agosto 27, 2013

Diplomata Indignado!!!

Diplomata Indignado!!!

"Nessas horas , a pessoa precisa parar para pensar e avaliar as dimensões morais de sua decisão – e foi essa a atitude do diplomata ( Saboia ) avaliou e agiu dentro daquilo que caracteriza um homem de bem. Tenho o maior respeito pelo que ele fez " 
(Celso Lafer para Roberto Simon - Estadão )

É tudo muito simples de se entender. O cenário é o de uma “masmorra”: não era na embaixada que estava “asilado” o senador boliviano, mas no escritório comercial da embaixada, onde permaneceu por 455 dias, SEM tomar sol e sem as mínimas condições de um asilo político. E o encarregado de negócios da embaixada, ministro Eduardo Saboia, trouxe o senador de carro até Corumbá (MT), de onde ele seguiu para Brasília em um avião de um empresário amigo do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores. Líder da oposição contra Morales, o senador Pinto Molina responde a mais de 20 processos, mas afirma sofrer perseguição política.
Presidente Dilma, Senador Ferraço e presidente Evo Morales
Era a OMISSÃO TOTAl de nossa DIPLOMACIA... E aqui abro um parêntese para transcrever opinião expressada, em 2012, sobre a nossa política externa e sobre a influência que os “megalonanicos” (segundo Reynaldo Azevedo), Amorim e Patriota:
“Delmanto disse...
Será que a “camarilha” que representou o Brasil na reunião do MERCOSUL acredita que o mundo todo vai acreditar na “picaretagem” que fizeram?!?
O ITAMARATY se prestando a um golpe baixo para poder incluir a Venezuela entre os países (do cone sul) do Mercosul, será?!?
A executiva/presidente, Dilma Rousseff, SABE que esse pretenso “golpe” não vai colar e que serviu, apenas, para HUMILHAR o Brasil e o seu governo?!?
Tudo bem. Enquanto os “3 trapalhões”, Marco Aurélio Garcia, Celso Amorim e Antonio Patriota detiverem o controle da política externa do Brasil ficaremos como mais uma “republiqueta das bananas”, com a “ideologia primata” desses 3 personagens que estão querendo reviver a política mundial do início dos anos 6º...rsrsrs
Acorda Brasil!
Cuide-se, Dona Dilma!!! (30 de junho de 2012)”

Ministro Antonio Patriota, Senador Roger Molina e presidente Dilma

Pegando de “surpresa” a presidente Dilma e o Itamaraty, essa fuga estratégica forçou a mudança do Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pelo diplomata Luiz Alberto Figueiredo Machado que era Embaixador do Brasil na ONU. Luiz Figueiredo chefiou as negociações da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro em 2012. Aqui abro outro parêntese para mostrar o “papelão” que foi a Rio+20 chefiada pelo novo ministro das relações exteriores que pertence à mesma “tchurma” do Amorim e do Patriota:

“A presidente Dilma estava indo tão bem...Só “pisou na bola” com o fiasco da Rio+20 e agora com a entrada “fajuta” da Venezuela no MERCOSUL. Nas duas “pisadas de bola” os 3 patetas eram os mesmos: Marco Aurélio Garcia, Celso Amorim e Antonio Patriota!
Dois erros já é muito...
Agora, um terceiro erro...
Acorda , Dona Dilma, faça o Brasil viver sua própria grandeza, não o rebaixe ao nível dos “3 patetas” e nem dessas republiquetas de quinta categoria, ufa!
(carla.bueno2011@bol.com.br)”

“Porque não te calas!” Disse o rei da Espanha.
Como é que pode?
O Chaves é ridículo.
E o Brasil entra nessa fria. A presidente Dilma precisa se livrar desses “trapalhões” que ditam a nossa política externa.
Fizemos um “papelão” na Rio+20, apresentando um Documento Medíocre, Medroso, próprio dos “mariquinhas subalternos” que estão dominando o Itamarati.
Agora essa “picaretagem internacional”...
Dona Dilma, tome tento!!!
(bastosgustavo@yahoo.co.br)”


DIPLOMATA INDIGNADO E A GRANDE FUGA...

