novembro 01, 2013

Direito da São Francisco – Turma de 1973 – 40 Anos!


FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/LARGO DE SÃO FRANCISCO

TURMA PROF. PINTO ANTUNES – 1973

Eu estava seguindo para São Paulo, em 1965, com a bagagem carregada de sonhos, muitos sonhos, grandes sonhos... Entre eles estava a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Marco emblemático do estudo do DIREITO! ACADEMIA que formou Rui Barbosa e por onde passaram quase todos os poetas do século XIX. Prudente de Moraes e quase todos presidentes (governadores) do Estado de São Paulo e da nova República Brasileira... E dos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932: Marrey Jr, Ibrahim Nobre, Júlio de Mesquita Filho, Dante Delmanto, Ernesto Leme, Waldemar Ferreira, Antonio Carlos de Abreu Sodré, Theotônio Monteiro de Barros Filho, Paulo Duarte, Clóvis de Paula Ribeiro, Carlos de Moraes Barros, Aureliano Leite, Antonio Pereira Lima entre muitos outros valorosos idealistas que foram para a defesa da Constituição e do Estado de Direito, deixando a folha dobrada...

“Quando se sente bater
No peito heroica pancada
Deixa-se a Folha Dobrada
Enquanto se vae morrer...”




Apesar de já ter estudado em São Paulo, no internato do Liceu Coração de Jesus, dos padres salesianos, a minha chegada na capital representou a chegada ao “mundo novo” sonhado... Terminei o curso científico e fiz o “Cursinho do Prof, Tolosa”, para ingressar na famosa Faculdade do Largo de São Francisco, em 1967. Tinha planos de trabalhar como revisor no jornal “O Estado de S. Paulo”, outro grande sonho acalentado...

Na minha adolescência sempre sonhara em seguir carreira naquele que representava, para mim, a maior Universidade do Brasil, ou seja, o “Estadão”. Era sonho, não há dúvida... No ano de 1967, já havia sido bem sucedido em entrevista para começar como revisor no jornal, através de seu então redator-chefe Flávio Galvão, quando recebi pedido irrecusável de meu pai para fazer um trabalho político junto ao novo governador. Mudança radical no rumo de meus planos...

Já cursando a Escola de Sociologia e Política, militando no movimento estudantil, nos protestos, nas passeatas, nas disputas internas da faculdade, eu me vi, de repente, num mundo completamente diferente: era o Poder Político – com certeza! – um mundo completamente diferente. E comecei a participar com o mesmo entusiasmo de sempre. Nas eleições municipais de 1968 e nas eleições estaduais de 1970 (quando fui candidato a deputado estadual, pregando o Poder Jovem e a necessidade da renovação política), sacrifiquei o meu curso de direito. Assim, originário da Turma que se formou em 1971, somente em 1973 é que consegui realizar o meu grande sonho.

O ano de 1973 foi muito especial, pois além da minha formatura tão sonhada na São Francisco tive, no mês de outubro/dia 31, o nascimento de meu filho Marcelo. A minha formação na tradicional ACADEMIA deu-me a base necessária para atuar em tantos processos jurídicos, nas empresas onde trabalhei, sempre com objetividade, muito estudo e sempre alcançando o sucesso e a realização profissional. Tudo foi positivo. Tudo somou para a minha formação de cidadão.


COMPLETANDO A MINHA CAMINHADA





Minha formatura, em 1973, foi uma grande vitória. Vitória sonhada. Vitória vivida. 
A alegria e os amigos e parentes fizeram essa vitória mais especial ainda...
clique na imagem para ampliá-la
O juramento foi feito na presença do novo diretor da Faculdade de Direito, Prof. Manoel Gonçalves Ferreira Filho - professor de Direito Constitucional. 

Ao fundo, o busto do maior jurista brasileiro, RUI BARBOSA - autor da 1ª Constituição da República!
1ª Constituição da República/Registro Histórico/leia aqui
OS SÍMBOLOS DAS ARCADAS

A Faculdade de Direito tem algumas particularidades: é a única a manter um túmulo na parte central de seu prédio. Segundo o depoimento do ex-governador Carlos Lacerda, “...lá existem dois estranhos: um é Julius Frank que está enterrado num daqueles pátios internos sem nunca ter sido professor catedrático, nem aluno, nem funcionário.

