julho 08, 2015

ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS – ABL: NOVA DIRETORIA E 42 ANOS DE HISTÓRIA!

ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS – ABL: NOVA DIRETORIA E 42 ANOS DE HISTÓRIA!



A ABL vem cumprindo importante papel na comunidade botucatuense, notadamente em sua atividade cultural, com seus saraus e suas sessões solenes, divulgando a cultura, o folclore e as tradições botucatuenses. Com a parceria com a Câmara Municipal de Botucatu tem participado das datas cívicas da cidade, sempre com um de seus membros efetivos realizando a palestra no aniversário da cidade. Também, no aniversário da cidade, um de seus acadêmicos realiza a oração cívica defronte à Prefeitura Municipal.

Posse da Nova Diretoria da ABL


Acadêmico/Presidente Newton Colenci

Mesa: Vereadora Rose Ielo, Acadêmico Antonio Evaldo Klar, Acadêmica Carmem Lucia Erbuneo da Silva, Acadêmico José Celso Soares Vieira e Acadêmico Newton Colenci.

Foto dos Acadêmicos da ABL


Nos seus 42 Anos, a ABL deu posse à sua nova Diretoria, no 1º dia de Julho na Câmara Municipal, assim composta: Presidente (2015/2017), Newton Colenci; 1º vice-presidente, Antonio Evaldo Klar; 2º vice-presidente, Carmem Sílvia Martin Guimarães; 1º secretário, Olavo Pinheiro Godoy; 2º secretário, Humberto Miglioraro; 1º tesoureiro, Márcia Blasi; 2º tesoureiro, Joel Spadaro; bibliotecário, José Sebastião Pires Mendes; 2º bibliotecário, Armando Moraes Delmanto. Sessão abrilhantada pelo Coral Municipal, regido pela Acadêmica Márcia Blasi. Sessão presidida pelo então presidente da ABL, Antonio Evaldo Klar e pelos vereadores Curumin e Rose Ielo.
HISTÓRICO DA ABL
Muito importante o REGISTRO HISTÓRICO da ABL, passo a passo, desde sua fundação em 1972 e sua festiva instalação em 1973, constante do post publicado pelo Blog do Delmanto por ocasião da comemoração dos 40 anos da ABL:

Clique nas imagens para visualizar melhor.

REGISTRO HISTÓRICO: 40 ANOS DA ABL!




clique na foto para ampliá-la

É uma conquista rara e valiosa. Poucas entidades dedicadas à cultura conseguem manter-se por tanto tempo em atividade. E valiosa porque tem realizado encontros culturais de grande importância coroando, assim, com brilhantismo e qualidade a sua caminhada peabiruana pela Cultura. É uma vitória!
Ao saudar todos os seus Membros (Efetivos, Honorários e Correspondentes), ativos e falecidos, o fazemos nas pessoas saudosas do Dr. Antonio Gabriel Marão – Presidente Perpétuo! – e da Profa. Elda Moscogliato – Secretaria e “alma mater” da ABL ! 


clique na imagem para ampliá-la

Através da revista Peabiru fizemos ampla pesquisa sobre aABL e contamos com a colaboração valiosa de inúmeros literatos, todos Membros Efetivos da Academia, com seus artigos ricos em detalhes, formando, assim, o perfil intelectual da Academia Botucatuense de Letras.

Com o histórico da ABL já publicado e que pode ser acessado nos links abaixo (divididos em seis partes), temos o maior acervo sobre a Academia. Verdadeiro“LIVRO HISTÓRICO VIRTUAL”, de fácil acesso, possibilitando a que seja conhecida essa vitoriosa iniciativa da “intelligentzia botucatuense”, no resguardo de sua história e de sua cultura.


clique na imagem para ampliá-la

E que sirva de exemplo e incentivo para que as comunidades interioranas deste imenso país, passem a cultuar seus valores literários, artísticos e o rico folclore regional.

Temos a certeza que uma entidade cultural – fruto da ação organizada da comunidade! - como a ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS – ABL, traz na comemoração de seus 40 anos a garantia de que a sua “caminhada peabiruana” continuará dando aBotucatu uma nova era de dedicação à literatura, às artes em geral e ao seu rico folclore que valoriza o Curupira, oGigante Deitado, o misticismo das Três Pedras e registra os “criatórios” pioneiros de Saci na região da Cuesta.


clique na imagem para ampliá-la
Sucesso! 

Vitória “Ad multos annos”!


15 comentários:

Delmanto disse...