“Não me arrependo e aceito as consequências. Ouvi a voz de Deus. Estou amparado pela Constituição e pelos tratados internacionais assinados pelo Brasil. Fiz uma opção por um perseguido político, como a presidente Dilma fez em sua história.”

“ Vou prestar os esclarecimentos, e espero que haja sensatez. Se vierem para cima, tenho elementos de sobra para me defender e para acusar: a questão da omissão... Se a gente entrar numa questão legal, vai ser uma lavação de roupa suja que todo mundo vai sair prejudicado. Se quiserem me crucificar, vai ser uma burrice. Não sou da oposição, votei na Dilma. Mas não podia me omitir. E foi resolvido um problema político. A situação envenenava as relações [Brasil-Bolívia], impedia uma viagem da presidente. Tiramos o bode da sala. Mas, se você me perguntar, "fez bem para minha carreira?", vou dizer: "Não".

“Você imagina ir todo dia para o seu trabalho e ter uma pessoa trancada num quartinho do lado, que não sai? E você é quem a impede de receber visitas. Aí vem o advogado e diz que, se ele se matar, você será o responsável. O senador estava havia 452 dias sem tomar sol, sem receber visitas. Eu me sentia como se fosse o carcereiro dele, como se eu estivesse no DOI-Codi [centro de repressão do Exército durante a ditadura]. O asilado típico fica na residência [do embaixador], mas ele estava confinado numa sala de telex, vigiado 24 horas por fuzileiros navais.”


Essas declarações do diplomata Eduardo Sabóia nos dão com realismo o CENÁRIO que serviu para a grande fuga. Claro que a comparação entre o “cárcere privado” na Embaixada do Brasil na Bolívia NÃO se compara ao DOI-CODI. Foi exagero do Eduardo Sabóia, mas ao invés de causar tanta “raiva” na presidente Dilma é para ser compreendida como uma “força de expressão” dando gravidade ao tremendo desleixo do Itamaraty ao deixar por mais de um ano um asilado político em “cárcere privado”, sem ver a luz do sol por 455 dias!!!

Assim, vamos reproduzir 2 “achados”, duas notícias que o advogado Antonio de Oliveira Moruzzi “garimpou” na imprensa. Elas mostram a “decadência” de nossa Política Externa sob o comando dos “megalonanicos”:

“Estava na hora do BASTA MINISTRO PATRIOTA !!!

"Petrolíferas nacionalizadas - Em 2006, o governo do presidente Evo Morales nacionalizou a exploração dos negócios de petróleo e gás no país. Com isso, a Petrobras foi ocupada e obrigada a entregas suas propriedades no país para a empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB)

Avião da FAB - Em outubro de 2011, agentes antinarcóticos bolivianos revistaram sem permissão o avião do ministro da Defesa, Celso Amorim, em La Paz. Segundo o governo brasileiro, houve "ações por parte de autoridades bolivianas que configuraram violações da imunidade de aeronaves" da Força Aérea Brasileira. Somente em julho deste ano, o presidente boliviano Evo Morales pediu desculpas pelo episódio

Em novembro de 2011, autoridades bolivianas usaram cães farejadores para vistoriar a cabine de pilotos e passageiros de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que pousou em Santa Cruz de La Sierra. A aeronave transportava uma comitiva de deputados federais. "Os camaradas botaram tudo para cima da gente, guardas, cachorros e periquitos, tudinho, para entrar no avião", disse o deputado Raul Lima (PSD-RR, ) à Folha "
Fonte: - uol notícias”

“Josias de Souza : - "Não receia ser criticado por sua participação na fuga? "

