novembro 19, 2014

DIA DA BANDEIRA NACIONAL !


Nada como buscar as palavras de Rubem Braga – o maior cronista brasileiro! – para a abertura de nossa homenagem à Bandeira Nacional. É o Símbolo maior a representar a nossa Pátria. E Rubem Braga, bom aluno em redação, inovava com criatividade na exaltação à Bandeira. Vamos a um pequeno trecho de sua crônica “A Minha Glória Literária”:



“Quando a alma vibra, atormentada...”

Tremi de emoção ao ver essas palavras impressas. E lá estava o meu nome, que pela primeira vez eu via em letra de forma. O jornal era O Itapemerim, órgão oficial do Grêmio Domingos Martins, dos alunos do Colégio Pedro Palácios, de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo.
O professor de Português passara uma composição: “A Lágrima”. Não tive dúvidas: peguei a pena e me pus a dizer coisas sublimes. Ganhei 10, e ainda por cima a composição foi publicada no jornalzinho do colégio. Não era para menos:

“Quando a alma vibra, atormentada, às pulsações de um coração amargurado pelo peso da desgraça, este, numa explosão irremediável, num desabafo sincero de infortúnios, angústias e mágoas indefiníveis, externa-se, oprimido, por uma gota de água ardente como o desejo e consoladora como a esperança; e esta pérola de amargura arrebatada pela dor ao oceano tumultuoso da alma dilacerada é a própria essência do sofrimento: é a lágrima.”
É claro que eu não parava aí. Vem, depois, outras belezas; eu chamo a lágrima de “traidora inconsciente dos segredos d’alma”, descubro que ela “amolece os corações mais duros” e também (o que é mais estranho) “endurece os corações mais moles”. E acabo com certo exagero dizendo que ela foi “sempre, através da História, a realizadora dos maiores empreendimentos, a salvadora miraculosa de cidades e nações, talismã encantado de vingança e crime, de brandura e perdão.”
...........................................................................................................................................................................................
“...Uma semana depois o professor mandou que nós todos escrevêssemos sobre a Bandeira Nacional. Foi então que – dá-lhe Braga! – meti uma bossa que deixou todos maravilhados. Minha composição tinha poucas palavras, mas era, nada mais nada menos que uma paráfrase do Padre Nosso, que começava assim: “Bandeira nossa, que estais no céu...”
Não me lembro do resto, mas era divino. Ganhei novamente 10, e o professor fez questão de ler, ele mesmo, a minha obrinha para a classe estupefata...”


Neste dia 19 de Novembro – Dia da Bandeira! – nada mais justo que o destaque ao nosso símbolo cívico.Lembrando que a cidadania se constrói no dia a dia, na escola, quando unidos cantávamos os hinos cívicos: o Hino da Independência e o Hino à Bandeira. Mais o hasteamento da Bandeira, as preleções das professoras, as redações sobre o tema, enfim, a participação escolar que agrega valores, constrói o patriotismo e ajuda a formar o caráter do cidadão prestante!

Vamos, então, à letra do Hino à Bandeira que foi escrita por Olavo Bilac e a música composta por Franciso Braga. O hino foi apresentando, pela primeira vez, em 9 de novembro de 1906.

HINO À BANDEIRA

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!


Neste momento difícil por que passam todos os países do mundo, nada mais oportuno que a exaltação cívica de nosso Símbolo Nacional. Cada país tem os seus problemas que foram agravados pela crise financeira mundial. E o Brasil não fica livre desses problemas. Mesmo estando economicamente estabilizado, passa por verdadeira provação no campo da moralidade pública. A CORRUPÇÃO grassa nos gabinetes ministeriais e milhões de reais são desviados, quer através de ONGs quer através de licitações fraudulentas. O MENSALÃO já pode ser enquadrado nas pequenas causas, tal é o tamanho do PETROLÃO!!!
E as Reformas Fundamentais para que o país alcance um desenvolvimento sustentável estão sendo proteladas desde a promulgação da Constituição Federal de 1988.



Vamos deixar a nossa homenagem à Bandeira Nacional e o nosso posicionamento firme contra a CORRUPÇÃO e os MALFEITOS, esperando que se faça a tão necessária HIGIENIZAÇÃO POLÍTICA NACIONAL!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

O Dia da Bandeira Nacional foi também escolhido para marcar posições contra a corrupção. Os movimentos, sempre convocados pelas redes sociais, contra a corrupção, vão se sucedendo. Aparentemente, pequenos no número de participantes, está se espalhando por todo o Brasil. A população brasileira, acredito, está sendo conscientizada. Dia após dia, todos nós estamos vendo a seqüência NO MEGA ESCÂNDALO DA petrobras! É assustador. Corrupção na MAIOR empresa nacional está deixando o MENSALÃO como um crime bem menor, quem diria? Estranho. A IMPUNIDADE, por enquanto, é o que resta. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão prendendo os CRIMINOSOS DE COLARINHO BRANCO, ou seja, os EMPRESÁRIOS CORRUPTOS estão sendo presos pela PRIMEIRA VEZ NO BRASIL!!!
Alguma coisa precisa ser feita. Novos posicionamentos do Governo Federal são esperados pela população brasileira. É preciso dar um basta! E nada mais oportuno para isso que o Dia da Bandeira. O dia em que se comemora a Nacionalidade, com o seu Símbolo Maior: a BANDEIRA NACIONAL! (danilo-gomes40@live.com)

Delmanto disse...

Que o dia 19 de Novembro - Dia da Bandeira! – seja simbolicamente o início de um movimento CONTRA A Corrupção!
Seja um PARTICIPANTE! Somente a sociedade organizada é que poderá por fim a tanta bandalheira!
A PETROBRAS é só a ponta do “iceberg”, vem aí a ELETROBRAS e outras empresas federais: o CARTEL DAS EMPRESAS CORRUPTORAS + OS DIRETOES E FUNCIONÁRIOS CORRUPTOS estão espalhados pelo país!
Será a COMUNIDADE ORGANIZADA, através das redes sociais, dos meios de comunicação, do boca a boca que conseguirá acabar com os corruptos que infestam a Nação Brasileira. E, na sociedade, é preciso buscar os seus núcleos pensantes. E os núcleos pensantes da sociedade, a vanguarda da intelligentzia brasileira são os seus centros universitários, a imprensa independente, os jornalistas com colunas ou blogs, os cientistas sociais, as lojas maçônicas, os clubes de serviço (Rotary, Lions), a OAB, a CNBB, a ABI, as Academias de Letras de todo o país, os órgãos representativos dos profissionais liberais e tantas outras entidades representativas e com destaque junto às comunidades às quais prestam serviços.
Enfim, é preciso que os CIDADÃOS PRESTANTES retomem o comando de seus próprios destinos e do destino da Pátria numa cruzada cívica contra a CORRUPÇÃO e a favor da construção da Democracia e do desenvolvimento sustentável e moderno da Nação Brasileira.
E é exatamente isso: a vanguarda, o núcleo pensante da “intelligentzia brasileira” que deverá partir para a mobilização popular para essa grande missão: A Constituinte! O perigo está crescendo. Ele está em Brasília, no Congresso Nacional e no Ministério e nas empresas.
Urge a união dos cidadãos prestantes para que se afaste de vez OS CORRUPTOS da vida pública Nacional. Seja + um! PARTICIPE!!!
CHEGA DE IMPUNIDADE!!!

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook) compartilhou a foto de Armando Moraes Delmanto.

Salve! Salve!!

Postar um comentário