junho 21, 2014

Os Escoteiros visitam os Velhinhos do Asilo...

Os Escoteiros visitam os Velhinhos do Asilo...


Fundada em 1922, pelo Pe. Euclides Gomes Carneiro, a Casa Pia São Vicente de Paulo dedicada aos velhos desamparados passou, tempos depois, a denominar-se “Asilo Padre Euclides”, em memória póstuma ao seu fundador.

A revista Peabiru, nº 14, de março/abril de 1999, publicou o artigo “Asilo “Pe. Euclides”, um Cantinho de Amor”, do professor José Celso Soares Vieira, à época presidente da Sociedade São Vicente de Paulo. Em seu artigo, o professor Celso destacava que “O Asilo “Pe. Euclides” não é “um depósito de pessoas que não tem para onde ir”, mas o reencontro de um perdido e, quiçá distante lar, onde os asilados voltam a se sentir gente que ama e ri, que canta e que conta suas histórias para pessoas solidárias dispostas a ouvi-las. Ali elas comem bem, passam diariamente pela higiene corporal, tem o respaldo médico e de enfermagem, veem televisão. Entretanto, falta-lhes um bate-papo amigo com outras pessoas que precisariam visita-los mais amiudamente. A solidão e a ausência dos parentes são uma constante tristeza no seio dessa gente idosa e, por isso, esquecida.”

“O “Asilo Pe. Euclides” está localizado na parte alta da cidade (proximidade da Vila Rodrigues) em terras doadas pelo então coronel João Leite, num total de 96 mil metros quadrados. Ali foram construídas várias casas que abrigam os asilados de ambos os sexos. Há perto de 74 velhos, carentes de afeto, de amor, de solidariendade, pois se trata de pessoas humanas, que apenas envelheceram na poeira do tempo!”



O Asilo sempre foi mantido pelas doações do povo de Botucatu, tendo realizado ao longo do tempo convênios com os poderes públicos, sempre tendo à frente os Vicentinos (Sociedade São Vicente de Paulo). A visita, com pequenas doações de escolares, sempre foram importantes para essa instituição de caridade para a sua manutenção e, principalmente, para que a futuras gerações compreendam, vivenciando a cidadania, a importância do amparo aos mais velhos desamparados.

A VISTA DOS ESCOTEIROS AO ASILO

Neste dia 21 de junho, os escoteiros do “Grupo de Escoteiros Padre Anchieta”, de Botucatu, estarão fazendo uma visita ao Asilo “Pe. Euclides”. Sairão da sua sede, na Vila dos Médicos, passando a tarde visitando os velhinhos e levando, cada um, uma pequena doação útil à sua manutenção.







O Grupo Escoteiro Padre Anchieta, já está há mais de 60 anos exercendo as suas atividades em Botucatu. Exemplar escola de cidadania, vem cumprindo suas “tarefas cívicas” de modo exemplar. Em atuação com os poderes constituídos, sempre comparecem às comemorações cívicas e aos eventos beneméritos.
Essa visita programada dos escoteiros ao Asilo lembrou-me da visita que a minha classe do Grupo Escolar “Dr. Cardoso de Almeida” fez, no início dos anos 50,  ao Asilo. Aquela visita impressionou-me positivamente e, em 1976, inclui no meu segundo livro, “Crônicas da Minha Cidade”, o artigo “Recanto da Saudade” que havia escrito para o jornal “Vanguarda de Botucatu” de junho de 1976. Abaixo, reproduzo essa crônica e, no final, coloco um link sobre o Grupo Escoteiro de Botucatu.






RECANTO DA SAUDADE

Nós íamos em fila. Toda a classe estava compenetrada de sua importância. Era bom sentirmo-nos úteis. Era bom, muito bom aquele momento.

Não me recordo do que levava. Talvez fosse um pacote de açúcar, ou de arroz? Talvez fosse queijo e goiabada... O Certo é que todos, na medida de suas posses, levavam alguma coisa. O importante era participar. Uma caixa de fósforo? Não faz mal... Uma caixa de fósforo nunca é pouco quando se dá com amor e quando o que se dá é de grande importância para nós.

A professora havia feito com a antecedência devida uma visita àquele recanto da saudade e ficara sabendo das coisas mais úteis que deveríamos levar. Depois, em classe, apresentou-nos uma lista dos gêneros necessitados e colocou-nos à vontade para que pudéssemos fazer a escolha. Foi uma verdadeira assembleia. Todos participaram. A professora agia como uma mediadora, mas a decisão final era nossa.

Às vezes fico a pensar na importância dessa professora. Fico a pensar e penitencio-me por não me recordar de seu nome. Mas pelo que fez e pela lição de civismo e de amor ao próximo que nos deu, ela bem que poderia chamar-se Professora Bondade. Sim, é isso, chama-la-emos de Professora Bondade.

São muitos os botucatuenses que estudaram no Grupo Escolar “Dr. Cardoso de Almeida”. Dos nomes das professoras de meu tempo alguns ainda permanecem em minha memória: Dª Elvira, minha primeira professora, Dª Alice, Dª Olga e muitas outras Fadas do Saber que exerciam com dedicação o seu magistério no Grupo Escolar “Dr. Cardoso de Almeida”.

