outubro 01, 2014

ATENÇÃO: EDITORIAL SOBRE O JARDIM DA CATEDRAL!



EDITORIAL



Houve muita estranheza com o destaque que demos à inauguração da restauração feita no Jardim da Catedral...

Mas houve motivo para isso!

Na publicação abaixo, do JORNAL DE BOTUCATU, de 14/01/1981, portanto há 33 Anos passados, como vereador, fizemos essa publicação na capa do jornal do qual éramos diretor. Tivemos o cuidado de pedir a uma menina que estava no jardim para que posasse dentro do lago seco para mostrar a gravidade do caso. A foto foi tirada pela Andrea Morato, então secretaria do jornal e o texto foi feito por mim.

E houve motivo para isso!

Agora, 33 anos passados, TEMOS que comemorar, e muito, a realização dessa restauração modelar!
De lá (1981) para cá, tivemos os seguintes prefeitos:

Luiz Aparecido da Silveira – 2 anos
Antonio Jamil Cury             -  6 anos
Joel Spadaro                        -  4 anos
Antonio Jamil Cury             -  4 anos
Pedro Losi Neto                  -  4 anos
Antonio Mario Ielo            -  8 anos
João Cury Neto                  -  6 anos
Portanto, está SIM de PARABÉNS o Prefeito Municipal JOÃO CURY NETO!
SALVE BOTUCATU!
SALVE O JARDIM DA CATEDRAL!!!

                                                  Armando Moraes Delmanto




clique na imagem para ampliá-la

TEXTO DO DO ARTIGO "QUE VOLTEM OS PEIXES AO JARDIM DA CATEDRAL:

Outrora nos bons tempos os três belos tanques do Jardim da Catedral viviam cheios de peixes multicoloridos, vermelhos, pretos, brancos em cardumes que deixavam adultos e crianças longas horas a apreciar. O jardim sempre permaneceu conservado porém os tanques foram mudando: onde havia uma sereia hoje já não há. Onde havia dois peixes jorrando água pela boca, mesma coisa. A coreografia, o cenário criado nos três tanques de peixes – ligados entre si por um riacho – assemelhava-se a um patrimônio tal qual o nosso velho coreto da Praça 15 de Novembro, destruída para dar lugar aos amigos Correios e Telegrafos e ao Cine Nelli.
Longas horas, longa vida sossegada que o jardim defronte à Catedral, deixou escapar, porém com condições de retomar. Urge, que a Prefeitura tome a frente na conservação dos tanques, incentive a criação de peixes, tartarugas e coloque aí estatuas e outros enfeites que atraiam a atenção ao logradouro...um dos mais belos da cidade. Para os que não sabem, ali na Praça Rubião Júnior sempre existiu tal jardim, ladeado por um outro onde a Banda Municipal sempre animava as tardes de domingo, num coreto muito contado pelos antigos. Fica aqui a estampa dos tanques e a sugestão. Conservar as tradições e os costumes!
(JORNAL DE BOTUCATU, 14 DE JANEIRO DE 1981)







7 comentários:

Delmanto disse...

Esse EDITORIAL, colocado hoje (30/09/2014), traz a publicação do JORNAL DE BOTUCATU de 1981!!!
É UMA PRECIOSIDADE!
Isso é jornalismo e atuação pública, sem falsa modéstia! O bem público e o patrimônio da população botucatuense JUSTIFICAM uma atuação firme na defesa desses valores.
Botucatu RECUPEROU um precioso patrimônio público. Com a volta do Cine Nelli (TEATRO) para a Prefeitura Municipal, poderemos ter um importante centro cultural naquele prédio. Mais a recuperação, feita pelo Governo do Estado, do antigo Fórum onde será instalada a PRIMEIRA PINACOTECA do interior do Estado, teremos aquela importante área transformada no mais novo CARTÃO DE VISITAS DE BOTUCATU!
BOTUCATU ESTÁ DE PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

Não concordo com um ponto só do seu artigo: você não focalizou o “lixo” que são aqueles trailers bem na frente do jardim, defronte a Catedral. É um verdadeiro absurdo e seria interessante saber qual ou quais foram os prefeitos que autorizaram aquilo.
Esse JORNAL DE BOTUCATU era mesmo um jornal independente. Como faz falta um jornal assim. Com certeza se tivéssemos um jornal que não fosse “chapa branca”, os botucatuenses poderiam ter feito pressão, convocado os vereadores (todos muito quietos contra o poder municipal), enfim já poderíamos ter recebido essa grande conquista...
Muito bom. Esse histórico da Jardim da Catedral nos anima a transformar o prédio do antigo cinema num ESPAÇO CULTURAL multiuso.
Bola pra frente!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Importante esse histórico para uma avaliação melhor dos homens que governaram Botucatu. Afinal, a Prefeitura Municipal fica ao lado do Jardim da Catedral.
Entra Prefeito e sai Prefeito e o que fica é uma total falta de sensibilidade com o patrimônio público. E nos perguntamos como esses “políticos” conseguiram ficar tanto tempo ao lado do problema sem enfrenta-lo! É revoltante!
São 33 anos sem contar uns 20 anos para trás...essa é a verdade. Desde os anos 60 é que começaram os problemas e a decadência desse maravilhoso jardim, preferido pela juventude botucatuense que estuda nas escolas do entorno, principalmente no La Salle, Santa Marcelina, EECA e Industrial.
Que o povo aprenda a valorizar suas praças públicas e exigir trabalho das autoridades: prefeito e vereadores que só ficam bajulando o prefeito e povo que se dane!
jair.castro66@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook):
Parabéns querido amigo! Você sempre esteve atento e atuante por Botucatu!

Delmanto disse...

Obrigado, Marlene. Nessa época NÓS faziamos parte da equipe do JORNAL DE BOTUCATU! Vigilante e Atuante!

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook):
Obrigada, Armando Moraes Delmanto! Você como capitão do barco Jornal de Botucatu fazia acontecer! abração

Anônimo disse...


Marlene Caminhoto (Facebook) compartilhou sua foto.
Parabéns ao amigo Armando Moraes Delmanto, que pedia isso há 33 anos!!!! Parabéns ao João Cury, que realizou agora, 2014!

Postar um comentário