fevereiro 24, 2014

Blocos na rua...NA RUAAA!!!!!

Blocos na rua...NA RUAAA!!!!!



O final de semana foi com tudo no mundo da folia. Mais de 100 blocos agitaram o último final de semana que antecede o Carnaval, mas o ápice foi no domingo (23/02). Durante o meio da semana, poucos blocos foram para a rua, mas o que veio aí no final de semana foi uma verdadeira festa pelas ruas da cidade.

Blocos como Simpatia É Quase Amor, Empolga às 9, Carmelitas, Banda de Ipanema e Suvaco de Cristo vão para as ruas no domingo.

No Rio de Janeiro e em São Paulo. O Carnaval de rua, com efetiva participação da comunidadeé uma realidade nestes dois grandes centros. Tradicional em Pernambuco e na Bahia, volta com força total no Rio de Janeiro, acabando com a chamada Ditadura das Escolas de Samba. Claro, que o grande espetáculo das Escolas de Samba continuará, MAS o povo do Rio, o carioca volta a fazer o seu próprio carnaval, que já teve seu esplendor no passado. E São Paulo, seguindo o Rio, vem com uma vitalidade impressionante!

No Rio, além dos blocos, o domingo foi dia de festa na Sapucaí. A lavagem do sambódromo recebeu atrações especiais para comemorar os 30 anos do Sambódromo. Criação magistral de Darcy Ribeiro que foi concretizada pelo projeto magnífico de Oscar Nyemeier, durante o governo de Leonel Brizola. Após show de Dudu Nobre, a Vila Isabel realizará seu ensaio técnico, o último das escolas antes dos desfiles oficiais.

VEJAM OS BLOCOS QUE DESFILARAM:

SÃO PAULO:


