abril 26, 2014

Os 80 Anos da FAZENDA LAGEADO (1934/2014)


Hoje, o Lageado é o Cartão de Visitas, o Cartão Postal de Botucatu. Mas é mais, muito mais! Hoje, o Lageado é a prova provada de que o futuro existe é possível, agora, já!” (AMD)

As grandes conquistas de Botucatu estão ligadas à atuação de seus homens públicos. E foram muitos. É infantil dar loas às grandes conquistas e ignorar os que as viabilizaram... Entre esses homens públicos é preciso destacar os Deputados de Botucatu.

Tudo o que Botucatu possui está ligado à atuação desses ilustres botucatuenses. Os fracassos e as derrotas pegaram Botucatu órfã, sem o seu representante, sem o seu Deputado...

A Grande conquista da FAZENDA LAGEADO/EDGARDIA, também.

A Fazenda Lageado, pertencia ao Dr. João Batista da Rocha Conceição – irmão do Conde de Serra Negra – e foi uma das maiores propriedades da região de Botucatu.



 Com a crise de 1929/30, a Fazenda ficou em estado de insolvência, tendo o Deputado Estadual Dante Delmanto e o Deputado Federal Antonio Carlos de Abreu Sodré (ambos os mais votados de todo o Estado) conseguido, em 1934, com que o Departamento Nacional do Café (depois Instituto Brasileiro do Café – IBC) a expropriasse e a transformasse em FAZENDA EXPERIMENTAL DO CAFÉ. 

(ilustrações de Marco Antonio Spernega)

Posteriormente, já em estado de decadência, o Deputado Federal Braz de Assis Nogueira, em 1972, conseguiu a transferência da Fazenda Experimental do Café, pertencente ao IBC, para o Governo do Estado de São Paulo, contando com o apoio do Ministro da Agricultura Ivo Arzua. Hoje, o Lageado é importante campus da UNESP.

Nesse contexto é que se destaca o Ministro da Justiça de Getúlio Vargas, o paulista VICENTE RAO. Após a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, foi graças ao ACORDO entre Getúlio Vargas e os Revolucionários de 32, em 1933, que possibilitou a redemocratização do país (1934/37).


E agora, quando se comemora os 80 ANOS da FAZENDA LAGEADO, vamos resgatar o papel desempenhado pelo jurista VICENTE RAO nessa grande e inestimável conquista para Botucatu. Da mesma forma, os artigos postados nos links no final deste post, completam o histórico dessa conquista botucatuense.

Vicente Rao – Jurista e Político Paulista.

Um dos mais destacados Mestres do Direito de São Paulo, teve participação ativa no período em que o Brasil viveu em PLENO ESTADO DE DIREITO, durante o período em que Getúlio Vargas se compôs com São Paulo e com os REVOLUCIONÁRIOS DE 1932. Com o NÃO cumprimento dos compromissos da Revolução de 1930 por Getúlio Vargas e com a falta de autonomia política dos Estados, mais a ausência do Estado de Direito que levaram à Revolução Constitucionalista de 1932, o núcleo pensante, a “intelligentzia paulista” estavam mobilizados. A derrota militar se transformara em vitória política ! Ficou famosa a frase de Getúlio:

“Quero que compreendam a extensão e o significado deste ato, pois, com este decreto, entrego o governo de São Paulo aos revolucionários de 32”.

E o fez. Nomeou Interventor em São Paulo, Armando de Salles Oliveira, revolucionário de 32 e genro de Júlio de Mesquita, fundador do jornal “O Estado de São Paulo”.


(contra-capa do livro "História da Vitória Política Paulista - 1934")
(clique na imagem para ampliá-la)

Sim, se o objetivo da Revolução de 32 era a Autonomia Administrativa e uma Constituição Democrática, a vitória era dos paulistas! Getúlio convocou uma Assembléia Nacional Constituinte e o Brasil voltou a ser um ESTADO DEMOCRÁTICO (1935/37).

Em 1934, indicado por São Paulo, assumiu o Ministério da Justiça e dos Negócios Interiores, o jurista Vicente Rao. No mesmo ano, participou da fundação da USP, por Armando de Salles Oliveira, juntamente com Paulo Duarte, Benedicto Montenegro, Júlio de Mesquita Filho, Cantídio de Moura Campos, Waldemar Ferreira, André Dreyfus, Sampaio Dória, Plínio Ayrosa, Luiz Cintra do Prado, José Carlos de Macedo Soares e tantos outros.


