abril 09, 2014

Alambari / Piapara: O Turismo Raiz!


Alambari / Piapara: O Turismo Raiz!

Alambari em 1945, atual Piapara. Ilustração do saudoso Mestre Benedito Vinício Barreiros Aloise, feita para o seu livro “Uma História Desenhada”, 2007.
clique na imagem para ampliá-la

          Há muito tempo se discute a importância do turismo no desenvolvimento de Botucatu.  E mais : discute-se a validade da assertiva de que o turismo é uma industria e que bem direcionado pode suprir as necessidades sócio-econômicas de um município.  Na Europa e nos Estados Unidos isso já é realidade há muitos anos.  Também no Brasil, nos últimos 15 anos, o turismo vem sendo tratado de forma empresarial, objetivando o lucro mas sem deixar de respeitar a ecologia  e as características próprias de cada região.
         O turismo empresarial tem se tornado mais visível no Norte e Nordeste do país.  Empreendimentos audaciosos, com aporte de capital estrangeiro, em parceria com empresários nacionais, tem sido a tônica dos últimos anos.  Encabeçados por Fortaleza, vão do Amazonas ao Rio Grande Norte e Natal.  Aliás, Fortaleza tem se revelado como a capital-surpresa do Brasil : levou o primeiro lugar entre as mais eficientes administrações públicas do Brasil, como a provar que o dinheiro público pode e deve ser bem gerido.  Ao mesmo tempo, mergulhou fundo no apoio ao turismo-empresa, valorizando e prestigiando a iniciativa privada.  A parceria com a iniciativa privada tem sido a principal característica desses empreendimentos no Norte e Nordeste do país.  O Poder Público entra apenas no disciplinamento e no apoiamento desses projetos junto aos Governos Estaduais e Federal e junto às Instituições de Crédito para que o necessário aporte de capital viabilize esses empreendimentos.
         No Estado de São Paulo, encontramos iniciativas nesse sentido, mas de forma isolada em algumas Prefeituras Municipais.  Santa Barbara do Rio Pardo, São Pedro, Barra Bonita, Avaré, Paraguaçu Paulista, Presidente Prudente e outras, tem procurado profissionalizar o turismo como forma efetiva de incentivar o desenvolvimento de seus respectivos municípios. 
         É difícil ?  Não tenham dúvidas de que é...  Mas é possível.  É viável !
         Nesse CENÁRIO como se situa a cidade de Botucatu ?!?  Simplesmente, não se situa...
         E que não se veja nessa afirmação uma crítica a quem quer que seja.  Simplesmente é uma constatação...

 O  PERFIL DE  BOTUCATU

         Há muito tempo vem se discutindo qual seria o PERFIL da cidade de Botucatu.  Qual a vocação de Botucatu???
         Botucatu teria um perfil industrial?  Acreditamos que não. Em que pese a presença de grandes empresas em nossa cidade , Botucatu não é um polo industrial como o são Diadema, Santo André, São Caetano, São Bernardo e mesmo Marília, Jaú ,Araraquara e Franca.  Os nossos 3 Ciclos Industriais estão a atestar essa afirmativa.  Sempre serão bem vindas industrias não poluidoras para a nossa cidade, mas Botucatu, com certeza não é um polo industrial.        É de outra INDUSTRIA que Botucatu está precisando : a Industria do Turismo!
         Sim, esse o caminho a seguir.
         Botucatu encontrando o seu perfil.  Botucatu encontrando a sua vocação.
         O  P E R F I L de Botucatu é o de um grande centro universitário, caracterizado pela excelência da qualidade de suas Unidades de Ensino e, também, um grande centro turístico, aproveitando o magnífico potencial que a natureza lhe agraciou.
         Botucatu possui em sua área territorial o Rio Tietê, a principal Hidrovia do país, conhecido entre nós como o Rio Bonito. Lá já há uma procura espontânea pelo lazer e pelo turismo. Mas é uma procura absolutamente desarticulada de qualquer orientação ou coordenação do Poder Público, como seria uma Política voltada para o Turismo.  Esse é um dos pontos que poderão ser objeto de estudos pela Prefeitura Municipal de Botucatu.  A implantação de um grande empreendimento turístico em área ainda preservada poderia ser sucesso garantido.  Sempre com a participação da iniciativa privada, a implantação de um Hotel  Resort, com certeza , seria um empreendimento que traria desenvolvimento e riqueza para o nosso município.  Isso quer dizer, em outras palavras, mais empregos para a nossa juventude e mais dinheiro girando no comércio local.
Na futura Avenida Turística, temos o Mirante da Cuesta e a visão privilegiada das Três Pedras.

