fevereiro 22, 2016

Releitura dos escritos de Gabeira. A HORA é AGORA!

GABEIRA

É O RIO, É SÃO PAULO 

E É O BRASIL...

Vamos prestar atenção em lideranças autênticas como Fernando Gabeira, hoje sem partido. É preciso que o Brasil "garimpe" para "achar" homens públicos que possam nos levar para o futuro, com Democracia, Sustentabilidade e sob o Estado de Direito. É preciso sairmos desta "Meia-Sola de Democracia"! NÃO podemos contar com o atual Congresso para a realização das Reformas Necessárias. É PRECISO que a Sociedade Civil Organizada parta para uma Assembléia Nacional Constituinte! 
Caminho Único para a Nação Brasileira!!!




amálgama – atualidade e conteúdo/livraria cultura/leia aqui sobre o livro de Gabeira

“Por exemplo: comparar a ditadura com o governo Lula. Uma neutralizou o Congresso pelo medo; o outro, pelo pagamento de mesadaDitadura e governo Lula compartilham o mesmo desprezo pela democracia, ambos violentaram-na, reduzindo o Parlamento a uma ruína moral. Os militares prepararam sua saída de forma organizada. Nem muito devagar, para não parecer provocação, nem muito rápido para não parecer que estavam com medo. Já o núcleo duro do governo Lula parece perdido, batendo cabeça, ou melhor, enfiando-a na areia, sem perceber que a polícia está chegando e, daqui a pouco, alguém vai gritar na porta do Planalto: “Se entrega, Corisco”.                       FERNANDO GABEIRA


Com seu novo livro “Onde está tudo aquilo agora? Minha vida na Política”, Fernando Gabeira faz um retrospecto de sua vida, analisa a sua caminhada na construção da Democracia e nos apresenta a sua visão ampla da sociedade brasileira que não pode mais ser vista dissociada do meio ambiente e da garantia dos direitos fundamentais da raça humana. Precisa ser lido. A “intelligentzia” brasileira precisa se organizar para por cobro à bandalheira e à picaretagem política. OBrasil está doente e anestesiado. A redes sociais podem ser o caminho e palavras como as de Gabeira podem ser decisivas...


Mesmo antes deste Blog já fazíamos campanha a favor dos posicionamentos políticos de Fernando Gabeira. Quando exigiu – de dedo em riste! –, da tribuna da Câmara dos Deputados, arenúncia do presidente Severino Cavalcanti. E mesmo quando lançou a campanha “Se entrega, Corisco!” contra a insistência de Renan Calheiros em permanecer na presidência doSenado Federal (acabou renunciando ao mandato para não ser cassado e, AGORA, está de volta à presidência do Senado...)
Todos nos lembramos da chegada de Gabeira após a Lei de Anistia. O escândalo que foi sua aparição, na praia de Ipanema, com uma sunga diminuta (dizem que era da prima Leda Nagle...). Hoje, é comum e usadas sem escândalos... O jovem que começou sua trajetória no “JORNAL DO BRASIL”, participou das grandes passeatas contra o Regime Militar, entrou para a luta armada, participou do seqüestro o Embaixador dos EUA, foi preso, foi torturado e graças a outro seqüestro foi exilado, morou em Cuba, depois no Chile e, finalmente na Alemanha e na Suécia, onde consolidou sua crença na causa ambiental e à defesa de estilos de vida alternativos.



Teve uma atuação política coerente. Foi PT desde a fundação do partido, depois discordou de Lula e foi para o PV. O PV poderia ser um novo caminho, mas a “cúpula medíocre e enquistada”, enviabilizou o partidoBasta dizer que o atual líder do PV na Câmara dos Deputados é o filho do Sarney...

Gabeira fez uma campanha histórica no Rio, mobilizou o Brasil com repercussões de apoio em todos os estados, Infelizmente, não podiam ser contabilizados como votos... Nós fizemos campanha para o “Se entrega, Corisco!”, via emails. E na campanha política no Rio, mandamos o artigo abaixo para os jornais e para as celebridades que tinham uma ligação histórica com a “Cidade Maravilhosa”. Infelizmente, o Rio continua em mãos de políticos que não engrandecem e nem defendem o Rio como deveria ser feito.. .

