fevereiro 29, 2016

Posse Festiva do Acadêmico Armando Jesus Barbieri na ABL

Posse Festiva do Acadêmico Armando Jesus Barbieri na ABL


Acadêmico Armando Jesus Barbieri recebendo o diploma
 de Membro Efetivo da ABL das mãos do presidente  Newton Colenci

Em Sessão Solene Regulamentar, sob a presidência do Acadêmico Newton Colenci, a ABL – Academia Botucatuense de Letras realizou a posse do Acadêmico ARMANDO JESUS BARBIERI que discorreu sobre o Patrono da Cadeira nº 05, ANTONIO FREDERICO CASTRO ALVES e sobre seus antecessores na cadeira, os Acadêmicos Aleixo Delmanto e Marcos Corsatto. A saudação ao novo acadêmico foi feita pela Acadêmica Carmem Sílvia Martin Guimarães em belíssimo e criativo discurso.







fotos (facebook) de Márcia Mazzone e Rodrigo Scalla.


Essa posse festiva aconteceu, no último dia 26 de fevereiro de 2016, no CENTRO DE LAZER NOVA AURORA, que cedeu – através de seu presidente Domingos Chavari – as suas magníficas instalações. A abertura coube ao Mestre do Cerimonial, Acadêmico Olavo Pinheiro Godoy que, após a composição da mesa, passou a palavra para o presidente da ABL, Acadêmico Newton Colenci que, abriu a sessão, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e com a Canção Oficial de Botucatu (Saudades de Botucatu, de Angelino de Oliveira).

A Acadêmica Carmem Sílvia Martin Guimarães mostrou toda a caminhada profissional do homenageado, construída na antiga EFS – Estrada de Ferro Sorocabana, onde se aposentou após ter galgado cargo a cargo com muita dedicação e competência. Da mesma forma mostrou aos presentes a produção literária do novo acadêmico, através de artigos publicados na imprensa e de seus romances. Armando Jesus Barbieri já era Membro Honorário da ABL, passando, agora com sua posse, a ser Membro Efetivo, ocupando a cadeira nº 05 – tendo por Patrono Castro Alves.

Em sua Tese Acadêmica, o novo acadêmico, apresentou com emoção e entusiasmo toda a sua admiração pelo grande poeta CASTRO ALVES, relatando a vida amorosa e poética daquele considerado o grande poeta nacional. Citou trechos de suas poesias, emocionando a plateia. Do saudoso Acadêmico Aleixo Delmanto, após relato da formação e integração desse descendente italiano – o primeiro botucatuense oriundo a se formar em Medicina – e a sua dedicação à cultura e à música. De seu antecessor imediato, Acadêmico Marcos Corsatto, destacou a sua vocação como educador e sua trajetória positiva no Colégio La Salle como dirigente e mestre. Da produção literária de Corsatto, mostrou a perfil modernista em suas produções literárias. Muito aplaudido, ARMANDO JESUS BARBIERI concluiu com destaque a apresentação de sua Tese Acadêmica.

Com a apresentação de belos números musicais (com a apresentação da professora Nívea Taborda Sauer da música “Teus Olhos”, com acompanhamento da acadêmica Maria Helena Blasi Trevisani), com o encerramento da sessão pelo presidente da ABL, Acadêmico Newton Colenci com discurso firme e entusiasta a favor da cidadania e da valoração cultural da comunidade botucatuense.

A sessão incluiu ainda a inauguração da Biblioteca “Armando Jesus Barbieri”, do Centro de Lazer Nova Aurora, sob o comando dinâmico de seu presidente Domingos Chavari. Na seguência, foi oferecido um coquetel aos presentes.

13 comentários:

Delmanto disse...

É sempre uma conquista a entrada de um novo membro na ABL - Academia Botucatuense de Letras. E Armando Jesus Barbieri foi a conquista para a Cadeira que tem como Patrono, o grande poeta CASTRO ALVES. Salve, Botucatu. Avante ABL!

Anônimo disse...

Armando, "Avante, ABL"!
Parabéns pela notícia!
Abs,
Carmen Sílvia Martin Guimarães (Academia Botucatuense de Letras)

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO SEU BLOG AMIGO ARMANDO DELMANTO, REALMENTE A POSSE DO SR. ARMANDO BARBIÉRI FOI EMOCIONANTE E COM CERTEZA VEIO A ENRIQUECER CULTURALMENTE A NOSSA "ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS" - GRANDE ABRAÇO A TODOS DO ACADÊMICO RAMIRO VIÓLA, CADEIRA 35, PATRONO ANGELINO DE OLIVEIRA.

Anônimo disse...

Sonia Mereu (Facebook):
Parabéns ao novo acadêmico Sr. Armando Jesus Barbieri .

Anônimo disse...

Maria Oliveira (Facebook):
Assisti pessoalmente...Amei!!!!

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
Parabéns Dr Armando Moraes Delmanto. A matéria ficou magnífica. A Academia Botucatuense de Letras tem em seus relatos a sua história demarcada e merece um livro com seus textos. Sou sua fã.

Anônimo disse...

Zilar Pereira (Facebook):
Como é gostoso ver essas notícias de Botucatu.

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook):
Como sempre, belas palavras do acadêmico Armando Moraes Delmanto. Mostrando, além de sua veia literária, a do grande jornalista que também é. Noite muito agradável que tive o privilégio de documentar para nosso novo programa BIG CLOSE, pilotado por Marlene Caminhoto e Rodrigo A. Scalla Scalla, para a TV Alpha. Parabéns ao Barbieri e a toda ABL!

Anônimo disse...

José Luiz Zézo (Facebook):
Seu Armando Barbiere merecia toda essa grande festa .

Anônimo disse...

Irene Balbino Baptista Baptista (facebook):
PARABENS ARMANDO JESUS BARBIERi!!

Anônimo disse...

Nádia Lúcia Paganini Burini (Facebook):
Seu Armando muitas felicidades.

Anônimo disse...

Mariana Couto Barbieri (Facebook):
Parabéns vô!!

Anônimo disse...

Pida Pardini (Facebook):
Parabéns, querido amigo! Homenagem merecida!

Postar um comentário