         No entanto, Botucatu possui uma região privilegiada pela natureza.  Afora as nossas magníficas cachoeiras (ainda inexploradas), o Morro de Rubião Jr. (inexplorado turisticamente), a CUESTA que poderia ter a Avenida Turística (de Vitoriana até a Rod. Marechal Rondon, no "topo" da Cuesta), nós temos uma região muito especial : PIAPARA (Alambari), que possui toda a beleza própria do interior, com um povoado típico e,principalmente, possui uma das melhores e mais saudáveis águas de todo o Brasil.

 BALNEÁRIO E TERMAS DE PIAPARA
1936
clique na imagem para ampliá-la

         Não é essa uma descoberta nossa.  Outros botucatuenses, de muita visão e amor a Botucatu, já sonharam muito com um empreendimento turístico em Piapara.  E não ficaram no sonho : mandaram examinar  a água e idealizaram um empreendimento adequado à época. Piapara era sempre escolhida para as festas da colônia italiana, para os encontros e confraternizações...
(revista PEABIRU nº09 -maio/junho/1998)
clique na imagem para ampliá-la

         Em meados de 1936 (Há 77 anos atrás !!!) já se pensava em um empreendimento hoteleiro com estação de águas para Piapara. Todos os jornais botucatuenses publicaram no ano de 1936 o anúncio (a propaganda) publicitário que estamos reproduzindo como ilustração desta matéria.
         O Balneário "São Domingos" idealizado por Gastão Pupo, Trajano Pupo e Aluizio de Azevedo Marques possuía "água grandemente mineralizada, proveniente de um poço artesiano com 480 metros de profundidade. Efeito surpreendente no tratamento de enfermidades do Estomago, Nervos e Pele".     E os idealizadores do empreendimento não tinham conhecimento da existência do Aqüífero Botucatu/Guarani e nem sabiam que o IPT - Instituto de Pesquisas Técnológicas já vem estudando o assunto e comprovando  a qualidade dessa água subterrânea.  Na edição anterior da Revista PEABIRU, no artigo-reportagem sobre o Aqüífero de Botucatu, dizíamos que "...A água que jorra em Paraguaçu Paulista tem uma temperatura de 75 graus centígrados.  Tanto é assim, que o IPT está fazendo estudos para os que desejarem utilizar "o precioso líquido" em projetos turísticos no oeste do Estado.  Foz do Iguaçu já está experimentando esse "boom" : seus melhores hoteis estão perfurando poços artesianos para abastecer suas piscinas com água quente (com mil metros de profundidade tem-se água com temperaturas entre 40 e 60 graus centígrados)."

estação de Piapara
         A coordenação do sonhado empreendimento da Botucatu dos anos 30 era de Nello Pedretti, que previa em sua propaganda à população botucatuense "diversões - locais para pescarias e caçadas - passeios agradáveis -alimentação salutar - paisagens imponentes - piscina - leite puro - esportes - banhos em águas medicinais e de sol - cinemas".
         Na propaganda da água a mesma ênfase:
"S. Domingos" - Água Mineral Natural.  Bastante Alcalina, Sulfatada, Cloretada, Sulfidrica e Radioativa".
         E sem estarem na atual onda turística, promoviam Botucatu : " - Passe as suas férias em Botucatu - Cidade Ideal para Férias e Para Descanso".
É VIÁVEL  ? ! ? Basta ter vontade política e capacidade de coordenação junto a empresários do setor.
         É viável.  O Poder Público teria que oferecer o mínimo de infra-estrutura, ou seja, conseguir do Governo do Estado o asfaltamento da estrada vicinal que leva até Piapara.  Investir em termos de melhoria da infra-estrutura do povoado e BUSCAR parceria com a iniciativa privada, propiciando o acesso dos empresários às linhas de financiamento que existem a nível do Governo Federal (EMBRATUR/BNDES).
            Esse é um caminho viável para que se dote Botucatu do tão almejado desenvolvimento.  A falta de dinheiro das Prefeituras e, por consequência, da Prefeitura de Botucatu é indiscutível... Daí a necessidade de muita criatividade e de se buscar o caminho que está viabilizando todos esses empreendimentos no Brasil : a parceria com a iniciativa privada.
          O BALNEÁRIO E TERMAS DE PIAPARA é um empreendimento viável !
         BOTUCATU  " é uma cidade ideal para férias e para descanso"... (AMD)


(Revista Peabiru nº 02 - Ano I - março/abril de 1997)

23 comentários:

Delmanto disse...

