julho 29, 2015

A”BOLHA CHINESA” GIGANTE & O CAPITALISMO PRIMATA!

A”BOLHA CHINESA” GIGANTE & O CAPITALISMO PRIMATA!


TREM BALA CHINÊS


CAPITALISMO PRIMATA?!?

POVO ESCRAVO/IMPOSTO ZERADO/POLUIÇÃO À VONTADE



Trem Bala Chinês & O Desmonte Ferroviário no Brasil!/leia aqui


Segundo o filósofo sloveno Slavoj Zizek, a “China é hoje o estado capitalista ideal: liberdade para o capital, com o estado a fazer o 'trabalho sujo' de controlar os trabalhadores”. É o que nós chamamos de Capitalismo de Estado ou Capitalismo Primata! 
E complementa seu raciocínio: “A China como potência emergente do século XXI... parece incorporar um novo tipo de capitalismo: menosprezo pelas consequências ecológicas, desprezo pelos direitos dos trabalhadores, tudo subordinado ao impulso impiedoso para desenvolver-se e tornar-se uma nova potência mundial.”
A CHINA será imbatível por muito tempo. É a chamada CONCORRÊNCIA DESLEAL! Como competir com uma Nação que NÃO tem os encargos que a Democracia garantiu para as respectivas populações dos países do Ocidente e até do Oriente que adotam a Democracia como forma de governo?
A CHINA continuará tendo sucesso e crescendo MAS uma hora ela terá que prestar contas ao povo chinês e, então, será a GRANDE EXPLOSÃO DA “BOLHA CHINESA”!!!

Chegará, com certeza, a hora do acerto da China com sua IMENSA população explorada da forma mais primata possível...
Ainda não há solução melhor que o "capitalismo politicamente correto", ou seja, o capitalismo com menos "gula" e dividindo os benefícios do lucro com a população e o país/sede. E só a comunidade organizada é que poderá fazer o controle das relações empresariais. E mais: somente a sociedade organizada poderá colocar países como o Brasil que vive uma DEMOCRACIA MEIA-SOLA - acabando e punindo a corrupção - em um sistema realmente democrático, voltado à educação e evolução de sua população na busca do desenvolvimento sustentável em pleno Estado de Direito!
No post “Capitalismo Chinês & As Senzalas do Século XXI”, de 01/08/2011, estava todo o retrato do que viria a ser a “BOLHA CHINESA”... E o artigo do jornalista Carlos Newton, “SITUAÇÃO DA CHINA SÓ TENDE A PIORAR, COM REFLEXOS NO BRASIL”, da Tribuna da Imprensa na Internet precisa ser lido com muita atenção:

SITUAÇÃO DA CHINA SÓ TENDE A PIORAR, COM REFLEXOS NO BRASIL

Carlos Newton



Há certo tipo de analista que acredita em milagres, ainda pensa que existem verdades absolutas. Um bom exemplo são as bobagens que nos últimos anos tinham sendo escritas sobre a economia da China. Os comentaristas pareciam embriagados pelo crescimento do PIB chinês, que amedrontava o mundo e ameaçava ultrapassar até mesmo os Estados Unidos.
Acontece que Economia não é ciência exata, muito pelo contrário. Trata-se de uma ciência social literalmente sujeita a chuvas e trovoadas, sem regras inflexíveis, pois cada caso é um caso, a solução que se aplica num país pode ser trágica em outro, daqui a pouco a Economia vai ter mais teorias do que a Psicanálise.
Pois os analistas achavam que a economia chinesa seria à prova de crises. Era como se o planejamento central do comunismo pudesse estruturar de tal forma o capitalismo que os dois se uniriam e seriam felizes para sempre, tipo raríssimos casais gays, e não me chamem de homofóbico, por gentileza…

NÃO HÁ REGIME IDEAL

O fato é que o ser humano é errado pela própria natureza, a perfeição é apenas uma meta, com diz Gilberto Gil, e o tal modelo chinês já estava se sustentando numa espécie de autofagia, com a criação de bolhas econômicas e tudo o mais. A primeira crise foi no começo de julho, esta é a segunda. Pode até haver acomodação a curto prazo, mas outras crises virão, podem ter certeza. Não existe regime ideal, por isso discutir capitalismo e comunismo a esta altura do campeonato é pura perda de tempo.
O governo chinês está como barata tonta. O jornalista Jamil Anderlini, do Financial Times, diz que as medidas de intervenção sem precedentes, adotadas ao longo dos últimos 30 dias, incluem a proibição de vendas a descoberto e ofertas públicas iniciais, compras forçadas de ações por veículos estatais de investimento, proibição de vendas por grandes acionistas e apoio direto do banco central em forma de crédito.
Por três semanas consecutivas, o índice de referência do mercado de ações chinês vinha se recuperando da queda do começo de julho, quando o governo revelou a maioria dessas medidas, depois de um colapso de 30% no valor agregado das ações do mercado em menos de um mês. Até o começo da noite de anteontem, as autoridades não haviam se pronunciado quanto ao que planejam fazer a seguir, e os funcionários do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários se recusaram a responder quaisquer perguntas, quando contatados pelo “Financial Times”, bem ao estilo chinês.