 Foi o criador da BUCHA. A BUCHA esteve para a história da República como a Maçonaria para a independência... 

A Bucha, em São Paulo, na Faculdade de Direito, com Júlio de Mesquita e outros, muitos e muitos outros, com filial na Faculdade de Medicina, com Arnaldo Vieira de Carvalho, e muitos outros, levou o país à Abolição, à República, à luta que terminou pelo Partido Constitucionalista, à Revolução de 32...” E revela: “O outro estranho é a minha cabeça: posei para uma escultora chamada Adriana Janacopolis, irmã de uma grande amiga de Julinho chamada Vera Janacopolis, que era cantora.

Encomendaram a ela a cabeça do estudante morto na Revolução Constitucionalista e, como não havia nenhum estudante paulista morto disponível, no momento, no Rio de Janeiro, ela me pediu para posar. Eu posei e ela fez minha cabeça em bronze dourado que está lá no pátio da Faculdade de Direito. Somos dois estranhos. Só que ele fundou a BUCHA e eu não fundei nada...”(livro “Depoimentos”, de Carlos Lacerda, Editora Nova Fronteira, 1977, pág.86).
E o histórico da BUCHA passa a ser um dos tópicos mais empolgantes das ARCADAS...
Bucha – A Sociedade Secreta da São Francisco/ leia aqui
Já na parte externa da Faculdade de Direito, uma estátua chama a atenção por sua beleza e ousadia e, também, por estar ligada à Faculdade de Direito e aos estudantes da São Francisco. É a estátua do Idílio ou Beijo Eterno! 

O Idílio representa o amor entre uma indígena e um europeu. É monumento construído em 1920, pelo escultor sueco Willian Zadig, encomendada pelo Centro Acadêmico XI de Agosto para homenagear o poeta Olavo Bilac:


"Não me basta saber que sou amado,
Nem só desejo o teu amor: desejo
Ter nos braços teu corpo delicado,
Ter na boca a doçura de teu beijo."


Pois bem, colocada no Largo de São Francisco, a estátua, em 1956, foi transferida para o Largo do Cambucci, pelo prefeito Jânio Quadros. Mas houve reação da sociedade local por achar a estátua de dois nus se beijando pouco adequada para o local. A estátua foi para o depósito. O prefeito Faria Lima, em 1966, determinou a colocação da estátua em frente ao túnel Nove de Julho. E, nos anos 70, após movimentação dos estudantes de Direito, a estátua voltou para o Largo de São Francisco.

OS 3 AMIGOS ACADÊMICOS DA TURMA DE 1973
clique na imagem para ampliá-la
Era uma amizade que tinha uma particularidade: um era descendente de sírio-libaneses e, o outro, de judeus. O João Assef Boueri Filho e o Sérgio Cukier (o pai tinha a rede de lojas “Casas Centro”). Seria o espírito das Arcadas?!? Não. Na verdade, apenas é a demonstração de como o brasileiro supera essas divergências históricas...



TURMA PROF. PINTO ANTUNES – 1973/2013 – 40 Anos!

O programa oficial começava com o Culto Ecumênico realizado em 12/12/1973, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, oficializado pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, D. Paulo Evaristo Arns, pelo Rabino-Mór de São Paulo, Prof. Dr. Fritz Pinkuss e pelo Bispo Metodista de São Paulo, Prof. Dr. Alípio da Silva Lavoura.

A Colação de Grau, realizou-se no dia 13/12/1973, no
Palácio das Convenções do Parque Anhembi:




Prof. Pinto Antunes na entrega dos diplomas


TURMA: Prof. Dr. José Pinto Antunes
PARANINFO: Prof. Dr. Oscar Barreto Filho
PATRONO: Prof. Dr. Cândido Rangel Dinamarco
ORADOR: Adão Nonato de Oliveira.

