janeiro 17, 2014

Mascote da Copa/2014 é o Tatu-Bola!

TATU-BOLA & BRAZUCA!
Mais uma definição para a COPA do MUNDO de FUTEBOL de 2014: o símbolo será o tatu-bola, como dávamos a notícia, em primeira mão, no post de fevereiro de 2012. Tatu-bola tem as cores do Brasil e usa uma camisa do campeonato.
E a bola será denominada de Brazuca, vencendo as sugestões de “bossa-nova” e “carnavalesca” que realmente não tinham nada a ver com o evento. Já “Brazuca” é forte e é como são chamados os brasileiros no exterior. Muito boa a escolha.
Agora é manter o ritmo das obras dos novos Estádios e as obras no entorno dos mesmos, além das pistas de acesso e a ampliação dos aeroportos.
É isso! No jornal (O Estado de S. Paulo), a notícia positiva:
“O mascote da Copa do Mundo de 2014 será um tatu-bola, segundo a edição desta semana da Revista Veja. A publicação também divulgou uma imagem do personagem, cujo lançamento oficial deve ocorrer ainda em setembro. Assim como foi feito com a bola da Copa, o nome do tatu-bola será escolhido através de votação pela internet. Neste domingo, a Fifa anunciou em parceira com a Adidas que o nome da bola da Copa do Mundo de 2014 será Brazuca. A opção venceu a eleição popular pela internet, desbancando os nomes Bossa Nova e Carnavalesca.


Idealizado pela Associação Caatinga (que já registrou os direitos autorais), uma ONG que defende o tatu-bola para mascote da Copa do Mundo de 2014, o tatu-bola foi o vencedor e foi o escolhido! O seu grande sucesso, pela internet, recebeu apoio total de blogs, das redes sociais e de outros meios de comunicação. É sucesso!
E o sucesso se comprovou, com o apoio explícito da colunista da “Folha”, a conhecida Mônica Bergamo, que destacou a proposta do tatu-bola como a favorita do Comitê Organizador da Copa.
IMPORTANTE: “Espécie 100% nacional e ameaçada de extinção, o tatu-bola é o animal favorito da maior parte do comitê organizador da Copa de 2014 para o posto de mascote do Mundial no Brasil. Os concorrentes são o jacaré e um felino, provavelmente a onça. O charme do tatu seria poder se transformar em uma bola de futebol”, destaca a colunista da “Folha”.

E esse charme do tatu se transformando em bola já foi tema para a Disney que fez, em 1943, um desenho com Mickey e Pluto interagindo com o tatu-bola. O vídeo é imperdível!
Desenho Sensacional e inédito de Walt Disney sobre o TATU-BOLA DE 1943/ VEJA VÍDEO aqui

O nosso Maurício de Souza também já idealizou o “Pelezinho”, em 1978 para ser o mascote de uma Copa do Mundo. E fez sucesso, transformando-se em mais uma das criações de Maurício de Souza com vida própria...
(Blog do Ricardo Noblat/ Charge do Chico Caruso)
E os preparativos para a Copa já estão na reta final. As ARENAS estarão prontas. Os voluntários já estão sendo escolhidos. As autoridades estaduais deverão dar todo apoio para as ARENAS em seus entornos, facilitando a circulação de veículos e o acesso dos torcedores. No encontro com a presidenta Dilma Rousseff, José Blatter deixou claro que os desentendimentos ficaram no passado. Com a presença de PELÉ – o Embaixador da COPA! – a conversa fluiu alegre e positiva. Essa reunião e a vinda de Blatter ao Brasil, foi uma iniciativa de Pelé.
TATU-BOLA CORRE RISCO DE EXTINÇÃO!!!
A escolha do tatu-bola para símbolo da Copa de 14, serviria e muito para alavancar uma campanha nacional por sua preservação e – muito mais importante! – mobilizar o governo federal para que faça uma atuação positiva nas regiões em que vivem os tatus-bolas para que a população tenha outras opções para suprir a própria subsistência. NÃO é por prazer que são caçados os tatus-bolas e, SIM, por absoluta necessidade (FOME) da população!!!


