abril 24, 2014

Obrigado Desembargador José Renato Nalini, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo!!!

Obrigado Desembargador José Renato Nalini, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo!!!

Desembargador José Renato Nalini
Quando há o surgimento, na esfera pública, de uma liderança de destaque, qualificada e...objetiva e de interação positiva com a população é preciso comemorar e AGRADECER!

É o que estamos fazendo.

Botucatu, após anos de sofrimento no funcionamento da Justiça, devido a interdição do antigo Fórum, em 2003, passando a funcionar em diversos endereços, teve a inauguração do novo fórum, em 2012, como uma grande conquista...

Fórum "Desembargador Alcides de Almeida Ferrari"

Pois bem, no novo fórum, um prédio magnífico, moderno, funcional, não constava a sua denominação: FORUM “DESEMBARGADOR ALCIDES DE ALMEIDA FERRARI”. Em 05/04/2013, fiz todo um histórico (reproduzido abaixo) sobre a homenagem prestada ao primeiro botucatuense formado em Direito e que fez carreira na magistratura, chegando à presidência do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO, enviado à Auditoria do TJSP.

Agora, já em 2014, com a posse do Desembargador José Renato Nalini na presidência do Tribunal de Justiça, após exercer a Corregedoria do TJ e de ter ocupado importantes cargos no Judiciário, resolvi recorrer a ele para que a homenagem feita ao ex-presidente desse mesmo tribunal e que, na verdade, era uma homenagem ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA através de seus servidores exemplares e qualificados, fosse colocada COM DESTAQUE no Novo Fórum.

O Desembargador Renato Nalini já era uma liderança reconhecida na sociedade paulista. Com interação fácil e comunicação clara, participava de programas na televisão, com suas palestras a favor da modernização da justiça que atingiu o ponto alto com sua eleição para a presidência da prestigiosa APL – Academia Paulista de Letras.

Eleito, em 04/12/2013,  com 238 votos, 70% dos 342 votos dos desembargadores do TJSP, Renato Nalini presidirá o Tribunal de Justiça no biênio 2014/2015. Assim, em 25/03/2014, fiz novamente o pedido, agora diretamente à presidência do TJSP. O histórico foi o mesmo:

“HISTÓRICO:

História do novo prédio do Fórum “Desembargador Alcides de Almeida Ferrari” é uma história que começou nos anos  20, do século passado, e que tem seu encaminhamento agora, em 2012, com as conclusões e entrega da magnífica obra. Já destacamos a importância política que teve na 1ª República, o deputado federal José Cardoso de Almeida e, da mesma forma, o destaque do  arquiteto Ramos de Azevedo (cunhado do dep. Cardoso de Almeida) na modernização e no desenvolvimento de São Paulo.

E a figura do Desembargador Alcides de Almeida Ferrari precisa ser divulgada. O Dr. Alcides Ferrari era sobrinho do Monsenhor Paschoal Ferrari, o grande idealizador da conquista da Diocese de Botucatu. Após formar-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (USP) – primeiro botucatuense a se formar em Direito! – foi nomeado Promotor Público da Comarca e, por concurso, ingressou na Magistratura. Fez bonita carreira, brilhando nas Câmaras Criminais e Civis  e atingindo o  ponto máximo da Magistratura: a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Era primo do deputado Cardoso de Almeida e primo da esposa do arquiteto Ramos de Azevedo, portanto, seu primo também.
É toda uma tradição familiar altamente positiva para o Estado de São Paulo.

Foram pioneiros em suas atividades e deixaram registrados os seus feitos.

Em 09 de janeiro de 1970, através de Decreto, o então Governador Roberto Costa de Abreu Sodré, denominou de Fórum “Desembargador Alcides de Almeida Ferrari” o Fórum da Comarca de Botucatu.

Desembargador Alcides de Almeida Ferrari: Orgulho do Povo Botucatuense!”

Feito o pedido (em 25/03/2014), a resposta veio em 22/04/2014! Em um mês, tudo ficou esclarecido. Ouvido o Juiz de Direito/Diretor do Fórum da Comarca de Botucatu, o TJSP recebeu o esclarecimento devido, em 07/04/2014! Esse ritmo de tramitação é próprio de órgãos/entidades que funcionam com a chancela da eficiência administrativa!

A placa de bronze da homenagem ao desembargador Alcides Ferrari, que estava no antigo fórum e que ficou guardada esse tempo todo de mudanças e de diversos endereços, “requer limpeza especializada, providência que será adotada para afixação da placa alusiva no átrio do Fórum..."

No “ÁTRIO DO FÓRUM”!!!

Já dissemos, de início, que quando há uma homenagem a um ex-presidente do TJSP, dando seu nome a um fórum, NA VERDADE, a homenagem é para o PODER JUDICIÁRIO que, através de um de seus servidores, foi alvo do reconhecimento governamental e da comunidade por seus trabalhos. Assim, para que se tenha a magnitude do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO, vamos reproduzir, abaixo, artigo de JOSÉ RENATO NALINI sobre a importância dos TRIBUNAIS DE JUSTIÇA e, especialmente, a importância do MAIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MUNDO: o TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO!!!