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo:
MAGNÍFICO REITOR: Prof. Dr. Miguel Reale
VICE-REITOR: Prof.Dr. Orlando Marques de Paiva
DIRETOR: Prof. Dr. José Pinto Antunes
VICE-DIRETOR: Prof. Dr. Silvio Rodrigues
SECRETÁRIA: Dra. Drinadir de Castro Coelho

HOMENAGENS ESPECIAIS:
Prof. Dr. Dalmo de Abreu Dallari, Prof. Dr. Goffredo da Silva Telles Júnior, Prof. Dr. Joaquim Canuto Mendes de Almeida, Prof. Dr. José Carlos de Ataliba Nogueira, Prof. Do. José Carlos Moreira Alves, Prof. Dr. José Cretella Júnior, Prof. Dr. Manoel Augusto Vieira Neto, Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel, Prof. Dr. Rogério Lauria Tucci, prof Dr. Tomás Francisco de M. Pará Filho, Bedel Joaquim de Oliveira.

HOMENAGENS PÓSTUMAS:
Prof. Dr. José Loureiro Júnior
COLEGAS: Emílio Jafet Filho, Luiz Carlos Fernandes Aliende, Miguel René Lopes Rabello da Fonseca Brasil.
“...São sonhos que ficaram apenas em sonhos.
São sonhos que não foram integralmente sonhados.”

CORPO DOCENTE
Afonso Insuela Pereira, Alfredo Cecílio Lopes, Alexandre Augusto de Castro Corrêa, Antonio Ferreira Cesarino Júnior, Antonio Roberto Sampaio Dória, Arnaldo Siqueira, Basileu Garcia, Cândido Rangel Dinamarco, Carlos Schmidt de Barros Júnior,Celso Lafer, Dalmo de Abreu Dallari, Fued Miguel Temer, Gustavo Zanini, Henny Goulart, Ingeborg Sgrid Gerson, Irineu Strenger, João Baptista de Oliveira e Costa Júnior, João Bernardino Garcia Gonzaga, Joaquim Canuto Mendes de Almeida, Jorge Ignácio Penteado da Silva Telles, José Carlos de Ataliba Nogueira, José Carlos Moreira Alves, Geraldo de Camargo Vidigal, Geraldo de Ulhôa Cintra, Georgette Nacaro Nazo, Goffredo da Silva Telles Júnior, Guido Fernando Silva Soares, José Cretella Júnior, José Geraldo de Ataliba Nogueira, José Loureiro Júnior, José Luiz de Anhaia Mello, José Nabantino Ramos, José Pinto Antunes, Luiz Gastão Paes de Barros Leães, Luiz Gonzaga Senna Rebouças, Luiz Machado Fracarolli, Marly Antonieta Cardone, Manoel Augusto Vieira Neto, Manoel Gonçalves Ferreira Filho, Manoel Pedro Pimentel, Miguel Reale Júnior, Octany Silveira da Mota, Odon Ramos Maranhão, Oscar Barreto Filho, Otto de Souza Lima, Renato Cirell Czerna, Rogério Lauria Tucci, Ricardo Antunes Andreucci, Ruy Barbosa Nogueira, Teóphilo Arthur de S. Cavalcanti Filho, Thomas Benes Felsberg, Thomaz Marchi, Tomás Francisco de M. Pará Filho, Vicente Marotta Rangel, Walter Barbosa Corrêa, Walter Moraes, Willard de Castro Willard.

COLEGIADO DA FORMATURA
Geny Pereira Agostinho
James Fichmann
José Carlos Potin
José Luiz Farina
José Torquato dos Santos
Sérgio Rubinstein

CONSELHO FISCAL
Anabel Batistucci
Isamara Cossoy
Marcial Herculino H. Filho
Sidney C. Damanico

JURAMENTO
“Ego promitto me, semper principiis honestitatis inhaerentem, mei gradus muneribus perfuncturum atque operam meam in jure patrocinando,
Justitia exequenda et bonis praecipiendis, nunguam
Causae humanitatis defuturum.


