setembro 19, 2014

Escócia & Reino Unido (UK): Venceu a Razão!

Escócia rejeita separação do Reino Unido!


A Escócia votou em plebiscito ontem, quinta-feira, para continuar pertencendo ao Reino Unido e rejeitando a sua independência. O “não” (contra a independência) obteve 55,3% contra o “sim” (a favor da independência) que obteve 44.1 %.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse estar feliz pelo resultado e que cumprirá as promessas de dar maior autonomia à Escócia. Cameron sempre destacou, nessa campanha que chamou a atenção do mundo, a importância da União de Estados que dá toda a força ao Reino Unido: uma UNIÃO de mais de 300 anos!



É importante destacar que as Nações Associadas devem preservar a sua cultura, o seu folclore e a sua história. Mas na Aldeia Global em que vivemos, cada vez mais, é inconcebível a postura de algumas nações a favor do isolacionismo e de um nacionalismo “chucro” e atrasado.

A Inglaterra já deu um grande exemplo com a Irlanda. A decisão da ESCÓCIA em optar pela união fraterna com os países que compõem o Reino Unido repercutirá no mundo todo.


União Européia contra o Racismo e o Nacionalismo Chucro!


Melhor seria dizer que a ALDEIA GLOBAL é contra qualquer espécie de RACISMO e é também contra aquele NACIONALISMO PRIMATA que não encontra lugar entre os povos conectados pela internet e INTERAGINDO pela vontade de dar ao PLANETA TERRA melhores condições para um humanismo fraternal. A INGLATERRA, através da Rainha Elisabeth II, deu o exemplo dessa nova postura que deverá ser padrão de procedimento em todo o mundo. 

Assim, o ex-guerrilheiro Martin McGuinness do IRA e a rainha Elisabeth II fizeram um ato SIMBÓLICO ao dar um histórico aperto de mãos, em Belfast. É a garantia de um novo período de paz para a Irlanda do Norte. A paz foi celebrada em 1998, acabando com 30 anos de luta violenta entre protestantes e católicos, que teve um saldo trágico de mais de 3.000 mortos.

Foi SIMBÓLICO porque foi com o IRA, mas entendemos que esse gesto pode, muito bem, servir para a PAZ entre os BASCOS e a Espanha e entre esses mesmos BASCOS e a França. Pode servir entre os ITALIANOS DO NORTE e a Itália. Pode servir também para várias etnias do LESTE EUROPEU que ainda reivindicam um novo país... O mesmo ocorrendo na Ásia e na África.

A internet tem mostrado e a UNIÃO EUROPÉIAé o mais perfeito exemplo, que a união de povos e países é possível e recomendável e que os VALORES NACIONAIS, O FOLCLORE E AS TRADIÇÕES CULTURAIS de cada povo PERMANECEM VALORIZADOS E COM MELHORES CONDIÇÕES DE PRESERVAÇÃO! No mundo atual é inconcebível O NACIONALISMO CRUCRO, PRIMATA E MEDIEVAL!

O RACISMO É PRAGA DIFÍCIL DE ESTIRPAR!

Vários países tem procurado combater o racismo. Os Estados Unidos deram o grande exemplo ao consolidarem a luta histórica de MATIN LUTHER KING JR! Graças à persistência desse pastor, os EUA passaram por uma profunda transformação. Hoje, a integração racial e os direitos civis são uma realidade naquele país. Mas ainda há o preconceito? Claro que há! Mas a legislação rígida e a educação das novas gerações tem transformado positivamente esse grave problema do preconceito racial.

Na EUROPA, também o problema está latente. Com o longo período do COLONIALISMO EUROPEU, os povos das antigas colônias da Ásiae da África agora buscam melhores oportunidades nas capitais das antigas metrópoles coloniais. Ainda são considerados cidadãos de segunda classe mas terão, com certeza, a suas integrações efetivadas com os países que tanto lucraram com o colonialismo e a exploração desses povos oprimidos.



Exemplo claro desse racismo, MESMO QUE INDIRETO, ficou explícito na charge feita sobre um jogador negro que defendeu a Itália (já como cidadão italiano) na vitória contra a InglaterraPegou mal... Do jogo da EUROCOPA, na Polônia, entre a Itália e a Inglaterra, o jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, fez uma charge na qual o atacante Mario Balotelli aparece escalando o famoso BIG BEM, lembrando a cena do KING KONG escalando o EMPIRE STATE BUILDING. Pegou muito mal...


