julho 09, 2014

Plínio de Arruda Sampaio: o vovô twitteiro!!!

Plínio de Arruda Sampaio:
o vovô twitteiro!!!



Eu não concordava com todas as bandeiras levantadas por Plínio de Arruda Sampaio, mas concordava com muitas posturas políticas que tinha.

Com sua morte ocorrida ontem, 08/07/2014, o Brasil perdeu um dos mais ativos políticos, com efetiva militância desde a sua formatura na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco até a sua militância no PSOL, como candidato à presidência da República, em 2010. Considerado, à época, mais ousado, moderno e preparado candidato. Não venceu...

Não venceu, mas teve o MEU VOTO!

Com muito orgulho, votei e trabalhei por sua candidatura na certeza de que estava trabalhando para o candidato mais coerente e preparado para os grandes desafios que o país teria e ainda terá que enfrentar.

Meu primeiro contato com Plínio de Arruda Sampaio foi quando ele se desligou do PT por não concordar com o MENSALÃO e com os rumos que o PT estava tomando. Telefonei para sua casa e lhe hipotequei solidariedade, colocando-me politicamente à sua disposição. Lembrou de meus parentes juristas e agradeceu o apoio, declarando que iria para o PSOL.

PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO pertenceu ao valoroso grupo de jovens que formavam a Democracia Cristã, no Partido Democrático Cristão. Esse grupo de idealistas participou da campanha e eleição de Jânio Quadros para a Prefeitura de São Paulo e para o Governo do Estado. Além de Plínio de Arruda Sampaio, o PDC contava com Franco Montoro, Hélio Bicudo, Plínio Queiróz, Carvalho Pinto e tantos outros valorosos idealistas. No Governo de Carvalho Pinto, coordenou o PLANO DE AÇÃO, considerado o mais completo planejamento realizado no Governo do Estado de São Paulo, juntamente com as metas estabelecidas pelo governo de Armando de Salles Oliveira logo após a Revolução Constitucionalista de 1932!

Em 1962 elegeu-se Deputado Federal e participou da base de apoio ao governo de Jango Goulart, de quem Carvalho Pinto foi Ministro da Fazenda. Com o Regime Militar, foi exilado, morando no Chile e nos Estados Unidos. Pertenceu à AP – AÇÃO POPULAR, onde teve militância com José Serra.
Lutou pelo Socialismo contra o Capitalismo Primata

Retornou ao Brasil em 1976, participando da fundação do MDB – MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO. Aqui é importante trazer o relato da Wikipedia sobre a tentativa frustada da criação de um partido socialista:

“Exilou-se no Chile onde morou por seis anos, trabalhando como funcionário da FAO. Transferiu-se para Estados Unidos da América no ano de 1970, onde trabalhou no Programa FAO/BID, em Washington D.C., antes de cursar o mestrado em Economia Agrícola na Universidade Cornell. De volta ao Brasil em 1976, foi professor da Fundação Getúlio Vargas, fundou o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e engajou-se na campanha pela abertura do regime militar e pela anistia dos condenados políticos. Ao lado de outros intelectuais do Cedec e do Cebrap, idealizou um partido à esquerda do MDB e, para isso, ao lado de Almino Affonso, Francisco Weffort e Fernando Henrique Cardoso, articulou-se com líderes emedebistas como Marcos Freire e Jarbas Vasconcelos. Paralelamente, Plínio, Weffort e Almino lançaram a candidatura de Fernando Henrique para o Senado pela sublegenda do MDB. O acordo entre eles era de construir um novo partido de esquerda, se Fernando Henrique ganhasse mais de um milhão de votos. O partido já tinha programa e manifesto e se chamaria Partido Socialista Democrático Popular (PSDP).
Na concepção de Plínio, a nova agremiação seria um partido democrático e de massas com base popular e programa socialista, organizado em núcleos de base. Porém, a ideia de criar um novo partido foi abortada pela mudança de planos de Fernando Henrique, que, após se eleger suplente de senador pelo MDB em 1978, declarou como prioridade o fortalecimento da legenda, apesar do compromisso firmado com Plínio, Almino e Weffort de construir um novo partido. Fernando Henrique chegou a receber 1.600.000 votos, derrotando o candidato da Arena, Claudio Lembo, assim conquistando a suplência do senador eleito Franco Montoro. Embora tivesse combinado com Plínio de construir um partido socialista, caso atingisse a marca do milhão de votos, o que demonstraria viabilidade eleitoral de candidatos de esquerda, Fernando Henrique alegou que, se cumprisse o combinado, estaria encorajando o divisionismo. Plínio, perplexo com a inversão de prioridades do colega, rompeu com o MDB.
Com o fim do bipartidarismo, Plínio se engaja ao lado de outras figuras ilustres na fundação do Partido dos Trabalhadores.”

Em 1980 participa da fundação do PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES, onde permaneceu até 2005. Reeleito deputado federal, teve a segunda maior votação, só superado por Lula. Em 2005, deixou o PT por discordar do MENSALÃO
.
CANDIDATO À PRESIDÊNCIA !



Foi um verdadeiro fenômeno nas eleições presidenciais de 2010, sarcástico e com tiradas geniais nos debates, marcou presença na campanha, sendo considerado o candidato das redes sociais e da modernidade.
REPITO: Não venceu, mas teve o MEU VOTO!
Descanse em paz!


11 comentários:

Anônimo disse...

Bete Adami Santos (facebook): marcou você em uma publicação.
Bete escreveu: "compartilhando post e blog de meu amigo Armando Moraes Delmanto...Plínio deu um show, de fato, nos debates e na utilização das redes em 2010...e tinha propostas excelentes para a gestão pública, assunto que conhecia muito e ensinava fantásticamente! grande perda, de fato!

Anônimo disse...

Bete Adami Santos (Facebook):
o meu, também, Delmanto!!!! está ótimo seu post!

Delmanto disse...

Valeu, Bete.
Muitos, como nós, acreditávamos e ainda acreditamos na possibilidade de mudanças com qualidade para o Brasil.
Plínio de Arruda Sampaio foi um guereiro!!!

Anônimo disse...

João Rojas (Facebook):
Teve uma participação importante na redemocratização do Brasil, uma grande personalidade!!! Muita Paz!!!

Anônimo disse...

Jane Moraes (Facebook):
O MEU TB ,
ERA AMIGO LA DE CASA.
DESCANSE EM PAZ

Anônimo disse...

Eni Martin (Facebook):
um político admirável. coisa raríssima!!!

Anônimo disse...


Hélio Francisco (Facebook):
Conheci Plinio bem é seus filhos Plininho e Fernando.

Anônimo disse...

Karla De Almeida Pizzulin (Facebook):
Eu também votei nele. Fazia questão de apertar sua mão toda vez que ele ia pessoalmente ao Centro de SP pedir votos. Grande perda.

Anônimo disse...

Lia Almeida Lemos (Facebook):
Um homem de respeito, digno , coerente , descanse em paz !

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook):
Era um político admirável, um dos últimosque tinha tino de um verdadeiro líder. Agora não consigo ver em nenhum político um "lider"

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
Eder Fonseca (Dihitt):
comentou a notícia Plínio de Arruda Sampaio: o vovô twitteiro!!!.

Comentário:
Um grande homem, de um caráter ímpar. O meu terceiro entrevistado na nossa publicação, que descanse em paz!

Postar um comentário