BACHARELANDOS
clique nas imagens para ampliá-las
Os formandos com o Paraninfo - Prof. Oscar Barreto Filho


Abel Ferreira de Assis, Abel Moreira Miguéis, Accacio Vaz de Lima Filho, Adalberto Montes, Adão Nonato de Oliveira, Adelia Miyuki Yano, Adelina Gianecchini, Ademir de Carvalho Benedito, Adherbal dos Santos Acquati, Agueda Maria Lavorato Pereira, Aguinaldo de Almeida, Akie Hamassaki, Alaerte Marquetti, Alberto Mayer, Alcides Martins Lima e Silva, Aloisio Afonso dos Santos, Alvaro Benedito de Oliveira, Amélia Borja, Ana Celina Ribeiro Sanches, Ana Maria da Cruz, Ana Maria Ferdinando, Ana Maria Ferreira da Cunha, Ana Maria Guerrero Mendez, Ana Shirley Macedo falcão, Ana Silvia Duarte Ribeiro Marques, Ana Svartman, Anabel Batistucci, Angelo Carrizelo, Anna Maria Minezes Wallerstein Pomarico, Annete Alice Alves, Antonia Maria Zappa, Antonio Augusto Machado de Campos Neto, Antonio Carlos Castilho, Antonio Carlos Malheiros, Antonio Carlos Marcato, Antonio Carlos da Silva de Almeida, Antonio Celestino Toneloto, Antonio Celso Aguilar Cortez, Antonio Cesar Nogueira Ribeiro, Antonio Diego de Salles, Antonio Dutenhefner, Antonio Euclides A. Cardoso de Mello, Antonio Falcão Andrade, Antonio Fernando Miranda, Antonio Flávio Leite Galvão, Antonio Joaquim Sanches, Antonio José Batista, Antonio Rodrigues Rocha, Antonio Teles da Rocha, Antranig Kalaidjian, Aparício Dias, Araci Gomes, Arlete Souza Machado, Armando Moraes Delmanto, Aroldo Mendes Viotti, Arthur Paes Leme Canguçu Filho, Augusto da Conceição Faria, Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda, Aurelia Dirce Bandeira de Faria, Beatriz Helena de Albuquerque Penteado, Beatriz Helena de Oliveira Marques, Benedicto da Silva, Benedito de Jesus Marques Fain, Benno de Barros, Benta de Carvalho Vaz, Berenice Lopes Rodrigues, Boanésio Borges Filho, Braz Martins Neto, Breno Granja Coimbra Filho, Carlos Alberto Baston, Carlos Alberto Delaye Carvalho, Carlos Alberto Pereira Leitão, Carlos Frederico Hackerott, Carlos Henrique Ferraz Rosa, Carmem Vistoca, Catarina Gordillo de Souza, Cecília Aparecida de Abreu Moura, Cecília da Costa Mattos, Célia Dimov Patrício, Celso de Souza Azzi, Cesar Florindo Carrari, Chieko Nishimura, Christina Maria Prospero, Cícero Augusto Vieira Filho, Ciro Silva, Clair Covo Castro, Claudia Maria Vieira Fernandes Pinheiro, Claudio Tucunduva, Clotilde Chaparro Rodrigues Rocha, Cyomara Pagano Tacconi, Dagoberto Meirelles de Carvalho, Daniel Honorato Soares Filho, Denis Assis Navarro, Dinaura Folla, Diva de Aquino Salles, Diva Maria Piedade Vieira Santos, Dorival Fiorini, Dulce Luiza de Rezende Andrade, Durval Tadeu Guimarães, Edgard Camargo Rodrigues, Edgard de Novaes França Neto, Edson José da Silva, Edson Macari, Eduardo brito da Cunha, Eduardo de Azevedo Barros, Eduardo Eugenio Maia Westphalen, Eduardo Hallage, Eleonora Nilcéa Viccino, Eliana Alonso, Eliane Daniele Galvão, Elio Pedersoli, Elisabeth de Almeida Meirelles, Elisabeth Yara Forte Martins Cordeiro, Elisabeth Mangione, Elza Angela Battaggia, Erasmo Valladão Azevedo e Novaes França, Estenor Pinto Santos, Evelyn Sgarzi Serra de Oliveira, Fabio Caetano, Fábio de Moura Hildebrandi, Faissal Ahmad Kharma, Fátima Fernandes Catellani, Félix Suriano Domingues Neto, Fernando Antonio Cruz, Fernando Baccarin Júnior, Fernando Vieira de Figueiredo, Flávio José de Souza Brando, Flavio Tadeu Garcia La Selva, Floriano Viriato de Miranda, Francisca Emília Santos Gomes, Francisco Chagas de Moraes Filho, Francisco Eduardo de Vasconcelos Filomeno, Francisco Ribeiro Alberto Brick, Francisco Thomaz de Carvalho Júnior, Gentil Nunes Dourado, Geny Pareira Agostinho, Geraldo Antonio Corrêa de Toledo, Geraldo Fonseca Filho, Geraldo Vilela de Socorro, Gerson Bernardo de Almeida