abril 19, 2015

Saudosismo? Sim. Mas leve, com lembranças boas e retempero para continuar a caminhada...

clique na imagem para ampliá-la

Meu Pai! Meu Amigo!

Hoje, 19 de abril, é data do aniversário de meu pai...
Chegando aos 70 anos e estou aqui a escrever sobre ele e para ele...
Saudades!

Antônio Delmanto (1905/1994)

Em 2005, no Centenário de seu nascimento, publiquei uma edição especial da revista PEABIRU dedicada a ele: “Médico Cidadão”. Na abertura da revista, eu escrevi nas “primeiras palavras”: “Esse o retrato que gostaria de apresentar a todos os botucatuenses: o retrato do Médico Cidadão. O retrato daquele que tinha a profissão, de fato, como um sacerdócio e o exercício da política, como uma tarefa, exatamente isso: uma tarefa a ser cumprida!” 

DOIS MOMENTOS:

Ano em que meu pai foi candidato a Deputado Federal


E, nas “palavras finais”, completando o trabalho sobre sua vida, eu escrevi: “No ano de 1976, eu lançava o meu primeiro livro sobre Botucatu. “Crônicas da Minha Cidade, e fazia a seguinte dedicatória: “Para Antônio Delmanto: meu pai, meu amigo, meu exemplo.” Hoje, é para ele e sobre ele todo o trabalho. Missão cumprida...
Esse trabalho que dedico a meu pai é – com certeza! – o mais importante que escrevi em toda a minha vida e ao qual dediquei todo o meu entusiasmo de filho e cidadão.
Saudades!”


clique na imagem para ampliá-la

Ontem, passei um bom tempo percorrendo meus registros do passado: fui a Vitoriana onde ele tinha um sítio, onde íamos nos finais de semana; 



passei na Misericórdia onde ele clinicava e operava; passei no clube (AAB); passei pelo sobrado na Praça do Paratodos; passei pelo Albergue Noturno que ele construiu e doou ao Município...Saudosismo? Acredito que sim. Mas uma coisa leve, com lembranças boas e retempero para continuar a caminhada.

clique na imagem para ampliá-la 
Para encerrar, vou relatar as palavras finais em meu último livro, em 2010: 

“ História da Vitória Política Paulista: 1934”:
“Eu me lembro de um fato ocorrido em 1994, quando eu fui candidato a Deputado Federal pelo PDT de São Paulo, tendo conseguido a legenda graças à interferência do jornalista amigo, Roberto D’Avila, então Secretário do Meio Ambiente do Rio, na gestão Brizola. No absurdo da estrutura política brasileira, os partidos tinham e tem donos e, os não apadrinhados, só participam quando ocorre uma oportunidade dessas... Pois bem, fui até meu pai, político forjado no Partido Democrático, que se transformou depois no Partido Constitucionalista e acabou por formar a base da União Democrática Nacional, para pedir, como sempre, seus conselhos.
Fui direto na minha dúvida: “Olha pai, eu fui convidado para sair candidato pelo PDT a deputado federal. Mas, está difícil. Eles (do PSDB) estão com a prefeitura municipal (Botucatu), deputado estadual, governador do estado e presidente da república... Está duro. Não sei se vale a pena...”
Eu tinha, na época, os meus 47/48 anos.E levei um “pito”! Ele, com seus 89 anos: “Olha aqui, se eu tivesse 10 anos menos, eu sairia candidato. Você tem que levantar a bandeira, rapaz! Senão, como é que vai ter mudança?”
Então, eu me senti deste tamanhinho...
Sai candidato. Foi uma vitória inesperada: 12 mil votos, só em Botucatu! Fui eleito 3º suplente (há + de 20 anos!). Não gastei um tostão... Quer dizer, fui candidato numa época em que não acreditava e a eleição foi uma surpresa... Meu pai me deu aquela lição de cidadania, aquele inesquecível “pito” e...morreu... Morreu em agosto e não chegou a ver o resultado da eleição...
Então, eu repito:
É claro que vale a pena! Vale a pena lutar! Vale a pena viver!
É isso que tenho procurado fazer durante toda a minha vida. Confesso que sem o desempenho contínuo que a cobrança paterna me teria feito... Mas tenho procurado fazê-lo. Este livro faz parte desse esforço.”
É isso.

Parabéns, meu pai!

Saudades!

25 comentários:

Delmanto disse...

Aqui no Blog tenho escrito sobre os principais assuntos do dia, segundo o meu entendimento: Política, Eventos, Personagens Interessantes, Experiências passadas, Cidadania, sobre a “Intelligentzia Brasileira”, Combate à Corrupção, Choque na Educação e, também, sobre a minha cidade/Botucatu, sobre minha família, enfim, sobre tudo que foi e tem sido importante para mim...
Hoje, faço mais uma homenagem ao meu pai. Das conversas diárias ficaram os ensinamentos, os conselhos e até o silêncio fraternal e cúmplice...

Antônio Delmanto: Meu Pai! Meu Amigo!

Anônimo disse...

