novembro 05, 2015

NOSSO BAIRRO e a sua AVENIDA DEPUTADO DANTE DELMANTO

NOSSO BAIRRO e sua 

AVENIDA

DEPUTADO DANTE

DELMANTO



clique na imagem para ampliá-la

A Editora 4toques & a Diagrama estão fazendo um importante trabalho para Botucatu. Verdadeira radiografia da região, o jornal mostra a pujança da “célula mater” da região, a Vila dos Lavradores, que comemorará seus 122 anos de existência.



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA


A AVENIDA DEPUTADO DANTE DELMANTO foi uma iniciativa, em 1989,  do então vereador, professor Antonio Carlos Cesário, homenageando àquele que conseguiu a desapropriação da FAZENDA LAGEADO, então em estado de insolvência, pelo Governo Federal, instalando ali a Fazenda Experimental do Café – ligada ao IBC – Instituto Brasileiro do Café, hoje pertencente à UNESP. Da mesma forma, em 1936, Dante consegue a criação da ESCOLA PROFISSIONAL (depois denominada, Escola Industrial “Dr. Armando de Salles Oliveira), além das construções dos Grupos Escolares “Raphael de Moura Campos” e “Dom Lúcio Antunes de Souza”, e a criação do Grupo Escolar do Lageado. Pertencente à Colônia Italiana, como descendente, o vereador Cesário também homenageou o presidente do Palestra Itália/Palmeiras que conquistou o único tricampeonato paulista (1932/33/34).



DANTE DELMANTO – Biografia completa/leia aqui

4 comentários:

Anônimo disse...

Sonia Mereu (Facebook):
Eu o respeitava muito como vereador . Eu já trabalhava na Secretaria de educação da Prefeitura .

Anônimo disse...

Boa essa lembrança, Delmanto. Você citou 4 escolas que o deputado conseguiu para Botucatu, inclusive a famosa Escola Industrial que depois virou ETC e é o referencial educacional da cidade.
Veja a diferença com o Governo do Alckmin!
Ele está fechando escolas!
Para o Bairro, o “Dom Lucio” sempre foi motivo de orgulho maior. No ano de 1935 e no ano de 1936, o Governo do Estado de São Paulo criou 1.000 grupos escolares em cada ano! 1.000!
E o Secretário da Educação, da época, era o botucatuense, prof. Cantídio de Moura Campos!
Botucatu está entregue com aos “capachos” do Alckmin!
Quando quase levaram as vagas da nossa Faculdade de Medicina para Bauru houve um silêncio sepulcral em Botucatu! Vergonha! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...


Nosso Bairro (Facebook):
compartilhou a sua publicação.

É motivo de muito orgulho para nossa equipe receber esse retorno do advogado Armando Moraes Delmanto, sobrinho do Deputado Dante Delmanto, que dá nome à essa tão importante avenida de Botucatu e que foi um dos destaques da segunda edição do Jornal Nosso BAIRRO. Armando foi uma importante fonte para a elaboração da matéria que pode ser encontrada na página 7. Agradecemos pelas palavras e pela atenção dada a nossa reportagem. Grande abraço!

Anônimo disse...

Caro Armando

Sempre é bom lembrar nossos entes queridos que nos legaram tão bons exemplos. O nome da avenida se deve ao prestígio de seu pai e ao carinho que tinha pelo meu, e a notícia, a você.

Grande abraço

Roberto Delmanto

Postar um comentário