Santos Behr, Gerson Tomaz, Getúlio Evaristo dos Santos Neto, Gilberto Carlos Leifert, Gilberto Ottani, Gilberto Pinheiro Passos, Gilberto Rodrigues Esgalha, Gladus Di Monaco Martins de Souza, Glayds Pontieri, Gustavo Augusto de Carvalho Andrade, Harry Nelson Bauer, Hebe Mendes Gonçalves, Helio Crescêncio Fuzaro, Helio Eduardo C. de Toledo da Costa Manso, Hideki Teramoto, Hilda Rodrigues Garrote Sierra, Ibsen Souza de Albuquerque Lima, Inajá Guedes Barros, Inês do Amaral Bischel, Inês Pereira Lins, Inês Rosa Levis, Iraci Tamiko Umisedo, Irajá de Souza, Irma Docha, Isamara Cossoy, Isuro Shirai, Ivani Gladys Miguel, Ivelize Sibinelli Bernardes, Jacira Bottino de Moraes, Jacy Rhormens, Jaime Gotlib, Jair Cordeiro Grava, Jair Sanches, James Fichmann, João Assef Boueri Filho, João Batista Chiachio, João Batista de Souza, João Carlos Dornelles Airosa Galvão, João Castanho Dias, João Celestino de Lima, João Costa Pinto, João Vieira de Moraes, João Víspico, João Vivanco, Joaquim de Antonio, Jorge Eustácio da Silva Frias, Jorge Sato, José Abdalla Abud, José Antonio Tonus, José Alvaro Canduro Padin, José Antonio Tonus, José Benedito Franco de Godoi, José Carlos Barbuio, José Carlos Lombardi, José Carlos Pontin, José Delfino Lisbôa Barbante, José Eloi Diegues Santana, José Fábio Amaral Vieira, José Francisco Lopes de Miranda Leão, José Geraldo de Lima, José Guerino Raso, José Julio Cardoso de Lucena, José Luiz dos Santos Neto, José Luiz Farina, José Luiz Fenyo, José Mauricio de Macedo Franceschini, José Menezes, José Pereira Paes, José Priscilio Gonzales Diniz, José Renato Teixeira de Campos Carvalho, José Roberto Ferreira Gouvêa, José Roberto de Moraes, José Roberto Pacheco Di Francesco, José Roberto Pinheiro Franco, José Roberto Thomazinho, José Ronaldo Curi, José Tarciso Beraldo, José Torquato dos Santos, Josué Alves Ribeiro Chagas, Julio Artur Fontes Junior, Júlio Silvestre de Lima, Keiji Matsuzaki, Lairton Dênis de Souza, Léia Aparecida Silveira, Leili Odete Campos Izumida de Almeida, Lenira Tereza Atala Mansur, Leonardo Bolognesi, Leonardo Serra Neto Lerner, Leonel de Rezende Escorel, Leonor Franzini Costa Affini, Lígia Aparecida Martins Plentz, Lilian Ribeiro, Lincoln Luiz Borges, Lino Manoel Duarte Batista Ribeiro, Lourdes Maria Ortiz Credidio Mello, Lourenço Raimundo Costa, Lourival José dos Santos, Lucia Algarte Jeremias, Lucia Helena Rossi, Lucia Maria Lebre, Luciano Soares, Lucila Freire, Lucila Marcondes de Oliveira, Lucila Ribeiro Lyra Bezerra, Lucy Bell Hartiman, Lucy Toledo das Dores, Luís Carlos Guizelini Balieiro, Luís Eduardo leme Gotilla, Luís Washington Westmann, Luiz Adelar Schener, Luiz Ademario Gouveia, Luiz Alberto Nosé, Luiz Antonio Garrido de Paula, Luiz Antonio Lages de Magalhães, Luiz Antonio Sampaio Gouveia, Luiz Antonio Tolomei, Luiz Appolonio Neto, Luiz Bernardino Petracioli, Luiz Carlos Amando de Barros, Luiz Carlos Ferreira de Mello, Luiz Carlos Mendonça, Luiz Carlos Moreira, Pimenta, Luiz Carlos Paschoalique, Luiz Eduardo Rodrigues Greenhalgh, Luiz Fernando Camara Vitral, Luiz Gagliardi Neto, Luiz Geraldo Cunha Malheiros, Luiz Ricardo Gama Pimentel, Luiz Roberto Barletta Nunes, Luiz Roberto de Andrade Novaes, Luiza Satsiko Yokomizo, Lydia Cury, Lydia Maria do Amaral Gançales, Lygia Soares Pinto, Madalena Medeiros Martins, Manoel Justino Bezerra Filho, Manoel Salvador Barreto, Manoel dos Santos Ribeiro Pontes, Manuel Paulo Martins, Mara Ferreira Lara, Marcia Aricó Zamboni, Marcia Barberi, Marcia Cristina Paranhos Cordeiro, Marcia Ferrari, Marcia Heloiza Pereira da Silva, Marcia Madalena Morcelli, Marcia Moreno Duarte Moreira, Marcial Herculino de Hollanda Filho, Marcio Melo de Sá, Marcos Alves Barbosa, Marcos Antonio da Silva, Marcos Goscomb, Margarida Helena