 “GABEIRA É O RIO,O RIO É GABEIRA! 

 É exatamente isso. Sem tirar nem por. Gabeira assume o perfil, o retrato cívico, o cartão postal turístico do RIO!
Ele é a CIDADE MARAVILHOSA com sua postura maravilhosamente revestida do civismo nacional quando, de dedo em riste, clamou pela cassação do então presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti e quando, em uma mobilização nacional, fez a vitoriosa campanha “FORA CORISCO”, a favor da destituição do Senador Renan Calheiros da presidência do Senado Federal!
Ele é o RIO porque traz em sua expressão política os valores da cidadania carioca que estão ultimamente adormecidos, cobertos pela má gestão administrativa de tantos governantes. Essa má gestão é que propiciou a que a insegurança dos cidadãos, a “tomada” das favelas pelo tráfico e pelas milícias, e a falta de vontade política para levar a bom termo as necessidades mínimas de convivência comunitária dos cariocas, predominasse no RIO.
Ele é a certeza de que o RIO é viável, de que é possível administrar uma capital sem perder o comando e sem implantar a omissão cívica como viés maior dos governantes fracos e despreparados.
Ele é a certeza suprapartidária de que a boa gestão administrativa de CARLOS LACERDA , a boa gestão no setor educacional de BRIZOLA/DARCY RIBEIRO e a abrangência e eficiência da máquina estatal ocorrida na atual gestão de CESAR MAIA serão recuperadas, mantidas e ampliadas.
Ele é a certeza histórica de que a hora da virada carioca, chegou! E que o RIO ganhará a expressão da competência que vai desde a exuberante carreira de OSCAR NIEMEYER até a rígida e conseqüente atuação profissional de um ARMÍNIO FRAGA.
Ele é a CIDADE MARAVILHOSA cantada e encantada por CAETANO VELOSO até o suingue da MARRON em seu suporte publicitário.
É simplesmente isso. Sem tirar nem por... Gabeira assume o perfil, o retrato cívico, o cartão postal turístico do RIO!
GABEIRA É O RIO, O RIO É GABEIRA! (AMD)”
 E para encerrar este post, transcrevemos, abaixo, um artigo excelente do Gabeira:
“Sempre que os fatos ganham velocidade, costumo comprar um bloco de notas. Anoto frases, idéias, intuições e deixo que se decantem com o tempo. Volto a elas, depois, para rejeitá-las ou desenvolvê-las.
A primeira frase que me veio à cabeça foi a da vendedora de flores que encerra um filme. O pequeno bloco também tem idéias. Por exemplo: comparar a ditadura com o governo Lula. Uma neutralizou o Congresso pelo medo; o outro, pelo pagamento de mesada. Ditadura e governo Lula compartilham o mesmo desprezo pela democracia, ambos violentaram-na, reduzindo o Parlamento a uma ruína moral. Os militares prepararam sua saída de forma organizada. Nem muito devagar, para não parecer provocação, nem muito rápido para não parecer que estavam com medo. Já o núcleo duro do governo Lula parece perdido, batendo cabeça, ou melhor, enfiando-a na areia, sem perceber que a polícia está chegando e, daqui a pouco, alguém vai gritar na porta do Planalto: “Se entrega, Corisco”.
Quando era menino e vivia em Juiz de Fora, fazíamos rodas de capoeira, bastante rudimentares – confesso. Mas cantávamos: “A polícia vem, que vem brava / quem não tem canoa, cai n’água”. Tudo isso jorra aos borbotões na minha caderneta. Anotei: chamar alguém do “Guinness”, o livro dos recordes, para saber se algum tesoureiro de qualquer partido do mundo se desloca com batedores de motocicleta e carros clones para iludir perseguidores; se algum tesoureiro partidário se desloca com jatos particulares, semanalmente; se introduz no palácio associação de empreiteiros que receberam R$ 1,1 bilhão de dívidas. Os militares batiam, davam choques e insultavam na sessão de tortura, mas vi muitos dizendo que me respeitavam porque deixei um bom emprego para combatê-los com risco de vida. Eles viam ideais no meu corpo arrasado pelo tiro e pela cadeia. O PT queria que eu abrisse mão exatamente da minha alma, e me tornasse um deputado obediente, votando tudo o que o Professor Luizinho nos mandava votar.  Os militares jamais pediriam isso. Desde o princípio, disseram que eu era irrecuperável e limitaram-se à tortura de rotina. Jamais imaginei que seria grato aos torturadores por não me pedirem a alma. Não sabia que dias tão cinzentos ainda viriam pela frente. Que seria liderado por um homem que achava que Maurício de Nassau era um deputado de Pernambuco. Logo eu, que sou admirador de um deputado pernambucano chamado Joaquim Nabuco. Foram os anos mais duros de minha vida. No meu caderno anoto frases e indicações da semelhanças da luta contra a ditadura e da luta contra este governo, desde que comecei a criticá-lo, com a importação de pneus usados. As pessoas têm suas carreiras, seus empregos, sua racionalizações. É preciso respeitá-las, atravessar o deserto sem ressentimentos. Agora, sobretudo, é preciso respeitar o sofrimento dos vencidos. Outro dia, quando me referi a um núcleo na Casa Civil como um bando de ladrões que atentava contra a democracia, uma jovem deputada do PT estremeceu. Senti que não estava ainda preparada para essas palavras cruas. E fui percebendo pelas anotações que talvez estejam aí, para o escritor, o mais rico manancial de toda essa crise. Como estão as pessoas do PT? Como se ajustam a essa nova realidade? Que destino tomaram na vida?
Procuro não confundir, entre os que ainda defendem o governo, aqueles que são cínicos, cúmplices e os outros, que apenas obedeceram as ordens sob a forma da aplicação do centralismo democrático. Alguns defendem porque ainda não conseguiram negociar com sua própria dor. Não podem suportá-la de frente. Mas terão de fazer algum dia, porque, por mais ingênuos que sejam, já perceberam que a mãe está no telhado. Vamos ter de encarar juntos essa realidade. A grande experiência eleitoral da esquerda latino-americana, admirada por uma Europa desiludida com Cuba”.

