setembro 24, 2013

Festival Nacional do Saci - 2013 - Botucatu/SP

O Saci o que é?!?
Imagem extraída do Jornal acontecebotucatu.com

O SACI é nacionalmente conhecido. Figura expressiva do nosso folclore, teve em Câmara Cascudo um de seus mais importantes divulgadores. Pela Rede Globo de Televisão conheceu a fama por ser personagem de destaque do “SÍTIO DO PICAPAU AMARELO”, genial criação de Monteiro Lobato.

Em Botucatu, desde 2001 é promovido o FESTIVAL NACIONAL DO SACI, resultado da atuação da Associação Nacional dos Criadores de Sacis, presidida por Oswaldo Guimarães. Durante os Jogos Abertos do Interior (2005), realizados na cidade, com cerca de 70 mil visitantes, esse “esperto personagem” do nosso folclore teve a sua grande divulgação: foi o símbolo dos Jogos e teve uma aceitação muito boa.
Imagem extraída do Jornal acontecebotucatu.com

O Festival Nacional do Saci foi idealizado por um grupo de pessoas que fundaram a Associação Nacional dos Criadores de Sacis e contaram com o decidido apoio da Secretária Municipal do Turismo, à época comandada por Lúcia Peduti. Para esses “criadores” o folclórico personagem do Saci encontrou nas florestas da Cuesta de Botucatu o seu “habitat” natural.

Imortalizado por esses moradores - que fazem questão de dizer aos visitantes que os criam, o personagem ganhou essa Associação, com sede no município, evidentemente com o intuito de fomentar o folclore. Assim, a cidade de Botucatu passou a ser conhecida como a Capital Nacional do Saci.

Após breve período de interrupção, o FESTIVAL NACIONAL DO SACI voltou a ter sua programação oficializada, desde 2011, pelo Prefeitura Municipal, segundo o secretário municipal de turismo, Fred Pimentel.

Foi pela divulgação obtida na Rede Globo, através do programa da apresentadora Ana Maria Braga, que tem propriedade rural na região de Botucatu, que o personagem do SACI obteve grande repercussão por vagar pelas matas da região, já tão rica em “mistérios” famosos, como a Lenda das Três Pedras, sendo a Pedra do Meio em formato de um FALO, construída há milênios pelos adoradores do culto negro fálico (ver link no final do post).
FESTIVAL NACIONAL DO SACI – 2013 será realizado de 27 a 29 de setembro, na Praça da Catedral. A mudança do local deveu-se às reformas por que passa o Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”.

Com início na sexta-feira, terá a apresentação de artistas, shows, praça da alimentação com culinária típica do Saci e do Lobisomem, artesanato do folclore local, expositores, recreação e brinquedos monitorados. 

14 comentários:

Anônimo disse...

Olha o Saci Pererê!!!!
- Olha! Ele apareceu na janela com o cachimbo na boca e xingando a meninada...”
Quem não se divertiu com esse personagem maroto e esperto do nosso folclore?!?
Muito bom esse texto. Já é um ótimo programa para dar uma saía de Sampa.
Tô indo. Valeu!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Pô! O Monteiro Lobato já está sendo atacado por criar a Mãe Anastácia e chamá-la de “macaca”, aliás como pedia o texto e contexto. Agora esses “literatos atrasados” vão querer cassar o SACI, chamado de “negrinho de uma perna só”...rsrsrs
A obra de MONTEIRO LOBATO é muiiito maior que esses pseudos literatos...
E viva o saci pererê!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Usar a Praça da Catedral, impedindo o trânsito do centro da cidade é um absurdo que vem perdurando há anos...Entra prefeito e sai prefeito e nada muda... Todos prometem que farão um Centro de Exposições, para shows, grandes eventos e grandes comemorações...Essa vai ficar na promessa...mais uma vez! (p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook) compartilhou sua foto.
3 feira -
Muito legal!!!
Sou fã do saci.

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto Nassa (Facebook) LEVEI

Anônimo disse...

Luiz Carlos (Facebook) QUE POBREZA!!! MAIS UMA FESTINHA NA PRAÇA!!! EITA CIDADEZINHA DO INTERIOR QUE NÃO EVOLUI! É BOM DIZER TAMBÉM QUE AS OBRAS NO ESPAÇO CULTURAL ESTÃO PARALISADAS DESDE MAIO E UMA LEI MUNICIPAL FOI DESRESPEITADA AO REALIZAR TAL EVENTO EM UMA PRAÇA ONDE NÃO SE PODE ESTACIONAR APÓS ÀS 23 HORAS. MAS A FESTA É O QUE INTERESSA, O RESTO NÃO TEM PRESSA! ESTAMOS EM BOTUCATU!

