julho 22, 2013

O Papa
e a Janela para o Futuro!!!

O Papa e a Janela para o Futuro!!!

O Papa Francisco já está entre nós. Transbordando alegria e humildade, mostrou que é carismático e autêntico!
Foi calorosamente recebido pelo povo brasileiro e pelos jovens vindos do mundo todo.
Após seu último compromisso, um grupo de 300 pessoas queimaram um boneco de pano gritando: “Fora, Cabral!” – “Queima, Cabral!” E o governador do Rio conseguiu ser o contraponto do Papa Francisco!

As palavras de Francisco:

“Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: “A paz de Cristo esteja com vocês!”

E mais:

“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço; tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; oferecer a ele fundamentos sólidos, sobre os quais construir a vida; garantir-lhe segurança e educação para que se torne aquilo que ele pode ser; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida, assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica, suscitando nele a criatividade do bem; entregar-lhe a herança de um mundo que corresponda à medida da vida humana; despertar nele as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos.”

Salve o Papa Francisco!
Seja Bem Vindo ao Brasil!


PONTO DE VISTA:

Alguns destaques observados pelo ex-prefeito Cesar Maia à respeito da cerimônia oficial, na qual a presidenta Dilma, abusando da paciência do Papa, fez verdadeiro discurso político. Vejam:

“3. Dilma atropelou o protocolo. Em vez de saudar o Papa, fez um longo discurso para a transmissão direta da TV Globo. Um discurso político, como se estivesse numa rede presidencial de TV. Procurou dar aulas de justiça social e desigualdade para uma claque que a aplaudia por qualquer coisa que falasse. Quase um comício em rede nacional.

4. Criticou a política econômica da austeridade. Foi deselegante com os governos anteriores, pois só nos últimos 10 anos -disse- há políticas sociais no Brasil. Usou e abusou dos clichês. E ainda explicou as manifestações de rua como produto dos avanços nestes dez anos. Falou mais de meia hora. Usou o Papa para tentar recuperar-se do desgaste em rede nacional de TV.

5. As feições do Papa permitiram ver o desconforto com tanta demagogia. Seu discurso cumpriu o protocolo e o respeito: pouco mais de 5 minutos. Falou como líder católico, focalizado no evento para o qual veio, sublinhando sua confiança que os jovens -tendo lastro em educação, saúde...- entrarão por essas janelas de futuro.

6. O Papa e a diplomacia presentes certamente se chocaram com tamanho desrespeito. Os milhões que viram pela TV a manipulação do evento para Dilma tentar se explicar aos telespectadores se chocaram. O desrespeito só a fez naufragar ainda mais. Se fosse feita uma pesquisa após os discursos, confirmaria o que as redes comentaram ao vivo e depois”

É para ficar registrado. O “tiro saiu pela culatra”... A situação de Dilma só piorou...
Afinal ela teve todo o tempo necessário para se livrar do “encosto” chamado Lula; nas chamadas “faxinas” ela teve a oportunidade de completá-las, fazendo o serviço completo e encaminhando para a justiça os “corruptos”, mas Não houve punição; podia ter reformulado o seu Ministério com a “chancela” da competência, reduzindo de 39 para 12 Ministérios e “enxugando” radicalmente os gastos do governo federal; podia ter feito ou ao menos iniciado uma Revolução na Educação, não fez; a Saúde podia ter recebido um investimento maciço, não recebeu; e a presidenta Dilma continuou as “doar” verbas do BNDES para governos “amigos”, para investimentos ou para perdoar dívidas...
É, presidenta Dilma, seu tempo está escoando pelos dedos...
“Quem sabe faz a hora e não espera acontecer...”

7 comentários:

Delmanto disse...

É realmente uma Nova Igreja!
Esse Francisco é muito diferente, muito diferente de tudo que vimos até agora...
Nos mínimos gestos... No sorriso constante. Ninguém consegue “representar” tudo o que o Papa Francisco representa...
É um privilégio presenciar essa nova mensagem que pode alterar a Igreja, os países, o Mundo, a Vida...
Salve, Papa Francisco!
Seja Bem Vindo!!!


Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook): Concordo plenamente!

Anônimo disse...

Fiquei emocionada. E o Papa Francisco, argentino, falando um português perfeito com um mínimo de sotaque. Isso é respeito para com o povo brasileiro. Ele podia falar a língua oficial do Papado que é o italiano. Isso também foi feito pelo Papa Bento e pelo Papa João Paulo II.
A simpatia e a humildade do papa são impressionantes! Ele cativa. O tempo todo ele é a mesma pessoal. A foto dele subindo no avião, em Roma, carregando a própria bagagem é simbólica!
Eu nunca mais vou esquecer o dia de ontem. Primeira viagem do papa. O Brasil é um país privilegiado e abençoado. Viva o Papa Francisco! (carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

O jornalista Jamil Chade / RIO, escreveu sobrea visita do papa para o Estadão (23/07/2013), e destacou que o sumo pontífice falou em um bom português, prova de respeito para com o Brasil: “Em português e com leve sotaque, o papa brincou durante discurso no Palácio Guanabara, quando se dirigiu aos jovens e usou linguagem pouco habitual para um pontífice. “Cristo bota fé nos jovens”, disse, destacando uma das motivações da Jornada. Mas alertou: “Também os jovens botam fé em Cristo”. Abusando de expressões, o pontífice chegou a dizer que “os filhos no Brasil são a menina dos nossos olhos”.
“Aprendi que, para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração. Por isso, permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta”, discursou. “Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo.”(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, o jornalista Carlos Newton, da Tribuna da Imprensa (23/07) escreveu de forma clara a visita do papa Francisco:
“Era uma multidão meio silenciosa, o que mais se ouvia eram os motores dos helicópteros das forças de segurança e também das emissoras, sobrevoando o bairro, com os jornalistas fazendo a cobertura do evento. Uma bela festa religiosa, mas aberta a todos, democrática e simples. O Papa, nem nenhuma proteção, só faltou descer do papamóvel para abraçar as pessoas.
Pela simplicidade, pela preocupação social, pela forma direta de encarar os problemas, como ficou demonstrado nas entrevistas concedidas a bordo do avião da Alitália, este Papa vai fazer história. Podem apostar.”
Acho que ele está certo. O papa Francisco “vai fazer história. Podem apostar”.
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

João Guilherme Avelar Campos (Facebook):Parabéns pela colocação!!

Anônimo disse...

Dito e feito, o Papa Francisco rejeitou a tentativa “cara de pau” da presidenta Dilma de usá-lo politicamente. Veja, a nota que saiu hoje na imprensa:
“ O Vaticano se distancia da tentativa do governo brasileiro de propor uma aliança para o combate à pobreza, enquanto nos bastidores a Santa Sé insiste que não quer ser usada politicamente no Brasil pelo governo, principalmente em um momento delicado, de manifestações pelas ruas e preparação para as eleições de 2014.”

Podia ficar sem essa, né... Dilma...

(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Postar um comentário