outubro 03, 2015

Esses são os caras: Steve Jobs e Bill Gates!


Saibam que a palavra "ciclo", segundo o aurélio, significa série de fenômenos que se sucedem numa ordem determinada. Seqüência de fenômenos que se renovam periodicamente.

“devemos permanecer com “fome” de realização, com “fome” de criação, bem como nunca esquecendo de alimentar a “loucura” dos nossos sonhos, que são o que nos dá sentido à vida e nos faz progredir, evoluir, perseverar”. (discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford)

O que fazer com a verdade?!? Você que voltou aqui deve saber o que fazer com ela... Steve Jobs ou Bill Gates?!?


Em todos os países, fãs, empresários, concorrentes, políticos, enfim, uma unanimidade gritante a lamentar a morte do homem que mudou o cotidiano de milhões de pessoas, com invenções, como o computador Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. E tudo começou com a criação do Apple I, graças à engenhosidade de Stephen Wozniak (sócio de Jobs), e a sua persistência e criatividade que lhe deram o crédito por iniciar a revolução do computador pessoal. À época, Jobs iniciou a sua Macintosh (1976) e Gates a sua empresa (1975).

Steve Jobs morreu na quarta-feira, aos 56 anos, após uma longa batalha contra uma forma rara de câncer no pâncreas. Deixou uma fortuna avaliada em 7 bilhões de dólares. Teve 4 filhos de dois relacionamentos. Considerado um gênio, Jobs teve um ciclo ativo descontínuo. Afastado da Empresa Apple, em 1992, voltaria em 1997 para reinventá-la como líder do mercado com criações marcantes.

Sobre a morte de Steve Jobs, a mensagem de Bill Gates:
"Eu estou realmente triste em saber da morte de Steve Jobs. Melinda (a esposa de Bill Gates) e eu levamos nossas sinceras condolências aos seus familiares, amigos e a todos que foram tocados pelo seu trabalho.

Steve e eu nos conhecemos há mais de 30 anos e fomos colegas, competidores e amigos durante mais de metade das nossas vidas.

O mundo raramente vê alguém que cause impactos tão profundos quanto os causados por Steve, efeitos que durarão muitas gerações
Para aqueles de nós que fomos afortunados o suficiente em trabalhar com ele, foi uma honra imensa. Eu sentirei uma imensa falta de Steve."


A rivalidade entre Jobs e Gates

A rivalidade entre Jobs e Gates começa em 1977, no lançamento do Apple II. Gates, até então um joão-ninguém, é esnobado pelo colega numa feira de informática. E jura, naquele momento, destruir a Apple...
Com muita malícia, ele fecha um contrato para fornecer programas para o Mac. Quando Jobs percebe, Bill já roubou sua tecnologia e criou o Windows – uma cópia deslavada do Mac.
Apple e Microsoft ficaram em campos opostos pela primeira vez no fim dos anos 1980. O lançamento do Windows, sistema da Microsoft com interface gráfica, levou a Apple a processar a empresa de Gates, em 1988.
A Apple alegava que as convenções de uso do Windows (ícones, uso do mouse para arrastar e soltar objetos, entre outras) haviam sido copiadas do Lisa e do Macintosh, computadores lançados pela Apple em 1983 e 1984. Jobs havia deixado a Apple em 1985, mas rumores deram conta de que ele não teria ficado satisfeito ao ver muitos dos princípios do Macintosh “copiados” pelo rival.
O processo só chegou ao fim, seis anos depois, com derrota da Apple. Durante esse tempo, a empresa viu sua fatia de mercado diminuir consideravelmente. Já a Microsoft só cresceu, pois seu sistema Windows rodava não só em PCs da IBM, mas também de outros fabricantes, como HP e Compaq.
Em 1997, a Apple termina se rendendo à poderosa Microsoft

Os Piratas do Vale do Sílicio



STEVE JOBS — RIVALIDADES

A rivalidade de Steve Jobs com Bill Gates, ex-presidente e dono da Microsoft, já é elemento cultural do setor. Essa disputa pode ser conferida no filme produzido pelo canal de TV a cabo TNT, Pirates of Silicon Valley (Piratas do Vale do Silício), que aborda a biografia deles e das suas empresas, algumas vezes de forma exagerada. Podemos ver a disputa que existia entre eles e suas respectivas empresas muito antes de serem os icones e idolos que são hoje. Apesar de tudo,nos últimos anos passaram a ser amigos e a conviverem em harmonia. O Macintosh seria algo como um caminho da libertação da tirania da IBM. Em seguida, o filme volta para 1971, numa época em que a microinformática ainda não havia surgido. Os personagens que se tornariam ricos e famosos no futuro, nessa época eram alunos de Berkeley sem maiores distinções dos inúmeros demais

