarta-feira, 18 de julho, uma data importante na África do Sul. A tão sonhada democracia ainda não trouxe para os negros a igualdade sonhada por Mandela, porque a transformação do país necessariamente tem de ser lenta e gradual, da forma que ele mesmo preconizou. Mas os avanços já obtidos são extraordinários.
A exemplo do indiano Mahatma Ghandi, do Dalai Lama e de outros grandes líderes das lutas sociais, a primeira grande preocupação de Mandela foi justamente evitar a revanche, a vingança, o derramamento de sangue. Não houve “paredón” na África do Sul, a transição se deu de forma pacífica, os negros assumiram o poder e a vida seguiu seu curso.
Herói da luta contra o regime da segregação racial, “Tata” Mandela ou “papai” Mandela, como é chamado com respeito e afeto, tem seu aniversário comemorado não só com múltiplas homenagens, mas também com debates críticos sobre a melhor maneira de prosseguir com sua luta social e seu trabalho de reconciliação do povo sul-africano.”
(Tribuna da Imprensa – 18/07/2012)

“O maior líder moral do mundo
Em 2008 a revista Times em seu artigo sobre o estadista, divulgou as “Oito Lições de Liderança” de Nelson Mandela e o denominou “o maior líder moral do mundo”. O jornalista Richard Stengel também foi responsável por sua autobiografia Long Walk to Freedom (O Longo caminho para a Liberdade).
As oito lições de liderança de Nelson Mandela:
1. Coragem não é a ausência de medo, é algo que permite inspirar os outros a irem além do temor.
2. Lidere na dianteira, sem nunca deixar de ter uma base segura atrás.
3. É vital saber liderar ao lado, fazendo com que os liderados acreditem que estão na frente.
4. Conheça o seu inimigo, particularmente os passatempos favoritos dele.
5. Mantenha seus amigos bem próximos e os inimigos mais perto ainda.
6. As aparências são muito importantes. E nunca se esqueça de sorrir.
7. Não é apenas branco ou preto. Veja sempre as outras possibilidades.
8. Desistir ou abandonar idéias, tarefas ou relacionamentos fracassados não deixa de ser uma forma de mostrar liderança.
Nelson conquistou o prêmio Nobel da Paz na década de 90 e é considerado “estadista global” merecedor do mesmo. Mandela é personagem do livro escrito pelo consultor palestrante César Souza Você é o Líder da sua Vida? (2007, Ed. Sextante - Trecho do livro)

Mandela, hoje com mais de 90 anos, anda com dificuldades e tem problemas de memória, mas será considerado sempre um dos grandes líderes promotores da paz e da igualdade entre as raças e nações do mundo contemporâneo.”
Nelson Rolihlahla Mandela (18/07/2012) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.

Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida a serviço da humanidade - como advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, até tornar-se o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência. (Wikipedia)

7 comentários:

Delmanto disse...

A eleição de Nelson Mandela como o primeiro presidente negro do país representa um marco divisório em sua história. É a Re-fundação da África do Sul. No país em que havia a mais odiosa discriminação racial, acontece uma mudança radical. Praticamente direto da prisão (1990), Mandela recebe o Prêmio Nobel da Paz (1993) e se elege como presidente da África do Sul. Foram 27 anos de cárcere: humilhado, torturado e difamado. Nada abalou a determinação guerreira desse líder. Nada o levou à descrença e ao radicalismo violento e inútil. Pacificador, mas firme! Paciente, mas decidido!
A Re-fundação da África do Sul tem em Nelson Mandela o seu Norte. A ONU fez da data de seu nascimento, 118 de Julho, o Dia Nelson Mandela, dedicado à reflexão das pessoas na busca dos direitos humanos sob o Império da Lei.

Anônimo disse...

É muita honra para o Brasil: Pelé é um dos ídolos de Mandela! Na opinião dele, Pelé fez mais pela integração dos negros com os pés do que muitos discursos bonitos, muita “balela” dos oportunistas e muito sangue derramado em vão...MANDELA é um nome respeitado no mudo todo. Viva MANDELA!!!(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Quem acompanhou a luta de Luther King nos EUA e a de Nelson Mandela sabe o horror que foi o tratamento dado aos negros naqueles tempos. Tratados como animais, em pleno século XX! Aqui no Brasil a discriminação sempre foi mais discreta, mas que houve, houve! Com a miscigenação, o povo brasileiro praticamente evoluiu e tem mantido uma postura mais justa e humana. Mas Nelson Mandela precisa ser conhecido e louvado pelas novas gerações. É o grande líder moral do Planeta!
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): tem pessoas que não deveriam morrer,pelo exemplo que nos proporcionam. Feliz Aniversário,Mandela

Anônimo disse...

Neuza Moises Rezende Leite (Facebook); Show!!!Deus o abençoe!!Feliz aniversario...

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook/Venezuela): MUITO DIGNO DE ADMIRAÇAO , ESPIRITO FORTE E LUTADOR INCANSÁVEL .

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook): Que este exemplo possa se perpetuar, pois a tolerância é zero, hoje em dia!

Postar um comentário