Bloco do Burocra - Criado pela Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP), o bloco brinca com jargões e cotidiano de pessoas que lidam com a burocracia. Dia 21/2 (sexta-feira) , às 18h30, saindo da R. Haddock Lobo com a R. Matias Aires.
Bloco Soviético - Os clichês da Guerra Fria se tornam piada neste bloco, que tem marchinhas com referências a ideias marxistas. Dia 22/2 (sábado), às 15h30, saindo da R. Haddock Lobo.
Queimanu a Largada - Tradicional bloco pré-carnaval para os foliões mais afobados que querem curtir a folia uma semana antes do feriado. Dia 22/2 (sábado), às 16h, saindo da Pça Ramos de Azevedo.
Tarado Ni Você - As músicas de Caetano Veloso viram marchinhas de carnaval no bloco, que procura, também, ocupar os lugares públicos da cidade. Dia 22/2 (sábado), às 14h, saindo da Av. Ipiranda com a Av. São João.
Busca Pé - Há 14 anos desfilando pelas ruas de São Paulo, o bloco foi criado no Bar do Ari, no Largo de Santa Cecília. O tema deste ano é: O Lá Em Casa, tamo com as mãos na Taça Hexa Brasil. Dia 22/2 (sábado), às 18h, na Pça Marechal Deodoro.
Me Fode que Eu Sou Produção & Bloco Pilantragi - Formado por produtores de evento, o bloco procura resgatar o carnaval de marchinha e homenagear a música brasileira com o apoio da festa feita pelo jornalista Rodrigo Bento. Dia 22/2 (sábado), às 14h, saindo da Pça. Dom Orione.
Moocarnaval de Rua - Promovido pela subprefeitura da Mooca, fará o trajeto pelo bairro ao som de marchinhas de carnaval. Dia 22/2 (sábado), às 14h, saindo da R. Jaibaras.
Bloco do Onze - Oriundo do time de futebol XI Primos, do bairro do Ipiranga, o bloco tem atividades carnavalescas para associados e moradores da região. Dia 22/2 (sábado), às 16h, saindo da R. Amadis, 242.
Bangalafumenga & Sargento Pimenta - Criado originalmente no Rio de Janeiro, o bloco desfila em São Paulo desde 2011. Uma bateria formada por alunos das oficinas da agremiação tocam marchinhas. Dia 22/2 (sábado), às 10h30, saindo da Pça Caetano Fraccaroli.
Acadêmicos do Baixo Augusta - Desfilando anualmente desde 2009, o bloco reúne moradores da região em uma festa para comemorar a revitalização do lugar, conhecido por suas casas noturnas. Dia 23/2 (domingo), às 14h, saindo da R. Augusta.
Nóis Trupica Mais Não Cai - Músicos e compositores participam de um concurso de marchinhas que acontece durante o trajeto do bloco, que já reuniu mais de 3 mil foliões. Dia 23/3 (domingo), às 16h, saindo da R. Belmiro Braga.
UMES Caras-Pintadas - Integrantes da ala mirim da bateria da Vai-Vai acompanham, pelas ruas do Bixiga, os foliões do bloco criado por afiliados da União Municipal dos Estudantes Secundaristas. Dia 25/2 (terça-feira), às 16h, saindo da Pça Dom Orione.
Se Essa Rua Fosse Minha - Depois das manifestações de junho de 2013, estudantes se reúnem para se divertir e exaltar a importância de ir às ruas em protestos. Dia 26/2 (quarta-feira), às 19h, saindo da R. Taguá (R. dos Estudantes).
Tô no Vermelho! - Temas polêmicos da política brasileira fazem parte das marchinhas do bloco, que sai da frente do ed. Copan. Dia 27/2 (quinta-feira), às 19h, saindo da Av. Ipiranga.
Meu Bloco na Rua - Pessoas em reabilitação psicosocial saem para se divertir nas ruas e para mostrar a produção cultural feita durante o ano. Dia 27/2 (quinta-feira), às 14h, saindo da R. Mariucha.
Paraisópolis Folia 2014 - Bandas da região de uma das maiores comunidades da cidade de São Paulo desfilam pelo bairro. Criado em 2010, o bloco chegou a reunir 7 mil pessoas no ano passado. Dia 28/2 (sexta-feira), às 20h, saindo da Av. Perimetral.
77 - Os Originais do Punk - Clássicos do punk rock nacional ganham versão em marchinha de carnaval e leva mesmo os roqueiros, que costumam não gostar do feriado, para a folia. Dia 28/2 (sexta-feira), às 20h, saindo da R. Simão Álvares (esquina com R. Cardeal Arcoverde).
As Virgens do Minhocão - O bloco ocupa o elevado para fazer um carnaval travestido: homens se vestem como mulheres e mulheres, como homens. Dia 1/03 (sábado), às 12h, saindo da Av. São João.
Lira da Vila - A música brasileira está no carro abre-alas do do bloco, criado por moradores da Vila Buarque, no centro de São Paulo. Dia 1/03 (sábado), às 17h, saindo da Pça. Rotary.
Jegue Elétrico - Em vez de um trio elétrico, o bloco é puxado por uma bicicleta equipada com caixas de som. As marchinhas são autorais e relembram os antigos cordões. Dia 1/03 (sábado), às 16h, saindo da frente do Bar do Biu (R. Cardeal Arcoverde com R. João Moura), às 16h
Ornam um Por Todos e Todos pelo Social - Moradores da Bela Vista montaram o bloco, que retoma tradições carnavalescas e desfila pelas ruas do bairro. Dia 2/03 (domingo), às 12h, saindo da R. Humaitá, 637.
Lambuza - Foliões usam roupas inspiradas na Idade Média e nas cores azul e rosa. O cortejo percorre pelo centro histórico de São Paulo. Dia 3/03 (segunda-feira), às 16h, saindo da frente do Theatro Municipal.
Com Saia Rodada - O bloco comemora o Dia Internacional da Mulher com muita marchinha de carnaval e folia. Dia 8/3 (sábado), às 16h, saindo da Pça. da Liberdade.
Filhos da Xuxa na Ressaca - As músicas trashes dos anos 1990 em versão marchinha embalam a folia pela Vila Madalena. Dia 9/3 (domingo), às 14h, saindo da R. Fidalga.
Concentração: R. Fidalga, às 14h.
Casa Comigo - Marchinhas, samba e o samba-reggae animam o cortejo de participantes fantasiados como noivas, noivos e padrinhos de um casamento. Dia 16/3 (domingo), às 14h, saibdo da R. Beatriz, 61.

