novembro 23, 2014

Operação Paulo Francis X Operação Lava Jato!

Operação Paulo Francis X Operação Lava Jato!


LAVA JATO É ERRADO.
O CERTO, SE FOSSE O CASO, TERIA QUE SER “LAVA A JATO”.

Mas, na verdade, é a OPERAÇÃO PAULO FRANCIS!!!

EXPLICO:

Há quase 20 anos atrás, no famoso programa da TV Globo – MANHATTAN CONNECTION – o jornalista brasileiro mais famoso e polêmico da época – PAULO FRANCIS! – fazia pesadas acusações à Diretoria da Petrobrás. Era no governo de Fernando Henrique Cardoso.

De forma estranha, Francis foi processado nos Estados Unidos e não no Brasil. Ora, seu programa era gravado em Nova York mas NÃO era transmitido nos EUA. Era um programa jornalístico brasileiro, feito por jornalistas brasileiros...

RESUMINDO:

Paulo Francis foi processado pela Diretoria da Petrobrás. Francis afirmara que “todos diretores da Petrobrás” colocavam dinheiro na Suíça. E teria reiterado, em outra oportunidade, que “a Petrobrás fora dominada ”pela maior quadrilha” em atividade em uma empresa pública do Brasil...”

Sem provas concretas para confirmar suas denúncias, Francis foi processado pelo diretor presidente da Petrobrás – em nome da Diretoria -, Joel Rennó, no astronômico valor de 100 mil dólares a título de indenização.

Segundo artigo do conhecido jornalista Sérgio Augusto, no Estadão de 23/11/2014, “Rennó afinal venceu a parada. Mas não nos tribunais...” E conclui: “ Estressado e deprimido pela milonga judicial, Francis morreu de um ataque cardíaco, em 4 de fevereiro de 1997....”

E sentenciou: “A Operação PAULO FRANCIS demorou 17 anos para se concretizar. “Lava Jato” é apenas seu nome fantasia.”

APRENDENDO PORTUGUÊS:

Diz Sérgio Augusto: “No dia 14 dei uma de Stanislaw Pnte Preta e gozei, no Twitter, o nome dado à Operação Lava Jato, que alguns ainda grafam com hífen. Se não havia na história um avião a jato, nem sequer um prosaico ultraleve a ser lavado, a expressão era descabida. Dada a sua clara intenção de conotar uma faxina em regra, como a executada nos postos de gasolina, o nome correto seria “lava a jato”.


6 comentários:

Delmanto disse...

Estamos vivendo momentos de muita CLAREZA na política brasileira. Teve o advogado que quis BANALIZAR A CORRUPÇÃO, como a dizer “tudo bem...tudo mundo faz igual...”
Conversa fiada...
E, também, a lembrança de que o inesquecível jornalista PAULO FRANCIS acusou a Diretoria da Petrobrás de manter contas no exterior (suíça) com milhões de dólares. Era época do Governo FHC. Mas nada foi investigado, nem da parte do presidente e, muito menos, da parte da Petrobrás. Ao contrário! A Petrobrás processou Paulo Francis nos EUA, pedindo uma indenização de 100 mil dólares!
Isso há quase 20 anos!
O processo teria que ser no Brasil, pois foi um jornalista brasileiro, num programa transmitido para o Brasil (não era veiculado nos EUA)...
RESUMO: arrasado, pressionado, Paulo Francis enfartou e foi grande a repercussão do caso...
A Operação Lava Jato deveria ser a OPERÇÃO PAULO FRANCIS!!!

Anônimo disse...

Maria Vitoria Simoes (fACEBOOK):
Faz muita falta o Paulo Francis.... E sua voz típica , inconfundível....

Anônimo disse...

Marcelo Iglesias Araujo (Facebook):
bacana esse artig

Anônimo disse...

Sydney Jose Castro (Facebook):
Mesmo com a ida de PF para uma dimensão maior, Manhatan Connection , tece comentarios pesados com a UF e gestores sejam de que poderes forem , mesmo assim a PF no caso polícia federal nao para de trabalhar

Anônimo disse...

Eni Martin (Facebook):
Armando Moraes Delmanto, eu continuo a ver Manhattan Connection, só que ao invés de domingo, vejo às segundas, ou às 11 h. ou as 17, sempre na globonews. Não é que hoje apareceu a história do Francis e a Petrobrás. Francis afirmando que a Petrobrás tirava o dinheiro dos brasileiros, dos diretores ladrões com contas no exterior (dizia ter sido informado por um advogado), entre eles um tal Renno (mas acho que não era o Nestor) que havia impetrado processo contra ele exigindo 100 milhões por danos morais. Ai Diogo Mainardi fez um comentário o quanto Francis estava preocupado com o processo. Isso foi em 1996, mas parecia estar acontecendo hoje. Lembro-me que depois da morte de Francis o programa fez uma homenagem a ele, lembrando todos os programas em que ele se destacava pelo seu jeito peculiar de falar, de brigar, de comentar, enfim de fazer jornalismo. Deu muita saudade do Francis...

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook):
E agora? Como se desculpar com essa personalidade?

Postar um comentário