De Piapara são sempre lembrados os nomes do saudoso Mestre do Desenho e da Ilustração, o prof. Vinício Aloise e do também professor, escritor e conhecido comunicador da Rádio Municipalista, José Maria Benedito Leonel. Divulgaram e promoveram a antiga Alambari. Recentemente, noticiou-se o empenho do Zé Maria para que seja asfaltada a estrada vicinal que liga Botucatu à Piapara...

RECADO: O asfaltamento da estrada que liga Botucatu a Piapara é possível. Existe verba estadual para essas estradas vicinais, BASTA TER VONTADE POLÍTICA!

Esse é o caminho. Já tentado várias vezes e em várias administrações. Mas a hora de Piapara há de chegar!
Este post é mais um apoio à definitiva inclusão de Piapara no planejamento turístico de Botucatu. É uma preciosidade que está isolada, exatamente, pela dificuldade de acesso.
Com a sua água comprovadamente medicinal, o saudoso mestre Agostinho Minicucci, quando se referia ao Aqüífero Botucatu/Guarani, lembrava de Paraguaçu Paulista que fez um grande empreendimento aproveitando as águas sulfurosas do Aqüífero Botucatu para banhos medicinais, piscina de água quente no seu moderno resort enquanto nós, dizia Agostinho Minicucci, continuamos a molhar os pés no ribeirão Lavapés...ainda poluído...
Vamos empreender em parceria com a iniciativa privada!
Vamos prestigiar PIAPARA!

Anônimo disse...

Boa, Delmanto. O Vinício tem lindas lustrações de Piapara. As “NOVAS COMITIVAS” que forem constituídas podem percorrer o roteiro estipulado, passando por museus e fazendas e terminado em Piapara, com almoço típico e show de viola e violão... Seria um sucesso!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Que legal, Armandinho! E as ilustrações, que maravilha!

Anônimo disse...

Neuza Moises Rezende Leite (Facebook): Muito bom, Armandinho!!!

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook): Como é bom conseguir visualizar cada uma de suas palavras, pois o que vc escreve é tão gostoso de ler que sou capaz de viajar na leitura. Bjs e parabéns pelo artigo impecável.

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook): Ai que delícia! Por enquanto li só uma vez mas, tenho certeza de que vou ler outras mais. Viajei no tempo, revi os almoços festivos da minha italianada. Saudades! Concordo plenamente quanto a um resort no Rio Bonito. O lugar é ideal. Morei na Fazenda Caçador, que foi loteada para dar origem aos ranchos ali existentes. Nossa fazenda era vizinha ao do Sr. Alcides Soares, tínhamos praias particulares. É um lugar prontinho para enriquecer o turismo. Há muito tempo já tínhamos essa visão. Parabéns e obrigada pelas lembranças

Anônimo disse...

Luiz Carlos (Facebook): Com todo o respeito Sr. Armando Moraes Delmanto, mas citar o Tietê como a PRINCIPAL hidrovia do país não seria um pouco de exagero? Pode-se dizer que está entre as principais. Sem dúvida a região do Rio Bonito é magnífica, porém parece mais o complexo do abandono. A estrutura é precária.

Luiz Carlos (Facebook): Sinceramente, prefiro rodar uns quilômetros a mais e ir até Barra Bonita...não tem comparação com o Rio Bonito! E nunca vai ter!!!

Armando Moraes Delmanto: Obrigado, Luiz Carlos, por sua participação comentando o post.
A Hidrovia Tietê-Paraná é, sim, a principal hidrovia no transporte de cargas, inclusive ajudando na integração do MERCOSUL. Ela liga as regiões sul, sudeste e centro oeste do Brasil. Tem uma extensão de 1.720 Km.
Realmente, Barra Bonita é um dos trechos do Tietê mais valorizados, com hotéis completos e um turismo muito bem organizado. E o Rio Bonito há muito tempo está sem um planejamento municipal que o adapte a ser um excelente polo turístico. Mas é um desejo dos botucatuenses que querem, também, uma área valorizada e onde possam usufruir do lazer e do turismo regional.
Vamos valorizar a nossa região e esperar que o Poder Público faça parceria com empresários do setor de turismo, além de urbanizar e incentivar o lazer no Rio Bonito.

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook): Você é um ser muito especial, que dá valor às coisas de sua terra, que ama suas raízes, é muito bom! Qto ao Balneário de Piapara na Mina, seria ótimo, segundo estudos que foram feitos da água dessa mina, ela é muito boa para a nossa saúde e só tem uma igual na Rússia. Mas parece que ali foi vendido para pessoas que não tem interesse em fazer alguma coisa para o proveito turístico daquele lugar.