RIO DE JANEIRO:

Simpatia é Quase Amor - Um dos mais clássicos do Rio, o bloco “Simpa”, como é conhecido, promete levar mais de 100 mil às ruas de Ipanema. Dia 22/02 (sábado), saindo da Praça General Osório às 16h.
Céu na Terra - Para esquentar os ânimos pré-carnaval, bloco promove o Baile da Cabeleira do Zezé. A orgia carnavalesca vai homenagear os 50 anos da marchinha criado por João Roberto Kelly. É pra caprichar na peruca. Dia 22/02 (sábado) às 17h, no Largo das Neves, Santa Teresa.
Ih, é Carnaval! - Bloco criado pelo pessoal de Economia da UFRJ promete arrastar foliões para os arredores da Urca. Dia 22/02 (sábado), às 18h saindo da Av. Pasteur, 250.
Timoneiros da Viola - Vencedor do Prêmio Melhor Bloco de 2012, agremiação sai às ruas para homenagear o mestre Paulinho da Viola. Pessoal da Portela promete relembrar clássicos da escola, puxado por Rixxa, o Pavarotti do Samba. Dia 23/02 (domingo) saindo da Praça Paulo da Portela às 12h.
Suvaco do Cristo - Agitando as ruas do Jardim Botânico desde 1985, o bloco espera 40 mil pessoas e tem até fantasias de produção própria, feitas pela ONG Divinas Axilas. Dia 23/02 (domingo) às 10h saindo da esquina das ruas Jardim Botânico com a Faro.
Cordão do Boitatá - O cortejo da grande Orquestra de Rua do Cordão do Boitatá promete para 2014 uma maravilhosa ala de baianas, além de um boneco gigante do Pixinguinha. Dia 23/02 (domingo) às 8h, saindo da Rua do Mercado.
Chora, me Liga - Para quem gosta de música sertaneja mas não dispensa uma pipoca de carnaval. Em seu quinto ano, teve até que mudar de locação, de tão pop que ficou. Dia 23/02 (domingo) saindo às 10h da Praia de São Conrado.
Bloco da Preta - Ela é tão musa que ganhou o próprio bloco, um dos favoritos do público gay. Este ano vai ser especial, com o sucesso do DVD “Bloco da Preta”, lançado no início de fevereiro. Dia 23/02 (domingo) às 13h, saindo da esquina da Av. Rio Branco com a Presidente Vargas.
Tâmo Junto In Folia - Maior bloco da Zona Oeste promete um mix de axé, samba e pagode para 60 mil foliões. O desfile oficial terá dois trios elétricos arrastando a multidão pelas ruas de Padre Miguel. Dia 23/02 (domingo) às 12h, saindo do Ponto Chic, na Rua General Gomes de Castro.
Vem ni Mim que Sou Facinha - Desde 2000 o bloco agita as ruas de Ipanema comemorando a irreverência, a alegria e o otimismo do carnaval. Esta será a 15ª edição do evento. Dia 28/02 (sexta-feira), saindo da Praça General Osório às 18h.
Banda de Ipanema - Bloco comemora 50ª edição em 2014, junto com os centenários de Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues e Aracy de Almeida. No mínimo especial! Dia 01/03 (sexta-feira) às 17h30 saindo da Rua Gomes Carneiro na Praça General Osório.
Cordão da Bola Preta - Mais antigo e mais famoso em atividade, o Cordão este ano terá homenagem da Estação Primeira de Mangueira. Mais de 2 milhões são aguardados. Dia 01/03 (sábado) às 9h, saindo da esquina da Av. Rio Branco com a Presidente Vargas.
Mulheres de Zeca - Elas cantam Zeca Pagodinho. Simples assim! Dia 01/03 (sábado) às 18h saindo do Parque Madureira.
Barbas - Esquerdistas se jogam na folia organizada por Nelson Rodrigues Filho. Grupo promete cantar sobre a polêmica das biografias não autorizadas, além de banho de água vindo de um caminhão pipa. Dia 01/03 (sábado) às 15h saindo da esquina da rua Arnaldo Quintela com a Assis Bueno.
Blocão da Barra - Animação 100% família para os moradores da Barra. Os donos dos animais de estimação também são bem vindos! Vai ter até concurso de fantasia com premiação. Dia 01/03 (sábado), às 9h, saindo da Praça Do Ó.
Thriller Elétrico - Para os fãs de música pop, um motivo para sair de casa: um bloco dedicado a Michael Jackson. A festa vem cheia de hits das últimas décadas e o público promete ser jovem. Dia 02/03 (domingo) às 10h, saindo da Praça Barão de Drumond, na Tijuca.
Bonecas Deslumbradas de Olaria - Bloco clássico do bairro carioca espera mais de 3 mil pessoas em 2014. Dia 02/03 (domingo) saindo às 18h da Rua Conselheiro Paulino.
Toca Rauuul - A folia do maluco beleza promete explorar todos os ritmos carnavalescos, do frevo ao maracatu, passando pelo samba e o baião. Tudo, é claro, misturado com muito rock’n’roll. Dia 02/03 (domingo) às 14h, saindo da Praça Tiradentes, no centro.

