outubro 19, 2013

“Vida de artista é vida pública!” ou "É Proibido Proibir"!!!

“Vida de artista é vida pública"!

                                                                            Nana Caymmi


É gozado como as pessoas se revelam, sim, porque não é mudança, apenas o “despir” das máscaras de democratas e de contrários a qualquer CENSURA... “É PROIBIDO PROIBIR”, de Caetano Veloso foi para o "ralo”... “AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE...”, do Chico, também...E o GIL há muito tempo se aliou ao “establishment” da falsa esquerda que “tomou conta” do governo como coisa sua, “só sua...” E dá-lhe NEOLIBERALISMO...

Estão aplicando a famosa frase que foi desmentida, MAS, que na prática de seu governo se comprovou verdadeira: “Esqueçam o que escrevi...” Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e outros menos “votados” estão se mobilizando, dentro da cartilha do PT de “disciplinar” a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, calando a imprensa e, agora, até PROIBINDO as Biografias não autorizadas...

Ruy Castro, um dos mais corretos e competentes escritores, dedicado às biografias faz parte da resistência democrática a essa onda de “ignorantzia” bolchevique...rsrsrs Esse pessoal, definitivamente, está na contra-mão da história. Não estão acompanhando a REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO que está colocando tudo de ponta-cabeça... As REDES SOCIAIS estão mudando o mundo para melhor, esses “antigos” líderes da mídia brasileira estão “voltando” para o passado das DITADURAS (qualquer delas, a de GETÚLIO ou a dos MILITARES) quando o PROIBIR era a regra... Vejam, abaixo, este artigo publicado pelo “Observatório da Imprensa”:

BIÓGRAFOS & BIOGRAFIAS
Impedir biografia é censura, diz Ruy Castro

Por Ubiratan Brasil em 15/10/2013 na edição 768
Reproduzido do Estado de S.Paulo, 12/10/2013

As discussões entre artistas da música e da literatura sobre como regular a publicação de biografias de pessoas conhecidas ganhou um novo round. Em um encontro em que participou sozinho (Fernando Morais avisou, no início da semana, que não iria à Feira de Frankfurt), Ruy Castro manteve o tom acusatório levantado por Laurentino Gomes, na quarta-feira [9/10]. “Os artistas da música propõem censura prévia. Se não for isso, já não entendo mais a língua portuguesa”, ironizou ele, em conversa com o mediador e poeta Heitor Ferraz Mello, no pavilhão brasileiro.
Autor de biografias clássicas, como Chega de Saudade: A História e as Histórias da Bossa Nova (1990) e Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha (1995), Ruy Castro definiu como seria o trabalho de um biógrafo segundo a vontade dos artistas da música: o interessado faz uma pesquisa detalhada, que deve consumir anos de trabalho; em seguida, escreve e, depois que julgar o texto finalizado, submete-o ao biografado. Este deve repassá-lo para um advogado, que, se encontrar algo desabonador, tem o poder de impedir a publicação. “E o biógrafo fica sem ganhar um tostão, mesmo com anos de trabalho realizado.”
O alvo de suas críticas é o grupo denominado Procure Saber, formado por Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, Djavan e Roberto Carlos, entre outros, e que faz lobby contra biografias não autorizadas temendo ser alvo de trabalhos caluniosos. Na edição de ontem do Caderno 2, a empresária Paula Lavigne, que gerencia a carreira de Caetano e também responde pelo grupo, disse que os biógrafos é que estão agindo de forma antidemocrática e ditatorial. “É mentira que nós estamos querendo censurar ou proibir alguma coisa, nós só queremos discutir como vamos proteger nossa privacidade”, disse.
“Parte dos lucros”
Ruy Castro, no entanto, sustenta que se trata de uma campanha antidemocrática e que vai atingir diretamente não apenas os biógrafos, mas também documentaristas e ensaístas. “As próximas gerações correm o risco de não conhecerem detalhes da vida e trajetória de importantes personagens da nossa história por conta do receio desses profissionais, que não pretendem se arriscar em projetos que correm o risco de não acontecer”, disse. “Podemos ter lacunas porque Roberto Carlos não quer que se fale de sua perna mecânica.”
Ele elencou exemplos que considera absurdos: “Recentemente, um artigo sobre um assunto qualquer trazia uma citação de Roberto Drummond como epígrafe. Somente uma citação para ilustrar o texto. Pois a viúva do escritor exigiu que se tirasse a frase do marido por não concordar com sua utilização”.
Alguns herdeiros, aliás, costumam dificultar acesso à vida de seus familiares, como acontece, enumera Castro, com os sobrinhos do poeta Manuel Bandeira e a filha do romancista Guimarães Rosa.
Ruy Castro relembrou o recente encontro que os escritores que representam o País na Alemanha tiveram com a ministra da Cultura, Marta Suplicy. Segundo ele, ela ficou feliz por conhecer o posicionamento dos biógrafos – até o momento, Marta só se informara sobre as reivindicações dos músicos. “Ela comentou que achava justa uma consideração deles sobre o recebimento de uma parte dos lucros gerados pela venda das biografias – como se vendêssemos milhões de cópias e fossemos milionários”, ironizou Castro. “Decidi falar e comentei que, com isso, teríamos de pagar dízimo aos músicos. O que é absurdo.”
Ubiratan Brasil, do Estado de S.Paulo, em Frankfurt