Armando Moraes Delmanto: Obrigado, Mirian, pelo elogio e pelo seu comentário. Realmente, já foram feitos estudos e a água é excepcional. Hoje, pertence a particulares que parecem não ter interesse. No entanto, o Poder Público pode expropriar a área suficiente para a construção de um balneário. Claro que seria em parceria com o setor privado. Havendo a atuação da Prefeitura Municipal no asfaltamento da estrada vicinal (o Governo do Estado tem programa de asfalto a fundo perdido para as estradas vicinais municipais) e na infra-estrutura de Piapara, os empresários viabilizam o empreendimento.
Vamos torcer para que isso aconteça ou, pelo, menos, que se comece a batalhar por essas melhorias.
Valeu. Grande abraço.

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): Nossaaaaaaaaaaaaa. Viajei...Eu fui a Piapara quando era criança, com um primo de Botucatu rsrsr que loucura...era muito lindo o lugar.

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook):
Adoraria voltar aí,onde fui quando criança . Passeamos a cavalo e foi muiiito gostoso. Merece ser explorada pelo turismo.

Anônimo disse...

Rene Alves de Almeida fale com o JOSE MARIA BENEDITO LEONEL , ZE MARIA DA MUNICIPALISTA para conseguir um exemplar do livro que ele lançou ... vale a pena ler as estórias e as histórias de PIAPARA .....

Anônimo disse...

Ana Maria Winckler Audi (Facebook):
Quanto tempo! Que saudade,

Anônimo disse...


Jo Sant'Iago (Facebook):compartilhou sua foto.
41 min · Editado ·
4 feira
Conheci este lugar, Alambari ou Piapara, quando era ainda bem pequena.
Depois de ler este artigo,fiquei pensando que se tivesse 40 anos, não teria
duvida , iria morar la. Faria uma linda Pousada ,para receber poucas pessoas
e garanto a voce,que seria sucesso rsrs.
O tempo passa e acaba limitando os nosso sonhos ... Sera?
Bom diaaaaaaa!!!
Seja Feliz!

Anônimo disse...

Maria Vitoria Simoes (Facebook):
Armando... Precisamos de vc de volta a politica...a boa politica...para q certas coisas se realizem ... Pense nisso.....

Delmanto disse...

Maria Vitória...assim você me enche de orgulho...
Eu estou, na política, de acordo com aquela musiquinha que tenho sempre repetido: “O meu coração é só de Jesus, a minha alegria é a Santa Cruz”...rsrsrs
Grande abraço e obrigado pela sua atenção.
Valeu.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Ramiro Vióla (Facebook):
ATENÇÃO PARA AS COISAS DE TRADIÇÃO EM BOTUCATU?...QUANDO?..PENA EMMMMMMMMMMM...

Anônimo disse...

Maria Vitoria Simoes (Facebook):
Mas é fato... Vc tem muito a contribuir para a vida publica...experiencia, cultura, decencia e vontade realizar coisas bem feitas...

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira(Facebook):
Amei! Fantástco! parabéns Armando vc é um gênio!

Delmanto disse...

Obrigadão, Mirian.
Não sou gênio...apenas amigo do Zé Maria e defensor do melhor Turismo Raiz da região, que é Piapara, cantado há quase 100 Anos!
Falta é vontade política, mas um dia chegaremos lá...
Grande abraço.

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook):
Verdade Armando a falta de vontade política tem atravancado o nosso progresso turístico e outros. Eu disse gênio, pela sua sensibiidade, sentimento que está um tanto qto em desuso atualmente. Um abração e obrigada pelo nosso Piapara (Alambari)

Anônimo disse...

Lia Almeida Lemos (fACEBOOK): compartilhou sua foto.

Um esboço da terra onde nasci ......

Anônimo disse...

Lia Almeida Lemos (Facebook):
.......o carro de boi do meu avô......., a estação onde meu pai , exerceu a função de telegrafista, a venda do Zé Migué , onde minha avó comprava tecidos para presentear-me, e onde aprendi a gostar das bolachas Maizena e Maria amolecidas, pois ficavam soltas dentro vidros gdes.......faltou marcar a casa da esquina, que era um salão de baile, bailes esses que as turcas de Bofete, eram duas, uma se chamava Mansur, a outra não me lembro, não perdiam por nada deste mundo......, Deus qtas. lembras.....

Anônimo disse...

Eunice Lima Lecionei em Piapara! Ia de caminhão que pegava leite nas fazendas na 2ª feira e retornava na 6ª. Foi o início. Dava aula para 3 turmas. Tomava leite na mangueira, ai que delícia. Obrigada mais uma vez Armando pelas recordações. Meu amado marido ia me visitar lá pois, sua fazenda "A Caçador" não ficava distante. O delícia.

Postar um comentário