Ainda em 1934, chancelou a estatização da FAZENDA LAGEADO (que estava insolvente) pelo Governo Federal, através do Departamento Nacional do Café (sucedido pelo INSTITUTO BRASILEIRO DO CAFÉ – IBC), transformando-a em FAZENDA EXPERIMENTAL DO CAFÉ, atendendo ao pedido dos deputados Dante Delmanto e Antonio Carlos de Abreu Sodré (respectivamente, deputados estadual e federal), eleitos com a maior votação do Estado, na CONSTITUINTE PAULISTA de 1934. Esse pedido, contou com o trabalho do secretário paulista da agricultura, Luiz Piza Sobrinho e o empenho político de Armando de Salles Oliveira.
Durante o período democrático vivido pelo Brasil, foi efetivo o entrosamento entre o governo federal e São Paulo.

 ALIANÇA POLÍTICA LEVA PAULISTAS AO MINISTÉRIO

De 1934 a 1937, exerceu o alto cargo de Ministro da Justiça e dos Negócios Interiores, o professor Vicente Rao e exerceu o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o professor José Carlos de Macedo Soares. Com uma atuação polêmica em sua vida política, Vicente Rao viveu momentos de glória e de infortúnio:

1 – Apoiou, como militante do Partido Democratico, a campanha de Getúlio Vargas à presidência da república ( vencida por Julio Prestes);
2- Apoiou a REVOLUÇÃO DE 1930, liderada por Getúlio Vargas, sendo nomeado Chefe da Polícia Paulista. Tendo deixado o cargo após o rompimento do Partido Democrático com Getúlio Vargas pelo não cumprimento dos compromissos da Revolução de 30: redemocratização do país e convocação de uma Constituinte;
3- Participou ativamente da Revolução Constitucionalista de 1932. Derrotado São Paulo. Seguiu para o exílio com os demais líderes do movimento;
4- Com o ACORDO de Getúlio Vargas com os Revolucionários de 1932, realizado em 1933, volta do exílio e assume, em 1934, o Ministério da Justiça;
5- Com a candidatura de Armando de Salles Oliveira à presidência da república, no final de 1937, pede afastamento do Ministério e volta a lecionar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e se engaja na campanha;
6- Com a implantação da DITADURA DO ESTADO NOVO e com o fechamento das Assembléias Legislativas, Vicente Rao passa a fazer palestras contra a ditadura, na faculdade de direito e para a sociedade civil. É perseguido e expulso da Faculdade de Direito;
7- Volta a advogar e, 1951, com a volta de Getúlio Vargas à presidência da república, pelas vias democráticas, volta a assumir um Ministério, agora o Ministério das Relações Exteriores;
8- Advogou até o fim em seu prestigioso escritório de advocacia que deu ao Brasil, anos depois, um outro Ministro da Justiça, o prof. Saulo Ramos que fez carreira profissional no escritório de advocacia Vicente Rao.

É REGISTRO HISTÓRICO! 




Lageado: Cartão de Visitas de Botucatu & A Arte de Romero Brito/ leia aqui

Armando de Salles Oliveira/ Estadista Paulista/ leia aqui

Os Deputados de Botucatu e suas grandes conquistas!/leia aqui

12 comentários:

Delmanto disse...

A FAZENDA DO LAGEADO – importante “campus” da UNESP ! – abrigando, hoje, a Agronomia, a Engenharia Florestal e a Zootecnia e, para amanhã, abrigará toda a estrutura funcional da Faculdade de Medicina Veterinária. É um sucesso!
A FAZENDA LAGEADO assume - pela sua história rica e grandiosa – ares mágicos de um passado substancioso a marcar o poderio que foi a produção de café.
No HISTÓRICO DA FAZENDA DO LAGEADO linkado no final do post, apresentamos valioso trabalho de pesquisa que publicamos em várias edições do “JORNAL DE BOTUCATU”, de autoria da profa. Inês Antonini, da equipe de pesquisas da Faculdade de Agronomia. É um resgate histórico a mostrar que essas conquistas contam, sempre, com a atuação cidadã de homens públicos compromissados com a comunidade que representam.
Hoje, o LAGEADO É O CARTÃO DE VISITAS, O CARTÃO POSTAL DE BOTUCATU!
Merecidamente.
Bem administrado pela UNESP, representa o mais importante POLO CULTURAL de Botucatu. Reunindo artistas plásticos, cantores e atores teatrais. Possue TRILHA ECOLÓGICA, com áreas verdes preservadas e prédios históricos em harmonia com modernas e funcionais construções. O MUSEU DO CAFÉ é modelar.
O LAGEADO é a prova provada de que o FUTURO é POSSÌVEL!
O FUTURO, no Lageado é HOJE!!!

