junho 03, 2014

OS “BANKSTERS” = bankers (banqueiro) + gangsters (bandidos) !!!

OS “BANKSTERS” = bankers (banqueiro) + gangsters (bandidos)!!!


É uma definição genial. É o que temos dito reiteradamente: o capitalismo precisa ser aperfeiçoado e transformado em CAPITALISMO CIDADÃO! E é possível isso, sim senhor!
Basta ter VONTADE POLÍTICA!!!

A União Européia, sensível às críticas feitas, desde o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, passando por Felipe Gonzales, ex-primeiro ministro da Espanha e pelo posicionamento de tantas personalidades e sociólogos, irá despejar um gigantesco volume de recursos (quase a fundo perdido) para recuperar os seus Estados membros exauridos (Portugal, Grécia, Espanha e Itália) por aquela política “antiga” calcada nas normas (ultrapassadas) do FMI – Fundo Monetário Internacional:

Curar a doença e deixar "lesado” o paciente...

O Brasil, hoje, TEM OS JUROS MAIS ALTOS DO MUNDO! Verdadeiro PARAÍSO DOS ESPECULADORES INTERNACIONAIS! Os BANCOS NUNCA GANHARAM TANTO...


É hora de MUDAR! É preciso que se convoque a “intelligentzia brasileira” ( da USP, da FGV e outras instituições brasileiras) para fazer/propor as modificações/limitações que possibilitem a que tenhamos o CAPITALISMO CIDADÃO!

REPETIMOS: É possível, sim senhor, transformar o capitalismo em um instrumento a favor do Estado e de sua população, BASTA TER VONTADE POLÍTICA.


Vejam o artigo de Mauro Santayana, DA “Tribuna daInternet", abordando com competência esse grave problema mundial:


“Os Oráculos da Pilantragem

Mauro Santayana



A Comissão Européia acusou, formalmente, na semana passada, os bancos HSBC, Crédit Agricole e JP Morgan, de promoverem acordos, por debaixo do pano, para manipular a taxa interbancária EURIBOR – que afeta diretamente o custo dos empréstimos para os tomadores.
Do golpe, participavam também o Barclays, o Societé Generále, o Royal Bank of Scotland, e o Deutsche Bank, já condenados, pelo mesmo crime, em dezembro, a pagar multa de mais de um bilhão de euros.
O Deutsche, maior banco da Alemanha, teve de ser capitalizado em 8 bilhões de euros, esta semana, para para não quebrar. O Banco Espírito Santo, de Portugal, também a ponto de quebra, foi acusado, pela KPMG, de graves irregularidades em suas contas. E o Crédit Suisse foi condenado a pagar 2.6 bilhões de dólares à justiça dos EUA, por favorecimento ao desvio de divisas e à sonegação de impostos.
Para Bertold Brecht, era melhor fundar um banco que assaltá-lo. E Bernard Shaw lembrava que não há diferença entre o pecado de um ladrão e as virtudes de um banqueiro.
O mundo muda. Hoje, uma diferença de menos de 2% separa o peso das seis maiores economias emergentes das seis maiores economias “desenvolvidas” e as reservas em mãos do primeiro grupo quase triplicam as do segundo.
Mas, no Brasil, continuamos ouvindo, como se fossem oráculos, a opinião dos banqueiros estrangeiros, que só estão em nosso país para organizar a espoliação sistemática de nossas riquezas e do nosso mercado.
OS “BANKSTERS”
Lá fora, a opinião pública chama essa gente de banksters (foto) unindo em uma só palavra o termo bankers (banqueiro) e gangsters (bandidos). Aqui, o que diz um representante deles – que estão quebrando ou são acusados de crimes em seus países de origem – é sagrado.
Independente de quem estiver no poder no governo, o Brasil, se quiser continuar atraindo dinheiro externo, precisa estabelecer instrumentos próprios de defesa da imagem do país lá fora, criando, como se está projetando fazer com os BRICS, agências próprias de qualificação, bancos de fomento, fundos de reserva, etc.
Até mesmo porque a credibilidade das principais agências de qualificação que existem hoje está tão baixa, no exterior, quanto a dos bancos, aos quais tantas vezes se aliam e protegem, para enganar e pilhar países e correntistas.
É preciso que aprendamos a não dar ouvidos aos enganosos oráculos da pilantragem. Assim como no Brasil, na China os maiores bancos são estatais, e a dependência de capital externo no mercado financeiro é – até por uma questão estratégica – marginal e quase irrelevante.
A diferença que existe entre nós e eles – prestes a se transformar na maior economia do planeta – é que, no Brasil, a opinião de instituições externas, acusadas de envolvimento em duvidosos episódios e nas últimas crises internacionais, orienta e pauta as ações do governo, e vai para a primeira página dos jornais.
Em lugares como Pequim e Xangai, o país, os empreendedores e os consumidores, estão se lixando, redondamente, para a opinião dos bancos ocidentais.
(Blog da Tribuna da Internet, 02/05/2014)

