julho 12, 2014

Silêncio! É hora da Catarse do Brasil!


Há certas horas na vida das pessoas e dos cidadãos nas quais, qualquer que seja a posição do corpo, a alma se encontra genuflexa. Como disse outrora conhecido filósofo, ajoelhada diante do altar da Pátria ou diante dos grandes momentos da nacionalidade.

Como agora!
Como neste momento histórico, quando a Naçãoexperimenta os limites da decadência política do Congresso Nacional enquanto a maioria da população brasileira está relegada a um segundo plano, totalmente alienada diante dos graves acontecimentos que estão marcando a vida política nacional.

O desmonte da POLÍTICA DO PÃO & CIRCO,  montado pelo governo para anestesiar o povo brasileiro, RUIU! O FUTEBOL BRASILEIRO está na lona! A Economia está em queda acentuada, a inflação corrói os salários, MAS os juros continuam os mais altos do mundo, os especuladores internacionais estão no "paraíso brasil", os BANQUEIROS NUNCA GANHARAM TANTO!!! 

A Política do “PÃO E CIRCO”...no Brasil?!?/ Leia aqui


E vamos buscar na história o ensinamento de dois grandes brasileiros: Fernando Henrique Cardoso e Armando de Salles Oliveira. Cada um ao seu tempo e diante de umamesma realidade política brasileira, cheia de demagogos, cheia de oportunistas a enganar com facilidade a população, com o silêncio comprometedor das elites brasileiras.

Elites? Sim, as elites brasileiras! É preciso que a“intelligentzia brasileira”, a vanguarda da sociedade assuma o comando da Nação. Se não, vejamos:
e aqui, mais uma vez, vamos buscar o ensinamento perene do sociólogo Fernando Henrique Cardoso, de que ELITE representa a vanguarda, o que há de melhor na sociedade, ou seja, o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor do movimento sindical foi o Lula, o melhor empresário é o Antonio Ermínio de Moraes, o melhor do basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor da medicina é oAdib Jatene e o melhor jurista foi Rui Barbosa...


Com o mesmo enfoque, o grande Estadista Paulista – fundador da USP! – Armando de Salles Oliveiradeixou a sua opinião: ”A Universidade cria as elites. E a crise brasileira não é popular, mas das classes superiores; não é das massas, mas dos que devem dirigí-las e não se acham preparados, nem conjugados para lhes imprimir direção... São Paulo compreendeu isso e vai iniciar a grande marcha. A Universidade (USP) queestamos fundando, servida por especialistas eminentes,vai formar e disciplinar para a vida pública, para as necessidades de sua política e de sua ciência, a primeira geração homogênea, depois da República...

A Vaia fazendo a Faxina!/ Leia aqui

É isso. Sem tirar nem por...

É a limpeza, a purificação nacional. A Nação Brasileira precisa por para fora as suas mazelas, os seus demônios. Precisa repensar seus valores, analisar a sua classe política e a estrutura política nacional, precisa eleger as suas prioridades.

As nossas elites precisam se posicionar...Repetimos: aselites comandaram a Abolição da Escravatura, o processo de nossa Independência e de nossa República.Comandaram (mas não mantiveram o comando) aRevolução de 1930, a Constituinte de 1934 e a Redemocratização em 1945. Essas mesmas elites foram de “carona” nos movimentos das Diretas Já e dasEleições Presidenciais Diretas, comandadas por setores engajados da sociedade que souberam mobilizar a mídia eletrônica.



Vamos despertar as nossas elites!

Vamos assumir o papel de vanguarda intelectual nas mudanças e transformações sociais. Vamos por para fora nossos demônios. Que as elites entrem no espírito que deverá dominar o país e façam a sua Catarse. Que ponham para fora as suas mazelas, repensem os seus valores, analisem a nossa política e elejam as prioridades sociais do país, assumindo o núcleo pensante da comunidade brasileira na caminhada inexorável para o futuro.

