agosto 06, 2015

FAZ HOJE 60 ANOS QUE MORREU CARMEM MIRANDA!

FAZ HOJE 60 ANOS QUE MORREU CARMEM MIRANDA!
Cantora nascida em Portugal é símbolo da cultura brasileira.



Vamos ver o “que é que a baiana tem...”

A maior representante musical do Brasil no exterior – CARMEM MIRANDA! O “INSTITUTO CAMÕES” postou interessante matéria sobre a “PEQUENA NOTÁVEL”. Vale a leitura:




Nascida em Marco de Canaveses em 1909, a cantora Carmen Miranda deixou Portugal, chegou ao Rio de Janeiro aos 10 meses de vida e ainda hoje, 60 anos após a sua morte, é símbolo internacional da cultura brasileira.

"A rapidez na fala ficou de herança do sotaque do Porto que ela ouvia em casa, onde começou a cantar marchinhas. Mas as outras características de Carmen Miranda são essencialmente brasileiras", afirmou à Lusa o diretor do museu que tem o nome da cantora, no Rio de Janeiro, César Balbi.
Balbi realçou que a cantora nunca voltou a Portugal após deixar o país, nem mesmo quando esteve na Europa. Carmen Miranda morreu a 05 de Agosto de 1955, em Bervely Hills, na Califórnia, após sofrer um enfarte.

O principal legado da cantora, segundo o director do museu, foi "levar a imagem de 'brasilidade' para locais onde não se conhecia nem a geografia do Brasil", e divulgar manifestações do país, como o samba, com um estilo e voz próprios.
"Em plena segunda guerra mundial, ela [Carmen Miranda] tinha o poder de distrair, do entretenimento. Ela trabalhava o tempo todo, e entrou numa personagem da qual não podia livrar-se. Mesmo estando triste, ninguém percebia", afirmou o director do museu.

A cantora é tema de estudos de mestrado e doutoramento no Brasil, além de haver oito biografias escritas sobre a sua vida. "A Carmen Miranda está viva", afirmou Balbi, referindo-se às pesquisas sobre a cantora e ao seu legado.

O interesse do público brasileiro em geral pela artista cresceu apenas após 2005, com a publicação de sua biografia mais famosa, feita pelo escritor Ruy Castro.
Antes disso, contou o director do museu, a cantora chamava a atenção dos investigadores brasileiros principalmente das áreas da música, da moda e do cinema e de um público predominantemente de estrangeiros, que costumavam ser a maioria nas visitas ao museu Carmen Miranda, no Rio de Janeiro. 

Entre os visitantes mais activos, segundo Balbi, que trabalha no local há 22 anos, estavam os norte-americanos, que tratavam a cantora como uma estrela de Hollywood, mas também europeus e latino-americanos. Actualmente, os fãs brasileiros estão mais diversificados.
"Carmen tem um público dos cinco aos 100 anos, desde os que conviveram com ela até aqueles que tiveram influências transmitidas pelos pais. Uns vêem-na como um ícone da moda, outros pela maquilhagem, outros, principalmente as crianças, pela caricatura, e, os mas antigos, pela voz", disse Balbi, que realçou que a cantora foi pioneira na Música Popular Brasileira.

Inaugurado no parque do Flamengo em 1976, o museu com o nome da cantora precisava de mais espaço para desenvolver actividades. A nova exposição, que está a ser preparada, ficará num espaço do Museu da Imagem e do Som (MIS), com inauguração prevista entre Abril e Setembro do próximo ano.
O acervo, com 3.348 itens da artista, entre eles 461 de indumentária e 11 trajes completos de concertos, está em período de restauração e estudo. (INSTITUTO CAMÕES)

E, cá no Brasil, também foi feita uma grande homenagem à Carmem Miranda. No programa “A Máquina da Fama”, do SBT, apresentando por Patrícia Abravanel, filha de Sílvio Santos, Carmem Miranda foi revivida pela própria Patrícia Abravanel. E foi bom!

A César o que é de César!

Silvio Santos é o melhor e mais experiente apresentador da televisão brasileira. E já estava passando da hora de fazer seu sucessor...
Não será o excelente THIAGO ABRAVANEL que está bombando na Globo e irá longe, muito longe...



Patrícia Abravanel é Carmem Miranda!/leia aqui



A sua sucessora será a sua filha Patrícia Abravanel. E para sua “introdução” no complicado mundo da TV e da fama, “papai” Silvio Santos NÃO poupou esforços: o programa “MÁQUINA DA FAMA é ambicioso, caro, envolvente e – principal motivo! – AGRADA aos seus telespectadores. O homem tem visão! 
Sucesso. Com competência e enredo positivo e histórico.
Valeu.

Sucesso.


5 comentários:

Anônimo disse...

Marcos Garita (Facebook):
Na verdade Carmem Miranda nunca morrerá . Permanece na nossa lembrança pra sempre com a vivacidade e ritmo, com o sorriso que nos embala até o nosso final, pois ela fica..

Anônimo disse...

Rose Ferrari Ferrari (Facebook):
Dr Antônio Delmanto, médico da família Ferrari e amigo particular de meu avô Lourenço Ferrari, vizinho por muitos anos!!

Não se matava um cordeiro na fazenda, sem que um quarto fosse para o Dr. Antonio, vizinho de frente.

Delmanto disse...

Verdade, Rose. Eram grandes amigos. Quando meu recebeu o então governador da Guanabara, Carlos Lacerda, ele ficou hospedado na casa do Sr. Lourenço Ferrari. Bons tempos. Valeu. Grande abraço.

Delmanto disse...

Rose, no link abaixo, o histórico da visita do Lacerda, com a declaração do seu avô. É registro histórico: http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/.../ccarlos-lacerda...

Delmanto disse...

Armando Moraes Delmanto Rose, esta foto está no livro "Memórias de Botucatu 2", de 1993. Bela foto:

Postar um comentário