Aurea Maria Morato Eichenberger (Facebook):
Está certo Armando!!!Seu pai foi um homem,um médico,um ser humano que deverá ser sempre lembrado e jamais esquecido!!!E vc está muito parecido com ele!!!Vc fez muito bem ao ir pelos lugares que ele passou e viveu!Isso faz bem à sua alma e ao seu coração!!!Isso mostra o quão ele foi importante para vc é também ao povo de Botucatu!!!!Continue remexendo nessas lembranças e arquivo de um passado que só lhe fará bem!!!Boa noite e esteja sempre em paz!!!

Anônimo disse...

Celso Luiz Bueno (Facebook):
"Várias vezes tive a oportunidade de passear no sítio em Vitoriana. Tempos bons aqueles, juntamente com meus grandes amigos de infância Antonio e Ronaldo Delmanto. E o Dr. Antonio, com certeza continua zelando por nós a todo momento. Feliz aniversário

Anônimo disse...

Zaza Garita (Facebook):
Lindo Armando Moraes Delmanto. Saudade é sinal de que fomos felizes

Anônimo disse...

Eduardo Dante Delmanto (Facebook):
Caro tio, bela tua palavra! Saudade não faz mal a ninguém, porque faria?! Continuemos a caminhada, nós que estamos cá na estrada. Lembrando o que foi bom é o bom ainda.

Anônimo disse...

Thales Mattos Filho (Facebook):
Imortalizado pelas ações sociais e como político, como poucos !

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Buscar no passado exemplos de vida de quem é sua referência máxima não é saudosismo mas sim motivação para continuar a jornada !!!

Anônimo disse...

Alzira Morato (Facebook):
UM BOTUCATENSE DE FATO!!! É mesmo para se orgulhar!!!!!

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook):
Bom dia ,Armando! !! Acordar e ler coisas positivas e tudo de bom. Agora, ler uma homenagem de filhos aos pais me emociona.

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook):
Armandinho, como é gostoso rever fotos de pessoas que, embora tenham vivido no passado, estão sempre presentes no nosso pensamento e nos passando muita energia e luz! Grande Dr. Antoninho!

Anônimo disse...

Eni Martin (Facebook):
um grande botucatuense, fez muito por nossa cidade.

Anônimo disse...

Nilza Stipp (Facebook):
E´sempre bom relembrar .Feliz é aquele que pode se orgulhar de suas lembranças ! Graças a Deus por isso meu caro !abs.

Anônimo disse...

Adelina Guimarães (Facebook):
Armando faz bem homenagear seu pai, Dr. Antoninho, amado por vc e muito querido por nós. Bela foti de vcs, sempre juntos. Continue escrevendo e nos presenteando com seus escritos. E salve ao Dr. Antoninho.

Anônimo disse...

Armando Jesus Barbieri Barbieri (Facebook):
Oi Xará ! Já te contei a história ! Tenho em minha lembrança para toda vida !

Anônimo disse...

Armando Delmanto(Facebook):
Dr Antoninho Delmanto!
Hoje completaria 110 anos!
Meu exemplo como médico e cidadão!
Saudades!

Anônimo disse...

Sonia Maria Cabral Simoes (Facebook):
Dr.Armando.grande médico !Guardo muitas lembranças boas dele ,pois era o médico da nossa família e sempre nos atendeu com profissionalismo e competência.Muito batalhou pelo bem de Botucatu,vivenciando o político honesto e preocupado pelas causas botucatuenses

Anônimo disse...

Cida Guazzelli (Facebook):
Saudades deste homem,médico dedicado ao povo de Botucatu

Anônimo disse...

Cida Guazzelli(Facebook):
Saudades deste homem,médico dedicado ao povo de Botucatu

Anônimo disse...

Carmen Sílvia Martin Guimaraes (Facebook):
Saudosismo é dom dos poetas e amor ao passado! Amei!

Anônimo disse...

Antonio José Camargo Fortes (facebook):
EU LEMBRO DO SEU PAI, ELE FOI UM HOMEM BOM E BOM

Anônimo disse...

Isabel Cintra Nepomuceno (Facebook):
Maravilhosa a foto, maravilhosas as lembranças.

Anônimo disse...

Marcelo Delmanto (Facebook) compartilhou a foto de Armando Moraes Delmanto.

Nesse post fizemos a homenagem que ele merecia. Grande Médico Cidadão, orgulho da Família Delmanto. Saudades!

Anônimo disse...

Neuza Moises Rezende Leite (Facebook):
Bom demais falar de uma pessoa querida como foi Dr.Antoninho...médico familiar dedicado,competente, político respeitado, e exemplo para os filhos!

Anônimo disse...

Marila Castelleti (Facebook):
Médico maravilhoso! Lembro me dele exatamente assim, era criança, moravamos na mesma rua antiga Cesario Alvim, ia em minha casa cuidar do meu irmão caçula que nasceu co 2.500Kl. Boas lembranças da minha infancia nessa querida Botucatu

Anônimo disse...

Maria Eneida Marcondes Aiello (Facebook):
Dr Antoninho,um marco na história de Botucatu!!!!!

Postar um comentário