E o futuro, todos sabemos, é a sociedade organizada (é a vanguarda da "intelligentzia brasileira", são os seus centros universitários, a imprensa independente, os jornalistas com colunas ou blogs, os cientistas sociais, as lojas maçônicas, os clubes de serviço ,Rotary, Lions, aOAB, a CNBB, a ABI, as Academias de Letras de todo o país, os órgãos representativos dos profissionais liberais e tantas outras entidades representativas e com destaque junto às comunidades às quais prestam serviços) caminhar para uma Assembléia Nacional Constituinte para repor o Brasil na rota segura da democracia plena e do desenvolvimento sustentável.

14 comentários:

Anônimo disse...

Marquei e guardei o pensamento do ex-governador Carlos Lacerda. É certeiro:"A única dificuldade que encontro para formar um grande partido é a mesma que todos encontram para formar um grande governo. Enquanto o Brasil esticava, a sua elite dirigente encolheu. Existe, mas insuficiente. O povo está melhor do que a sua elite? Penso que sim. Mas o que é certo é que a elite residual não entende mais o Brasil, estou a dizer, não o conhece mais. E a elite nascente não é elite, é uma sofisticação, uma improvisação, uma enfatuarão. A elite se desqualifica culturalmente. Há uma desordem nas idéias e um correspondente tumulto nas ambições que põem em perigo já não apenas a democracia brasileira, mas o próprio País em suas características, em sua personalidade nacional". (“Rosas e Pedras do Meu Caminho”, página 297). Ora, se essa é a realidade, cabe a nós mudá-la. Só depende da mobilização da comunidade. É a comunidade organizada que irá varrer essa corja que está dominando a política nacional. Vamos em frente. Eu acredito! (bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, os recuos que o Governo federal está tendo que fazer não deixa de ser resultado da repercussão negativa na mídia e na internet, principalmente.
A nossa classe política é a campeã da falta de classe...rsrsrs Vamos persistir e acreditar que os Sarneys e os Jader Barbalhos serão apenas tropeços no caminho da democracia plena. Avante!
(danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook):compartilhou sua foto.
e vem a Presidenta dizendo que precisa haver mudanças no futebol rs
Faça-me um favor... o Brasil precisa ser mudado totalmente !
A falencia do futebol, espero, fara o povo acordar.
E a proposito precisamos mudar todos nós.

Anônimo disse...


Jo Sant'Iago (Facebook):
pois é... As mudanças precisam ser feitas agora. Em todas as areas inclusive nas nossas cabeças. Acorda Brasil! Acorda brasileiro!!!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Calorosa...como só você sabe ser... mas objetiva e lúcida sua análise ... Sim Armando Moraes Delmanto... as elites ... ou colocam a cara " prá bater" ... sem nenhum receio de ser tachada de branca ou a tal de "coxinha " ou quando acordar estará engolfada pelo seu pior seguimento ...

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook) levei!

Anônimo disse...

Estela Dias(Facebook):
E uma ordem!

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook):
Compartilhei na minha página e escrevi:" Do amigo e excelente articulista político, meu confrade na Academia Botucatuense de Letras, Armando Armando Moraes Delmanto, sempre contundente e verdadeiro em seus comentários! Grande admiração e respeito"...

Anônimo disse...

Silvia Maria Sant'Iago Martins(Facebook):
Boa Jo Sant'Iago !

Anônimo disse...

Silvia Maria Sant'Iago Martins (Facebook):
Boa Jo Sant'Iago !

Anônimo disse...

Adriana Fontenele da Costa (Facebook):
Falou tudo!

Anônimo disse...

Djanira Genovez (Facebook):
Compartilhei...

Anônimo disse...

Mara Nechar Gorni
Concordo.... É hora do povo acordar !!!!!

Anônimo disse...

Lia Almeida Lemos (Facebook):
Verdade !!!

Postar um comentário