setembro 29, 2014

Jardim da Catedral: (Botucatu) restauração modêlo do Patrimônio Público!

Jardim da Catedral:
(Botucatu)
restauração modêlo do Patrimônio Público!


clique nas imagens para ampliá-las
Fotos Luís Fernando/jornal on-line Acontece Botucatu


“...naquele jardim muitos jovens deixaram seus sonhos...Das conversas, confissões, sussurros e juras de amor na “ponte dos amores” até os beijos roubados no banco ao lado do lago, passando pelos bons momentos com aquela que tinha sabor de “chicabon” nos lábios juvenis...”

O Blog do Delmanto fica à vontade para fazer um elogio “pesado” à atual Gestão Municipal: há 6 anos temos atuado com absoluta independência política e feito reparações e criticado posições da administração municipal.

Assim, cumprimentamos o Prefeito Municipal, João Cury Neto, pela excelente RESTAURAÇÃO do tradicional “Jardim da Catedral” (Praça Rubião Jr), considerado o mais bonito jardim público de Botucatu.



Somos testemunha de que há mais de 50 anos ele tem perdido as suas características originais. Sumiço das estatuas, água parada, lago sem vida (peixes), vegetação mal cuidada, falta de manutenção em árvores centenárias, enfim, entregue ao abandono...

Nessa restauração – esse é termo exato! – recuperou-se o nosso melhor jardim público acrescido das tecnologias mais avançadas: será uma praça digital, através da disponibilização da internet grátis, via “wi-fi”, permitindo o uso de tablets, iphones, celulares e note-books.

A Prefeitura Municipal fez as seguintes melhorias: reforma dos lagos com a reinstalação de sereias e estatuas; piso tátil para deficientes, mapa em Braile da praça, comunicação wi-fi, banheiros adaptados, novo paisagismo, lagos com peixes (carpas) e bombas de oxigenação e reaproveitamento de água.
Procurou-se uma melhor integração das folhagens, árvores e flores. 



foto de R.Vallee/Diário da Serra

Nesse trabalho, a agrônoma e paisagista, Jacira Tebet, procurou manter as características centenárias da praça, propondo a cobertura das áreas verdes com flores, gramas e arbustos de acordo com a claridade e luz solar e marcando as áreas que não recebem sol todos os dias e precisam de forração e plantas adequadas.

A praça terá fiscalização on-line com câmeras ligadas a uma central da GCM, inclusive nos banheiros. Paineis, totens e fiscalização ajudarão a manter a nova praça pública.
O tradicional jardim centenário  (1916), projetado por Reinaldo Dierberg, foi inaugurado pelo prefeito municipal Antonio José de Carvalho Barros, que foi vereador e duas vezes prefeito e era conhecido como PREFEITO TONICO DE BARROS, sendo hoje nome de rua e sempre lembrado como bom político e benfeitor, juntamente com sua esposa, da Misericórdia Botucatuense que construiu e inaugurou, à época, a Maternidade “Nhazinha de Barros”. É registro histórico (“Memórias de Botucatu 2 -1993, pág.31).

A inauguração foi um sucesso de público, devidamente registrado pelo jornal on-line Acontece Botucatu, com fotos e texto.


clique na imagem para ampliá-la/Acontece Botucatu - jornal on-line

Parabéns à toda equipe técnica que atuou no projeto e de modo especial, PARABÉNS AO PREFEITO MUNICIPAL, JOÃO CURY!


EDITORIAL



Houve muita estranheza com o destaque que demos à inauguração da restauração feita no Jardim da Catedral...

Mas houve motivo para isso!

Na publicação abaixo, do JORNAL DE BOTUCATU, de 14/01/1981, portanto há 33 Anos passados, como vereador, fizemos essa publicação na capa do jornal do qual éramos diretor. Tivemos o cuidado de pedir a uma menina que estava no jardim para que posasse dentro do lago seco para mostrar a gravidade do caso. A foto foi tirada pela Andrea Morato, então secretaria do jornal e o texto foi feito por mim.

E houve motivo para isso!

Agora, 33 anos passados, TEMOS que comemorar, e muito, a realização dessa restauração modelar!
De lá (1981) para cá, tivemos os seguintes prefeitos:

Luiz Aparecido da Silveira2 anos
Antonio Jamil Cury             -  6 anos
Joel Spadaro                        -  4 anos
Antonio Jamil Cury             -  4 anos
Pedro Losi Neto                  -  4 anos
Antonio Mario Ielo            -  8 anos
João Cury Neto                  -  6 anos
Portanto, está SIM de PARABÉNS o Prefeito Municipal JOÃO CURY NETO!
SALVE BOTUCATU!
SALVE O JARDIM DA CATEDRAL!!!