Carmelitas - É comum dizer que uma freira do Convento das Carmelitas pulou o muro para cair no samba, originando o bloco hoje já com 23 anos. É bom ir preparado para subir e descer as ladeiras de Santa Teresa. Dia 02/03 (domingo) às 10h, saindo da Rua Almirante Alexandrino.
Sargento Pimenta - Música dos Beatles em ritmo de carnaval. Quer melhor que isso? Dia 03/03 (segunda-feira) às 15h, saindo do Aterro do Flamengo.
Rio Maracatu - Bloco promete encher as ruas de Ipanema com releituras de Lenine, Nação Zumbi e Luiz Gonzaga. Cerca de 10 mil são esperados. Dia 04/03 (terça-feira) às 10h, saindo da Avenida Vieira Souto, em frente ao Posto 8.
Orquestra Voadora - Brass band conhecida por arranjos inovadores de clássicos da MPB faz seu desfile 2014 cheio de amor pelas ruas do Flamengo. Dia 04/03 (terça-feira) às 15h, saindo do Aterro do Flamengo.
Me Beija Que Eu Sou Cineasta - Profissionais e estudantes de cinema se reúnem no BG para, este ano, homenagear o ator Ney Latorraca. O ensaio “Beijo Técnico” rola na sexta-feira (28) no Bar da Rampa. Dia 05/03 (quarta-feira) às 10h, saindo da Praça Santos Dummont.
Quizomba - Gente linda em clima de paquera é o que promete o bloco criado em 2012 com sede no histórico Circo Voador. Para os mais animados rola um ensaio na quarta-feira (26), um pouco antes do desfile oficial. Dia 08/03 (sábado) às 9h, saindo da Rua dos Arcos.
Monobloco - Idealizado em 2000 pela banda Pedro Luís e a Parede, grupo fará seu desfile já no finalzinho do carnaval -- mas não vale ir de ressaca. Dia 09/03 (domingo) às 9h, saindo da esquina da Av. Rio Branco com a Presidente Vargas.
Povo na Rua, Blocos de Carnaval, Cariocas e Paulistas, Carnaval do Povo

4 comentários:

Delmanto disse...

É claro que a Grande Ópera Popular vai continuar, ou seja, os Desfiles das Grandes Escolas de Samba... Mas isso é carnaval para se ver...agora, para participar, é samba no pé e sair no Bloco, no Cordão ou na Banda.
O Rio de Janeiro e São Paulo já estão nessa. Há 2 anos vem num crescendo. É o povo na rua! Participando!
Bombou! Quase 100 Blocos nas principais avenidas. É o Carnaval do Povo.
Sucesso!!!

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
2 feira - Quanto riso... quanta alegria ...
Não sou uma foliã, mas agora com os blocos ,senti uma vontadinha...
Quem sabe no proximo ano rs

Anônimo disse...

Silvia Maria Sant'Iago Martins (facebook): Até ficar olhando e observar as fantasias criativas é Muito Bom e Divertido Jo Sant'Iago ! A gente vê desde os bebês até as senhorinhas com alguma fantasia. A alegria, descontração e o bom humor tornam-se contagiantes !

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook): Silvia Maria Sant'Iago Martins, este ano não vai dar mais, mas quem sabe no próximo vou ao Carnaval do Rio rs. Vc me leva?

Postar um comentário