julho 28, 2014

FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY/2014

FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY/2014


Uma novidade marca a escolha do autor homenageado da 12ª edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty: pela primeira vez o destaque vai para um autor contemporâneo: Millôr Fernandes. Mestre do humor, o Guru do Méier, consagrado como o “PENSADOR DE IPANEMA” (Homenageado pelo Rio em 2012, ver abaixo) recebe a homenagem dois anos após sua morte, ocorrida em março de 2012, aos 88 anos.

Rio homenageia a memória de Millôr Fernandes/ leia aqui

Dramaturgo, editor, tradutor, artista gráfico e uma das figuras mais marcantes da imprensa brasileira, Millôr deixou uma inesgotável obra literária e intelectual, incluindo peças de teatro, livros de prosa e poesia, romances, desenhos, exposições de pintura, traduções, roteiros de cinema e textos na imprensa.



“Millôr trazia o mundo da Flip num homem só: da tradução de Shakespeare ao cartum, do jornalismo ao hai-kai. Sua crítica ao poder é fundamental no Brasil de 2014”, afirma Paulo Werneck, curador da Flip.

A próxima edição da Flip acontece de 30 de julho a 3 de agosto de 2014. Realizada sempre no início de julho, terá nova data em função da Copa do Mundo.(FONTE:www.flip.org.br)

As Novas Homenagens Especiais da FLIP/2014


Além da homenagem ao Millôr Fernandes, haverá espaço, com certeza, na FLIP/2014, para os escritores JOÃO UBALDO RIBEIRO, ARIANO SUASSUNA E RUBENS ALVES, recentemente falecidos. A perda desses três consagrados intelectuais abalou o Brasil e nenhum lugar é mais adequado para relembrá-los do que a FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA FLIP/2014:

• 30/07/2014 - 19h - FLIP
Conferência de abertura com Agnaldo Farias
Uma homenagem em dois tempos: no primeiro, o crítico Agnaldo Farias destaca o valor da obra de Millôr Fernandes para a arte brasileira.
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 30/07/2014 - 19h - FLIP
Segunda parte da abertura: Millormaníacos
Jaguar conversa com Reinaldo e Hubert.
Em seguida à conferência, dois discípulos do Guru do Méier, Reinaldo e Hubert - que nos anos 1980 editaram uma cria do Pasquim, o Planeta Diário- conversam com o cartunista millormaníaco Jaguar.
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 30/07/2014 - 21h30 - FLIP
Show de abertura com Gal Costa
Local: Tenda do Telão - Areal do Pontal
• 31/07/2014 - 09h30 - FLIP
Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência
Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren
A proposta da mesa Da cidade à cidadania é discutir maneiras de modificar o espaço público das cidades de forma a reduzir a desigualdade e prevenir a violência, trazendo novas visões para a discussão do problema, para além das políticas de repressão e encarceramento.
Entrada gratuita. Retirar ingressos 1 hora antes na bilheteria da Flip
Mediador: Guilherme Wisnik
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 31/07/2014 - 12h - FLIP
Mesa 1: Poesia & Prosa
Autores: Charles Peixoto, Eliane Brum e Gregorio Duvivier
Poesia e prosa não são territórios bem demarcados nos livros de Eliane Brum e Gregorio Duvivier. O caráter híbrido da escrita e a infiltração mútua da poesia pela prosa e vice-versa, lição da poesia marginal dos anos 1970, repercute em dois autores estreantes e na obra completa de um de seus principais representantes, o carioca Charles Peixoto.
Mediador: Miguel Conde
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 31/07/2014 - 15h - FLIP
Mesa 2: Os Possessos
Autores: Elif Batuman e Vladímir Sorókin
Em que medida ler Dostoievski pode ser uma experiência lisérgica? E a crítica literária, pode ser pensada como uma aventura? A ensaísta americana Elif Batuman e o primeiro representante da terra de Tolstói em Paraty,Vladímir Sorókin, trazem notícias de uma superpotência cultural e veem a tradição literária russa pelos olhos do século 21.
Mediador: Bruno Gomide
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 31/07/2014 - 17h15 - FLIP
Mesa 3: Fabulação e Mistério
Autores: Eleanor Catton e Joël Dicker
O mistério e a construção do romance estão no foco de Eleanor Catton e Joël Dicker, que renovam o gênero em obras ambiciosas.
Mediador: José Luiz Passos
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 31/07/2014 - 19h30 - FLIP
Mesa 4: Paraty, Veneza no Atlântico Sul
Autores: Francesco Dal Co e Paulo Mendes da Rocha
A mesa de arquitetura da Flip 2014 recebe o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o crítico italiano Francesco Dal Co, especialista na obra do primeiro Prêmio Pritzker brasileiro, para uma conversa sobre as afinidades entre dois territórios singulares: Veneza e Paraty.
Mediador: Guilherme Wisnik
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 31/07/2014 - 21h30 - FLIP
Mesa Bônus - Porque era ele, porque era eu
Autores: Mathieu Lindon e Silviano Santiago.
Amizade, contracultura, drogas, paternidade, aids, amor gay e suas representações literárias são temas de discussão entre dois autores de livros que rememoram amizades marcantes em suas vidas.
Mediador: Paulo Roberto Pires
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 01/08/2014 - 10h - FLIP
Mesa 5: O guru do Méier
Autores: Cássio Loredano, Sérgio Augusto e Claudius
A arte de Millôr Fernandes nasce de um rara combinação de desenho e palavra escrita. Um caricaturista e um jornalista perfilam Millôr em traço em prosa.
Mediador: Hugo Sukman
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 01/08/2014 - 12h - FLIP
Mesa 6: À mesa com Michael Pollan
Autor: Michael Pollan
Num prato de comida se entrecruzam questões políticas, culturais e ambientais - e é à mesa que temos nossas primeiras lições de democracia e sociabilidade. A arma do ensaísta americano Michael Pollan em sua cruzada contra a comida industrial é a defesa do prazer de comer e de cozinhar, intimamente associado ao da leitura e da escrita.
Mediadora: Lúcia Guimarães
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 01/08/2014 - 15h - FLIP
Mesa 7: Marcados
Autores: Claudia Andujar e Davi Kopenawa
Sobreviventes da guerra de interesses políticos e econômicos que se trava na Amazônia, os yanomami são um povo “marcado” desde meados do século 20. Pioneira do registro do modo de vida yanomami, a fotógrafa Claudia Andujar conversa com o xamã e líder yanomami Davi Kopenawa sobre as origens, o presente e o futuro dos índios no Brasil.
Mediadora: Eliane Brum
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 01/08/2014 - 17h15 - FLIP
Mesa 8: Livre como um táxi
Autores: Antonio Prata e Mohsin Hamid
Dois autores que fazem do humor e da crônica de costumes a matéria-prima de retratos autoirônicos de si mesmos e do mundo a seu redor.
Mediadora: Teté Ribeiro
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 01/08/2014 - 19h30 - FLIP
Mesa 9: Encontro com Andrew Solomon
Autor: Andrew Solomon
Criar um filho pode ser ainda mais desafiador quando a identidade dele não corresponde às nossas expectativas e padrões sociais mais básicos. Autismo, surdez, nanismo e transexualismo são alguns dos casos que o jornalista norte-americano Andrew Solomon examina em sua busca por uma narrativa humanista das exceções e dos afetos em torno delas.
Mediador: Otávio Frias Filho
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 01/08/2014 - 21h30 - FLIP
