julho 03, 2013

Psiu! Atenção!
Vamos fazer a
Catarse Nacional?!?


Há certas horas na vida das pessoas e dos cidadãos nas quais, qualquer que seja a posição do corpo, a alma se encontra genuflexa. Como disse outrora conhecido filósofo, ajoelhada diante do altar da Pátria ou diante dos grandes momentos da nacionalidade.

Como agora!
Como neste momento histórico, quando a Nação experimenta os limites da decadência política do Congresso Nacional e do Poder Executivo enquanto a maioria da população brasileira está se mobilizando frente aos graves acontecimentos que estão marcando a vida política nacional. Mas de uma forma esparsa e dispersiva. E a Classe Política acredita, ainda, que dando "migalhas" e enquadrando os pedidos em PRAZOS DO ATUAL SISTEMA POLÍTICO poderá ficar impune (IMPUNIDADE!!!) e mantendo seus privilégios!!!

E vamos buscar na história o ensinamento de dois grandes brasileiros: Fernando Henrique Cardoso e Armando de Salles Oliveira. Cada um ao seu tempo e diante de uma mesma realidade política brasileira, cheia de demagogos, cheia de oportunistas a enganar com facilidade a população, com o silêncio comprometedor das elites brasileiras.

Elites? Sim, as elites brasileiras! É preciso que a “intelligentzia brasileira”, a vanguarda da sociedade assuma o comando da Nação. Se não, vejamos:
e aqui, mais uma vez, vamos buscar o ensinamento perene do sociólogo Fernando Henrique Cardoso, de que ELITE representa a vanguarda, o que há de melhor na sociedade, ou seja, o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor do movimento sindical foi o Lula, o melhor empresário é o Antonio Ermínio de Moraes, o melhor do basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor da medicina é o Adib Jatene e o melhor jurista foi Rui Barbosa...

Com o mesmo enfoque, o grande Estadista Paulista – fundador da USP! – Armando de Salles Oliveira deixou a sua opinião: ”A Universidade cria as elites. E a crise brasileira não é popular, mas das classes superiores; não é das massas, mas dos que devem dirigí-las e não se acham preparados, nem conjugados para lhes imprimir direção... São Paulo compreendeu isso e vai iniciar a grande marcha. A Universidade (USP) que estamos fundando, servida por especialistas eminentes, vai formar e disciplinar para a vida pública, para as necessidades de sua política e de sua ciência, a primeira geração homogênea, depois da República...

É isso. Sem tirar nem por...

É a limpeza, a purificação nacional. A Nação Brasileira precisa por para fora as suas mazelas, os seus demônios. Precisa repensar seus valores, analisar a sua classe política e a estrutura política nacional, precisa eleger as suas prioridades.

As nossas elites precisam se posicionar...Repetimos: as elites comandaram a Abolição da Escravatura, o processo de nossa Independência e de nossa República. Comandaram (mas não mantiveram o comando) a Revolução de 1930, a Constituinte de 1934 e a Redemocratização em 1945. Essas mesmas elites foram de “carona” nos movimentos das Diretas Já e das Eleições Presidenciais Diretas, comandadas por setores engajados da sociedade que souberam mobilizar a mídia eletrônica.



Vamos despertar as nossas elites!

Vamos assumir o papel de vanguarda intelectual nas mudanças e transformações sociais. Vamos por para fora nossos demônios. Que as elites entrem no espírito que está dominando o país e façam a sua Catarse. Que ponham para fora as suas mazelas, repensem os seus valores, analisem a nossa política e elejam as prioridades sociais do país, assumindo o núcleo pensante da comunidade brasileira na caminhada inexorável para o futuro.

E o futuro, todos sabemos, é a sociedade organizada (é a vanguarda da "intelligentzia brasileira", são os seus centros universitários, a imprensa independente, os jornalistas com colunas ou blogs, os cientistas sociais, as lojas maçônicas, os clubes de serviço ,Rotary, Lions, a OAB, a CNBB, a ABI, as Academias de Letras de todo o país, os órgãos representativos dos profissionais liberais e tantas outras entidades representativas e com destaque junto às comunidades às quais prestam serviços) caminhar para uma Assembléia Nacional Constituinte para repor o Brasil na rota segura da democracia plena e do desenvolvimento sustentável.

7 comentários:

Delmanto disse...

