junho 14, 2015

150 ANOS DA GUERRA CIVIL AMERICANA E A BUSCA DA NOVA PÁTRIA EM BOTUCATU/SP

150 ANOS DA GUERRA CIVIL AMERICANA E A BUSCA DA NOVA PÁTRIA EM BOTUCATU/SP


As comemorações dos 150 ANOS DA GUERRA CIVIL NORTE-AMERICANA – A GUERRA DE SECESSÃO! – NA QUAL MORRERAM MAIS DE 600 MIL AMERICANOS OCORREM NO MUNDO TODO E, EM BOTUCATU ASSUME ASPECTOS HISTÓRICOS, EIS QUE REPRESENTA A IMPORTÂNCIA DOS AMERICANOS NA FORMAÇÃO DA CIDADE: A ESCOLA AMERICANA, O PROTESTANTISMO, A AGRICULTURA (MELÂNCIA), O “MODUS VIVENDI” DAQUELES VALOROSOS AMERICANOS QUE PERDERAM A GUERRA MAS MANTIVERAM A ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR PARA SUAS FAMÍLIAS... E, NO BRASIL, VIERAM BUSCAR ESSA NOVA PÁTRIA, EM VARIAS LOCALIDADES E, ENTRE ESSAS, EM BOTUCATU.

A GUERRA CIVIL AMERICANA

A Guerra Civil foi violenta e sangrenta.  No enfrentamento entre o exército dos Confederados, sob o comando do General Robert E. Lee, e o exército da União, liderado pelo General Ulisses S. Grant, morreram 618.000 homens.  Foi uma tragédia nacional.  Já em 1863 (novembro), após a Batalha de Gettysburg, na qual morreram ou ficaram feridos 50.000 soldados, o Presidente Abraham Lincoln (16º Presidente dos Estados Unidos), pronuncia seu famoso discurso de pouco mais de 10 sentenças, destinado a entrar para a história:

"Há 87 anos nossos pais criaram neste continente uma nova nação, concebida na liberdade e consagrada à idéia de que todos os homens nascem iguais..."

        Cerca de 15.000 pessoas ouviam em profundo silêncio as palavras do presidente que lutava para salvar a União.  Lincoln termina seu discurso com palavras que para sempre seriam lembradas:

"...Devemos nos consagrar à grande tarefa que temos diante de nós; que a causa desses honrados mortos nos dê renovada devoção, pois a ela devotaram tudo o que tinham; que aqui decidamos solene mente que essas mortes não foram em vão; que esta nação, com proteção de Deus, tenha um novo nascimento de liberdade; e que esse governo do povo, pelo povo e para o povo não desapareça da Terra."

Mas o fim da sangrenta Guerra Civil, na qual morreram tantos patriotas, só ocorreria a 09 de abril de 1865 com a rendição dos Confederados sob o comando do legendário General Lee.

BUSCANDO A NOVA PÁTRIA

Acabara a guerra e se buscava a concórdia entre sulistas e nortistas.  Mas sempre ficam os ressentimentos e a intolerância.  Os sulistas não tiveram condições de uma recomposição total.  Muitos preferiram o exílio voluntário ou a busca de uma nova Pátria. Famílias inteiras, inclusive com seus escravos, imigraram para outras terras. Assim, muitos americanos sulistas acabaram no Brasil. Assim, muitos sulistas americanos acabaram em Botucatu.

Corria o ano de 1865 e os confederados sulistas americanos começavam a imigrar. Para o Brasil vieram no mesmo ano do término da Guerra Civil e durante o ano de 1866. Os nossos registros históricos limitam-se a três  fontes de historiadores botucatuenses: Sebastião de Almeida Pinto com o seu "No Velho Botucatu", editado por ocasião do Centenário de Botucatu, em 1955,  Hernâni Donato com o seu "Achegas para a História de Botucatu", 3ª edição reescrita, em 1985 e "Memórias de Botucatu", edição de 1990.




Finalizando, não poderíamos deixar de trazer o enfoque da cultura norte-americana na Botucatu provinciana.  Ainda hoje causa admiração o porquê de a religião protestante ter tido grande presença na história botucatuense, inclusive com a presença entre nós de Vital Brasil que aqui veio morar, aqui clinicou e aqui iniciou as suas pesquisas sobre o sôro antiofídico que o tornaria mundialmente famoso.  Secretariou o Dr. Costa Leite, então Presidente/Fundador da Misericórdia Botucatuense, tendo feito, de próprio punho, inúmeras Atas de reunião da Diretoria.

Se pouca coisa de material restou da presença dos norte-americanos em Botucatu, além dos túmulos originais no Cemitério Municipal ficou, com certeza, o exemplo a marcar com destaque a presença dos protestantes em Botucatu e a promessa de se homenagear um dos maiores cientistas do Brasil, Vital Brasil, denominando a futura Universidade Regional Estadual a ser desmembrada da atual UNESP - velha e justa aspiração de Botucatu - de UNIVERSIDADE REGIONAL ESTADUAL "DR. VITAL BRASIL".
clique na imagem para ampliá-la

O REGISTRO HISTÓRICO sobre a Guerra Civil Americana  e a vinda dos sulistas para o Brasil e, especialmente, para Botucatu (http://www.armandomoraesdelmanto.com.br/?area=artigos&id=18&pagina=6 ), ficou como uma das mais belas páginas da história botucatuense.





Abraham Linlcon: A Alma da Democracia




O cientista Vital Brasil e a Universidade Regional Estadual de Botucatu

Um comentário:

Delmanto disse...

ABRAHAM LINLCON É A GRANDE REFERÊNCIA para se entender a GUERRA DE SECESSÃO DOS ESTADOS UNIDOS!
Fui assistir ao filme de Spielberg. Genial. É um filme político que procura dar a Abraham Lincoln a grandiosidade que ele tem e merece na história dos povos democratas e que primam pela igualdade racial.
Dirigido especialmente para a grande Nação Americana, o filme Lincoln trás a interpretação genial de Day Lewis e a competência de Spielberg. Em uma reconstituição perfeita daqueles anos em que os EUA viviam perigosa Guerra de Secessão, com os estados sulistas – escravocratas! – queriam a constituição de um novo país com a preservação da ESCRAVIDÃO!
Abraham Lincoln VENCEU A GUERRA, ABOLIU A ESCRAVATURA E CONSEGUIU A UNIÃO DA NAÇÃO NORTE-AMERICANA!!!
É um filme épico da melhor qualidade! Deve arrebanhar vários Oscar!
É IMPORTANTE REGISTRO DA HISTÓRIA MUNDIAL!!!

Postar um comentário