Mesa 10: 2X Brasil
Autores: Cacá Diegues e Edu Lobo
Na obra de Cacá Diegues e de Edu Lobo estão alguns de seus retratos mais refinados e populares. O cineasta e o compositor fazem um balanço de sua trajetória e da cultura do país nos últimos cinquenta anos.
Mediador: João Gabriel de Lima
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 02/08/2014 - 10h - FLIP
Mesa 11: Liberdade, liberdade
Autores: Charles Ferguson e Glenn Greenwald
Duas faces do combate ao poder imperialista no século 21. As denúncias divulgadas pelo advogado e jornalista Glenn Greenwald expuseram o desmesurado poder dos serviços de espionagem dos EUA, que agem contra seus próprios cidadãos e contra países aliados. As relações espúrias entre autoridades financeiras, mercado e universidades, denunciadas pelo documentarista Charles Ferguson, vencedor do Oscar, mostraram o conluio entre interesses privados e instituições públicas por trás da crise financeira iniciada em 2008.
Mediadora: Lúcia Guimarães
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 02/08/2014 - 12h - FLIP
Mesa 12: Memórias do cárcere: 50 anos do golpe
Autores: Bernardo Kucinski, Marcelo Rubens Paiva e Persio Arida
O golpe de 1964 foi o início de uma ditadura militar que fez da tortura e do “desaparecimento” de pessoas uma verdadeira política de Estado. Três personagens dessa história, Bernardo Kucinski, Persio Arida e Marcelo Rubens Paiva, expurgam, pela expressão literária, os terríveis dias vividos nos porões da ditadura militar.
Mediadora: Lilia M. Schwacz
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 02/08/2014 - 15h - FLIP
Mesa 13: A verdadeira história do Paraíso
Autores: Etgar Keret e Juan Villoro
Das utopias de antigas civilizações à barbárie da modernidade, dois grandes ficcionistas fazem de suas obras espelhos da exuberância e das mazelas de seus países, Israel e México, oscilando entre a visão do paraíso e o terror diante da terra arrasada.
Mediador: Ángel Gurría-Quintana
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 02/08/2014 - 17h15 - FLIP
Mesa 14: Tristes trópicos
Autores: Beto Ricardo e Eduardo Viveiros de Castro
No segundo encontro dedicado aos índios e à Amazônia, o antropólogo Beto Ricardo, do Instituto Socioambiental, e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro conversam sobre o pensamento ameríndio e a presença indígena no Brasil de 2014.
Mediadora: Eliane Brum
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 02/08/2014 - 19h30 - FLIP
Mesa 15: Encontro com Jhumpa Lahiri
Autora: Jhumpa Lahiri
Uma das grandes narradoras de nosso tempo, a britânica de origem indiana Jhumpa Lahiri fala sobre seu romance Aguapés e sobre a literatura como mediação entre culturas.
Mediador: Ángel Gurría-Quintana
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 02/08/2014 - 21h30 - FLIP
Mesa 16: Narradores do poder
Autores: David Carr e Graciela Mochkofsky
O jornalismo é uma pedra no sapato do poder, mas, ao mesmo tempo,os meios de comunicação constituem uma engrenagem central do poder. Dois repórteres tarimbados, a argentina Graciela Mochkofsky e o americano David Carr, trilharam suas biografias investigando as relações entre a imprensa e interesses privados.
Mediador: João Gabriel de Lima
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 03/08/2014 - 10h - FLIP
Mesa 17: Ouvir estrelas
Autores: Marcelo Gleiser e Paulo Varella
Do mais abstrato ao mais concreto, o físico Marcelo Gleiser e o professor de astrofísica Paulo Varella conversam sobre os limites do conhecimento científico, de nossa visão do universo e do céu sobre nossa cabeça.
Mediador: Bernardo Esteves
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 03/08/2014 - 12h - FLIP
Mesa 18: Romance em dois atos
Autores: Daniel Alarcón e Fernanda Torres
Os bastidores de uma trupe de teatro e a influência de um veterano sobre um jovem ator estão na origem da trama criada por Daniel Alarcón em seu último romance; o romance é o território que a atriz Fernanda Torres explora em sua estreia literária. Morte, velhice, palco, narrativa e as representações ficcionais da vida artística estão entre os temas da conversa entre dois autores, destaques contemporâneos das letras latino-americanas.
Mediador: Ángel Gurría-Quintana
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 03/08/2014 - 14h - FLIP
Mesa 19: Os sentidos da paixão
Autores: Almeida Faria e Jorge Edwards
Paixão, ciúme, erotismo e escrita pautam a conversa entre esses dois grandes romancistas, mestres da narrativa ibero-americana.
Mediador: Paulo Roberto Pires
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal
• 03/08/2014 - 16h - FLIP
Mesa 20: Livro de cabeceira
Convidados da Flip leem e comentam trechos de seus autores favoritos.
Neste ano participam: Andrew Solomon, Eduardo Viveiros de Castro, Etgar Keret, Fernanda Torres, Graciela Mochkofsky, Joël Dicker, Juan Villoro e Marcelo Rubens Paiva.
Mediadora: Liz Calder
Local: Tenda dos Autores - Areal do Pontal

Um comentário:

Delmanto disse...

A Flip representa, a nível internacional, o sucesso cultural do Brasil. E nesta 12ª Feira Literária Internacional, com certeza, haverá um acréscimo na programação oficial para homenagear os escritores João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Rubens Alves.
A presença de intelectuais estrangeiros tem sido uma constante nesses eventos literários em Paraty, além da maciça presença de intelectuais brasileiros. Enfim, é um grande congraçamento cultural onde se pode conhecer as novidades literárias e tomar conhecimento dos agitos culturais que acontecem em todo o mundo.
Vale uma visita.

Postar um comentário