julho 18, 2014

JOÃO UBALDO RIBEIRO: Um HERÓI que se vai...


Perdemos João Ubaldo Ribeiro. Escritor INDEPENDENTE, consagrado, membro da Academia Brasileira de Letras, sempre expressou a sua cidadania com coragem e sem medo das “patrulhas” que vivem a achacar os que ousam enfrentar o PUDER...

Sua obra ficará. Seu exemplo de cidadão, também!
A notícia (Estadão) caiu como uma bomba:

"O escritor e acadêmio João Ubaldo Ribeiro morreu, aos 73 anos, na madrugada desta sexta-feira (18), em sua casa, no Leblon, Zona Sul do Rio. De acordo com o telejornal "Bom Dia Rio", da TV Globo, ele teve uma embolia pulmonar. Pai do ator e ex-VJ da MTV Bento Ribeiro, o jornalista era casado com Berenice de Carvalho Batella Ribeiro.

A assessoria de imprensa da ABL informou que o corpo chegará na sede da academia às 10h da manhã para o velório. Ainda não há informações sobre o local e o horário do enterro. João Ubaldo Ribeiro era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele sucedeu Carlos Castello Branco, após eleição em 7 de outubro de 1993.

Um dos grandes nomes da literatura brasileira, João Ubaldo Ribeiro é autor de livros como "Sargento Getúlio", "O sorriso dos lagartos", "A casa dos budas ditosos" e "Viva o povo brasileiro". Em 2008, ele ganhou o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Também é vencedor de dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o Melhor Autor e Melhor Romance do Ano, por "Sargento Getúlio" e "Viva o povo brasileiro".

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu em Itaparica (BA), em 23 de janeiro de 1941. Dos primeiros meses de idade até cerca de onze anos, viveu com sua família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio de Janeiro para, em seguida, fixar-se em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos. Morou em Berlim e em seguida veio para o Rio de Janeiro. Além de Bento, João Ubaldo tinha mais três filhas: Emília Ribeiro, Francisca Ribeiro e Manuela Ribeiro."

Abaixo, artigo que escrevemos (Blog do Delmanto -17/03/2013) sobre João Ubaldo e sua atuação cidadã:

Que Elites? Que Esquerda?


Impossível não ler, divulgar e guardar bem guardado este trecho de artigo do conceituado jornalista João Ubaldo Ribeiro. A sua análise foi precisa. Extremamente objetiva, nos dá oretrato rasgado deste Brasilzão e da Elite Política que nos governa há 10 anos!!!

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro é baiano, advogado, com pós-graduação nos EUA, é considerado um dos melhores escritores da atualidade, exerce o jornalismo, é roteirista e profere palestras. Em 2008, ganhou o Prêmio Camões, maior premiação para autores de língua portuguesa.

É um privilégio contarmos com um intelectual do seu gabarito. Vamos a um trecho de seu corajosodesmistificador artigo de hoje no Estadão”:

Que elites, que esquerda?

João Ubaldo Ribeiro
“... esse negócio de o governo ser de esquerda. Só se querem dizer que a maior parte do nosso cada vez mais populoso bando ministerial é constituído de canhotos. O presidente Lula, que não quis ser presidente emérito e prefere continuar sendo presidente perpétuo mesmo, já disse - e creio que com sinceridade - que não é, nem nunca foi, de esquerda e que não usa mais nem a palavra "burguesia". E que é que o governo fez que caracterize uma posição de esquerda? Apoiar Chávez com beijos e abraços, ao tempo em que respalda os bilhões de dólares de negócios brasileiros na Venezuela? Manter boas relações com Cuba, o que não quer dizer nada em matéria de objetivo político? Ser da antiga turma que combatia o governo, no regime militar? E já perguntei aqui, mas pergunto de novo: o PMDB é de esquerda? Quem é esquerda, nesse balaio todo? Furtar, desviar, subornar, corromper são de esquerda? Zelar por valores éticos e morais é de direita?
É gritaria da direita reclamar (e pouca gente reclama) do descalabro inacreditável em que se tornaram as trombeteadas obras do rio São Francisco, hoje uma vasta extensão de ruínas e destroços, tudo abandonado ao deus-dará, em pior estado do que cidades bombardeadas na Segunda Guerra? Ou o que está acontecendo com a Petrobrás, que, da segunda posição entre as petrolíferas, despencou para a oitava e pode despencar mais, acrescida a circunstância de que ninguém explica direito qual é mesmo a situação do hoje já não tão radioso pré-sal? E combater a miséria nunca foi de esquerda ou direita. Ter altos índices de popularidade tampouco.
Também se diz que as elites dominantes querem derrubar o governo. Que elites dominantes? A elite política, que se saiba, é a que exerce o poder político. O Poder Executivo é exercido pelo governo que está aí e que, presumivelmente, não atua contra si mesmo. O Poder Legislativo está sob o controle da base do governo. E o Judiciário, por mais que isso seja desagradável aos outros governantes, não pode associar-se à ação política no sentido estrito. Já as elites econômicas não parecem empenhadas em subverter uma situação em que os bancos têm lucros nunca vistos, conforme o próprio presidente perpétuo já frisou, e as empreiteiras estão muito felizes e, convocadas pela presidente adjunta, prometeram fazer novos investimentos. Qual é a elite conservadora que está descontente e faz oposição ao governo? É justamente o contrário.
Finalmente, temos a imprensa golpista. Que imprensa golpista? Que editorial ou comentário pediu golpe? Comportamento golpista é o de quem acusa o Judiciário de ser agente de armações politiqueiras, quem chega a esboçar desobediência a ordens judiciais, quem se diz vítima de linchamento, quando foi condenado em processo legítimo e incontestável. A imprensa sempre se manifesta contra o desrespeito à Constituição e a desmoralização das instituições democráticas e tem denunciado um rosário sem-fim de ações lesivas ao interesse público. Golpista é quem busca silenciá-la ou controlá-la, não importa que explicações se fabriquem e que eufemismos inventem.”
(“O Estado de S.Paulo”, de 17/03/2013)