Nogueira, Maria Antonietta Fortino, Maria Aparecida Benisse, Maria Aparecida Giacomini Occhiutto, Maria Aurora Cardoso da Silva, Maria Beatriz Ferreira de Oliveira, Maria Celeste de Oliveira Santos, Maria Clara Treffner, Maria Cristina Campos Franco, Maria Cristina Duprat, Maria Cristina Zucchi de Camargo, Maria Dafne de Miranda Alves, Maria de Fátima Fuzaro, Maria de Lourdes Colacique, Maria do Carmo Leite de Moraes Prado, Maria dos Anjos Galeazzi, Maria Eliana Wuowey Tartuce, Maria Elisa Cazzoli de Oliveira, Maria Elizabeth Dias, Maria Elizabeth Guariglia, Maria Elizabeth Pinto ferraz Luz, Maria Helena Lopes Rodrigues, Maria Helena Marques Dias, Maria Helena R. Scavone de Miranda, Maria Ines Capuzzo, Maria Inês Martins Ribeiro, Maria José Rodrigues Mayer, Maria Laura da Silva, Maria Lúcia Orkov, Maria Luzia Noronha Bittencourt, Maria Madalena de Oliveira, Maria Marilene Henriques, Maria Thereza Gonçalves Pero, Marilda Helena Prado Ferreira, Marilene da Silva, Marilene Pereira Eboli, Mario Aguiar Pereira Filho, Mario Davis Veiga Bonorino, Mario Henrique Lozetti Seabra, Mario Kazutoshi Ojima, Mario de Mendonça Netto, Marisa Domingos, Marisa Scavone, Marisa dos Santos Pinotti Candeloro, Mariza Santos Figueiredo, Marlene de Oliveira Fernandes Varella, Marli Tavares da Silva Balzano, Marly Neide Vinci, Maurício Rosencrantz, Mauro Dell Ciello, Miguel Curi Neto, Miguel Martins Fernandes, Milton José Blay, Miriam Lazarotti, Nair Vicente, Natanael Soares Firmino, Nazario Sabino Carvalho, Nelson Moschetti, Nely Vancho Panovich, Neriney Evaristo Moreira, Neusa de Oliveira, Neusa Maria Saab, Neyde De Rose, Nilde Vernuncio Pontes da Silva, Nilo Miguel Garcia, Nilza do Amaral, Noemy Pinheiro Lima, Odila Regina Iudolfo, Olavo Martins dos Santos Junior, Olga Espinosa, Onélia De Nardi, Oscar Martim Renoux Niemeyer, Osvaldo Capraro, Oswaldo Garcia Pereira, Oswaldo Leite de Moraes Filho, Paschoal Vieira de Sá, Paulo Afonso Sciarra, Paulo Carneiro Maia Filho, Paulo Eduardo Razuk, Paulo Henrique Sampaio Cesar, Paulo Henrique Silva Giareta, Paulo Mandadori Florence, Paulo Rubens Soares Hungria Júnior, Paulo Van Deursen, Pedro Armando Gammaro, Pedro Artur Unger, Pedro de Godoy, Plínio José Gomes Ferraz, Plínio José Marafon, Raphael Sampaio Werneck, Raquel Camargo Pupo Pires Ferreira, Raul Marcelo Tichauer, Raulino Paiva Junio, Regina Celia Figueiredo, Regina Helena Prado Smit, Regina Mara Rivellino, Regina Maria Regos, Sálua Racy, Sandra Asche, Santino Calixto, Sebastião Vianei Borin, Selma Negro, Semi Anis Smaira, Sergio Cukier, Sergio Eleuterio, Sergi Henrique Santos Turqueto, Sergio José Bueno Junqueira Machado, Sergio Lorena de Mello, Sergio Noboru Sakagawa, Sergio Rubinstein, Shizuko Kaynuma, Sônia Regina Albano, Sidney de Carvalho Domanico, Silvana Lauria, Silvia Ricardino, Sílvio Carlos Pereira Lima, Silvio Rubens Michelman, Sônia Maria de Mello Zuccarino, Sônia Maria De Pierro, Sônia Regina Gomes da Silva, Suely Azevedo Fagundes, Suely de Almeida Braga, Suely Solferini, Takenori Nakagawa, Teodomiro Cerilo Méndez Fernández, Tereza Cristina Bittencourt M. Rocha, Tereza Cristina Motta Ramos Marques, Tereza Russo, Terezinha Tiusso Bergoudian, Thelma Nobrega de Mesquita Garcia, Tomaz Gomide, Tomoko Iris Alba Miyamura, Ulysses Antonio Narciso Belfort, Vagner Antonio Pichelli, Valéria Del Giorno, Valquíria Paiva de Freitas, Vicente Cardoso dos Santos, Vilma Sverzuti, Waldemar Marques, Waldir Bissan, Walter de Oliveira Bittencourt França, Walter Pugliano, Wanderlei Simões de Campos, Willian Roberto de Campos, Wilma Barros Di Lallo, Wilson Antonio Barbosa, Wilson Severo Marques dos Santos, Wilton Nunes de Oliveira, Yara Aparecida Gravina Santiago, Yara Chucralla Moherdaui, Yára Lúcia Domeneghetti.

