outubro 31, 2014

Marcelo: o Delmanto Italiano !

Marcelo:
o Delmanto Italiano!

Hoje, o Marcelo faz aniversário: 41 anos! É uma vida... E essa vida passa em minha cabeça como um filme. Um filme ao qual pude participar ajudando no roteiro... E ficou bom, muito bom.

Lembro-me da manhã em que ele nasceu, em 1973... A Beth foi para a Maternidade com meu irmão Décio, pois eu tinha prova na Faculdade de Direito... Depois, muita festa. O primogênito estava chegando...

Na Família DELMANTO já em sua 4ª geração, ainda temos os mais velhos falando o italiano, ainda o dialeto... Os mais jovens, não. Como o Marcelo tinha muita facilidade para aprender línguas e estava cursando Direito, tivemos a ideia do RESGATE da língua italiana como um valor cultural da família, possibilitando, também, o aprimoramento profissional do Marcelo.


Os Delmantos, a Folha Dobrada & as ARCADAS.../leia aqui

Primeiro passo: aprender noções de italiano. A Elda Moscogliato, em artigo sobre os DELMANTOS, na “GAZETA DE BOTUCATU” (28/04/2000) focalizou o assunto:

“...Do Dr. Marcelo Delmanto, bisneto ilustre, temos uma bela carreira estudantil universitária, Diplomação festiva. Estudos particulares com a Revma. Irmã Sílvia, no Santa Marcelina. Gramática, tradução, conversação corrente num italiano fluente. Pronto para o arco-íris Atlântico, rumo a Bologna. No primeiro ano, percorrida de reconhecimentos, encontros com a parentela peninsular. Adaptação e estudos mais aprofundados do latim de origem e do idioma gentile: naturalmente.

Passou aqui o Natal “in famiglia”. Rumou após para a Itália onde já se matriculara, mediante aprovação em concurso para bolsa de estudos na Universidade mais antiga e mais famosa do mundo: a de Bologna. É uma gloriosa conquista e equivalente à segurança de um futuro promissor, pois que o jovem Marcelo integra-se ao Direito Internacional avançando na área da Comunidade Européia, mais amplo campo surgido na frente ativa da globalização da Economia Mundial...”


1999

No Aeroporto de Guarulhos/SP -28/03/1999

clique na imagem para ampliá-la

Na busca de suas raízes e de sua complementação profissional - a Itália que é Berço do Direito e onde os Grandes Mestres Chiovenda, Carnelutti e Liebmann lançaram as suas lições definitivas - passou a representar também o ideal do relacionamento jurídico internacional perante essa nossa economia globalizada.

O Marcelo, após um ano de aulas com a Irmã Sílvia, inscreveu-se na Universidade para Estrangeiros de Perugia, na Itália. Porque para participar de concurso de bolsa de estudos é indispensável o pleno domínio da língua italiana. 


Na Piazza Navona

Perugia

Assim, por 7 meses, no ano de 1999, Marcelo se preparou para o “Bando di Concorso da Università Degli Studi di Bologna”. Nesse período, aproveitou para conhecer Parma e o brasileiro, Fernando Botti (que retornou criança para a Itália) que o recebeu muito bem e lhe mostrou os lugares onde Aleixo Delmanto e os primos Botti estudaram e onde Aleixo se casou. A descoberta do túmulo de Alessio Varoli foi um momento especial.

clique na imagem para ampliá-la

Marcelo ficou o ano de 1999 em Perugia, indo para Bologna em 2.000. Na Universidade de Bologna – após 70 anos de seu tio-avô, Aleixo Delmanto, ter se especializado em Medicina  nessa Universidade! -, Marcelo fez seu Curso de Especialização (2000/20001) em “Direito da Comunidade Européia”, trabalhando também no Escritório da “Regione Emilia-Romagna”, em 2002, onde consolidou seu aprendizado sobre a vitoriosa experiência da Comunidade Européia.
Facultà di Giurisprudenza


A revista “ER”- Periodico dela Regione Emilia-Romagna”- Anno III, número 2/2000”, dedicou matéria especial sobre a ligação da família Delmanto com Parma e o Brasil: “UNA STORIA TRA PARMA E IL BRASILE” Amplamente divulgado pelas 99 Associações Emilia-Romagne espalhadas pelo mundo e pelas cidades da Regione: Bologna, Parma, Modena, Ravegna, Forli, Rimini, Piacenza e Reggio Emilia.

