maio 15, 2014

Eleições Presidenciais/2014 ou CONSTITUINTE JÁ ?!?

Eleições Presidenciais/2014 ou CONSTITUINTE JÁ ?!?

O Brasil está vivendo um dos momentos mais graves de sua história. A realização da Copa do Mundo no próximo mês será o estopim para uma mobilização sem precedentes, com o povo nas ruas, os protestos e o vandalismo...

Mais uma vez INSISTIMOS na necessidade dA convocação de uma ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, LIVRE E SOBERANA!!!

Somente assim o povo brasileiro poderá transformar essa nossa DEMOCRACIA-MEIA-SOLA em uma DEMOCRACIA PLENA, sob o ESTADO DE DIREITO e um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL!

Vamos fazer uma releitura do post “CONSTITUINTE JÁ!”, de 2011. Vamos participar! Vamos reagir! Vamos transformar o Brasil!!!



clique na imagem para ampliá-la

Importante o registro, 30 anos depois do lançamento do livro pioneiro “CONSTITUINTE – O QUE TODO BRASILEIRO DEVE SABER SOBRE A ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUITE”, que fizemos no ano de 1981, durante a campanha a favor da instalação de uma CONSTITUINTE que restituiria à Nação o pleno Estado de Direito, com a promulgação de uma Constituição Democrática e a realização de eleições livres e diretas.

CONSTITUINTE: um livro pioneiro!/Registro Histórico/ leia aqui



Na companhia do atuante deputado estadual Fernando Morais, jornalista e escritor, participamos de inúmeras conferências para universitários das principais cidades do interior do Estado sobre a necessidade da convocação de uma Constituinte para restituir, ao Brasil, o regime democrático em toda a sua plenitude.



clique na imagem para ampliá-la

E, em nossa cidade natal, Botucatu, fizemos o lançamento do livro “CONSTITUINTE – O QUE TODO BRASILEIRO DEVE SABER SOBRE A ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUITE”, o primeiro livro sobre o assunto, abordando de forma pioneira e didática tão importante tema, para melhor compreensão da população e da nossa juventude. No ano de 1981, as oposições já estavam preparando os eleitores para as eleições estaduais DIRETAS – as primeiras desde 1964! – para Governador de Estado.


clique na imagem para ampliá-la




E a campanha pela Constituinte e para as eleições diretas em 1982 foram a base para a grande campanha das DIRETAS JÁ!, que teve seu momento culminante em 1984/85. Mesmo sendo derrotada na votação do Congresso Nacional, o movimento conseguiu eleger, ainda pelo regime das eleições indiretas, TANCREDO NEVES para Presidente da República.

Importantes personalidades da vida política brasileira deram seu depoimento sobre a importância do livro “CONSTITUINTE”, lançado em 1981, inclusive o Deputado Federal e presidente do PMDB, ULISSES GUIMARÃES, que viria a presidir, em 1988, a Assembléia Nacional Constituinte e promulgar a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 – a CONSTITUIÇÃO CIDADÃ!!!

Algumas opiniões sobre o livro "Constituinte":

Crítica feita no jornal Folha de São Paulo, de 03/05/81, sob o título "A Constituinte ao Alcance de Todos", de autoria do jornalista e escritor Ricardo Kotscho:" Constituinte", de Armando Moraes Delmanto (Edições Populares), mostra a necessidade da convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, livre e soberana, como única forma (pelo menos agora) de sepultar o regime autoritário implantado no Brasil há 17 anos. O principal objetivo do livro é apresentar a questão de forma simples e didática para que todo brasileiro possa discutir "essa tal de constituinte" de que tanto se fala, Delmanto não coloca a Constituinte como a solução para todos os problemas brasileiros, mas dá ênfase à prioridade da sua convocação como instrumento para ampliar a liberdade de organização em todos os níveis. Mostra, também, como seria um poder legitimamente constituído. R.K."

"Cumprimentos sua lúcida e erudita obra "Constituinte". Li atentamente com real proveito. Do admirador reconhecido pelas palavras de estímulo. Deputado Ulisses Guimarães em 29/05/81 (Presidente Nacional do PMDB e, posteriormente, presidente da Assembléia Nacional Constituinte/1988).

"Recebi seu excelente e significativo trabalho sobre Constituinte. Louvo obra e agradeço sua amável dedicatória cumprimentando bravo, coerente e consciente estudioso. Abraço. Senador Pedro Simon - PMDB (posteriormente, governador do Rio Grande do Sul)."