  • Um Novo Olhar para o Capitalismo/Mundo Ocidental!!!/Leia aqui
  • Papa Francisco e o Capitalismo Cidadão!/Leia aqui
  • Aldeia Global & o Novo Modelo de Era!/Leia aqui
  • Contra a Canalha Capitalista!/Leia aqui
  • O Capital é o Cão!/Leia aqui
  • Carta aos Indignados!/Leia aqui
  • O Manifestante é a Personalidade do Ano!/Leia aqui

10 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil já passou pelo “tacão” do FMI. Na época do Regime Militar, quando a Economia era dominada pelo Delfim Neto. As exigências do FMI imobilizam qualquer economia. Trancam o desenvolvimento e condenam gerações a um futuro sem perspectivas. Hoje, o Brasil nada deve ao FMI, mas fica todo “saltitante” em poder “emprestar” dinheiro para as ações do FMI. Na verdade, pela experiência que já tivemos e pelo que se vê no mundo todo e em todas as Nações que são submetidas às rígidas e castradoras normas do FMI, era para o Brasil lutar por uma mudança radical no ordenamento econômico-financeiro que rege o FMI e na forma de socorrer países com a economia em situação ruim. A Grécia pode ser um exemplo e se não bastar, pode-se, também, citar Portugal, Espanha, Irlanda, Itália e por vai... A presidente Dilma Rousseff não deveria ficar só nos discursos. Deveria propor mudanças concretas na política institucional do FMI. A hora é de mudanças. Sem medidas corajosas e concretas a viagem da presidente Dilma ficará como as infindáveis viagens de FHC e Lula. (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O Movimento “Ocupe Wall Street” já está em 84 países. Isso porque os sintomas são diferentes e atende às peculiaridades de cada nação, mas a causa do problema, ou seja, o que motiva o sintoma é Sistema Financeiro que já não atende às exigências das populações desses países. A regra, o modelo de ação do FMI e do Sistema Financeiro Internacional é sempre o mesmo: corte drástico de gastos do governo a ser atendido o que agrava o desemprego de forma assustadora. Ora, tudo isso vai travando a economia já debilitada desses países, criando um verdadeiro caos social. A presidente Dilma já declarou que não concorda com a receita padrão do FMI e que também vê pontos positivos nessa movimentação da Europa e dos Estados Unidos a favor de mudanças radicais do Regime Capitalista. O ex-primeiro ministro espanhol, Felipe Gonzáles já afirmou que estamos vivendo uma Mudança de Era! Uma Mundança de Modelo Civilizatório. É preciso atentar para isso. A atuação dos governos envolvidos deve seguir essa orientação de mudança: sair desse modelo desgastado do capitalismo, para um modelo que atenda prioritariamente o setor produtivo, com a atenção voltada para a ampliação das frentes de trabalho para os jovens que anualmente ingressam no mercado de trabalho. O Regime Capitalista tem que estar priorizado para o que é importante para a sociedade que ele representa e deveria servir. É isso.
(haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Caminho novo! Isso é que é importante! Quero saber para onde eu vou e para onde vai o meu país! É como disse uma vez o FHC, chega de hem, hem hem!!! O povo vai bem quando as suas lideranças assumem uma postura moderna e decidida. O Brasil é um país que está sendo admirado no mundo todo por suas riquezas naturais, pela miscigenação de seu povo, pela capacidade de trabalho e de criatividade de seus jovens e pelas soluções inteligentes que tem dado à substituição da gasolina pelo etanol, por exemplo, que está sendo seguido até pelos EUA. A hora é agora. A oposição tem que ter um projeto concreto de governo e passar a fazer um acompanhamento crítico de cada setor da administração federal. Marcação homem a homem. Sem politicagem, mas sem medo. Vamos em frente! (bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

