outubro 19, 2014

VANGUARDA INTELECTUAL: a "intelligentzia brasileira"!

VANGUARDA INTELECTUAL:

a "INTELLIGENTZIA BRASILEIRA"
.

Não há a possibilidade de continuarmos nesta letargia política a que estamos relegados... É preciso que haja uma mobilização nacional para que as reformas necessárias – principalmente a reforma política – possibilite a que o Brasil retome a construção da democracia e alcance o desenvolvimento sustentável, moderno e positivo. E para alcançar esse objetivo é indispensável a convocação da "intelligentzia brasileira."


Será que a elite brasileira, a "intelligentzia brasileira" está ciente de seu papel histórico e de suas responsabilidades?

E para que os apressadinhos de sempre não torçam o nariz para a simples citação da palavra elite vamos, mais uma vez, buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: de que elite é a vanguardaé o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário foi o Antonio Ermírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.

E é exatamente isso: convocar os melhores. A elite brasileira precisa sair do falso comodismo e ousar romper as amarras aveludadas desse comodismo que estabiliza a vida das pessoas na mediana mediocridade de uma existência sem sustos, sem riscos e sem lutas...

Para o cumprimento de nossa missão cidadã é necessário a união dos melhores da nossa sociedade, é necessário que a vanguarda pensante da elite brasileira se engaje nessa cruzada pela retomada da construção da democracia em nosso país.

Não há a possibilidade – repetimos com ênfase! - de continuarmos nesta letargia política a que estamos relegados...

E nem se diga do gabarito do condutor da Nação, o Presidente da República. A pasteurização medíocre da classe política brasileira nos leva a uma realidade em que um sociólogo de gabarito e um simples torneiro mecânico tenham um desempenho tão similar e pequenino que não os diferencia em muita coisa...

É preciso destacar que o PSDB, estatutariamente, prega a social-democracia e o PT, por sua vez, é um partido socialista...No entanto, no exercício do poder, ambos pautaram por executar rigidamente uma política neo-liberal que deixaria qualquer partido político de centro-direita ou de direita com a sensação de lhes terem roubado as bandeiras políticas...E, por outro lado, o crescimento das desigualdades sociais e o aumento absurdo e vergonhoso dos lucros dos bancos nacionais e internacionais...

Então, é preciso mudar. E é possível a mudança. E ela virá com a intelligentzia brasileira mobilizando a nossa elite para a convocação de nossa vanguarda intelectual, de nosso núcleo pensante!

Para quando a MUDANÇA...

COM CERTEZA NÃO SERÁ EM 2014!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

O ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda, deu a sua opinião de como está a Elite brasileira. Concordo com seu artigo de que é preciso convocar a nossa elite, convocar o que você chama de a “intelligentzia brasileira”, MAS é preciso que a própria Elite passe por um processo de reciclagem tendo por foco a construção da Democracia no Brasil, sem falsas ideologias e sem demagogia. Carlos Lacerda deu a sua opinião: "A única dificuldade que encontro para formar um grande partido é a mesma que todos encontram para formar um grande governo. Enquanto o Brasil esticava, a sua elite dirigente encolheu. Existe, mas insuficiente. O povo está melhor do que a sua elite? Penso que sim. Mas o que é certo é que a elite residual não entende mais o Brasil, estou a dizer, não o conhece mais. E a elite nascente não é elite, é uma sofisticação, uma improvisação... A elite se desqualifica culturalmente. Há uma desordem nas idéias e um correspondente tumulto nas ambições que põem em perigo já não apenas a democracia brasileira, mas o próprio País em suas características, em sua personalidade nacional". (“Rosas e Pedras do Meu Caminho”, página 297).
Acho que ele está certo. Ora, então vamos mobilizar a nossa elite. Vamos organizar o “núcleo pensante” da sociedade brasileira. Vamos à luta!!!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

Às vésperas de uma eleição presidencial pode soar estranho uma pregação de mobilização nacional para a reconstrução da DEMOCRACIA MEIA SOLA em que vivemos...
Mas não é estranho!
Não é estranho porque há 20 anos o país assiste, desesperançado e atônito, a essa mera disputa de poder entre 2 partidos que se dizem diferentes, mas ambos aplicam a mesma política neoliberal com os maiores juros bancários do mundo, onde os Banqueiros NUNCA ganharam tanto, onde os ESPECULADORES INTERNACIONAIS ganham facilmente o seu"dinheirinho"...
Nas eleições passadas comentou-se que NÃO havia candidato da direita...
Em 2014, a mesma coisa!!!
E por quê?!?
Simplesmente porque ELES são a DIREITA: UM COM FANTASIA "DEMOCRATA SOCIAL" E OUTRO COM FANTASIA "SOCIALISTA"...
ENTÃO...

Anônimo disse...

São 20 anos que o PT e o PSDB estão se revezando no Governo Federal. Ambos fazendo um governo neoliberal, com juros altíssimos, onde os banqueiros NUNCA ganharam tanto dinheiro, assim como os especuladores internacionais. Aumenou de forma grave a diferença entre osmaisricos e os mais pobres. Nestes 12 anos que o PT NÃO houve oposição do PSDB, nem quando ococrreu o Mensalão. Agora, no escandalo da PETROBRAS deu para entender porque não há oposição por parte do PSDB, sendo que a dupla Aécio e Aluízio, são senadores e não há registro de atuação de nenhumdos dois contra o Governo do PT... A verdade é que o ex-presidente do PSDB, Deputado Sergio Guerra, falecido a pouco, recebeu 10 milhões de propina do esquema da Petrobrás! E ele nãofoi procurado, coptado, NÃO, ele que procurou e PEDIU os 10 milhões para inviabilizar a CPI da Petrobras criada em 2009. É VERGONHOSO!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Postar um comentário