4 comentários:
Delmanto disse...
É impressionante a perspicácia de Walt Disney na caça de talentos e de temas para seus desenhos, invariavelmente, sucessos absolutos. Em 1943, quando a maioria dos que estão com a missão de escolher o SÍMBOLO da COPA DO MUNDO DE 1914, ainda nem tinha nascido, já fazia sucesso o “olho criador” de Disney.
E o TATU-BOLA faz por merecer esse sucesso. Sendo 100% nacional, ele é interessante, vira bola e é muito simpático!
No momento é o preferido, MAS mesmo que não seja o escolhido, a sua simples lembrança já ajudou muito na divulgação de suas características únicas e, PRINCIPALMENTE, para o PERIGO EMINENTE DE SUA EXTINÇÃO!!!
E ele é caçado NÃO por maldade da população, MAS, SIM, para matar a fome desses brasileiros que habitam nas regiões mais áridas. TAREFA URGENTE para o Governo Federal!
Vamos promover e utilizar o TATU-BOLA, mas, ANTES, vamos EVITAR a sua extinção e mobilizar os órgãos governamentais para que realizem, na região, uma ação PERMANENTE de auxílio básico à população local e, PRINCIPALMENTE, que faça uma campanha educativa pela PRESERVAÇÃO DO TATU-BOLA!

         Anônimo disse...

        Jo Sant’Iago (Facebook): vou confessar...eu já comi tatu e achei               uma delícia...
Anônimo disse...
Delmanto, o Pelé deixou claro em sua entrevista o esforço e o “jogo de cintura” que teve que ter para levar o relacionamento Governo Brasileiro X FIFA a bom termo. O secretário da FIFA “pisou” na bola ao fazer aquela declaração, MAS os integrantes do Governo Brasileiro, desde a época do trapalhão ministro Orlando Silva que saiu a “toque-de-caixa”, temos agora o ministro Aldo Rebelo (também do jurássico PCdoB) e grande amigo do “agro-negócio”...rsrsrs E o PELÉ atuou como “bombeiro”, salvando a garantia da Copa para 2014 no Brasil. Aliás, foi para isso que a presidente Dilma o nomeou como EMBAIXADOR DA COPA!
Vamos torcer para que, daqui pra frente, tudo corra bem! Chega de conffusão e má gestão!
(p.gomes@yahoo,com.br)
Anônimo disse...
Muito legal a indicação do tatu-bola. Quem não viu e brincou com essa preciosidade na infância? E o desenho do Walt Disney! Que perfeição! Ele captou perfeitamente a mensagem...rsrsrs Valeu, Delmanto. Abs. (carla.bueno2011@bol.com.br)



2 comentários:

Anônimo disse...

Tatu bola na cabeça! vamos torcer e vencer esta copa! Haroldo.leao@hotmai.com

Tomás de Vilheio disse...

Eu adorei a escolha do Tatu-bola para ser o mascote desta edição da Copa por dois motivos. O primeiro é o fato de que ele pode se transformar em uma bola, o que tem tudo a ver com a Copa. O segundo é que ele é um animal ameaçado de extinção e, por meio dessa escolha, pode ser que o povo brasileiro tome mais consciência sobre o problema, não só em relação à essa espécie como também em relação a todos os outros animais que passam pelo mesmo problema.

Também queria te agradecer pelos post e pelas informações divididas com a gente. Achei tudo muito bem escrito e super interessante! É muito importante termos conhecimento dos motivos que fizeram com que esse mascote fosse o escolhido.

Entrei um página bem legal relacionada ao Fuleco e acho que vale a pena dar uma olhada, se você tiver interesse. compartilhei com você pelo campo url.

Abraços,
Tomás.

Postar um comentário