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook): Hoje você foi fundo mesmo. Gosto muito das obras de Romero Brito e meu caçula Adriano Balarim de Lima é o primeiro doutor em Engenharia Florestal da Unesp. Temos uma ligação muito grande com o Lageado. Fiquei muito feliz em saber da exposição desse consagrado artista nesse local. Será que ele irá comparecer? Obrigada mais uma vez. Bom dia, boa semana. Abração.

Armando Moraes Delmanto: Importante essa informação: Adriano Balarim de Lima é o primeiro Doutor em Engenharia Florestal da UNESP! Que bela vitória, heim? Ele é a prova viva do alto nível universitário por que passa a Faculdade de Agronomia e de Engenharia Florestal da UNESP no Campus do Lageado.

Anônimo disse...

O Dr. Vicente Rao era Ministro da Justiça de Getúlio Vargas quando o STF – Supremo Tribunal Federal autorizou a extradição de OLGA BENÁRIO para a Alemanha. Era esposa do líder comunista Luiz Carlos Prestes. Estava grávida e teve uma filha, mas Olga Benário morreu no Campo de Concentração Nazista. Mesmo com essa brutalidade da Ditadura Vargas, o líder Prestes apoiou Getúlio Vargas nas eleições presidenciais de sua volta ao governo federal...
Também é de autoria do Dr. Vicente Rao, o Projeto de Lei que instituiu as 200 Milhas de nosso mar territorial, durante o regime militar.
Dois trabalhos. Um negativo e o outro positivo.
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook):
gostaria muito de conhecer esse lugar. Qualquer dia eu vou.

Anônimo disse...

Nilza Stipp (Facebook):
Concordo com você Armando.E' isso mesmo!

Anônimo disse...

Eni Martin (Facebook):
E temo que este ano aconteça o que temos visto nas últimas eleições: aquele número grande de candidatos a deputados (para a assembléia legislativa e para a câmara) sem que consigamos eleger um representante de Botucatu. Cada um querendo o papel principal em detrimento dos interesses da cidade.

Delmanto disse...

Armando Moraes Delmanto:
É isso mesmo, Eni.
Esse é o cenário que está "pintando"...

Anônimo disse...

Maria De Lourdes Fumis (Facebook):
Os eleitores de Botucatu precisam fechar em 1 só candidato. Daí sim teríamos um representante para a nossa cidade.

Anônimo disse...

Ramiro Vióla PRIMEIRO GRANDE NOME E TOTAL RESPONSÁVEL PELA EXISTÊNCIA DA FAZENDA LAGEADO CHAMA-SE DEPUTADO BRAZ NOGUEIRA.

Anônimo disse...

Mariléa Arcari De Araujo (Facebook):
Louvo todos os comentários sobre Botucatu;Só estranho,que meu sogro:João Maria de Araújo júnior,que foi prefeito de Botucatu,e como médico,Diretor da Sta.Casa durante muitos anos,e ele junto com Emílio Peduti,levaram a Faculdade de Medicina para engrandecer ainda mais esta cidade maravilhosa,nunca é citado e muito menos lembrado.

Anônimo disse...

Eliana Curvelo (facebook):
compartilhou sua foto.

ARISTEUCAMPOS disse...

Gostaria de receber dados da familia de OLGA BENÁRIO falecida na Alemanha, esposa do líder comunista Luiz Carlos Prestes e de sua filha. Qualquer informação é ben-vinda (datas e locais nasc/mort/cas/e outros para fins de genealogia de familia. e-mail assopmac@ig.com.br

Postar um comentário