Senador Ricardo Ferraço ( PMDB ES ) : - "De jeito nenhum. Não convivo muito bem com a omissão. Prefiro o erro à indiferença. E não creio ter cometido nenhum erro nesse episódio." ( final da entrevista do senador brasileiro ao jornalista em seu blog sobre a fuga do senador boliviano Roger Pinto para o Brasil)
"Foi cinematográfico o enredo da fuga do senador boliviano Roger Pinto para o Brasil. Depois de 455 dias de refúgio forçado numa sala da embaixada brasileira em La Paz, o líder da oposição ao governo de Evo Morales dormiu em Brasília na madrugada de sábado para domingo. Ele deve sua liberdade a uma operação secreta que reuniu, à revelia do Itamaraty, um diplomata brasileiro inconformado, dois fuzileiros da Marinha, um senador do PMDB, e uma equipe de cinco agentes da Polícia Federal."
Josias de Souza (blog do Josias)”

Resumindo: O (des)Governo Brasileiro tudo fará para NÃO conceder ASILO POLÍTICO DEFINITIVO ao Senador Boliviano. As declarações do Consultor Geral, advogado Adams mostram claramente isso:
“Adams não quis comentar as acusações da Bolívia de que o Brasil teria descumprido acordos internacionais na operação que trouxe o senador Pinto Molina ao País. "Vamos deixar o Itamaraty falar sobre isso", limitou-se a dizer.
O senador boliviano estava asilado na embaixada brasileira em La Paz desde maio de 2012, mês em que recebeu o asilo diplomático. O governo de Evo Morales, porém, recusou-se a dar o salvo-conduto para queo político opositor deixasse a Bolívia.”


Agora só nos resta ficarmos atentos e DENUNCIARMOS com firmeza qualquer PERSEGUIÇÃO ao diplomata Eduardo Sabóia e qualquer PERSEGUIÇÃO ao Senador ROGER PINTO MOLINA da Bolívia.
Atenção Brasil!

9 comentários:

Delmanto disse...

O Consultor Geral da República, ministro Adams, já declarou que o senador boliviano tinha apenas o ASILO PROVISÓRIO!!!
Para bom entendedor, meia palavra basta... E que, agora, terá que conseguir o ASILO DEFINITIVO! Essa é a “senha” para o golpe, ou seja , NEGAR o ASILO DEFINITIVO!.
Essa “malandragem” tem bem a “cara” dos “megalonanicos” Amorim e Patriota!!!
Até quando o Brasil vai “agüentar” esses pessoal incompetente e medíocre?!?

Anônimo disse...

Boa, Senador Ferraço (PMDB), Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Foi dada uma lição de brasilidade e de respeito às tradições do Itamaraty. Esse é o Brasil que orgulha a Nação!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

He He He!
Essa foi na “boca do estomago”...
Êta pessoal medíocre!
Acorda, Brasil!
Chega de manter nível de uma “Republiqueta das Bananas!”
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
3 feira
e agora? como fica o ministro Eduardo Saboia ?

Anônimo disse...

Eliane Lobato (Facebook): compartilhou sua foto.
explicado.

Anônimo disse...

Neuza Moises Rezende Leite (Facebook): Este episodio deu no que deu...

Anônimo disse...

Me engana que eu gosto...
Houve APENAS uma troca: o ministro Antonio Patriota foi ser Embaixador do Brasil na ONU e o que era embaixador na ONU veio ser Ministro do Exterior...
Bela punição!
Todos sabem que um dos melhores postos do Itamaraty no exterior é o de Embaixador do Brasil na ONU.
Então, o Antonio Patriota foi “punido” , sendo nomeado Embaixador do Brasil na ONU.
E o embaixador Figueiredo que é do grupo liderado por Celso Amorim, veio para ser o Ministro das Relações Exteriores do Brasil. Ele já havia tido um desempenho “sofrível” quando foi coordenador a Conferência Rio+20.
Esse é o padrão diplomático dessa turma do PT... Urgh! (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): compartilho !!!

Anônimo disse...

1. O presidente Evo Morales EXIGIU do Brasil a transferência do Embaixador Brasileiro na Bolívia, que foi mandado para a Suécia. A posição do Brasil, desde a época de Lula tem sido de subserviência a Evo Morales. O presidente/índio que plantava cola manda e desmanda no Governo Brasileiro. É uma VERGONHA!!!
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)
2.

Postar um comentário