PC – COMPUTADOR PESSOAL

Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos.
A expressão "computador pessoal" (ou sua abreviação em inglês PC, de "Personal Computer") é utilizada para denominar computadores de mesa (desktops), laptops ou tablet pcs executando vários Sistemas Operacionais em várias arquiteturas. Os Sistemas Operacionais predominantes, hoje, são Microsoft Window e Mac OS X, e os sistemas baseados em Linux, e as principais arquiteturas são as baseadas nos processadores x86 ,x64 e Power PC. No entanto o termo PC tem sido utilizado apenas para computadores pessoais derivados do modelo da IBM, o IBM PC, , devido a larga campanha publicitária em 1981. A actual convergência entre PCs e palmtops, celulares e dispositvos móveis que possuem funções similares, sistemas operacionais e componentes leva a uma discussão sobre a extensão do termo "computador pessoal" a esses dispositivos.


Não importa em que aparelho você esteja lendo esta notícia, ele sem dúvida é muito mais poderoso do que o IBM 5150 PC, com 4.77 Mhz. Mas, 30 anos atrás, essa máquina era tão poderosa que definiu o significado de PC para todo o mundo.
Em 1981, o computador de mesa era basicamente relegado ao mundo dos negócios. Mas o formato foi crescendo — um mar de empresas concorrentes e com idéias diferentes surgiam com caixas enormes e monitores gigantes. Você não deve ter ouvido falar da maioria dessas empresas, já que o IBM 5150 destruiu todos em muito pouco tempo após seu lançamento. Ele custava US$1.565 — um preço bem aceitável para a época — e tinha opção de drive de disquete, além de uma interface de texto simples e vendidas em grandes lojas.
A expansão do 5150 e a derrocada dos competidores estabeleceu a IBM como a empresa de computadores pessoais do mundo. Os rivais criaram suas próprias versões — clones — mas todas eram baseadas na engenharia da IBM, e “compatibilidade IBM” virou uma frase padrão na época, como hoje temos o “compatível com iPod”.
Hoje, a IBM não fabrica mais computadores comerciais. Mas o crescimento do PC — e o próprio fato do termo se tornar algo genérico — começou com o domínio do 5150

TESTEMUNHO PESSOAL – IBM -1986

clique na imagem para ampliá-la
No ano de 1986, trabalhando na CESP – Cia Energética Paulista, foi oferecido pela IBM aos executivos da empresa, um curso intensivo de MS DOS da IBM, no Rio de Janeiro, na famosa Pedra da Gávea, em plena "floresta urbana"... A CESP já tinha instalado todo um sistema online pela IBM. O curso limitou-se ao básico elementar. No retorno, passamos a utilizar o PC também para recados aos colegas de trabalho, de outras áreas, com o título de “Correio Eletrônico”. Era limitadíssimo. Chato até, eu diria.
Mas este é o testemunho de alguém que vicenciou os primórdios da utilização desse tipo de comunicação e que não poderia imaginar – e acho que nem a IBM imaginou – que o “personal computer” sofreria uma evolução de tanta envergadura.
Jobs e Gates se revezaram no comando e na criação. Cada um teve o seu ciclo. A IBM – quem diria! – ficou para trás..
Esses são os caras!
Steve Jobs e Bill Gates!
É Registro Histórico.

6 comentários:

Delmanto disse...

Na CESP, a minha experiência com o “computador pessoal” foi interessante. Fora a sua utilização profissional, à época, ele só estava conectado com toda rede da empresa. Era sistema IBM, altíssima tecnologia. E ninguém tinha o seu “personal computer”. Então, era aquela realidade: qual a vantagem de usar o PC para mandar recados para algum colega da empresa se você tinha o telefone e o PC não era rápido e nem fácil de ser utilizado?!? Não havia a possibilidade – e ninguém imaginava que haveria ! – de comunicação tendo cada pessoa o seu PC em casa...
Foi preciso a ação criativa e inovadora de Steve Jobs e Bill Gates, cada um ao seu tempo, com “cola” ou não, a levarem democraticamente para o mundo essa importantíssima forma de comunicação que está mudando formas de governo, dando liberdade e conhecimento para populações desprezadas, enfim, transformando esse nosso planeta na verdadeira “Aldeia Global”.
É a Revolução da Comunicação!

Anônimo disse...

requeri disse...
depois de tudo e de tanto, vc me fez lembrar do correio eletrônico ... horrível!!! aquilo me fazia lembrar uma tal brincadeira infantil, o telefone sem fio. parecia que, no final da "fila", as msgs nunca chegavam completas e íntegras.
em compensação e por outro lado, a maioria dos emails nos passa, no decorrer de todo esse tempo, uma certeza pior, que é a de nunca ter tanta certeza de que eles são autênticos, sob todos os aspectos.

contudo, eu não seria a mesma se me dissessem que eu seria privada do que me oferece esse mundão sem dono que é a web/internet.