É importante que se leia com atenção o que escreveu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, vejam este trecho:
“Pois bem, a imensa maioria destes grupos – sem excluir as camadas de trabalhadores urbanos já integrados ao mercado capitalista – está ausente do jogo político-partidário, mas não desconectada das redes de internet, Facebook, YouTube, Twitter, etc. É a estes que as oposições devem dirigir suas mensagens prioritariamente, sobretudo no período entre as eleições, quando os partidos falam para si mesmo, no Congresso e nos governos. Se houver ousadia, os partidos de oposição podem organizar-se pelos meios eletrônicos, dando vida não a diretórios burocráticos, mas a debates verdadeiros sobre os temas de interesse dessas camadas”
O que ele propõe é uma nova forma de fazer política. Os militantes partidários terão que sair das sedes do partido e partir para a nova realidade da comunicação global (internet, facebook, Orkut, twiter, blogs, noticiário na rede, etc). O mundo está mudando e nós temos que mudar também. E ousar. Deixe o pessoal do PT “mamando nas gordas tetas”, dando bolsa família e partamos para o trabalho político que dá resultado. É só ver o que está acontecendo no mundo! Acontecerá aqui, também. Parabéns FHC, até que enfim!!!
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Caro Delmanto,
Primeiro é um privilégio ser parceiro do amigo em qualquer empreitada. Ainda melhor em uma cruzada democrática. Tens razão, muitas vozes juntas, com propósitos "limpos" podem fazer diferença.
Grande abraço.
Aluísio. Aluísio Batista Lima Filho (bemestarsaudeenutricao.blogspot.com)

Delmanto disse...

É caso grave o BRASIL ESTÁ DOENTE!!!
Para se mudar uma realidade que impede o país de ingressar no século XXI, nós dependemos dos Deputados Federais e dos Senadores. É uma verdade! Então, sabe quando haverá mudança? NUNCA!!!
Por isso temos insistido na necessidade de mobilizarmos a população para que – com o povo organizado! – possamos partir para a realização de uma Assembléia Nacional Constituinte!
CONSTITUINTE É A ÚNICA SOLUÇÃO: O POVO TOMANDO EM SUAS MÃOS O SEU PRÓPRIO DESTINO!
Após o estelionato eleitoral que foi a subida do PT ao Poder, os brasileiros estão descrentes. Ora, era um partido que prometia mudar tudo e fez uma política neo-liberal mais rígida que seu antecessor. Só os Bancos saíram ganhando (e muito!!!) e os ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram “cabrestados” à vontade política do PT que ocupou, definitivamente, o lugar dos antigos “coronéis” da política nacional no comando do povão...
Agora, FHC propõe que o PSDB busque a clase média. É um bom caminho. Mas que não seja só para ganhar votos e, sim, para caminharmos (via CONSTITUITE) para um futuro de desenvolvimento sustentável, maior justiça social e plena Democracia.
É sonho impossível?!?
Não é NÃO senhor!
As mudanças estão ocorrendo no mundo todo, por que não no Brasil?!?
.O melhor é mobilizar a sociedade civil e retomar o bom caminho. Avante!

Delmanto disse...

Um exemplo de que PODE HAVER mudanças e evolução na conceituação do CAPITALISMO é o IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO até hoje usado como uma medida comparativa para verificar o desenvolvimento dos países, é que a UNIVERSIDADE DE HARVARD já apresentou uma nova forma de auferir o desenvolvimento dos países, principalmente focando no desenvolvimento social dos mesmos. Por essa nova e revolucionária opção técnica, o Brasil está em 18º lugar. Muito melhor conceituado que pela classificação tradicional do IDH.
O mundo está mudando!
Só não vê quem não quer!
E, com certeza, as inteligências das grandes universidades ainda nos darão, a curto prazo, um novo enfoque para o CAPITALISMO!
É tempo de mudança!
Quem ficar parado vai ser atropelado!!!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (facebook):
Sinto caro Armando Moraes Delmanto, mas... tenho a impressão que a sua denominada “intelligentzia brasileira”ingressou num processo de “burrificaçāo” sem volta... VEJA SEU SILÊNCIO generalizado!!!

Delmanto disse...

Você está certíssimo, Moruzzi. Os intelectuais brasileiros estão omissos! Vamos alertar, gritar!
Acredito que só a SOCIEDADE ORGANIZADA e...com disposição para a LUTA é que poderá reverter essa APATIA que fere e humilha a nossa CIDADANIA!!!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Não é omissão caro amigo... é, ausência de qualidade mesmo!

Postar um comentário