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook) O Folclore faz parte da cultura brasileira e o Saci é um desses personagens importantes, inclusive é um dos principais personagens da grande maioria dos livros infantis, haja visto, Monteiro Lobato, Francisco Marins, e tantos outros, Esquecer isso, aí sim é ignorância e pobreza cultural. Como sempre, querido Armando Moraes Delmanto vc é irretocável em seus textos. Abração

Anônimo disse...

Armando,
Gostei muito de tudo que escreveu sobre o SACI. Acho que sabe que o José Osvaldo é meu primo irmão; seu pai era irmão do meu.
Já havia escrito uma das minhas Tiricas para a coluna social deste sábado quando li seu blog. Leia lá.
Grande abraço,
Adelina

Anônimo disse...

Joacas Pinheiro Salles Junior (Facebook) Não vejo problemas em ter festas no largo da catedral la é um lugar lindo. O maior problema é a falta de planejamento na reforma do espaço cultura que já se faz quase 2 anos e agora esta abandonada junto com aquela maquina que sua reforma custou a abacatela de R$ 700,000 e esta la junto com a bagunça que virou o espaço cultural, outra coisa o dinheiro que esta se gastando essa semana sera que não dava para usar na continuidade da reforma do espaço cultural? Sera que não dava para fazer a Festa do Saci no Parque Municipal que é um lugar amplo e propicio para uma festa folclórica com a do Saci? E por ultimo temos desde 2008 a área da antiga FEPASA digo la na área da antiga oficina e patio de manobra la sim seria um ótimo lugar para eventos, bem localizados e de fácil acesso se a necessidade de de a tal desapropriação que geralmente é caro.Temos que lembrar que aquela área da antiga FEPASA já esta na mão de nós munícipes num ato de coragem da outra administração.Enfim solução tem é só ter bom senso e respeito pelo o dinheiro publico.

Anônimo disse...

Luiz Carlos Joacas Pinheiro Salles Junior,(Facebook) AS FESTAS SÃO REALIZADAS NO LARGO DA CATEDRAL PORQUE DÁ MAIS VISÃO DO QUE NO ESPAÇO CULTURAL E PARQUE MUNCIPAL...PRECISA FAZER UM LEVANTAMENTO DE QUANTO A PREFEITURA JÁ GASTOU COM ALUGUEL DE ESTRUTURA PARA FESTAS, EVENTOS E PALCOS...DEVE TER GENTE FATURANDO MUUUITO EM CIMA DISSO!!!

Anônimo disse...

José Italo Bacchi Filho (Facebook) Bela província botocuda!!!! Aqui as coisas caminham para o retrocesso!!!! Qualquer festinha de m.... e interrompem o trânsito na avenida!!!! Agora que pegou esse tal de saci...., mais uma vez a avenida é interrompida... Esquecem que na região há escolas, um hospital e vários consultórios médicos e dentários...as ""autoridades"" de nossa cidade devem estar de brincadeira!!!!! Vergonha para os botocudos....

Anônimo disse...

Maria Vitoria Simoes (Facebook) concordo plenamente com as pessoas que não se conformam com isso.... eu MORO no prédio da esquina da Catedral.... este prédio paga 25.000,00 de IPTU por ano... e simplesmente nos é tirado o direito de dormir.... de ver TV e até fazer uma leitura , qdo acontece esses eventos...é simplesmente insuportável o barulho, a sujeira deixada na porta da NOSSA MORADIA... aqui são residencias , não se esqueçam disso...o som chega a tremer o prédio ... lamentável , lastimável e inacreditável que duas pessoas do nível dos Drs. Jõao Curi e Caldas permitam uma barbaridade dessas.... e essa acho que já é a sexta do ano...isso porque existe uma lei municipal de 2005 , assinada pelo então prefeito Dr. Mario Ielo que proíbe as festas com excessão do aniversario da cidade e dia de Sant`Ana.....ISSO É UMA VERGONHA....fora 5 escolas , hospital, orfanato mais 2 prédios residenciais...que também estão entre os prejudicados....

Anônimo disse...

Denise Delmanto Prado (Facebook) CONCORDO!!! Botucatu não é vilarejo que só tem a praça da Matriz!

Anônimo disse...

Patricia Delmanto (Facebook): Pois é, na Catedral outra vez..

Postar um comentário