maio 11, 2015

AAB: a caminho do Centenário!


AAB:

 a caminho do Centenário!
“Para mim, uma cidade sem passado, sem lembrança concreta dos seus antepassados, sem as impressões digitais de sua história, me confrange...”  
                                                                              Paulo Francis


("Folha de Botucatu", 28/04/1989)

Na última sexta-feira, dia 08 de maio de 2015, foi inaugurada a nova entrada social da AAB, defronte ao Cemitério das Cruzes, à rua Carlino de Oliveira. Um trabalho elogiável, com a arquitetura no formato do escudo, do famoso símbolo do clube: a Estrêla Solitária! Denominada "Plínio Genta", em homenagem ao ex-presidente do Conselho Deliberativo da AAB.



A caminho de seu CENTENÁRIO, a AAB vem investindo cada vez mais em sua magnífica praça de esportes. Hoje, com certeza, Botucatu tem na AAB e na AAF os clubes com as mais completas e diversificadas atividades desportivas. Respectivamente no “Estádio “Dr. Acrísio Paes Cruz” e no Conjunto Poliesportivo “Dr. Antônio Delmanto”.

Pela importância da AAB é preciso que se resgate o histórico do clube, desde a sua viabilização inicial, quando foi comprada a área que abriga o clube da então Diocese de Botucatu, passando pelas conquistas inesquecíveis de seu futebol, com os derbis com a Ferroviária e as partidas com os grandes da capital, ao depois, com a ampliação de seu estádio, com piscinas e quadras esportivas, salão social, clube de campo até a bela realidade atual. É orgulho de Botucatu.
À toda Diretoria, através de seu presidente, Jânio Gonçalves, apresentamos os cumprimentos da família alvinegra.

Para o CENTENÁRIO da AAB, em 2018, é preciso fazer uma programação pautada na grandeza da AAB e na qualidade desse clube centenário! No Blog do Delmanto postamos matéria sobre o Histórico da AAB, conforme matéria publicada na revista PEABIRU, de janeiro/fevereiro de 1999, inclusive com foto histórica de  seu CLUBE CAMPEÃO de futebol. Vale conferir!


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

BLOG DO DELMANTO/ANTÔNIO DELMANTO: MÉDICO CIDADÃO!

O Esportista

De Antônio Delmanto, já procuramos traçar o perfil como Médico, como Político e como Benemérito. Será que ainda sobraria tempo para o Esportista?!? Só se fosse também um vocacionado... E ele o era. Lembro-me dos anos de 1957/58, quando estudei interno no Liceu Coração de Jesus, dos padres salesianos, em São Paulo, e recebia religiosamente dele todas as semanas carta com recortes de jornais sobre o andamento dos jogos de futebol: recortes do jornal "O Estado de São Paulo", quando a notícia era sobre a vitória, empate ou derrota do Palmeiras, nosso time do coração; e recortes dos jornais botucatuenses quando traziam notícias da Veterana, a AAB, em jogos com a arqui-rival AAF - Associação Atlética Ferroviária ou contra os"bravos" times interioranos e, de vez em quando, contra os chamados "grandes" da capital. Ele era um apaixonado. Jogou futebol na juventude e a foto abaixo sobre o time de futebol da fabrica de Calçados Delmanto é a prova provada dessa afirmativa.


clique na imagem para ampliá-la

Quando se gosta de alguma coisa ou de alguma atividade, a pessoa sempre encontra um meio de participar e essa participação é tão sincera e grande que se multiplica em resultados. Assim era Antônio Delmanto.
No seu relato sincero, vamos encontrar a própria consolidação e construção de toda infra-estrutura da AAB - Associação Atlética Botucatuense, o mais antigo clube de Botucatu:



"O campo chamado Mangueirão não tinha absolutamente nada. Fizemos o gramado com aproximadamente 400 carroças de terra roxa, colocamos gradil de madeira (antes cercado com lenha) e substituímos a pequena arquibancada de madeira por uma de concreto e tijolos, atijolamos toda a frente das arquibancadas e também as partes laterais e construímos degraus de tijolos na parte lateral, acompanhando o campo até o gol. As calçadas externas também receberam tijolos. Além de muitas outras melhorias. Expusemos ao Bispo Dom Frei Luiz Maria de Sant'Anna a necessidade de adquirir o terreno para que clube tivesse um futuro tranqüilo e este nos foi vendido a prazo e sem juros. Como naquele tempo não havia inflação a AAB pode conseguir o patrimônio que possui."