 Mário Balotelli, após marcar seu o segundo gol da Itália na Alemanha, fazendo pose de "fortão"! "Gazzetta dello Sport" fica devendo uma reparação a esse jogador negro da Itália!
 (29/06/2012)

NO BRASIL TEMOS A “LEI AFONSO ARINOS”
A chamada “LEI AFONSO ARINOS” foi aprovada em de julho de 1951. De autoria do parlamentar Afonso Arinos de Melo Franco, proibe a discriminação racial no Brasil. Afonso Arinos foi reconhecido como um grande intelectual e um dos parlamentares republicanos mais importantes do país. Reconhecido também como grande jurista, foi Chanceler da República (ministro dasRelações Exteriores) do governo de Jânio Quadros.

RESUMINDO: É importante que fiquemos sempre alerta contra casos de racismo e que participemos de movimentos contrários ao antigo e pernicioso nacionalismo chucro que já provocou tantas mortes e tantas divisões entre nações amigas.

5 comentários:

Anônimo disse...

A integração européia é um grande sucesso e é irreversível! As nações sentiram que não perderam nada, só ganharam: o turismo explodiu em toda a Europa. Os países do Leste Europeu que ficaram isolados por muitos anos pelo comunismo, estão vivendo um grande progresso e o turismo está valorizando a cultura e a história desses países. Só o MERCOSUL que não saiu do papel. A Argentina boicota os produtos brasileiros, a Bolívia toma os serviços da Petrobras, o Equador também privatiza empresas brasileiras e o Itamaraty, da dupla dos “pequeninos” Celso Amorim e Antonio Patriota só obedece às regras do finado “comandante” Hugo Chaves...
Vê se ACORDA, BRASIL!
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

A Escócia transborda de tradições e de identidade própria, mas nada disso é prejudicado pela União de Estados no REINO UNIDO. Muito pelo contrário. O mundo todo vai para o Reino Unido conhecer aquela civilização exemplar e, ness conhecimento, a Escócia sempre ocupa lugar de destaque.
O Reino Unido é exemplar. E a decisão tomada ontem, em plena paz e harmonia, nos mostra o que é uma civilização evoluída. Na Ucrânia, com a atuação atrasada e “tacanha” do presidente Putin da Rússia, temos o CONTRÁRIO do que ocorre na Inglaterra. A luta estéril desse caricato Putin só tem prejudicado a Rússia e a isolado do Mundo Ocidental. E o soba russo ainda “vive” ilusões de poderio sem nenhum significado histórico na atualidade...
Salve o REINO UNIDO!
Salve a ESCÓCIA!

Anônimo disse...

Sou MARIO BALOTELLI. Não sou King Kong mas TENHO A FORÇA! E TIROU A CAMISA, Fazendo pose de “fortão” para ninguém botar defeito. Era só o primeiro tempo do jogo da Itália com a Alemanha e MÁRIO BALOTELLI já tinha feito 2 gols!!!
Itália 2 x 0. Isso deve estar passando pela cabeça desse excepcional jogador italiano, negro com muita honra, para quem a “GAZZETTA DELLO SPORT” fica devendo uma reparação moral!
É isso. Aqui se faz e aqui se paga!!! (carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Duas observações: Parece-me que as previas na Escócia apontavam para um "empate tecnico" com ligeira diferença de vantagem para o "NAO" de menos de 2%. Nas urnas a diferença superou os 10%. Isso em um universo de aproximadamente 4 milhões de eleitores, em um país relativamente uniforme sem grandes bolsões étnicos e culturais. em nosso amado Brasil, uma verdadeira "colcha de retalhos" étnico, cultural, econômico e social as agências de pesquisas eleitorais se atrevem as minusculas diferenças. Eu diria que mais manipulam que apontam os resultados, por influência inevitável.
Quanto ao racismo, escrevi há duas semanas um artigo publicado com o nome "MACACO". Bailo sobre o tema, mas a essência do ponto de vista é que a verdadeira discriminação é fomentada pelos noticiários de uma pretensa discriminação. Nosso país tem suas peculiaridades, é um cadinho étnico, onde as raças convivem em relativa harmonia e as diferenças pontuais seriam muito mais socio-econômicas e culturais que étnicas. O tal do Aranha, em nosso humilde ponto de vista teve seus 5 minutos de gloria sem ter sido convocado para a seleção. goleiro tem que prestar atenção na bola e nos atacantes e não em meia duzia de idiotas torcedores que estavam lá apenas para tentar desestabilizar o atleta. Perderam o jogo, uma bobinha torcedora que foi flagrada silabando a ofensa perdeu seu emprego, foi ameaçada e o Grêmio foi afastado da competição esportiva (talvez tenha sido melhor para o clube). Essa legião de bobocas que gostam de uma beirinha na mídia fica noticiando essas bobagens "politicamente corretas". Temos coisas mais sérias a cuidar. HUMBERTO MIGIOLARO

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.

Eder Fonseca (Dihitt) comentou a notícia Escócia rejeita separação do Reino Unido!.

Comentário:
Agora vamos ver se Cameron cumprirá suas promessas de dar mais autonomia à Escócia.

Postar um comentário