"Ao prezado amigo e colega Dr. Armando Delmanto, acusando o recebimento de seu trabalho intitulado "Constituinte", agradeço essa lembrança amável, bem como a gentil dedicatória, felicitando por mais esta publicação, prova incontestável da sua inteligência fértil e capaz. Com um abraço do Manoel Pedro Pimentel - Professor Catedrático da Faculdade de Direito da USP (ex-Secretário da Justiça e da Segurança Pública do Estado)"

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa essa comemoração, Delmanto. 30 anos não são 30 dias! Você vem mantendo a mesma coerência política no seu blog. Isso mostra maturidade e credibilidade. O Brasil deu um grande passo com a promulgação da Constituição de 1988, agora ele está precisando fazer as reformas que já deveriam ter sido feitas. A reforma política, em primeiro lugar e adaptar o país à nova realidade mundial e compreender essa onda de democracia virtual que vai se tornando realidade em cada país desajustado e onde a pleno Estado de Direito ainda não foi implantado. Acho que é uma luta constante. A nossa população tem que compreender que não pode ficar à espera de uma mudança feita pela classe política. Se depender deles, nada acontecerá. É só a sociedade organizada que nos levará para as mudanças necessárias. Avante. Continue. Abraço. (luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

Obrigado, Luís Roberto. O Brasil já realizou a grande luta das DIRETAS JÁ! Conseguiu mobilizar a sua vanguarda intelectual que liderou a campanha pela Constituinte de 1988, com a participação positiva de toda a população brasileira.
Agora, o Brasil está em uma situação crítica, com a corrupção institucionalizada e a classe política totalmente omissa. Se a vanguarda da sociedade, se o núcleo pensante da intelligentzia brasileira, ou seja, da ELITE BRASILEIRA se posicionasse e mobilizasse a população seria IMPOSSÍVEL que o país continuasse nessa alienação social e calhordice política !
E para que não haja dúvida com relação à palavra elite, Luís Roberto,vamos, mais uma vez, buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: de que elite é a vanguarda, é o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol é o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário é o Antonio Ermírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.
E que fique claro: os núcleos pensantes da sociedade, a vanguarda da intelligentzia brasileira são os seus centros universitários, a imprensa independente, os jornalistas com colunas ou blogs, os cientistas sociais, as lojas maçônicas, os clubes de serviço (Rotary, Lions), a OAB, a CNBB, a ABI, as Academias de Letras de todo o país, os órgãos representativos dos profissionais liberais e tantas outras entidades representativas e com destaque junto às comunidades às quais prestam serviços.
Resumindo: graças à Revolução da Informação e a essa Onda Democrática que vem derrubando Ditaduras na Ásia e na África e proporcionado a mobilização do Indignados na Espanha e em outros países europeus, nós também teremos a oportunidade de realizar as grandes reformas necessárias, através da convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte. É o único caminho para a realização das reformas necessárias – especialmente a Reforma Política: a Mãe de todas as reformas! Só assim vamos mudar essa DEMOCRACIA MEIA-SOLA que impede o país de ter um desenvolvimento sustentável e um Estado de Direito com justiça social. Valeu! Vamos em frente! Mais uma vez, obrigado!

Anônimo disse...

Tudo bem que as transformações devem ser um processo sem pressa e seguro...Mas a coisa está se arrastando demais. Diria até que está andando de marcha ré! O PT que se dizia um partido revolucionário, do proletariado, está igualzinho a todos os partidos de todos os tempos. O Lula, depois que contratou o publicitário do Maluf pra fazer o “Lulinha paz e amor”, mudou de vez... Na verdade, ninguém muda...só se revela! O homem é amigo íntimo do Sarney. Quando o Lula deixou o governo, o Sarney o acompanhou até São Bernardo... E o Lula chamou os deputados de os “300 picaretas” e o Sarney de o “bandidão”...Vai entender? Está a maior corrupção no país e não se ouve uma palavra do FHC ou do Serra: silêncio total... A oposição está na “moita” ou é conivente?!? Acho que o país está precisando de um “choque de caráter”... Um choque geral, pra ver se a população acorda e cria vergonha na cara! Do jeito que está, a presidente Dilma vai acabar chamando o Delfim Neto para ser seu Ministro. Com a saída do Jobim, foi chamado o “trapalhão” do Celso Amorim. É aquele que só fez bobagem no Ministério das Relações Exteriores, prejudicando a boa imagem que o país tinha, pelo menos, na política externa.
Vou torcer para que o seu otimismo tenha um pouco de fundamento. Talvez a população já esteja despertando pra realidade. Até. (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

