abril 01, 2014

LUNARDI: Imigrante Pioneiro

LUNARDI: Imigrante Pioneiro

Nascido em 1870, em S. Pellegrino, na Província de Modena, Itália, Virgínio Lunardi tinha, como os modeneses, o espírito prático aliado a idéias modernas e uma têmpera para o trabalho que propiciaram a que tenha sabido levar e construir a sua vida com uma nota otimista e repleta de bons sentimentos, cortesia e espírito empreendedor.



Virgínio Lunardi

Ainda no século passado aportou em Botucatu, em 1897, onde já estava instalada expressiva colônia agrícola dos italianos. De início, dedicou-se ao comércio onde, pouco a pouco, foi formando clientela e assegurando conceituado renome em Botucatu e região pela presteza, dinamismo e competência com que tocava seus interesses. No ano de 1911, trouxe da Itália seu irmão Mansueto Lunardi e, ambos, imprimiram à empresa solidamente plantada um desenvolvimento grandioso. 


Estudaram as condições mercadológicas da época e optaram por uma atuação diversificada, não só quanto à gama de produtos industrializados, como também ampliando as suas atividades nos campos do comércio e agrícola. Não apenas foi um pioneiro de nossas indústrias, mas soube atuar no comércio e no setor agrícola. O comércio de produtos comestíveis, de cereais no atacado e no varejo e o pioneirismo na revenda de automóveis e na comercialização de seus produtos; moderna fabrica de bolachas e conceituado pastifício deram à VIRGÍNIO LUNARDI & IRMÃO destaque e prestígio em todo o interior do Estado de São Paulo.
Constituíam a empresa LUNARDI as seguintes unidades: Grande e moderno Pastifício, Fábrica de Bolachas, Máquinas para o benefício de café, arroz e algodão, comercialização de cereais, Representante da Standard Oil (Posto de serviços para automóveis e carga de acumuladores), Agência CHEVROLET (caminhões e automóveis, peças, acessórios, acumuladores e oficina mecânica), Seção Agrícola (Fazendas Boa Vista, Indianápolis, Santa Luzia e São Bento), Imobiliária, Acionistas da S/A Industrial Botucatuense - SAIB (madeiras) e Sócios das firmas Lunardi e Cia, Lunardi & Pescatori e Cortume Vitória.
Virgínio Lunardi foi um líder de sua geração. Presidiu por dezenas de anos a SOCIETÁ ITALIANA Dl BENEFICENZA. Era benquisto e respeitado por todos. Sabia comandar e era orador brilhante. Deixou a sua marca positiva.
Prematuramente falecido, Virgínio Lunardi deixou seu nome gravado indelevelmente nas páginas da história botucatuense, legando a seus sucessores o seu exemplo de tenacidade invulgar.


clique na imagem para ampliá-la
Com sua ausência, assumiu o comando de todo o complexo LUNARDI, seu irmão Mansueto Lunardi, outra expressão de destaque em nosso  Ciclo Industrial, que soube ampliar e consolidar os negócios da empresa. Ao seu lado, os filhos de Virgínio Lunardi: Osvaldo, Luciano e Aristides. Todos souberam levar a bom termo os ideais desse valoroso imigrante italiano.
A cidade de Botucatu prestou sua homenagem àquele que trouxe progresso e desenvolvimento para a cidade e, especificamente, à Vila dos Lavradores (Bairro da Estação). Podendo optar pela localização de seu comércio e de suas industrias, Virgínio Lunardi sempre optou, claramente, por prestigiar o "Bairro da Estação", transformando-o na "Cidade Alta". A homenagem do Poder Público, em sua primeira etapa, constituiu-se na denominação da principal Praça da Vila dos Lavradores, de Praça CAVALHEIRO VIRGÍNIO LUNARDI, feliz iniciativa do então Vereador Antônio Delmanto, que encontrou apoio unânime dos Senhores Vereadores e Prefeito Municipal.
Juntamente com PETRARCA BACCHI, VIRGÍNIO LUNARDI representa o destaque maior de nosso 1º CICLO INDUSTRIAL (1890 a 1929/30). Onde o pioneirismo dos imigrantes forjou uma fase de desenvolvimento invulgar para Botucatu, projetando-a como pólo irradiador de cultura e educação e centro industrial de reconhecida liderança em todo o Estado de São Paulo.