A grande verdade é que as Elites Brasileiras, a “intelligentzia nacional” NÃO está incorporada ao movimento, NÃO está somando sua voz à VOZ DAS RUAS!
Essa omissão vem de longa data. A Proclamação da República, A Abolição da Escravatura, a Revolução Constitucionalista de 1932, a Constituinte de 1934, tiveram FIRME orientação e apoio das nossas Elites. E, mais uma vez, eu repetido o ensinamento perene do sociólogo Fernando Henrique Cardoso: de que ELITE representa a vanguarda, o que há de melhor na sociedade, ou seja, o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor do movimento sindical foi o Lula, o melhor empresário é o Antonio Ermínio de Moraes, o melhor do basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor da medicina é o Adib Jatene e o melhor jurista foi Rui Barbosa...
E o futuro, todos sabemos, é a sociedade organizada (é a vanguarda da "intelligentzia brasileira", são os seus centros universitários, a imprensa independente, os jornalistas com colunas ou blogs, os cientistas sociais, as lojas maçônicas, os clubes de serviço , Rotary, Lions, a OAB, a CNBB, a ABI, as Academias de Letras de todo o país, os órgãos representativos dos profissionais liberais e tantas outras entidades representativas e com destaque junto às comunidades às quais prestam serviços) caminhar para uma Assembléia Nacional Constituinte para repor o Brasil na rota segura da democracia plena e do desenvolvimento sustentável.
Sempre lembrando, já que estão criando PRAZOS INSUPERÁVEIS para a Reforma Política, que HOJE, o SOBERANO é o POVO e o POVO está acima da própria LEI, trocando em miúdos, o POVO pode FAZER A SUA CONSTITUINTE ORIGINÁRIA sem os prazos do atual Sistema Político e REPOR o Brasil no caminho do desenvolvimento sustentável, com Democracia e sob o Estado de Direito!
IMPORTANTE: Acabando com essa bagunça que “dominou” os Três Poderes da República!!!

Anônimo disse...

Marquei e guardei o pensamento do ex-governador Carlos Lacerda. É certeiro:"A única dificuldade que encontro para formar um grande partido é a mesma que todos encontram para formar um grande governo. Enquanto o Brasil esticava, a sua elite dirigente encolheu. Existe, mas insuficiente. O povo está melhor do que a sua elite? Penso que sim. Mas o que é certo é que a elite residual não entende mais o Brasil, estou a dizer, não o conhece mais. E a elite nascente não é elite, é uma sofisticação, uma improvisação, uma enfatuarão. A elite se desqualifica culturalmente. Há uma desordem nas idéias e um correspondente tumulto nas ambições que põem em perigo já não apenas a democracia brasileira, mas o próprio País em suas características, em sua personalidade nacional". (“Rosas e Pedras do Meu Caminho”, página 297). Ora, se essa é a realidade, cabe a nós mudá-la. Só depende da mobilização da comunidade. É a comunidade organizada que irá varrer essa corja que está dominando a política nacional. Vamos em frente. Eu acredito! (bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, os recuos e propostas sem prazo adequados que o Governo federal está tendo que fazer não deixa de ser uma amostra de que ele quer é adiar, adiar, adiar... Por isso é que é preciso ter persistência na pregação a favor da mobilização da sociedade. Não existe força partidária da situação que resista à pressão popular. E a “onda democrática” que já pôs o pondo o mundo todo de ponta cabeça, no bom sentido, já está aqui. A nossa classe política é a campeã da falta de classe...rsrsrs Vamos persistir e acreditar que os Sarneys e os Renans Calheiros serão apenas tropeços no caminho da democracia plena. Avante!
(danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
o caminho é esse...
procure a sua turma ...

Anônimo disse...

• Djanira Genovez (Facebook):compartilhei...

Anônimo disse...

Anthemo Roberto Feliciano (Facebook): E qual seria esse posicionamento sugerido?

Armando Moraes Delmanto: Somente a Sociedade Organizada, através de sua "vanguarda intelectual" é que nos dará o caminho a seguir...

Anônimo disse...

O cinema nos dá, entre seus clássicos, o exemplo de como a “classe dominante consegue “enganar a massa dando-lhe meras “migalhas”:
“O Leopardo”, de Lampedusa, por exemplo, pode ser lido como uma alegoria – e também um alerta – às respostas dadas pela classe política brasileira até agora aos protestos nas ruas por todo o país. Na obra do escritor italiano, ambientada na segunda metade do século XIX, uma nobreza decadente tenta se reorganizar diante da força de uma nova classe emergente sedenta por mudanças na Itália.
Acuada e sem saída, parte dessa aristocracia faz concessões aos liberais na esperança de ainda manter privilégios. O livro, apesar de escrito pela óptica de um homem de “sangue azul”, traz uma reflexão sobre até onde as reformas políticas propostas de cima para baixo atendem realmente ao desejo de mudança – e não só de reforma – da população. “Algo deve mudar para que tudo continue como está”. A famosa sentença do príncipe de Falconeri, dada aos seus iguais como saída da crise instalada nos principados italianos diante da revolução liberal, poderia ser uma frase dita anteontem pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), durante uma reunião de líderes.(carla.bueno2011@bol.com.br)

Postar um comentário