6 comentários:

Delmanto disse...

Fernando Gabeira teve a perspicácia de declarar a total inutilidade de nossos partidos políticos. Só servem para o registro dos candidatos e para as formalidades da justiça Eleitoral. Não agregam, não mobilizam a sociedade. E sabemos que somente a sociedade organizada será capaz de mudar as coisas neste país através de uma Assembléia Nacional Constituinte.
Com acerto, Gabeira vê nas redes sociais um caminho seguro para que a sociedade se mobilize e consiga mudanças efetivas. Afinal a Lei da Ficha Limpa foi o resultado de um abaixo assinado com mais de 1 milhão de assinaturas.
Importante também a posição de Gabeira quanto a luta Contra a Corrupção. Ele acha que o julgamento do MENSALÃO pelo STF e a atuação firme e irretocável do Juiz Moro foram “acontecimentos emblemáticos”, mas destaca que a luta contra a corrupção será cada vez mais bem sucedida com a TRANSPARÊNCIA que vem sendo adotada na área federal e nos governos estaduais, não de forma unânime, é claro, mas está começando.
É preciso que o “palanque eletrônico” esteja à disposição de Fernando Gabeira para que ele faça a pregação cívica para que a sociedade organizada faça as reformas necessárias para o Brasil.
Avante, Gabeira!
Fora, Coriscos!!!

Anônimo disse...

Nelson Gasparini Junior (Facebook):
O problema é essa imprensa suja .

Anônimo disse...


Nelson Gasparini Junior (Facebook):
E a Máfia institucionalizada

Anônimo disse...

Sonia Mereu (Facebook):
O perigo é o povo inerte e sem ação nenhuma

Anônimo disse...

Nelson Gasparini Junior (Facebook):
Não podemos confiar nesse povo,onde a maioria vai na onda do PT.

Anônimo disse...

José Tharsis Przewodowski Filho (Facebook):
Concordo integralmente....!!!

Postar um comentário