Está nessa posição para melhor leitura. Clique na imagem para ampliá-la

Por 5 anos, Marcelo permaneceu como representante dos jovens descendentes da Emilia-Romagna no Brasil (sua bisavó, Maria Varoli Delmanto, era de família de Parma), tendo que ir 2 vezes ao ano para a Itália para os Congressos regulares da Regione Emilia-Romagna.

Marcelo com participantes de reunião da Regione Emilia-Romagna
Conferenza dei Giovani Emiliano-Romagnoli nel Mundo. Marcelo apresenta o projeto "São Paulo", ao lado do Vice-Presidente do Parlamento Europeu: Renzo Imbeni.

Tempos depois, já advogando, Marcelo se casou (2012) com Denise Bertozzo, de São Manuel e foram passar a Lua de Mel em Roma. Lá percorreram Roma em seus pontos mais importantes – turísticos e religiosos – além de provarem o famoso “Fettucine do Alfredo”... Na sequência, foram para Bolonha para percorrer todos os lugares daquele tempo inesquecível.


Marcelo e Denise


Fica a certeza de que Marcelo saiu enriquecido dessa experiência. Preserva, de fato, as suas tradições familiares com uma vivência que lhe enriqueceu culturalmente e nos orgulha de ter um Delmanto Italiano, também!

clique na imagem para ampliá-la

Salve, 31 de outubro de 2014!



8 comentários:

Delmanto disse...

Sempre me perguntam se não seria melhor ter ido para Londres aprender inglês?
Não. Acho que não captaram o “espírito” desse mergulho na Itália, da origem familiar ao Berço do Direito...
O Marcelo fez, sim, a sua parte no aprendizado do inglês: fez a Cultura Inglesa e a Associação Alumni...
Essa busca das próprias raízes é que propicia a construção do cidadão ciente de seu espaço neste mundo globalizado.
Se eu tivesse tido essa oportunidade, seria extremamente feliz e realizado. Mas era outro o tempo, com muito menos oportunidades. A conquista da Dupla Cidadania (Brasileira e Italiana), a facilidade propiciada pela internet e o tempo certo para obter esse “plus” na formação cultural e pessoal...
É isso.
Hoje, o Marcelo é, com orgulho, o liame que nos liga às nossas origens peninsulares.
É o DELMANTO ITALIANO, com muita honra!
Grande abraço, Marcelo!
Sucesso! Saúde! Felicidades!

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
Meus cumprimentos ao Marcelo Delmanto, que é um grande profissional e que foi meu aluno, há muitos anos, com muita honra

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook):
Parabéns! Delmanto também é história... Bj

Anônimo disse...

Adelina Guimarães (Facebook):
Parabéns ao Marcelo pelo aniversário e bela trajetória profissional, incluindo todo o tempo que estudou e estagiou na Bella Itália e de vida.

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook):
Parabens Marcelo! Parabens Delmanto!

Anônimo disse...

Nina Pedroso (Facebook):
Também estamos esperando nossa CIDADANIA, mas, como demora !!!

Delmanto disse...

Mas vale a espera, Nina.A cidadania da Comunidade Euroéia abre um leque muito bom de opções. E temos direito a isso, não é?
Grande abraço.

Anônimo disse...

Oi Pai, Muito Obrigado pela belíssima homenagem. É com certeza um Registro Histórico Familiar que poucos tem a oportunidade de Vivenciar. Você pôde me proporcionar essa experiência que foi e é responsável por tudo o que sou hoje. UM grande abraço, diretamente de Maceió, Marcelo de Denise!!!

Postar um comentário