Mas, como dizia, a escolha do presente que cada um iria dar foi disputadíssima. Por fim, após tudo acertado, a Professora Bondade marcou a data em que a classe iria fazer a sua visita e dar a sua colaboração e conhecer os velhinhos do Asilo Padre Euclides. Mãos à obra. Tudo estava pronto.

Cada um com sua contribuição, aguardávamos o grande momento. Fomos em fila e – pasmem! – fomos em ordem! Naquele tempo ainda se tinha o bom costume de andar... Fomos do Grupo ao Asilo e ninguém ficou cansado.

O primeiro contato foi emotivo. O Asilo Padre Euclides é um recanto que nos transmite paz; é um lugar convidativo `meditação. Os velhinhos que lá residem parecem personagens celestiais. Essa foi a impressão que me causaram. Neles eu não vi, e creio que não há, qualquer revolta por lá se encontrarem.

Passamos a manhã toda no Asilo. Lá tomamos o nosso lanche e corremos por todo canto e convivemos com aqueles nossos irmãos, ou melhor, com todos aqueles vovôs e com todas vovós de todos nós.

Será que hoje em dia ainda há o costume de programar visitas como essas?
Será que hoje as Professoras Bondade estão preocupadas em auxiliar os nossos irmãos menos favorecidos pela sorte ao mesmo tempo em que dão lição de civismo e de amor ao próximo aos seus alunos?

Temos a certeza que sim.

Acreditamos firmemente que em cada Grupo Escolar de nossa cidade existe uma Professora Bondade que planeja visitas ao Asilo Padre Euclides; ou uma tarde com as meninas do Orfanato; ou um passeio à Vila dos Meninos; ou uma coleta de gêneros alimentícios e roupas usadas para o Albergue; ou uma visita para conhecer a obra magnífica que é a APAE.

Essas visitas são muito importantes. Elas ensinam o que nunca mais se esquece. Elas ensinam a sentirmo-nos úteis. Elas ensinam às crianças a importância da bondade, da solidariedade humana e da produtividade de uma convergência de esforços para uma mesma finalidade.

Da caixa de fósforo de um, do pacote de macarrão de outro, do queijo, da goiabada, do pacote de arroz, do quilo de feijão, formou-se um estoque razoável que acredito tenha sido de muita utilidade para o Asilo, pois para nós foi de grande e inesquecível importância.

Nós íamos em fila... Cada um levava o seu pequeno tesouro, a sua pequena oferenda. A Professora Bondade nos liderava. Era bom sentirmo-nos úteis. Era bom, muito bom aquele momento.


Grupo Escoteiro Padre Anchieta de Botucatu: 60 Anos!/ leia aqui

6 comentários:

Delmanto disse...

Início dos anos 50...
Depois, em 1976, escrevi a crônica.
Hoje, fazendo a releitura e editando no blog, estou fazendo pela terceira vez essa visita. É inesquecível...
Já voltei, com a família, várias vezes ao Asilo levando doações. Mas nada se compara aos meus 7 ou 8 anos fazendo aquela visita...
Na perspectiva do tempo é que vemos comosomos pequenos diante das adversidades do mundo e do tão pouco que efetivamente pudemos fazer para melhor o “irmão” desprovido de qualidade de vida e de amor fraternal...
É isso.

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook/Venezuela):
OTIMO

Anônimo disse...

Maria De Lourdes Fumis(Facebook):
É isso aí! Ótimo!

Anônimo disse...

Ana Coneglian Leccioli (Facebook):
Ótimo!

Unknown disse...

Oi , tudo bem?
Gostei muito do último post e me lembro bem de ter lido a crônica no próprio livro, em papel, pois a alusão à professora "Bondade" ficou na minha lembrança. ótimo post mesmo!!!
Um abraço,
Marcelo (adv.marcelo.delmanto@gmail.com)
23 de junho de 2014 10:10

Anônimo disse...

Caro Dr. Armando, segue um estudo preparado pelos Escoteiros de Sorocaba, do Revdo. Vagner Bernardi, Pastor da Igreja Presbiteriana de Sorocaba na rua Santa Clara.

Abs

Coine



De: Vagner Bernardi [mailto:revbernardi@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 23 de junho de 2014 11:10
Para: 'Rev. Coine'




Bom dia Coine.

Veja as Leis Escoteiras segundo as Escrituras.



A BÍBLIA E O ESCOTISMO

1.O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais que sua própria vida.

Mateus 5.37 Que o “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.

2.O Escoteiro é leal .

Provérbios 3.3 Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração.

Apocalipse 2.10 Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida.

3.O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

Tiago 4.17 Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.

Mateus 25.40 “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.”

4.O Escoteiro é amigo de todos e irmãos dos demais Escoteiros.

Salmo 133.1 Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!

Provérbios 18.24 Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.

5.O Escoteiro é cortês.

1 Pedro 3.8 e 9 Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros. Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês.

6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas, pois tudo é criação de Deus.

Gênesis 1.1 No começo Deus criou os céus e a terra."

Salmo 89.11 O céu é teu, e a terra é tua; tu criaste o mundo e tudo o que nele existe

7.O Escoteiro é obediente e disciplinado.

Êxodo 20.12 — Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.

Filipenses 2.8 ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz.

8.O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

Filipenses 4.13 Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer

9.O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

Provérbios 21.5 Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade.

10.O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

1 Coríntios 3.17 Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são o seu templo.

Mateus 5.8 — Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.



Vou fazer as devocionais das atividades dentro desses textos.

Postar um comentário