Quase ao fim de sua gestão, Delmanto conseguiu, graças ao seu excelente relacionamento junto às autoridades estaduais, um empréstimo vultuoso ( da Caixa Econômica do Estado de São Paulo) para ser utilizado na construção do Parque Aquático da AAB.
Julgo extremamente importante trazer a público a equipe que acompanhou Delmanto em sua gestão. Durante a fase de consolidação patrimonial do clube, sempre esteve à frente de uma diretoria que permaneceu unida quase durante todo esse período: Alfredo Tortorela, Roberto Policaro, Ciro Leão, Bruno Fabrizzi, José Nicoleti, Antonio Stefanini, Aldo Martin. Aldo Stefanini , Progresso Garcia, Garzezi, Popolo, Isidoro Martins e Oswaldo Padovani. É preciso destacar o nome lendário de Roberto Policaro na história da AAB: gerente local do Banco Moreira Sales, tendo sido brilhante jogador de futebol da Veterana, posteriormente vindo a participar da Diretoria do clube.


Da esquerda p/direita: em pé - Alfredo Tortorela, Roberto Policaro, Antônio Delmanto, Ciro Leão,  Bruno Fabrizzi e Nenê Stefanini; agachados: Aldo Martin, Aldo Stefanini e Progresso Garcia. (Folha de Botucatu, 28/04/1989).

A AAB fez história no futebol botucatuense. Os famosos clássicos entre a AAB e a AAF marcaram época e atraiam multidões ao campos de futebol. Os chamados "grandes" da capital: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Portuguesa de Desportos e Santos fizeram grandes espetáculos no moderno estádio do clube que recebeu a denominação de "Estádio Dr. Antônio Delmanto",proposta de um de seus diretores, o Sr. José Nicoleti:

"Estádio Dr. Antônio Delmanto"
24º Aniversário da AAB - 21/04/1942
"Ilmos. Srs. Conselheiros da Associação Atlética Botucatuense.
Venho a presença de V.Sas. para fazer uma sugestão: e faço-o na qualidade de fundador dessa tão querida associação.
Inicialmente, devo dizer-lhes que, embora ferindo a modéstia do atual presidente Dr. Antônio Delmanto, eu sugeriria aos dignos conselheiros que dessem ao nosso majestoso estádio, o nome do ilustre e dinâmico atual presidente, "só" pelo fato do Dr. Antônio Delmanto ter feito muito pela Associação e pelo esporte de nossa terra, seria o bastante para que se concretizasse essa idéia.
Durante 24 anos de existência, nenhum presidente fez tanto pela Associação como o Dr. Antônio Delmanto em 12 meses...
Portanto, é justa essa homenagem! Poderia me alongar em inúmeros considerandos para justificar esse meu alvitre, mas os fatos apontados dispensam-me de fazê-lo.
Espero dos senhores conselheiros que tomem na devida consideração o meu alvitre, pois desta forma ficará saldada uma dívida de gratidão ao grande presidente Antônio Delmanto.
Termino desejando grandes e contínuos triunfos à AAB, que muito espera dos futuros diretores a se empossarem em 21 próximo.
Sendo só o que me oferece o presente momento, subscrevo-me com estima e apreço.
Botucatu, 13 de abril de 1942
José Nicoletti"
(do livro oficial publicado pelo clube em seu 80º aniversário, "A.A.Botucatuense - 80 Anos de Glória", 1998)

A par da prioridade dada ao futebol, começou-se um trabalho sério pelo atletismo, construindo-se uma pista oficial e de excelente acabamento. Dignas de registro foram as iniciativas de implantação de Departamentos Técnicos: o Departamento de Atletismo com modelar pista oficial e o Departamento de Basquete, tendo à frente o consagrado jogador e técnico Alcino Pelegrino que viria a ser, tempos depois, o preparador físico do Santos F. C., na época da super máquina de futebol sob o comando glorioso do Rei Pelé.
Como lembrança positiva e saudosa dos bons tempos do futebol na AAB, vamos transcrever um artigo escrito pelo jurista e criminalista Roberto Delmanto, meu primo, publicado no "Jornal da Cuesta", de 22/04/2004 :

