maio 28, 2014

VOLTAR A SER FELIZ...

VOLTAR A SER FELIZ...


“...Se for de valer a pena, a gente morre por amor...”
“...Que maravilha, saber que somos sempre alguém para alguém...”
“Todas as pessoas renascem ao virar da esquina. Todas as pessoas renascem ao descer de um transporte público. A oportunidade de voltar a ser feliz está na base de cada instante...”

Essas frases, caçadas de um texto, me impressionaram muito. Há muito tempo não lia um artigo tão impactante. Foi no “Estadão” de domingo (25/05/2014): “País compacto”, de Valter Hugo Mãe, escritor português nascido em Angola.
Na verdade, havia passado batido na leitura de sempre no domingão. Um alerta dado no facebook sobre o texto chamou a minha atenção e despertou a minha curiosidade. Todo o texto é bom. É um estrangeiro falando da cidade de  São Paulo que tanto o encantou...

Vejam este parágrafo: “São Paulo é um país assim. De valer a pena. Contendo tudo, os perigos enrolados nas coisas boas, as aventuras, as esperanças, a inexistência da fealdade, a sensação intensa de estarmos vivos, de termos sempre alguém. Em São Paulo temos sempre alguém...”

O artigo nos remete a uma São Paulo que conhecemos bem e há muito tempo, mas não a víamos com esse olhar... Foi preciso o olhar poético de um escritor lusitano para clarear esse cenário verdadeiro...

E no artigo positivo, num português impecável, ele faz, de forma reiterada, o desenho da capacidade que temos de renascermos a cada instante, apesar de tudo, sempre, sempre, sempre...

É a oportunidade de viver feliz que está ao nosso alcance em cada amanhecer, em cada novo passo: “A oportunidade de voltar a ser feliz está na base de cada instante...”

É isso.

Valeu a leitura e a mensagem.

“VOLTAR A SER FELIZ...”

REGISTRO:
Abaixo, o que me alertou no Facebook:


clique na imagem para ampliá-la
E mais:

clique na imagem para ampliá-la

9 comentários:

Delmanto disse...

Na base de cada instante...
Uma crônica num português impecável e bonito.
Sem FEALDADE!
É isso.
A vida é um eterno renascer...na base de cada instante!

Anônimo disse...

Ora, ora. Pois, pois...
Gostei. É estiloso, gostoso de ler. E romântico...
A “sensação de termos sempre alguém...” Hummm...
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

As nossas escolas precisam valorizar mais a língua portuguesa. Como é bonita e elegante.
Lembro da minha infância no interior de São Paulo, tinha uma verdureira portuguesa que fazia entrega e conversava muito com a minha mãe e eu ficava impressionada com perfeição e naturalidade com que ela falava.
Na internet e mesmo nas escolas estão acabando com a língua portuguesa. É um crime.
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Mara Nechar Gorni (Facebook):
E na cabeça de quem quiser, basta querer.

Anônimo disse...

O texto do Valter Hugo Mãe é de fato belíssimo...o que me impressiona é ele ser tão jovem! eu tenho estado muito próxima de professores de Coimbra e do Porto e ando aprendendo uma barbaridade! É, a "oportunidade de ser feliz está na base de cada instante...", belo! Bete Adami Santos (Facebook).

Anônimo disse...

Fernando Blasi (Facebook):
Gostei da especificidade da afirmação de que a oportunidade reside na "base de cada instante"! Entendi que a questão é reparar que a nossa vida muda a cada instante e dentro deste instante existe uma nova opção, uma nova oportunidade! Pô, gostei mesmo!

Delmanto disse...

Impressionante o que foi a “Revolução da Comunicação”, que abordamos em um de nossos posts.
Um comentário do Facebook, cruzado com comentários de Portugal, proporcionam um post sobre o assunto tratado e, sem seguida, na “base do instante seguinte”, já se tem os comentários sobre o post e sua repercussão, aqui no Brasil e em Portugal.
Vivemos um momento histórico. O Mundo se transformando literalmente e de fato em uma ALDEIA GLOBAL...
Nada será como antes. O futuro ao alcance de nossas mãos.
Impressionante e genial!

Anônimo disse...

Sonia Maria Cabral Simoes(Facebook):
A vida é um pulsar constante e é nesse moto contínuo que jaz a oportunidade das escolhas ..sempre podemos optar por uma vida melhor.

Anônimo disse...


Mirian Emilio de Oliveira (Facebook) compartilhou sua foto.

Excelente!!!

Postar um comentário