1910 - Final da Construção do prédio das Industrias Lunardi. A Rua Major Matheus ainda sem calçamento.

1913 - Prédio das Industrias Lunardi em funcionamento, vendo-se o portão de entrada encimado pelo nome INDUSTRIAS LUNARDI. (fotos do Acervo de Olavo Pinheiro Godoy). Hoje, no local, funciona o Banco Santander.

A FOLHA DE BOTUCATU presta justa homenagem àquele que soube ter compromisso com o seu tempo e soube fazer desse compromisso um fato positivo e exemplar.

CAVALHEIRO VIRGÍNIO LUNARDI

Discurso proferido pelo prof. José Pedretti Neto, na ocasião do descobrimento do busto do saudoso Cav. Virgínio Lunardi, colocado na praça da Vila dos Lavradores que ostenta seu nome, como uma homenagem que se prestou à sua memória no encerramento das comemorações do 1º Centenário de Botucatu.
"Virgínio Lunardi, cidadão de S. Pelegrino, Itália, é cidadão de Botucatu, Brasil. Foi coragem e força, abnegação e filantropia, capacidade de inteligência e apologista do trabalho. O bronze que hoje lhe perpetua o nome serve, apenas, como motivo de fixação porque, mais do que o metal, a sua memória se espelha na sua própria vida. E sua vida foi um Exemplo e sua existência foi uma diretriz de retidão.
Planta transplantada da velha Itália trouxe, para a terra ubertosa de Botucatu, a seiva de séculos de civilização. E como os carvalhos que foram testemunhas da história, Virgínio Lunardi, filho ilustre de duas pátrias, uma de nascimento e de coração, outra adotiva e de sua alma, mergulhou raízes na ancestralidade e esplendeu a folhagem para o céu, para o alto, para o sol, para a alegria da vida nova, num hosana festivo, numa epopéia de pujança e sentimento.
A sombra de sua amizade verificou-se o humanismo do gênio de sua raça. Nunca negou o pão a quem lhe o pediu, nunca faltou com o conselho a quem se sentia deprimido, nunca negou o estímulo a quem precisava de um pequeno apoio para progredir. Foi o homem humano porque viveu sempre em função de seus semelhantes; foi o homem total porque criou um império de trabalho, esse trabalho que é dignidade e que é sua herança mais preciosa; foi o homem-abnegação porque compartilhou sempre do sofrimento alheio.
Quando todos descreram, ele acreditou. E a sua fé levantou uma indústria como atestado de confiança no futuro de Botucatu. Do alto desta colina ele descortinou, no porvir, os horizontes do progresso da terra de seus filhos.
Virgínio Lunardi foi o herói, não o herói da bravata e da inconsistência, mas foi o herói da compreensão e da justiça, da integridade e do caráter. Impondo a si mesmo uma norma de conduta rígida e sempre soube compreender a falta alheia e a dor do próximo porque nele o coração sempre conseguiu, para os outros, a concessão da consciência
Amou a Itália com amor de filho e amou o Brasil com amor de pai. Se a Itália lhe deu o nascimento, o Brasil lhe deu o berço da descendência E sempre foi o filho amoroso e o pai emotivo, filho que se ajoelha e o pai que abençoa.
Virgínio Lunardi, neste primeiro ano do Centenário da tua e da nossa terra, esta Botucatu que amaste e que amamos, recebe a homenagem da tua gente. Que este bronze seja a lembrança de um povo que reconheceu o teu mérito e que amanhã, nesse dia longínquo do futuro, as gerações aqui parem e meditem, que sintam teu exemplo e a dignidade de tua vida e que, concentradas na análise do que foste, possam proclamar: "Este, de fato, foi um homem; este, de fato, é um símbolo"
(Folha de Botucatu, 21/04/1955)

9 comentários:

Delmanto disse...