"O EMPATE
Antonio Delmanto, meu tio, foi um renomado médico, político e desportista em Botucatu, no interior paulista.
Membro Titular da Academia de Medicina do Estado de São Paulo, era um exímio cirurgião-geral. Esteta, operava as jovens que estavam com apendicite com um único ponto; desta forma, após alguns anos esse ponto desaparecia, não deixando a mínima cicatriz.
Vereador e Presidente da Câmara Municipal, foi criador do albergue noturno, destinado a abrigar os sem-teto, proporcionando-lhes um bom banho, jantar, repouso noturno em cama limpa e café da manhã.
Mas a melhor lembrança que tenho dele é como desportista, presidente que era da Associação, então um dos dois clubes de futebol da cidade, integrante da primeira divisão.
Certa tarde, quando eu, ainda menino, passava férias em Botucatu, meu tio me levou e a meu primo Armando, seu filho, para assistirmos uma partida. O estádio era bonito e confortável, construído na sua gestão. O adversário, o Noroeste, de Bauru, que fazia parte da divisão especial.
A expectativa era enorme e o campo estava lotado. Jogo equilibrado, no fim do primeiro tempo o árbitro deu um pênalti inexistente a favor do Noroeste, convertido em gol. A revolta foi geral, comentando-se que o juiz viera de Bauru para Botucatu no mesmo trem que a equipe do Noroeste.
Assim que o árbitro apitou o final do primeiro tempo, o "Dr. Antoninho", como era conhecido, entrou no gramado e, gesticulando, protestou com veemência junto ao juiz, sob aplausos da platéia.
No segundo tempo, a Associação pressionava intensamente, mas o gol não saía. Foi aí que, poucos minutos antes do jogo terminar, o árbitro deu um pênalti, também inexistente, a favor da Associação, que empatou a partida.
O resultado, dos mais justos, deixou feliz a torcida da Associação.
E o árbitro pôde voltar tranqüilo para Bauru, mais uma vez no mesmo trem da equipe do Noroeste..."

A Veterana marcou época no futebol interiorano chegando, em 1947, a ser Vice-Campeã de Futebol Amador do Estado que era, à época, fora os grandes da divisão oficial, o grande torneio do interior com o Guarani, Noroeste, Portuguesa Santista, XV de Piracicaba e outros. Da mesma forma, a AAB sagrou-se Campeã Regional por vários anos. Foram os anos dourados de futebol botucatuense.


clique na imagem para ampliá-la

CAMPEÃO INVICTO DE 1945: em pé da esquerda p/ direita: Garzezi, Nicoleti, Roberto, Anésio, Rui, Miguel e o técnico Humel Guimarães. Agachados: da esquerda p/ direita: Luiz Carlos, Ademir, De Maria, Paulo e Professor (Elias).

No ano de 1989, quando o clube comemorava o seu 71º aniversário, a Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal, prestaram significativa homenagem a Antônio Delmanto há exatos 25 anos após deixar a presidência do clube que ocupou também por 25 anos: denominando com seu nome toda a sua praça de esportes que , outrora, recebera o nome de "Estádio Dr. Antônio Delmanto" e, agora, abrigando o mais completo complexo esportivo da cidade de CONJUNTO POLIESPORTIVO "DR. ANTÔNIO DELMANTO".



Momentos da solenidade, com Plínio Paganini, o homenageado, Antônio Delmanto e o então presidente da AAB, Antonio Ferrucio Varoli Aria (Folha de Botucatu, 28/04/1989)



É muito bom quando a pessoa recebe, em vida, o reconhecimento oficial por sua atuação. Antônio Delmanto teve esse privilégio. O jornal "Folha de Botucatu", de 28/04/89), trazia o inteiro teor da manifestação oficial do clube (Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal) prestando sua homenagem àquele que por 25 anos soube dar ao clube o melhor de si, projetando-o para um futuro de grande realizações:


