junho 04, 2014

ANHEMBI: Registro histórico pelo professor Sartori da FESTA EM LOUVOR AO DIVINO ESPÍRITO SANTO!

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!


Verdadeiro documento histórico relatado em seus detalhes pelo saudoso Mestre, prof. JOSÉ ANTONIO SARTORI, na revista PEABIRU, nº05, de setembro/outubro/1997:
Essa matéria sobre o folclore religioso de nossa região captou toda a magia da festa e contou com a ilustração do professor Benedito Vinicio Aloise. É uma preciosidade!



FESTA DO DIVINO!!!


BANDEIRA DO DIVINO
Os devotos do Divino vão abrir sua morada
Pra bandeira do Menino ser bem-vin­da, ser louvada
Deus vos salve este devoto pela esmo­la em vosso nome
Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome
A bandeira acredita que a semente seja tanta
Que essa mesa seja farta, que essa casa seja santa
Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita
Que o homem seja livre, que a justiça sobreviva
Assim como os três Reis Magos, que se­guiram a Estrela Guia
A bandeira segue em frente atrás de melhores dias
No estandarte vai escrito que Ele vol­tará de novo
E o Rei será bendito, Ele nascerá do povo.
(Ivan Lins e Vítor Martins)

É tradicional a FESTA DO DIVINO em Anhembi, acontecendo há 150 anos! Reúne cerca de 30 mil turistas nos meses de maio ou junho, conforme o DIA DE PENTECOSTES do ano. São três dias de festividades em devoção ao ESPÍRITO SANTO, celebrando a sua vinda sobre os apóstolos e sobre a VIRGEM MARIAdurante a última ceia.

Este ano as comemorações acontecerão nos dias 06,07,08 de junho.  A cidade se prepara para receber os milhares de turistas e, principalmente, a Irmandade do Divino. ANHEMBI possui, hoje, porto de navegação fluvial que faz parte da importante Hidrovia Tietê-Paraná.

clique na imagem para ampliá-la

Esta matéria sobre o nosso folclore regional(link acima), tão bem trabalhada pelo saudoso prof. José Antonio Sartori, então vice-presidente da Academia Botucatuense de Letras – ABL, foi publicada na revista PEABIRU nº 5, 1997, com ilustrações do prof. Vinício. E essa publicação foi motivo de um feliz reencontro: há 45 anos atrás, eu organizei uma excursão de universitários da FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA para a Festa do Divino, em Anhembi.

Conseguindo um ônibus da Secretaria Estadual do Turismo, fizemos a sua lotação, em 1968, com os universitários interessados em conhecer o nosso interior e uma de suas mais expressivas festividades populares: aFESTA DO DIVINO. Fomos recepcionados pelo prefeito de então Wadih Jorge e pela família Morato do Amaral. Sucesso total e a certeza de que esse tipo de divulgação ganha o interesse e consegue a participação do pessoal acostumado apenas à “selva de pedra” das grandes capitais. Hoje, o prefeito de Anhembi é o Sr. Gil Morato.

clique na imagem para ampliá-la

Praticamente depois de 30 anos (agora republicado 15 anos depois), o artigo do prof. Sartori consegue, em detalhes reviver a envolvente festa popular de Anhembi. E, grata surpresa e coincidência, era nosso mestre de Antropologia na ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA, o prof. Alceu Maynard Araújo, Membro Efetivo da Academia Paulista de Letras – APL e que viria a ser, muito tempo depois, meu Patrono na Academia Botucatuense de Letras – ABL. Famoso folclorista paulista, o prof. Alceu despertou nos universitários o interesse em conhecer as nossas tradições culturais e, hoje, do nosso turismo-raiz,fazendo a divulgação de nosso folclore.


Anhembi é um dos municípios do bem estruturado PÓLO CUESTA
 ( + Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel). “O Pólo Cuesta é um consórcio turístico criado em 2001, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável através da integração e trabalho em conjunto dos municípios.” A FESTA DO DIVINO é umagrande atração turística a valorizar o folclore regional.


RIO TIETÊ : RIO GRANDE DE ANHEMBI!

Anhembi é um pequeno município paulista e tem o rio Tietê como a sua maior atração turística e importante vetor para sua economia. O rio Tietê foi importante na construção do Estado de São Paulo. Isso, graças a suaparticularidade geográfica: normalmente os rios nascem no interior e correm para o mar, mas o Tietê faz o caminho contrário: nasce no município de Salesópolis, na serra de Paranapiacaba, forma-se nas vertentes da Serra do Mar, próximo ao oceano, mas foge dele rolando sua águas para o interior...até lançá-las na margem esquerda do rio Paraná (rio parecido com o mar) no ponto Urubupungá (urubu inchado). É o maior rio paulista. Nascendo e acabando em solo bandeirante, com 1.120 Km, dividindo o Estado em duas partes iguais.
Tietê é pobre de afluentes de vulto. O rio Piracicaba é o único afluente que apresenta grande atributo de água. OTietê banha a capital paulista e algumas cidades do interior, entre elas, ANHEMBI. Por ele desceram os conquistadores a cata de ouro. O nome mais usado pelos sertanistas e aventureiros era ANHEMBI (rio dos Inambus), nome usado pelos indígenas. Por muitos anos esse nome prevaleceu: Rio Grande de Anhembi. Oscolonizadores do planalto paulista ficavam impressionados com seu volume de água em relação aos demais rios da região.