Não é fácil cultuar a memória dos cidadãos que souberam construir o progresso de Botucatu. Tempos atrás, tivemos que gestionar junto a Prefeitura Municipal para que mudassem a placa da praça principal da Vila dos Lavradores (Bairro). Haviam colocado o nome errado do homenageado: Praça Cavalheiro Virgilio Lunardi, QUANDO o CERTO é VIRGÍNIO!
Ora, se o próprio Poder Público comete esse erro, imaginem o cidadão comum...
Alguém pode alegar que é bobagem ficar lembrando do passado. NEGATIVO. Uma cidade sem passado é uma cidade sem IDENTIDADE.
É preciso, sim, divulgar os cidadãos de bem e incentivar o bom exemplo...para que não haja, no país, no estado e nas cidades tantos “malfeitos”... O MENSALÃO foi fruto de maus cidadãos, descompromissados com suas respectivas comunidades, sem civismo e...sem educação cidadã!
É isso.
CAVALHEIRO VIRGÍNIO LUNARDI, com seu irmão, MANSUETO LUNARDI e, posteriormente com seus filhos, dedicou o melhor de si para o engrandecimento de seu negócio, propiciando empregos, bem estar e desenvolvimento para a sua cidade, de modo especial para a Vila dos Lavradores.

Delmanto disse...

A Sociedade Italiana de Beneficência (hoje, Centro Brasil Itália) teve seus momentos de destaque no desenvolvimento de Botucatu. E os nomes de Aleixo Varoli, Virgínio Lunardi, Miguel Losso e Pedro Stefanini serão sempre lembrados como cidadãos exemplares que souberam integrar a expressiva colônia italiana à sociedade botucatuense. Na Botucatu do final do século XIX e começo do século XX, os imigrantes italianos representaram a grande força de nosso 1º Ciclo Industrial.

Anônimo disse...

Edna Maria Bissacot Bechelli (Facebook):
Muito interessante, gosto muito

Anônimo disse...

Ilza Maria Nicoletti Souza (Facebook)
Tanta coisa fica adormecida na nossa memória !!!! Estes dias foram dias de reviver a história de Botucatu . Agora meu bisavô. Uma maneira de mostrarmos aos mais novos quem somos. Como diz você :
Valeu , Armando

Anônimo disse...

Djanira Genovez (Facebook): compartilhou sua foto.
Continuando nossa história...bom dia.

Anônimo disse...

Ilza Maria Nicoletti Souza (Facebook): compartilhou sua foto.
Para vcs o Avô da Vovó Edda Ricardo , Felipe , Milena Caio,Melânia , Olívia , Elisa , Edson

Anônimo disse...

Ivo Roberto Cacace (Facebook):
Não esquecer de um pioneiro..o consul geral da italia em btu Sr.Pietro Stefanini!!!
Nota da Redação: A revista Peabiru, nº 11, de setembro/outubro de 1998, publicou o artigo “Comendador Pedro Stefanini”, às págs. 52 a 54.

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook):
Parabéns, querido amigo Armando Moraes Delmanto! Louvo sua preocupação com a história de nossa cidade e com os cidadãos que a escreveram tão bem! Depois é só juntar essas memórias em um belo livro! Abração e bom dia!

Anônimo disse...

Caro amigo Armando Delmanto,

Parabéns, pela série de artigos que presta homenagem ao aniversário de Botucatu - 14 de Abril - O Cavalheiro Vírginio Lunardi -grande pioneiro da industrialização em Botucatu - foi o responsável belo desenvolvimento da Vila dos Lavradores. Grande Empreendedor! Nas décadas de 1920 e 30 tínhamos fabricas de tudo: maquinas de beneficiar café, pastifício, bolacha, balas e outras guloseimas, carroças, peças de maquinas agrícolas, cerveja, refrigerantes, vinho, sabão e sabonete, tecidos, calçados, os melhores curtumes da região, selaria, etc... grande parte disso tudo na Vila dos Lavradores! O Cavalheiro Vírginio Lunardi foi um dos homens que construíram Botucatu.

Olavo Pinheiro Godoy - ABL - Academia Botucatuense de Letras

Postar um comentário