Uma Academia de Letras “sui generis”.
Surgiu, ousadamente, com as suas particularidades e – por quê não? – com sua maturidade e avanço social: foi pioneira ao admitir, desde a sua fundação (1972) , como Membros Efetivos, duas mulheres! Assim, antecedeu, em alguns anos, idêntica iniciativa da Academia Brasileira de Letras!
Outra particularidade: tinha, desde o seu início, três Patronos vivos! Eram os botucatuenses, todos Membros Efetivos da Academia Paulista de Letras, Alceu Maynard Araújo, Francisco Marins e Hernâni Donato, o primeiro filho “adotivo” e os outros, botucatuenses natos. Francisco Marins foi por 2 vezes presidente da Academia Paulista de Letras e Hernâni, Secretario. Hoje, Marins é o Presidente Emérito da APL e Hernâni é presidente Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Alceu Maynard Araújo, consagrado folclorista, foi Secretário da Cultura do Grande Oriente.
Mantendo a tradição, a ABL tem , hoje, a poetisa botucatuense, Maria Lúcia Dal Farra, como Patrona da Academia.
Acredito que se deva, sim, comemorar bastante um feito como esse.
É a cultura paulista e brasileira sendo preservada.
É a comunidade interiorana valorizando a atual e as futuras gerações!
Parabéns, ABL!

Anônimo disse...

Manuel Luiz M Martin (Facebook):
Sinto orgulho de ter minha prima Carmen e meu amigo Olavo na diretoria da ABL

Anônimo disse...

Antonio José Camargo Fortes (Facebook):
PARABÉNS ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS – ABL: NOVA DIRETORIA

Anônimo disse...

Bruno Cesar Miranda Barreira (Facebook):
Botucatu tem uma preciosidade infinita com essa Associação de Intelectuais Botucatuenses. Vida longa a todos Academicos de nossa querida ABL. Parabens nova Diretoria.

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook):
Tenho muita honra em fazer parte dessa linda Academia. Parabéns à nova diretoria e obrigada aos que se afastam agora...

Anônimo disse...

Luiz Henrique Peres (Facebook):
Orgulho demais é pouco para mim meu caro Armando Moraes Delmanto, que tive o privilégio de ir à sessão de fundação da ABL e posse de meu saudoso pai como seu membro efetivo. Fico muito feliz em saber do dinamismo da ABL nos tempos de hoje. Abraços!!!

Anônimo disse...

Caro amigo e confrade
Dr. Armando Moraes Delmanto,

Em nome da Diretoria da Academia Botucatuense de Letras, agradeço a gentileza da publicação da substanciosa matéria alusiva ao Quadragésimo Segundo Aniversário de fundação da entidade. Desde 9 de julho de 1972 - a entidade pautou a defesa das tradições e da cultura botucatuense, propalando o desenvolvimento das letras e da língua portuguesa. Cumpre-nos, orgulhosamente, enaltecer data tão festiva aos confrades acadêmicos e, ao povo desta terra!

Olavo Pinheiro Godoy
- Secretário - ABL

Anônimo disse...

Rosie B. Watkins (Facebook/EUA):
Parabéns a nova diretoria da Academia Botucatuense de Letras.

Anônimo disse...

Caro confrade Olavo,

Agradecemos-lhe pela tão digna lembrança. Você e Bahige Fadel tiveram a graça de vivenciar esse momento histórico de nossa ABL!

O Dr. Marão, patriota que era, tinha mesmo que escolher essa data histórica para marcar oficialmente o nascimento da nossa ABL dentro do Estado de São Paulo que ele tanto amava.

Congratulamo-nos com você e também cumprimentamos todos os membros que fizeram e fazem parte da ABL: A TODOS UMA PRECE AGRADECIDA!

Abraço fraterno,
Carmen Sílvia Martin Guimarães (Membro Efetivo da ABL)

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
Dr Armando Moraes Delmanto tem sido um cronista do cotidiano cultural de Botucatu e nos enobrece construindo - em palavras - a história contemporânea. Parabéns!

Anônimo disse...

Lurdinha Senna (Facebook) compartilhou a sua publicação.
PARABÉNS à ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS ,,,, ABL ,,,EU ME ORGULHO EM SER BOTUCATUENSE !!!SUCESSO NOVA DIRETORIA !!

Anônimo disse...

Carlos Teixeira Pinto (Facebook):
Parabéns aos botucatuenses por essa respeitável Academia .

Anônimo disse...

Leonardo Fávero Sartori (Facebook):
Parabéns a nova Diretoria da ABL. Desejo a todos muita inspiração numa estrada longa e próspera. A ABL é referência para a cultura botucatuense, congregando formadores de opinião e líderes. Grande abraço a todos

Anônimo disse...

Salve, Carmem Lúcia. Obrigado por seu comentário, sempre incentivador. Valeu. Grande abraço.

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
O senhor é o perfume da Imprensa dentro da nossa comunidade! Sou sua fã. Sempre ponderado e coerente. Parabéns!

Postar um comentário