7 comentários:

Delmanto disse...

Êta nóis...
O mundo gira e a Lusitana roda...
Quem diria que os “cantantes” que “caminhavam contra o vento, sem lenço e sem documento” iriam se transformar em “guardiães” da “ignorantzia bolchevique”...
É viver e aprender. “Faça o que eu falo, MAS NÃO faça o que eu Faço...”
E com essa e outras os movimentos sociais só tendem a aumentar enquanto a plutocracia do atraso dominar o país.
E os movimentos sociais COM violência! Sim, sociólogos europeus afirmam que é essa a tendência quando os “ouvidos” do Poder estão SURDOS e TUDO CONTINUAR COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES...
É ESPERAR E VER!

Anônimo disse...

O Chico Buarque de Holanda é o melhor exemplo. Quando o PT estava na oposição, o Chico era a favor da Democracia e da Liberdade da Imprensa, MAS sempre apoiava a Ditadura Cubana de Fidel Castro...
Assim não dá... Quer enganar quem?!?
Ou se é a favor da LIBERDADE de EXPRESSÃO ou NÃO! Se adjetivações, sem “meias-verdades”...
É tudo “farinha do mesmo saco”...
Hoje o PT faz, igual ao PSDB, um governo neoliberal e essa chamada esquerda NÃO diz nada!
PQP!!!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

A Nana Caymmi está certíssima: “Vida de artista é vida pública”.
Tem um dito popular que diz: “quem não quer brincar não desce ao playground...”
E tem outro melhor ainda: “pimenta no...é refresco”.
Ou seja, quando serve a eles , são contra PROIBIR. Agora quando é sobre eles, são CONTRA A DIVULGAÇÃO...kkkkkk
São uns malandrinhos de quinta.
E ponto!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook) compartilhou sua foto.
sabado
quem diria, heim Delmanto?

Anônimo disse...

Thales Mattos Filho (Facebook)
Da-lhe duro !

Delmanto disse...

Esse tema ainda vai render muito. A opinião abalizada do jornalista Hélio Fernandes é clara e deixa os defensores da censura em situação constrangedora. Vejam:
“Qual o medo dos possíveis biografados?
Helio Fernandes
O que pretendem esconder, ou exigem que os biógrafos esqueçam? De qualquer maneira, lutam 24 horas por dia, defendendo uma privacidade que ainda nem foi atingida.
Os mais intransigentes, cometendo até “lapsos de memória”, lutam diariamente protegidos pelos órgãos de comunicação que lhes dão cobertura há quase 40 anos. Uma pena que só agora tenham descoberto a capacidade de lutar.
Na hora em que era preciso lutar pela comunidade, preferiram o “caviar do exílio”. Um ano ou dois lá foram, vieram logo. Tinham a glorificação musical, voltaram também com a glorificação do silêncio confortável.”
O Brasil precisa dar ampla e total garantia legal à LIBERDADE DE IMPRENSA. E fim de papo...

Anônimo disse...

"Esses caras [Chico Caetano, Gil e cia.] não precisam preocupar-se com os maus biógrafos. Eles mesmos já estão se encarregando de avacalhar suas biografias." Essa frase de Humberto Werneck. E ele está certo: já cavaram a "sua biografia"...rsrsrs
(p.gomes)yahoo.com.br)

Postar um comentário