O movimento + Eu Voto Distrital que está linkado no seu blog para que as pessoas possam dar o apoio e assinar a lista de apoio, pode ser parte do caminho para as mudanças políticas no Brasil. Com a implantação do voto distrital, o eleitor poderá acompanhar a atuação de seu representante e poderá deixar de apoiá-lo se não tiver uma atuação positiva. Teremos o Deputado/Vereador, porque ele será eleito por determinada região; o seu trabalho poderá ser acompanhado de perto; esse político eleito deputado terá uma convivência real com a comunidade que representa, seus filhos a mesma escola dos filhos de seus eleitores, ele e sua família são encontrados no culto dominical de sua Igreja, enfim, é a certeza de que esse deputado não conseguirá “se esconder” de seus eleitores para fazer as “malandragens” e as “jogadas políticas” que só beneficiam a ele e ao seu bolso. Chega de esperteza política: o mau político é eleito por uma região, não faz nada pela população e, na próxima eleição, sai candidato trabalhando a campanha em outra região e assim sucessivamente. Por isso, acredito eu, o movimento”+ eu voto distrital” está tendo uma receptividade muito grande e anima a todos nós. Vamos enquadrar esses políticos “espertos” mas que na verdade são o “vírus” que está deixando doente, muito doente a Nação Brasileira. (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Delmanto, qdo o povo vota maciçamente no Tiririca ele está mandando um “recado” para os bandidões de Brasília. É uma forma passiva de protesto, mas é protesto. Mas agora o que está faltando é uma forma ATIVA de protesto. E só existe uma: organizar a sociedade. Com a sociedade organizada é partir para uma Nova Constituinte! Cada um fazendo a reunião com os colegas de trabalho, no comércio, na industria, em qualquer lugar. E botar o pé na rua! Com coragem! Não adianta “xingar a mãe!” de longe. Não adianta fazer “gracinha”. É ponta-pé na bunda! Eles não entendem outra linguagem e ficam esperando que os “frouxos” lhes dêem sobrevida...O mundo está mudando, ô meu! Os Rebeldes Indignados estão abalando a Europa. País de “bundão” merece muitos Tiriricas. É isso. (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

É caso grave o BRASIL ESTÁ DOENTE!!!
Para se mudar uma realidade que impede o país de ingressar no século XXI, nós dependemos dos Deputados Federais e dos Senadores. É uma verdade! Então, sabe quando haverá mudança? NUNCA!!!
Por isso temos insistido na necessidade de mobilizarmos a população para que – com o povo organizado! – possamos partir para a realização de uma Assembléia Nacional Constituinte!
CONSTITUINTE É A ÚNICA SOLUÇÃO: O POVO TOMANDO EM SUAS MÃOS O SEU PRÓPRIO DESTINO!
Após o estelionato eleitoral que foi a subida do PT ao Poder, os brasileiros estão discrentes. Ora, era um partido que prometia mudar tudo e fez uma política neo-liberal mais rígida que seu antecessor. Só os Bancos saíram ganhando (e muito!!!) e os ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram “cabrestados” à vontade política do PT que ocupou, definitivamente, o lugar dos antigos “coronéis” da política nacional no comando do povão...
Agora, FHC propõe que o PSDB busque a clase média. É um bom caminho. Mas que não seja só para ganhar votos e, sim, para caminharmos (via CONSTITUITE) para um futuro de desenvolvimento sustentável, maior justiça social e pelna Democracia.
É sonho impossível?!?
Não é NÃO senhor!
As mudanças estão ocorrendo no mundo todo, por que não no Brasil?!?
Só não se pode ir de carona. O melhor é mobilizar a sociedade civil e retomar o bom caminho. Avante!

Unknown disse...

Uma Constituinte soberana e livre conseguirá mudar o Brasil conforme a vontade de sua população. São anos de neo-liberalismo sob o comando da direita e, agora, da pretensa esquerda. Um Estado Soberano poderá realizar as reformas que o Brasil precisa, a começar pela reforma política, com a implantação do voto distrital, da proporcionalidade da representação dos estados federados no Congresso Nacional, da representação partidária real e limitada e de profundas reformas no Poder Executivo, no Poder Legislativo e no Poder Judiciário.
Somente a SOCIEDADE ORGANIZADA poderá realizar essas mudanças, após amplo debate com todos os segmentos sociais. A hora é propicia para a convocação do povo brasileiro para essa grande caminhada rumo à Democracia Plena

Marcelo Delmanto

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook/Venezuela):
voces reclamam de barrigas cheia, venham viver na venezuela uns meses e verão o que é bom com tantos cubanos metidos aqui mandando e querendo o comunismo fatal.... quem não trabalha não come isso é assim em todas as partes do mundo .

Anônimo disse...

Eni Martin (Facebook):
Todos tão jovens. E se a morte emudeceu muitas falas a esperança de um país melhor ainda cobra alguns. Agora em lados e de modos diferentes. Foto histórica mesmo, Armando Moraes Delmanto.

Anônimo disse...

Getúlio Carlos Werminghoff (Facebook) compartilhou sua foto.

Vale a pena compartilhar

Postar um comentário