Publicado em 18 de abril de 2014

Você sabe onde fica? Aqui mesmo no Brasil. Mais perto ainda: fica em São Paulo. É o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Tem 360 desembargadores, mais de 2.000 magistrados de primeiro grau, quase 50 mil funcionários e 20 milhões de processos.
Quando se tem certeza de que o TJSP é o maior do Brasil, praticamente o dobro do segundo, é fácil pensar que ele é um dos maiores do mundo. Sem pesquisar muito, mas me recordando de haver visitado a Corte de Cassação italiana onde mais de 300 magistrados atuariam, e que se considerava o maior Tribunal do Planeta, lembrei-me de que isso foi antes da Emenda Constitucional 45/2004. Esta alteração do pacto federativo unificou os Tribunais de Alçada aos Tribunais de Justiça. São Paulo possuía 3 Alçadas: dois Cíveis e um Criminal. Com a unificação, passou a contar com esse gigante do Judiciário.
Foi graças ao Procurador da República Dr. Rodrigo Dias que obtive a certeza de presidir o maior Tribunal sobre a face da Terra. Ele estudou nos Estados Unidos, tem amigos no mundo inteiro e pesquisou. Seus colegas Kiran Desay, da India, Ed Dougherty, dos Estados Unidos e Gen H.Gen, da China, forneceram-lhe os dados que comprovam nossa dimensão.
Resultado: o Tribunal de Justiça de São Paulo é o maior Tribunal em todo o mundo, seja em número de causas, seja em quantidade de magistrados. O segundo maior Tribunal do Mundo é a Corte Suprema di Cassazione na Itália, com 350 magistrados. O maior Tribunal da India é a High Court of Judicature of Allahabad, composta por 160 magistrados. Na China os tribunais são pulverizados e a população não litiga tanto. Assim como no Japão, onde necessitar da Justiça representa uma fissura de caráter. O japonês é educado para resolver seus problemas com racionalidade, no diálogo, no acerto direto de contas e de forma pacífica. (Blog Renato Nalini)


FÓRUM: A MAIS NOVA CONQUISTA DE BOTUCATU!!!/ leia aqui

5 comentários:

Delmanto disse...

Sim, Senhor!
O PEDIDO CIDADÃO sempre deve ser tentado, reiterado e...divulgado!
Quando a causa é boa, justa, a vitória sempre vem...
A atitude do Desembargador José Renato Nalini é MODELAR para todos dirigentes públicos (prefeitos, governadores e presidente da república), dirigentes de órgãos e entidades públicos, enfim, representa como deveria ser o serviço público.
Ao invés de TERCEIRIZAR os serviços públicos, BASTA que se prestigie os funcionários públicos e que se tenha o comando para o bom funcionamento desses serviços.
É preciso objetividade e eficiência. EFICIÊNCIA!!!
Salve, O PODER JUDICIÁRIO!
Salve o PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO – o maior domundo!!!

Anônimo disse...

Muito boa essa sua colocação, Delmanto. No Facebook há uma mensagem que diz: “Viva melhor/Palavras Mágicas: OBRIGADO, POR FAVOR, COM LICENÇA, DESCULPE-ME, etc.” E é isso mesmo!
Na vida pública é essa mesma verdade!
Fazer o pedido de forma correta e SABER AGRADECER, AGRADECER, AGRADECER...
Botucatu é muito agradecida por seu Novo Forum e pela presteza com que o desembargador José Renato Nalini respondeu à justa reivindicação do destaque do nome do desembargador Alcides de Almeida Ferrari.
Agora, vamos aguardar a colocação da PLACA DE BRONZE no átrio do novo Fórum!
Valeu! (haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

O Novo Fórum de Botucatu é um orgulho para todos os serventuários da justiça, juízes, promotores, delegados de polícia, advogados, estagiários e, principalmente, para a população que passa a ter um atendimento de primeira e com instalações adequadas . E a homenagem a seu patrono – o Desembargador Alcides de Almeida Ferrari! – precisa ser preservada e divulgada nas escolas como incentivo a uma vida dedicada à Justiça e ao Estado de Direito.
Parabéns, Botucatu! (carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Vanice Garcia Lucchiari (Facebook);
Armando,todas suas informações colocações e narrativas são representativas ,quando diz respeito à nossa Botucatu! Parabéns...O Desembargador Walter Piva Rodrigues, meu primo, também deve estar orgulhoso como você ,ele nasceu em Botucatu.

Unknown disse...

É grande a admiração e o respeito pelo desembargador José Renato Nalini em toda a região. Aqui em São Manuel, repercutiu muito positivamente a inauguração do novo Fórum de Botucatu. A Justiça de casa nova e atendendo mais rápido e melhor a população da região. Parabéns. Adv. Marcelo Delmanto (adv.marcelo.delmanto@gmail.com)

Postar um comentário