12 comentários:

Delmanto disse...

A figura maior de Rui Barbosa não encontrou, até os nossos dias, alguém que lhe ombreasse. Sua vida deveria fazer parte do ensino da CIDADANIA! Fez a famosa CAMPANHA CIVILISTA em uma época em que o militarismo sufocava a Nação. Autor da 1ª. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, em 1891, inspirou-se no Império da Lei como o modelo ideal para uma sociedade onde imperasse a liberdade, a igualdade e a fraternidade. O Governo da Lei. A impessoalidade da Lei acima dos homens.
Ficou famoso como o ÁGUIA DE HAIA, por sua brilhante atuação, representando o Brasil, na 2ª.Conferência Internacional de Paz, realizada em Haia, Holanda. Discursando em inglês e em francês, Rui mostrou às grandes potências presentes o valor de seu país e a necessidade das Organizações Internacionais respeitarem as nações mais jovens e ainda em formação. Foi o grande destaque da reunião, saudado como vibrante revelação pelos jornais ingleses e franceses.
Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), Rui Barbosa deixaria as mais belas páginas sobre cidadania e o Estado de Direito em sua famosa “ORAÇÃO AOS MOÇOS (1921), que preparou como Paraninfo dos formandos. Ficou histórica e virou referência nacional. Tão atual que , em 2010, fizemos de uma de suas frases o referencial para o tema tratado no livro “História da Vitória Política Paulista:1934”, que relata o idealismo dos combatentes de 1932 e a vitória paulista nas Constituintes de 1933 (Nacional) e 1934 (Estaduais):
“Eia, senhores! Mocidade viril!
Inteligência brasileira!
Nobre Nação explorada!
Brasil de ontem e de amanhã!
Daí-nos o de hoje, que nos falta...”