                                                  Armando Moraes Delmanto


clique em "mais informações" para continuar

clique na imagem para ampliá-la

TEXTO DO DO ARTIGO "QUE VOLTEM OS PEIXES AO JARDIM DA CATEDRAL:

Outrora nos bons tempos os três belos tanques do Jardim da Catedral viviam cheios de peixes multicoloridos, vermelhos, pretos, brancos em cardumes que deixavam adultos e crianças longas horas a apreciar. O jardim sempre permaneceu conservado porém os tanques foram mudando: onde havia uma sereia hoje já não há. Onde havia dois peixes jorrando água pela boca, mesma coisa. A coreografia, o cenário criado nos três tanques de peixes – ligados entre si por um riacho – assemelhava-se a um patrimônio tal qual o nosso velho coreto da Praça 15 de Novembro, destruída para dar lugar aos amigos Correios e Telegrafos e ao Cine Nelli.
Longas horas, longa vida sossegada que o jardim defronte à Catedral, deixou escapar, porém com condições de retomar. Urge, que a Prefeitura tome a frente na conservação dos tanques, incentive a criação de peixes, tartarugas e coloque aí estatuas e outros enfeites que atraiam a atenção ao logradouro...um dos mais belos da cidade. Para os que não sabem, ali na Praça Rubião Júnior sempre existiu tal jardim, ladeado por um outro onde a Banda Municipal sempre animava as tardes de domingo, num coreto muito contado pelos antigos. Fica aqui a estampa dos tanques e a sugestão. Conservar as tradições e os costumes!
(JORNAL DE BOTUCATU, 14 DE JANEIRO DE 1981)

18 comentários:

Delmanto disse...

Botucatu está em festa!
A Praça da Catedral foi recuperada, está perfeito, modelar!
Que essa experiência da Prefeitura Municipal se estenda às outras praças/jardins da cidade, em todos os bairros e no centro. A restauração profissional de logradouros públicos é muito importante, preserva-se a memória histórica da comunidade. Isso é muito bom!
Por exemplo, as TRÊS CRUZES no cemitério da cidade, foi projeto arquitetônico do consagrado Nadir Messerani, que projetou o rebaixamento da avenida Paulista. Pois essas TRÊS CRUZES estão precisando de cuidadosa restauração. O projeto foi vencedor de concurso público no início dos anos sessenta. Hoje, precisa restaurar o concreto das cruzes e TIRAR a “saia” de tinta que desvaloriza e descaracteriza a principal CRUZ/TORRE.
Por oportuno, lembramos que nosso colaborador e Diretor da Associação Comercial de São Paulo, Carlos Barros de Moura, descende da família do saudoso Prefeito Tonico de Barros.
Mais uma vez: PARABÉNS PREFEITO JOÃO CURY!

Anônimo disse...

Maria Theresa Lunardi (Facebook):
Ficou muito, muito bonita!

Anônimo disse...

Jane Moraes (Facebook):
nao conheci a orginal, mas joao esta de parabens por tudo que tenho visto na gestao dele.estou ha 11 anos aqui e sinto o progresso. VAMOQUE VAMO

Anônimo disse...

Positivo esse post, Delmanto.
Prefeito tem que prefeitar, se estiver prefeitando...tudo bem.
O Jardim da Catedral ficou fora de série. Nunca se viu em Botucatu e região um serviço dessa qualidade. A última reforma que aconteceu nessa praça pública foi quando colocaram aquele horroroso banheiro de péssima arquitetura e que nunca foi cuidado e vivia com “aquele cheiro”... Naquela reforma, acabaram tirando a água do jardim. Foi um desserviço a Botucatu.
Então, o atual prefeito merece sim os cumprimentos. Só esperamos que ele cuide também dos outros jardins da cidade que estão abandonados e que não demore 6 meses em cada um para reforma, senão não vai dar...
E bola pra frente!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Nina Pedroso (Facebook):
Armando, ainda tem o laguinho?

Delmanto disse...

Salve, Nina.
A praça da catedral está toda restaurada, inclusive os laguinhos e com as estatuas que já haviam sido tiradas ou quebradas. Está muito bonito. Você precisa ver...
Valeu.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Nina Peduti Pedroso (Facebook):
Com certeza, na primeira quinzena de dezembro estarei por aí.Abraço.

