abril 03, 2014

Anchieta é Santo!!!

Anchieta é Santo!!!


Aprendemos, desde cedo, na escola, a admirar o “APÓSTOLO DO BRASIL”, o “FUNDADOR DE SÃO PAULO”, o catequisador que entendia, respeitava e amava os índios... Aprendeu o falar o Tupi e o fazia com perfeição.
Há mais de 400 Anos! Sim, há mais de 400 anos foi pedida a sua canonização...Mas a Igreja Católica sempre teve uma relação difícil com a Companhia Religiosa dos Jesuítas. Os JESUÍTAS sofreram as mais odiosas perseguições e, principalmente, a INVEJA dos demais religiosos.
 Sim, os chamados SOLDADOS DE CRISTO eram vistos como uma ordem religiosa de elite, ou seja, os melhores, mais disciplinados e corajosos compunham a ordem religiosa que deveria estar, convertendo fiéis e pregando o evangelho, onde seria difícil e ainda não teria sido ainda objeto da evangelização. Eram assim os JESUÍTAS...


Na escola, aprendemos a admirar ANCHIETA. E a imagem dele escrevendo versos nas areias das praias nos levava na construção de um mundo muito bom, leve, onde a harmonia com os índios representava a interação ideal dos meninos e meninas estudantes de então...
pedra "Cama de Anchieta" em Itanhaém/SP

O Páteo do Colégio, no centro histórico de SÃO PAULO (onde tive a oportunidade de estudar no Cursinho do Tolosa/ Preparatório para o Curso de Direito, em meados dos anos 60), é o Marco da Fundação de São Paulo, nome escolhido por Anchieta em homenagem ao Apóstolo Paulo.


E a cidade de ANCHIETA, no Espírito Santo, onde viveu e construiu o Santuário local.


Hoje, o “Apóstolo do Brasil”, o “Fundador de São Paulo”, tem reconhecida a sua santidade por outro jesuíta, o PAPA FRANCISCO!
O BRASIL ESTÁ ORGULHOSO!
Salve, SÃO JOSÉ DE ANCHIETA!!!

A notícia (Reuters):

“O papa Francisco assinou nesta quinta-feira o decreto de canonização do padre José de Anchieta, transformando em santo o missionário jesuíta considerado o "Apóstolo do Brasil" e um dos fundadores da cidade de São Paulo.
Anchieta, nascido em março de 1534 nas Ilhas Canárias, pertencente a Espanha, chegou ao Brasil com apenas 19 anos e viajou o país inaugurando missões religiosas e atuando na catequese de índios, inclusive tendo aprendido o tupi, que falava com fluência.
"Anchieta é santo. Na manhã desta quinta-feira, 3 de abril, o papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato", informou nota no site do Vaticano.
"Depois de ouvir o relatório sobre a vida e a obra do 'Apóstolo do Brasil', o pontífice assinou o decreto que reconhece a figura e a grandeza do missionário, colocando assim seu testemunho como exemplo para os cristãos de todo o mundo."
O primeiro pedido de canonização de Anchieta foi feito há 417 anos!!!
Depois de um novo pedido apresentado em outubro de 2013 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o papa Francisco ligou pessoalmente para o presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno, informando sobre a canonização, de acordo com o Vaticano.
Junto com o padre Manoel da Nóbrega, Anchieta fundou em 25 de janeiro de 1554 um colégio em Piratininga, onde aos poucos se formou um povoado ao redor que foi batizado pelo missionário de São Paulo, em homenagem ao dia em que se comemora a conversão do apóstolo Paulo.
Anchieta morreu em 1597, aos 63 anos, na aldeia de Reritiba, cidade no Espírito Santo que hoje leva seu nome”.



7 comentários:

Delmanto disse...

É esse o retrato que melhor mostra a realidade da Igreja Católica no Brasil: o PADRE JOSÉ DE ANCHIETA!
Mostra a distância que só foi aumentando ano após ano. A Igreja cada vez mais se distanciando da população e se encastelando em seus templos suntuosos...
ANCHIETA já era SANTO para a maioria católica do Brasil! Só a Igreja levou tanto tempo para descobrir isso e graças ao PAPA FRANCISCO, jesuíta como ANCHIETA.
Claro que existem todas as formalidades canônicas, claro. Mas ANCHIETA já era SANTO por toda a sua trajetória de vida, percorrendo o Brasil, interagindo e protegendo os índios, fundando cidades, evangelizando, sendo um SOLDADO DE CRISTO que soube bem cumprir o seu papel cristão e o fez de tal forma e com tanta dedicação que se tornou SANTO, o APÓSTOLO SANTO DO BRASIL!!!

Anônimo disse...

A IMAGEM DE Anchieta escrevendo poesia nas areias da praia é a imagem perfeita desse religioso que é orgulho de todo brasileiro. Nunca entendi o porquê da Igreja ter tantos Santos e Anchieta ser apenas o Beato e o Apóstolo do Brasil. Todos sabemos que houve, sempre, muita resistência para elevá-lo a Santo. Até para reconhece-lo como Fundador de São Paulo, até hoje há resistências...
Mas para todo brasileiro, com muito respeito aos outros santos: ANCHIETA É O SANTO DO BRASIL! (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Uma poesia para a Virgem Maria escrita nas areias da praia. É muito romântico e de uma religiosidade santa. Ou não?!?
Menina ainda, eu ficava maravilhada com a figura dos livros mostrando o Padre Anchieta escrevendo poesia na praia...
A Igreja fez justiça a esse religioso pioneiro e corajoso e...desapegado! Sim, esse “soldado de cristo” percorreu todo o país sendo amigo dos índios, falando o tupi e os protegendo. Por todo o país foi pregando o evangelho. Fundador de cidades, Anchieta é o Santo Brasileiro!
Viva ANCHIETA!
Viva o PAPA FRANCISCO!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Cida Caraffa (Facebook):
A simplicidade.

Anônimo disse...

Sonia Maria Cabral Simoes (Facebook):
Armandinho,estou gostando muito das suas postagens...aprendo sempre ,é o meu lema!

Anônimo disse...


Maria Celia Stefanini (Facebook): compartilhou sua foto.
·
PAZ E BEM!

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
Não temos sentidos suficientes e nem palavras para entendermos o plano Superior, mas lá, com certeza, há valorização para ações deste gabarito. Que bênção maravilhosa!

Postar um comentário