clique na imagem para ampliá-la

CONJUNTO POLIESPORTIVO "DR ANTÔNIO DELMANTO"
"Homenagem da Diretoria da AAB ao seu ex-presidente por ocasião do 71º aniversário do clube:
"O Dr. Antônio Delmanto, botucatuense nato, ex-vereador, médico conceituado e abnegado esportista é o grande homenageado das festividades do 71º aniversário da "Veterana". Político hábil, foi presidente da Câmara Municipal de Botucatu por 3 vezes, exercendo a vereança durante 20 anos. Como profissional competente, respeitado pelos colegas e toda a sociedade, caracteriza-se pelo vasto conhecimento, bem como pela enorme bondade e desprendimento, principalmente no que tange a sua dedicação especial à população carente. Foi o fundador do Albergue Noturno de nossa cidade.
Esportista, demonstrou sua obstinação quando, em meados de 1939, foi procurado por numerosa comitiva de antigos diretores da AAB, conclamando-o para que aceitasse a presidência do clube, que estava com suas atividades interrompidas há 2 anos e seu campo de futebol abandonado. Embora confessando seu receio, assumiu esse grande desafio, mais um, entre tantos que brilhantemente iria enfrentar em sua vida.
Com a cooperação de inúmeros esportistas, transformou o "Mangueirão", como era conhecido o campo do clube, num estádio com pista de atletismo, totalmente murado, com instalações adequadas e modernas.
O terreno, antes do término de todas as melhorias realizadas, foi adquirido junto ao Bispado de Botucatu, com o saudoso Dom Luiz Maria de Sant'Anna entendendo  o esforço desse grande presidente. O Bispo, admirador da luta desenvolvida na AAB, além de amigo do Dr. Delmanto, facilitou a compra, com prestações sem juros e com duração de vários anos.
Foram mais de 20 anos de profícua administração, contando com a colaboração de muitos esportistas, associados e de nossa população.
Nas atividades esportivas, torna-se quase impossível a lembrança e relato de tudo o que desenvolveu na Botucatuense.
Ressalta-se a estruturação da AAB, como prestigioso time de futebol amador, chegando ao vice-campeonato estadual em 1947. Ao lado do incentivo à formação de novos valores, com a constituição das equipes inferiores, o clube profissionalizou-se, vindo a levantar, por várias vezes, o título de campeão regional, chegando, inclusive, a disputar a 2ª. Divisão de Profissionais.
No campo da Avenida Dom Lúcio, que passou, posteriormente, a ser chamado de Estádio "Dr. Antônio Delmanto", exibiram-se os maiores clubes do Estado, como Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo, levando verdadeiras multidões aos eventos.
Hoje, nesse mesmo local, que no passado foi palco de memoráveis espetáculos futebolísticos, encontra-se o maior conjunto poliesportivo de Botucatu, desenvolvido graças ao pioneirismo desse grande Presidente e seus companheiros.
Coincidentemente, o Dr. Antônio Delmanto aniversaria também neste mês, completando 84 anos, no dia 19 de abril, fato que fortalece ainda mais os laços de amizade e carinho de toda família alvi-negra e esse notável botucatuense.
Por tudo isso é que, merecidamente, prestamos nossas homenagens a quem sempre lutou para desenvolver e solidificar o importante clube que se tornou a nossa querida AABotucatuense.
Botucatu, abril de 1989
A Diretoria da AAB"
(jornal "Folha de Botucatu", de 28/04/1989)

Toda essa manifestação da AAB, aprovada pelo Conselho Deliberativo, pelo Conselho Fiscal e pela Diretoria Executiva foi motivada pela homenagem dada a Antônio Delmanto, denominando com seu nome o Conjunto Poliesportivo da AAB: CONJUNTO POLIESPORTIVO "DR. ANTÔNIO DELMANTO".

O objetivo da AAB foi o de consolidar o nome de seu grande presidente à posteridade. Durante 25 anos presidiu, consolidou e ampliou o clube e - raridade! - 25 anos depois recebeu expressiva e unânime homenagem!
Mas, algo que Delmanto muito se orgulhava era de ter sugerido o símbolo da Estrela Solitária,hoje ostentado somente pelo Botafogo Futebol e Regatas do Rio de Janeiro e pela  AAB - ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BOTUCATUENSE!.




6 comentários:

Delmanto disse...

A caminho do Centenário da AAB, é impossível não lembrar da “linha de ataque” da Veterana, vice-campeã estadual: “Aparício, Professor, Cobra, De Maria, Paulo Garofolo e Ari”, assim como não nos esquecemos dos grandes campeões nacionais de natação Messias e Luciano Meira, e os grandes atletas do Judô, do atletismo, do bocha e da equipe do vencedor futsal! É um clube vencedor! E exatamente por isso é preciso preservar a sua história, a HISTÓRIA DE UM CLUBE CAMPEÃO!!!

Anônimo disse...


Rachel M. McCay (Facebook/Austrália):
Wow! Congratulations Mr Delmanto!

Anônimo disse...

Monica Balesteros (Facebook):
Armando Moraes Delmanto tenho várias fotos da "linha de ataque" da Veterana! Rs

Delmanto disse...

Ótimo, Monica. Vamos preparar um acervo para as comemorações do Centenário da AAB, em 2018. É muito importante registrar a fase gloriosa do futebol botucatuense. O grande Cobra, seu pai, é um dos mágicos da bola... Também qto à natação e outros esportes. Vamos fazer um trabalho substancioso e bom sobre a nossa Veterena. Obrigado e grande abraço.

Anônimo disse...

Sydney Jose Castro (Facebook/Pernambuco):
Lembro me dos grandes DERBIs AABx AAF grande crak JONAS o melhor , e do outro lado galvani,cação,guaxuma,zigomar,, transmissao odiado de oliveira ,comentsris Cesar cassano o homem da palavra abalizada ,

Delmanto disse...

Isso mesmo, Ney. Botucatu vivia e prestigiava o futebol. Bons tempos. Valeu. Grande abraço.

Postar um comentário