é isso.

Delmanto disse...

As palavras de Yoani Sanchez, através de seu Blog Generaciòn Y, sobre Steve Jobs (com tradução Google), mostram a importância desse gênio da informática:
“El genio Jobs y mi primer Frankenstein

Para que a bagunça de fios e circuitos acordados para a vida e se tornou meu primeiro computador, eu só preciso de uma pequena bomba que empurra o ar quente sobre o microprocessador. Mas como encontrá-lo na Havana de 1994, totalmente imersa nas misérias do Período Especial. Sem as pás e mecanismo de zoom, o semestre foi armar Frankenstein que ficou muito quente e de repente... Durante esses dias, pensava constantemente em Steve Jobs e na garagem de seus pais adotivos, onde criou a Apple Computer. Seu gênio inspirador me fez entender que a inovação é melhor apreciada como consumo tácito de algo inventado por outros. Poucos dias depois, uma combinação de adeptos da casa e dissipadores de calor de alumínio permitem-me a escrever no WordPerfect 5.1 e criar um boletim chamado “universidade letra por letra”. Centenas de quilômetros de distância do meu estúdio improvisado, tinha acabado de fechar a divisão do ambiente de hardware NeXT e ainda faltam muitos meses para o lançamento do filme Toy Story da Pixar.

Desde aquela época, a evocação de Jobs me acompanhou em todos os computadores curiosidade, ousadia e a necessidade de me empurrar. Em torno de mim foram muitas pessoas como Steve, inquieto, adolescentes engenhoso que, na falta de um espaço, até mesmo uma garagem, bem como a possibilidade legal de fundar uma empresa, tomou o caminho da emigração e levou longe seus talentos e idéias. Apesar da debandada massiva, entre vários amigos, aqui continuamos alimentando o culto do guru do suéter preto e jeans desbotados. Desejava ser um pouco como ele: brilhante, inteligente, entendido. Quando a mediocridade da censura tecnológica que usamos, nós estávamos planejando ser a criança adotada que tinha se tornado uma referência mundial em seus caprichos de gênio e os fones de ouvido brancos que cobriam suas orelhas. Ele provavelmente não sabia que os cubanos precisam de mais de uma década para, ainda não legalmente, comprar um computador em uma loja.

Ontem, o estudante que nunca se formou na Reed College da Universidade de Portland (Oregon) morreu aos 56 anos. Saímos de uma maçã mordida pintado em uma série de gadgets tecnológicos e de dúvida do muito mais que ele poderia ter criado se o câncer pancreático não o tivesse tomado tão cedo. Quem nunca trocou uma palavra com ele, e suportar seus ataques de CEO, temos o mito, a lenda de seu gênio adoçado. Conforta-me a acreditar que o meu Frankenstein-built, risível há 18 anos, ainda não tinha aquecido o ar fresco e a notícia sobre o inspirador Steve Jobs já caia sobre todos nós”.

Anônimo disse...

A verdade, Delmanto, é que os dois tinham uma grande admiração, um pelo outro. Podiam nem expressar, mas se respeitavam. Agora que é um mundo onde o mais esperto sempre vence, ah!, é...E chantageia, copia, põe espião trabalhando na concorrente. É o famoso crime de concorrência desleal. Dificílimo de ser provado e que usa meios dignos de um 007! E a IBM, toda poderosa, não acreditava que alguém ousasse e pudesse superá-la, com todo aquele poderio. Em São Paulo, o prédio da IBM era bem o seu retrato: quem passava pela avenida 23 de Maio, via aquela imponência toda parecendo que ia imperar por mil anos, como os Faraós... Steve Jobs ficará na história como um dos atores mais importantes deste teatro da vida. Descanse em paz!
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Bilionários! Sendo que o Bill Gates é considerado o homem mais rico do mundo. Isso tudo enquanto tempo? Quase nada, se formos levar em conta os Rockefeller ou a família Ford. O Steve Jobs não teve a mesma sorte que o Bill Gates porque o seu ciclo, a sua trajetória teve alguns percalços. Em duas décadas, os dois subiram no topo do mundo. É o Poder da Idéias e também da esperteza...E um pouquinho de sorte também. Afinal, quantos poderiam ter a mesma chance, tinham competência, formação tecnológica de alto nível...mas não tiveram a mesma sorte. Não foram o “homem certo na hora certa”. É isso. Grandes homens! Exemplos para todos. Querer é poder!
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Conheço bem o problema da Cesp e o motivo dos PC's funcionarem como um terminal IBM.PC's Itautec, sem os drives que pudessem torna-los uteis).
Mas, explicar isto é revelar segredos que já foram enterrados.Não valeria a pena.Não há como "punir" os culpados pelo atraso nem pelo desperdicio de dinheiro público, além de outras "cositas más". Antonio

Postar um comentário