MODELO ESGOTADO

O fato é que o modelo está se esgotando. No início, tudo eram flores para os capitalistas ocidentais. A China não tinha leis ambientais, direitos trabalhistas rigorosos nem previdência. O governo aceitou que indústrias altamente poluidoras, proibidas nos países de origem, se instalassem no país e o povo trabalhasse para elas por salários vis. Mas de repente, não dá jamais para segurar, como dizia Gonzaguinha.
Se o governo reconhece que na China a poluição mata 400 mil pessoas por ano, podemos multiplicar este número por 10 ou 20. Para ser realizada a Olimpíada em Pequim, as fábricas poluidoras foram fechadas com antecedência de um mês. O Rio Amarelo hoje é marrom, o problema é gravíssimo em todas as regiões industriais.
Ao mesmo tempo, os trabalhadores querem direitos trabalhistas, a Previdência teve de ser implantada, mas por enquanto quase ninguém se aposenta, apenas desconta, o governo enche os cofres.

ESTATÍSTICAS MANIPULADAS

A China cresceu em 7,4% no ano passado, seu mais desempenho em 24 anos, e Pequim vai ter de batalhar para atingir sua meta de “cerca de 7%” para este ano, depois que a economia cresceu exatos 7% em cada um dos dois primeiros trimestres. O que demonstra que na China a estatística ainda é a arte de torturar os números até que eles confessem o que você quer ouvir.
A crise da China ameaça o Brasil e o mundo. É bom que nos acautelemos e procuremos outros mercados, se é que existem. Mas o governo não está interessado nisso, a única preocupação é manter dona Dilma sentada naquela cadeira.
(Tribuna da Internet 28/07/2015)



6 comentários:

Delmanto disse...

A “BOLHA CHINESA” GIGANTE está atingindo o seu limite! ELA VAI EXPLODIR! É preciso que se tenha a atenção necessária para que o Brasil não seja atingido de forma “massacrante”. No post “o capitalismo chinês & As senzalas do século XXI”, já estava delineada a “grande farsa” do crescimento chinês, calcado no tripé: CAPITALISMO p/ o Exterior, COMUNISMO p/ a População e CORONELISMO social. Vale a leitura: http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2011/08/capitalismo-chines-as-senzalas-do.html

Anônimo disse...

A China tem um grande e ambicioso projeto de poder. Já viram que o comunismo não serve e não leva a lugar nenhum. Mas ninguém quer largar o osso! O povo vive o comunismo em sua plenitude. É o socialismo estatal, rígido. Mas não são bobos e sabem que só com a tecnologia dominada (quer através de transferência, quer através de apropriação indevida...rsrsrs) é que poderão ambicionar dominar o mundo. Mas já caminharam bastante: em termos industriais são imbatíveis (povo escravo, imposto zerado e poluição à vontade), mas estão caminhando, e bem, em todas as áreas. O povo chinês é inteligente e tem sua capacidade milenar reconhecida. Hoje, só como exemplo e para assustar: os EUA tem uma população de 315 milhões de americanos e na China tem 350 milhões de chineses que falam fluentemente o INGLÊS!!!! Programa estatal cumprido! A maior ponte marítima foi construída na China: 42 Km!!! O Trem Bala mais rápido do mundo é o chinês: 350 km/h e quer chegar a 380 km/h!!! A moeda chinesa não sofre com as oscilações do mercado internacional... E tudo isso acontece sem um plano ambicioso de domínio mundial?!? As cartas estão marcadas. É preciso uma reação mundial. E o que vemos? A autofagia política nos EUA: nunca os próprios políticos fizeram tanto mal aos EUA como agora na recente crise orçamentária e nem sofreram mal igual de qualquer outro país do mundo. São tempos diferentes. A esperança é que essa presidente Dilma Rousseff, aos poucos, mas não muito devagar, se livre desses “parasitas” do PT e convoque gente nova disposta a dar uma resposta brasileira a essa mediocridade e a essa corrupção que está contaminando o país. Sim, o Brasil está doente. E é grave o seu estado. Há urgência nas providências. A INDIGNAÇÃO já tomou conta da Nação Brasileira. Agora é preciso AÇÃO!!! (pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Excelentes os textos .... muito oportunos!

Anônimo disse...

Rachel M. McCay (Facebook/Austrália):
Adorei o texto como sempre muito bem escrito Mr Delmanto! Aqui na Australia vc nao consegue comprar um produto que nao seja " made in China" , eles tem algumas boas industrias mas a maioria dos produtos sao de ma qualidade incluindo carros! Algumas grandes empresas daqui fecharam pra abrir na China, ao contrario de la, aqui a Mao de obra e extremante bem paga!

Delmanto disse...

Ótimo exemplo, Rachel. Aí na Austrália não são poucos os empresários que estão indo para a China com a intenção de faturar muito mais... Com povo escravo, zero de imposto e poluição à vontade, a China vai atraindo muitos aventureiros para sua "BOLHA GIGANTE" que já está dando sinais de perigo. Obrigado por seu comentário. Valeu. Grande abraço.

Anônimo disse...

Rachel M. McCay (Facebook/Austrália):
Obrigada Mr Delmanto, sempre nos deixando informados com textos muito interessantes e instrutivos ! Adoro!

Postar um comentário