Anônimo disse...

Mara Oliveira (Facebook):
OLA JOAO CURY PRECISA DAR UMA VOLTINHA NA PRAÇINHA AQUI NO COMEÇO DA VILA ANTARTICA A NOITE FICA MUITO ESCURO O PESSOAL CHAMA O JARDINZINHO DA V ILA ANTARTICA SO PERGUNTAR FICA EM FRENTE A LANCHONETE DO FAUSTAO A MAIORINHA DOS BANCOS NAO EXISTE DERUBARAM ESTA ABANDONADO ERA PRA SER UMA PRAÇA FAMILIARA NOITE PASSEARCOM AS CRIANÇAS MAS NA DA VENHA A NOITE PARA VER JOAO CURY

Anônimo disse...

Marco David (Facebook)
Parabéns João! Realmente é um marco p/ cidade, cabe agora orientar a Guarda Municipal em zelar pelo patrimônio e evitar que,a população de jovens mal educados frequentadores noturnos da Av Dom Lúcio e largo da Catedral, venham depredar. Digo a Guarda-Municipal, porque uma das pricipais atribuições do seu regimento é zelar pelo patrimônio publico.

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
Momento lindo! Manuela jamais vai se esquecer que há dignidade em fazer parte de uma família que é respeitada sendo envolvida na política, Dra Raquel Rachel Ferronato Cury e DD Prefeito João Cury... Este olhar de encanto vai se eternizar.

Anônimo disse...

Flavio Massone (facebook):
Fui vi e gostei. Obra de respeito à altura de Botucatu. Parabéns Sr Prefeito que honrou o nosso dinheiro. Continue sempre assim, pois sei exatamente onde depositei meu voto.

Anônimo disse...

Marlene Martins Bortolozzo(Facebook):
parabéns João Cury, você sabe dar orgulho a nossa gente !

Anônimo disse...

Carlos Carvalho(Facebook):
Boa tarde...Vem fazer jardim no monte mor.. onde crianças brincam no meio de ...., faça algo para quem realmente precisa.. o centro da cidade é manutençao.. precisa é realmente fazer...

Anônimo disse...

Fernando Bueno Fbc (Facebook):
Oque adianta reformar a praça deixar bonita e manter aqueles trailer's (favela)ali pra enfeiar tudo;se não tiver capacidade de pensar é só copiar do lanchodramo de Avaré.

Delmanto disse...

Esse EDITORIAL, colocado hoje (30/09/2014), traz a publicação do JORNAL DE BOTUCATU de 1981!!!
É UMA PRECIOSIDADE!
Isso é jornalismo e atuação pública, sem falsa modéstia! O bem público e o patrimônio da população botucatuense JUSTIFICAM uma atuação firme na defesa desses valores.
Botucatu RECUPEROU um precioso patrimônio público. Com a volta do Cine Nelli (TEATRO) para a Prefeitura Municipal, poderemos ter um importante centro cultural naquele prédio. Mais a recuperação, feita pelo Governo do Estado, do antigo Fórum onde será instalada a PRIMEIRA PINACOTECA do interior do Estado, teremos aquela importante área transformada no mais novo CARTÃO DE VISITAS DE BOTUCATU!
BOTUCATU ESTÁ DE PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

Não concordo com um ponto só do seu artigo: você não focalizou o “lixo” que são aqueles trailers bem na frente do jardim, defronte a Catedral. É um verdadeiro absurdo e seria interessante saber qual ou quais foram os prefeitos que autorizaram aquilo.
Esse JORNAL DE BOTUCATU era mesmo um jornal independente. Como faz falta um jornal assim. Com certeza se tivéssemos um jornal que não fosse “chapa branca”, os botucatuenses poderiam ter feito pressão, convocado os vereadores (todos muito quietos contra o poder municipal), enfim já poderíamos ter recebido essa grande conquista...
Muito bom. Esse histórico da Jardim da Catedral nos anima a transformar o prédio do antigo cinema num ESPAÇO CULTURAL multiuso.
Bola pra frente!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook) compartilhou sua foto.
Parabéns ao amigo Armando Moraes Delmanto, que pedia isso há 33 anos!!!! Parabéns ao João Cury, que realizou agora, 2014!

Anônimo disse...

Sydney Jose Castro (Facebook/Pernambuco):
Como a marlene disse vc eh um exponencial da cidade levando a pada o mundo, eu me lembro quando saia do diocesano e passava a ponte sobre as aguas na praça , que saudade

Postar um comentário