ANHEMBI nasceu de uma pequena aldeia fundada pelo bandeirantes, à margem direita do rio TIETÊ, caminho usado para a conquista do sertão pelasentradas & bandeiras que marcaram importantes capítulos de nossa história. A matéria, acima linkada, traz pormenores dessa importante festa popular.

14 comentários:

Delmanto disse...

Festa do Divino.
Essa é a grande festa popular/religiosa mais importante da região do Pólo Cuesta!
Na cidade de ANHEMBI será realizada nos dias 06, o7,08 de junho a FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!
São 150 anos de tradição do nosso folclore e que retrata com fidelidade toda a religiosidade de nosso povo. Comparecem mais de 30 mil turistas. Nos 3 dias de festividade, Anhembi se engalana para recepcionar os visitantes e a Irmandade do Espírito Santo.
Quem ainda não foi, deve ir.
E quem já foi algumas vezes, como eu, deve voltar.
É a nossa tradição.
É o FOLCLORE vivo e encantado do Pólo Cuesta!



Anônimo disse...

Eu me lembro bem dessa festa em 1968. Entre tantos de Botucatu, estava o saudoso Padre Augusti. E tinha muitos jovens de Botucatu. A família do deputado federal Pacheco Chaves também estava presente, já que são descendentes do irmão do Conde de Serra Negra, Dr. João Batista da Rocha Conceição, e herdaram a famosa Fazenda Nazareth, em Piracicaba, município vizinho de Anhembi. O deputado Pacheco Chaves tinha uma filha cursando a Sociologia e Política e que viria a casar com um Lunardelli, grande e poderoso fazendeiro no Paraná. (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook):
Maravilhosa aula de geografia, história, etc.

Anônimo disse...

Luiza Sagin (Facebook):
Eunice. conheço esta festa ia muito p. São Manuel , tenho mtos parentes lá ,,,muito linda festa do DIVINO

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
muito interessante... é um assunto que me interessa muito.
Na Bocaina as festas do Divino, pipocam o ano todo.
Gostaria de ir a essa de Anhembi, porque envolve o rio Tietê.
Um dia voltando da praia fui conhecer a nascente do Tietê,
muito interessante o caminho que ele percorre.
Ler o Blog do Delmanto é informação e cultura.Valeu.

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Esta festa é linda! Todo mundo deveria conhecer!

Anônimo disse...

I absolutely love your blog and find the majority of your
post's to be just what I'm looking for. Do you offer guest writers to write content
for you? I wouldn't mind publishing a post or elaborating on many of the subjects you write related to here. Again, awesome weblog!

Look into my webpage - http://www15.tok2.com/home/salt/g_book.cgi

Anônimo disse...

Regina M Costa disse...
Que festa! Lembro-me bem de ter ido qdo estudava na Sociologia.
Infelizmente, foi a unica vez.
Sou daquelas que vive na selva de pedra.
Quando organizar a proxima,pode me incluir.
Seus artigos,sempre excelentes...
Abs
Regina

Unknown disse...

Não foi fácil montar esse post e o site, mas valeu a pena. É um importante registro histórico. Ainda não fui à Festa do Divino, mas conheço Anhembi de passagem. É um programa que merece ser feito. É o que pretendo. Valeu! Marcelo Delmanto (adv.marcelo.delmanto@gmail.com)

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook):
salve o Divino Espírito Santo aíáaaa

Anônimo disse...

Andrea Morato (FACEBOOK):
Muito bom, Armando Moraes Delmanto! Vou compartilhar. Bjão!

Anônimo disse...

Andrea Morato (Facebook) mencionou você em um comentário.
Andrea escreveu: "Armando Moraes Delmanto, vc esteve em 1968 e citou nossa família. Não tenho certeza d em q ano fui parte da festa...lembro q carreguei um bolo, cercada por irmãos do Divino...talvez, na ocasião, meu pai ou algum dos meus familiares tenha sido festeiro...casas abertas e muita comida e doces pra receber os visitantes e devotos, outros tempos...também namorei um irmão do Divino, nos 70's, o Victório Calcedoni Neto...enfim, lembranças muito bacanas da minha família quando ainda muitos deles estavam presentes, ui! q saudades!!!! Adorei e agradeço, queridão! bjs."

Anônimo disse...

Andrea Morato (Facebook):
Lembro bastante do meu tio Emídio e do Zé Roberto, claro q também dos outros filhos dele e da tia, Maria José, Áurea, Adelaide e do saudoso Emidinho...bacana voltar nesse tempo, a casa de esquina do meu tio Emídio, bem próxima da nossa...delícias do viver!!!

Anônimo disse...

Célia Morato Fávero de Fravet (Facebook):
Querida Andréa! A Festa do Divino de Anembi sp nos faz retornar às nossas origens e lembrar de todos os nossos queridos familiares e amigos. Entre os mais queridos estão vcs tres, meus sobrinhos! Bjs da tia Célia.

Postar um comentário