fevereiro 01, 2016

O Povo nas Ruas no Comando da maior festa popular brasileira: O CARNAVAL!

Rio tem Carnaval de Rua!
Estão voltando os bailes de salão no carnaval (veja link no final) e, agora, segundo o excelente jornalista e escritor Ruy Castro, “finalmente superamos a ditadura das escolas de samba que, de 1970 a 2000, nos condenou a assistir pela televisão à alegria dos que saem nelas...”Absolutamente, certo!


Já dissemos que o mega carnaval com as Escolas de Samba dando show e espetáculo é válido, atrai turistas e promove o carnaval...Mas o CARNAVAL BRASILEIRO é muito mais... É a alegria dos foliões nos salões de baile e também – com destaque! – nas ruas de suas cidades. A retomada das ruas da Cidade Maravilhosa pelos Blocos Carnavalescos ("Cordão da Bola Preta" e "Banda de Ipanema") é maravilhosa. É o Rio pulsando, alegre e no comando da maior festa popular brasileira!


Blocos na rua...NA RUAAA!!!!!




O final de semana foi com tudo no mundo da folia. Mais de 100 blocos agitaram o último final de semana que antecede o Carnaval, mas o ápice foi no domingo. Durante o meio da semana, poucos blocos foram para a rua, mas o que veio aí no final de semana foi uma verdadeira festa pelas ruas da cidade.


Blocos como Simpatia É Quase Amor, Empolga às 9, Carmelitas, Banda de Ipanema e Suvaco de Cristo sairam às ruas no domingo.

No Rio de Janeiro e em São Paulo. O Carnaval de rua, com efetiva participação da comunidade já é uma realidade nestes dois grandes centros. Tradicional em Pernambuco e na Bahia, volta com força total no Rio de Janeiro, acabando com a chamada Ditadura das Escolas de Samba. Claro, que o grande espetáculo das Escolas de Samba continuaráMAS o povo do Rio, o carioca volta a fazer o seu próprio carnaval, que já teve seu esplendor no passado. E São Paulo, seguindo o Rio, vem com uma vitalidade impressionante!

Vamos ao artigo de Ruy Castro:

Rio volta a brincar o Carnaval


Bloco de rua, escola de samba, feijoada, show na praia, baile de clube --você escolhe. No Rio, nesta época, tudo isso tem a ver com Carnaval. Voltou a ter.
Finalmente superamos a ditadura das escolas de samba, que, de 1970 a 2000, nos condenou a assistir pela televisão à alegria dos que saíam nelas e, estes, cada vez mais, eram os gringos que recebiam a fantasia no hotel e só ouviam o samba quando chegavam à avenida. No que nos cansamos de bater palmas para eles, fomos espiar lá fora e redescobrimos a verdadeira passarela, da qual nunca devíamos ter saído: as ruas.
Foi tão sutil que quase não deu para perceber. Um dia, por volta do novo século, grupos de amigos começaram a se organizar em blocos e sair para desfilar. Ao fazer isso, receberam a adesão dos jovens do bairro. No ano seguinte, mandaram fazer camisetas e surgiram as primeiras fantasias. De repente, as adesões eram aos milhares e vindas de toda parte. Com isso, pelo gigantismo que assomou a coisa, a prefeitura precisou interferir, e os blocos agora têm de pedir licença para desfilar. Não importa o tamanho --desde os tipo família, que vão de 10 ou 20 mil pessoas, aos gigantes como o Simpatia É Quase Amor e o Suvaco do Cristo, com suas centenas de milhares, e o Bola Preta, que pode chegar a 2 milhões neste Carnaval.
Retomando uma tradição de três séculos, o Rio, hoje, respira Carnaval pela cidade inteira. Bebe-se, come-se, dança-se, canta-se e beija-se como nunca nos últimos tempos. E o verbo que melhor define tudo isso também voltou: brinca-se o Carnaval.(Folha de S. Paulo)

RUY CASTRO: Escritor e jornalista, já trabalhou nos jornais e nas revistas mais importantes do Rio e de São Paulo. É considerado um dos maiores biógrafos brasileiros, escreveu sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmem Miranda.

2 comentários:

Delmanto disse...

É claro que a Grande Ópera Popular vai continuar, ou seja, os Desfiles das Grandes Escolas de Samba... Mas isso é carnaval para se ver...agora, para participar, é samba no pé e sair no Bloco, no Cordão ou na Banda.
O Rio de Janeiro e São Paulo já estão nessa. Há 2 anos vem num crescendo. É o povo na rua! Participando!
Bombou! Quase 100 Blocos nas principais avenidas. É o Carnaval do Povo.
Sucesso!!!

Anônimo disse...

Carnaval na laje, nos salões do clube com feijoada, nas ruas e avenidas e até nos sambódromos que existem pelo Brasil todo... É a maior festa popular brasileira: espontânea, retrato de um povo feliz apesar da “canalhada” constantemente repetida pelos políticos de TODOS os partidos...UFA!
O negócio é liberar a alegria, abraçar quem estiver do lado e dar muitos beijos na boca daquela foliã vestida de coelhinha...rsrsrs
(haroldo.leao@hotmail.com)

Postar um comentário