12 comentários:

Delmanto disse...

Há 20 Anos o Brasil é governado (PSDB e PT) por partidos que se dizem de Esquerda!
Na verdade, verdadeira, nunca se fez uma POLÍTICA DE DIREITA como nestes decênios! ROUBARAM todas as “bandeiras da direita”...rsrsrs
Nas últimas eleições, o Lula, com sua “sabedoria” já muito conhecida disse: é a primeira vez (nunca antes neste país...rsrsrs) que NÃO tem candidato da direita nas eleições presidenciais!
CERTÍSSIMO!!!
E para quê?!?
Os candidatos do PT e do PSDB já são os representantes da DIREITA no Brasil!
NUNCA os Especuladores Financeiros Internacionais ganharam tanto dinheiro como nestes últimos anos...
NUNCA os Banqueiros Brasileiros ganharam tanto dinheiro
como nestes últimos anos...
NUNCA os JUROS foram tão altos como nestes últimos anos...
Então, pra quê candidato da DIREITA?!?
Este post é para ser lido e repassado.
Vamos ABRIR os Olhos do Brasil!

Anônimo disse...

Muito interessante. Ele fala das elites econômicas. Pois as grandes empresas, as poderosas tem sido apadrinhadas pelo comunista Luciano Coutinho que tem a idéia estapafúrdia de que transformando as grandes empresas nacionais em multinacionais (com o dinheiro do povo, é claro) elas poderão competir no mercado internacional...rsrsrs Seriam as Campeãs Brasileiras!
Ele não sabe que o Capital não tem pátria?
Ele não sabe que multinacional só prejudica o funcionamento ideal de uma sociedade capitalista? Uma das poderosas multinacionais que o Luciano Coutinho tem ajudado no BNDES é a antiga AmBev que, hoje, já comprou até a Budweiser (com nosso rico dinheirinho)..
RESULTADO: essa “monstrinho” vem sufocando as pequenas e médias cervejarias em todas regiões do Brasil. É o Capital/Primata que precisa ser “domesticado” e não incentivado.
Essa é uma grave distorção desses dirigentes de formação marxistas sem NENHUMA experiência como empresário ou empreendedor.
Brasil: Pay attencion, please!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook) compartilhou sua foto.

O nosso prejuízo cultural é enorme.
Adoro suas crônicas, seus livros e sua voz grossa nos farão falta.

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook) compartilhou sua foto.

O nosso prejuízo cultural é enorme.
Adoro suas crônicas, seus livros e sua voz grossa nos farão falta.

Anônimo disse...

Bete Adami Santos (Facebook):
um grande, enorme escritor brasileiro...excelente cronista, também...nunca perdi sua crônica no domingo, no estadão...Seu livro "Viva o povo brasileiro" é um clássico...que pena, muita pena!

Anônimo disse...

Eliane Lobato (Facebook):
Além de excelente cronista, ótimo narrador, um escritor inenarrável, era possuidor de um "senso de humor" que nos auxiliava a encarar a realidade brasileira com uma certa sensação de alívio. Enfim, ficamos sim, mais pobres, a literatura contemporânea perde um dos seus melhores representantes mas,sua obra o faz Eterno e tb nos faz suportar a saudades que teremos de suas criticas afiadas e espirituosas

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto(Facebook):
Levei

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (facebook):
Triste noticia... alem de excelente escritor,parecia uma pessoa especial.Vai fazer muita falta.

Anônimo disse...

Ricardo Barreiros(Facebook):
saiu mais cedo....

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
compartilhei!

Anônimo disse...

Aparecida Bernardes Maia (Facebook):
copiei também.

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
Eder Fonseca (Dihitt) comentou a notícia JOÃO UBALDO RIBEIRO: um HERÓI que vai....

Comentário:
Não acreditei quando vi essa notícia hoje de manhã... Se me serve de consolo, terei como relíquia a entrevista em áudio que fiz com ele no ano passado!

Postar um comentário