outubro 23, 2014

O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL !

O Príncipe de Maquiavel

“E notem aqui que homens devem ser tratados bondosamente ou definitivamente destruídos, mas não agravados. Onde um machucado que nós fazemos a um homem deve ser um tipo que não deixe nenhum medo de revanche.”

Nosso momento político é mais do que propício aos ensinamentos de MAQUIAVEL. Sim, senhor! 
NICCOLÒ di BERNARDO dei MACHIAVELLI foi um italiano historiador, político, diplomata, filósofo, humanista e escritor criativo na Florença/Itália do Renascimento. Foi um dos fundadores da moderna Ciência Política e, muito principalmente, da Ética Política!



E no Brasil, nesta eleições presidenciais, a REVANCHE a que alude MAQUIAVEL na frase de abertura está definitivamente GARANTIDA. É ESPERAR E VER ! Os adversários não foram poupados das agressões, das mentiras e das maledicências. Nenhum dos lados de todos os candidatos , do 1º e do 2º turno!

RESUMO: O Brasil NÃO será o mesmo nos próximos 4 anos e a PRÓXIMA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL marcará definitivamente uma MUDANÇA HISTÓRICA NA POLÍTICA BRASILEIRA!

O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL

Esse livro, “O Príncipe”, de Maquiavel está entre os “clássicos”. Na verdade, essa obra é supervalorizada em termos populares e subvalorizada em termos de estratégia. Não é um livro fácil de ser lido, é cansativo e é preciso muita atenção para “capturar” as máximas políticas de Maquiavel que se tornaram clássicas.

Modelito para os “maus políticos", a obra consagrou o termo “MAQUIAVELISMO”, ou seja, é o termo usado para caracterizar os políticos inescrupulosos, exatamente do tipo descrito por Maquiavel.

ENSINAMENTOS DE MAQUIAVEL

- a técnica de saber bem usar o poder

-  a arte de fazer política com competência

-  a capacidade de manter-se no Poder, dividindo os adversários e dominando e conquistando os governados

-  a arte de bem fazer política, com esperteza (sagacidade) é sinônimo de maquiavelismo.

- quando alguém consegue fazer um jogo político difícil, vencendo os adversários, dizem que agiu maquiavelicamente.

- em política não se atua com emotividade e nunca se expõe os sentimentos e o que se pensa aos adversários

Máxima de maquiavel:

“o bem deve ser dado aos poucos, para ser valorizado. O mal deve ser feito de uma só vez.”


5 comentários:

Delmanto disse...


O Brasil está doente. A nossa DEMOCRACIA É MEIA SOLA! Nestas eleições presidenciais NÃO se DEBATEU programas de governos, APENAS se fez o EMBATE, o ENFRENTAMENTO PRIMATA entre os candidatos, com agressões de baixo nível e muitas mentiras, mentiras, mentiras...
Mas acredito que se consolidou uma verdade verdadeira: dessa forma NUNCA conseguiremos realizar as MUDANÇAS indispensáveis para que o Brasil consolide sua DEMOCRACIA, sob o ESTADO DE DIREITO e com um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL!
Vamos nos espelhar nas Democracias Consolidadas que existem. Vamos mobilizar a nossa sociedade civil. Vamos convocar a “intelligentzia brasileira”. Vamos MUDAR o Brasil. É possível! É Viável! E só depende da sociedade organizada...
Começando pela NECESSIDADE da chamada OPOSIÇÃO FAZER DE FATO OPOSIÇÃO! Divulgar a NECESSIDADE de uma ampla REFORMA POLÍTICA, para que possamos construir com segurança os destinos da Nação Brasileira!!!

Anônimo disse...

Delmanto é preciso destacar a importância dos partidos políticos na Democracia. Temos mais de 30 partidos políticos e nenhum deles é estruturado para servir aos cidadãos que queiram participar da vida cívica. São “propriedades” de uns poucos gananciosos que usam e abusam da picaretagem política.
Com esse Congresso NÃO conseguiremos fazer a Reforma Política! É preciso que a sociedade civil se mobilize para isso, do contrário tudo ficará como está. Vamos mobilizar a sociedade através de seus órgãos representativos, a OAB, a CNBB, os Clubes de Serviço, as Associações de Classe, as Igrejas, a Maçonaria, enfim, toda a sociedade civil deve ser convocada. As próximas eleições presidenciais, em 1918, PRECISAM ser o ponto de partida para um Novo Brasil! (haroldo.lea@hotmail.com)

Anônimo disse...

Djanira Genovez (Facebook):
Candidatos a que mesmo?Que disputa barata e cheia de promessas que nunca se cumprirão...Votar?

Anônimo disse...

Andrea Morato Nenhum programa d governo, nenhuma meta a ser compartilhada e alcançada; apenas acusações, promessas vãs e mais nada. Reformas políticas, nem pensar. Respeito à Constituição? kkk...Chicanas legais, interesses partidários e financeiros, ahhhhhhhhhhhhhh..Armando Moraes Delmanto, sou uma cidadã ainda de boa fé, mas brochadaaaaaaaaaaaaaaa...

Delmanto disse...

Você “matou a charada”, Andrea. O conhecido e respeitado jornalista Carlos Chagas fez uma análise certeira do debate, hoje na “Tribuna da Internet”:
“Ninguém se iluda quanto às promessas de campanha dos candidatos. Foram expedientes visando angariar votos e assegurar o poder para os grupos organizados em torno deles. Para melhorar a vida de cada um, tudo dependerá apenas de nós, acima e além de ideologias, partidos, religiões, raças e demais valores vigentes. Sendo assim, seria melhor deixar assentar a poeira das campanhas e indagar como poderemos, cuidando de nossos interesses e cultivando nossas concepções, contribuir para o aprimoramento do conjunto”.
É isso.
O que vc está sentindo e o que disse o Chagas retratam o nosso momento político: POBRE!!!

Postar um comentário