Nestes 40 e tantos anos, procuramos divulgá-lo nos jornais e revistas que editamos e em nosso livro, acima citado.
É um esforço. Mas é mais: é um dever!
Principalmente quando vemos tantos malfeitos a denegrirem a cidadania e a envergonhar a Nação Brasileira!

Delmanto disse...

Como é bom relembrar os tempos de faculdade, de apremdizado, tempo da construção de nossos melhores e maiores sonhos...
A minha passagem pelas Arcadas representou a concretização de um sonho, mas foi muito mais, muito mais, foi a definição do meu perfil de cidadão compromissado com a Democracia e o Estado de Direito.
Na vida profissional, na atividade política sempre preponderou a formação acadêmica, com seus valores e as suas lições de direito definitivas!
E, hoje, com orgulho, faço este histórico. É preciso resgatar o papel da FACULDADE DO LARGO DE SÃO FRANCISCO na vida jurídica e política do Brasil.
É preciso RECUPERAR o espírito cívico das ARCADAS para que o Brasil possa passar por esta fase de transição gravíssima: de um lado a sociedade civil se manifestando de todas as formas, inclusive com oportunistas fazendo da violência um problema a ser enfrentado e, de outro lado, os governantes do país e dos Estados com uma atuação completamente dissociada da sociedade civil.
É preciso convocar a “intelligentzia brasileira” para a retomada da construção da DEMOCRACIA e, isso, somente será alcançada com uma NOVA CONSTITUINTE
Vamos acreditar!
Vamos participar!
Salve, Brasil!

Anônimo disse...

Antonina Mendonça (Facebook): Parabéns, Armandinho. Foto belíssima.

Anônimo disse...

Djanira Genovez(Facebook): Parabéns querido...Eu tinha 13 anos nessa época e vc já formado...
desculpe 23 anos ...morava ainda em São Paulo...

Anônimo disse...

Dulce Eugenia De Oliveira (Facebook): Mesmo sendo da PUC, é forçoso reconhecer a importância da São Francisco.....

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook): belissima foto... Parabens!!!

Anônimo disse...

Querido Armando,
Parabéns pelos quarenta anos de formatura.
Que belo artigo! Eu me esbaldei! Por meio de suas palavras, voltaram ao meu coração muitas lembranças das nossas Arcadas. Obrigado por esse banho de saudade!
Um abraço comovido,
Alcides (Alcides Nogueira, colega da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e destacado dramaturgo da Rede Globo)

Delmanto disse...

Com o comentário do Alcides Nogueira, meu contemporâneo nas Arcadas, nada melhor do que lembrar dos outros botucatuenses que também foram contemporâneos: Luiz Geraldo Malheiros, Luís Carlos Amando de Barros e Walter Piva Rodrigues. Os "botucudos" fizeram "bonito Na Faculdade do Largo de São Francisco!

Anônimo disse...

Patricia Delmanto (Facebook): Parabéns! Bela trajetória

Anônimo disse...



Marlene Caminhoto Nassa (Facebook): compartilhou sua foto.
gostei... foto e artigo

Anônimo disse...

Regina Marques da Costa (Facebook): Parabéns Dr Armando! Você representa a Inteligentsiia brasileira!

Anônimo disse...

Qual foi o destino do Gilberto Ottani?

Postar um comentário