fevereiro 10, 2016

SOU O MESTRE DO MEU DESTINO + FHC + CARLOS LACERDA= é a SOCIEDADE BRASILEIRA ORGANIZADA !!!


“Seja qual for o Deus, eu sou o Mestre do meu

 Destino e o Capitão da Minha Alma.”

Nelson Mandela

Politizar a cena pública para assegurar a democracia. Dizer quem é bom , ou melhor, o que é bom e o que é mau. Mas dizer nas universidades, nas organizações populares, nas associações profissionais, nas pequenas e médias cidades. Preparar nelas a mensagem – o discurso – para mais tarde falar  com credibilidade na grande cena nacional.”
Fernando Henrique Cardoso
(artigo “Crer e Perseverar”, “Estadão”, 05/02/2012)

Não há a possibilidade de continuarmos nesta letargia política a que estamos relegados... É preciso que haja uma mobilização nacionalpara que as reformas necessárias – principalmente a reforma política – possibilite a que o Brasil retome a construção da democracia e alcance o desenvolvimento sustentável, moderno e positivo. E para alcançar esse objetivo é indispensável a convocação da “intelligentzia” brasileira.

Será que a elite brasileira, a “intelligentzia”brasileira está ciente de seu papel histórico e de suas responsabilidades?

E para que os apressadinhos de sempre não torçam o nariz para a simples citação da palavraelite vamos, mais uma vez, buscar oensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: de queelite é a vanguardaé o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário é o AntonioErmírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.

E é exatamente isso: convocar os melhores. A elite brasileira precisar sair do falso comodismo e ousar romper as amarras aveludadas desse comodismo que estabiliza a vida das pessoas na mediana mediocridade de uma existência sem sustos, sem riscos e sem lutas...


O ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda, deu a sua opinião de como está a Elite brasileira. Concorda com este artigo de que é preciso convocar a nossa elite, convocar o que eu chamo de a “intelligentzia brasileira”, MAS é preciso que a própria Elite passe por um processo de reciclagem tendo por foco a construção da Democracia no Brasil, sem falsas ideologias e sem demagogia. Carlos Lacerda deu a sua opinião:
 "A única dificuldade que encontro para formar um grande partido é a mesma que todos encontram para formar um grande governo. Enquanto o Brasil esticava, a sua elite dirigente encolheu. Existe, mas insuficiente. O povo está melhor do que a sua elite? Penso que sim. Mas o que é certo é que a elite residual não entende mais o Brasil, estou a dizer, não o conhece mais. E a elite nascente não é elite, é uma sofisticação, uma improvisação... A elite se desqualifica culturalmente.uma desordem nas idéias e um correspondente tumulto nas ambições que põem em perigo já não apenas a democracia brasileira, mas o próprio País em suas características, em sua personalidade nacional". (“Rosas e Pedras do Meu Caminho”, página 297).

Acho que ele está certo. Ora, então vamos mobilizar a nossa elite. Vamos organizar o “núcleo pensante” da sociedade brasileira. Vamos à luta!!!

Para o cumprimento de nossa missão cidadã é necessário a união dos melhores da nossa sociedade, é necessário que a vanguarda pensante da elite brasileira se engaje nessa cruzada pela retomada da construção da democracia em nosso país.

E que fique claro o óbvio: os núcleos pensantes da sociedade, a vanguarda da “intelligentzia” brasileira são os seus centros universitários, a imprensa independente, os jornalistas com colunas ou blogs, os cientistas sociais, as lojas maçônicas, os clubes de serviço (Rotary, Lions), a OAB, a CNBB, a ABI, as Academias de Letras de todo o país, os órgãos representativos dos profissionais liberais e tantas outras entidades representativas e com destaque junto às comunidades às quais prestam serviços.

Enfim, é preciso que os cidadãos prestantes retomem o comando de seus próprios destinos e do destino da Pátria numa cruzada cívica a favor da construção da Democracia e do desenvolvimento sustentável e moderno da Nação Brasileira.
E é exatamente isso: a vanguarda, o núcleo pensante da “intelligentzia” brasileira que deverá, sob o comando de sua ELITE, partir para a mobilização popular para essa grande missão: A Constituinte!

E que as palavras abalizadas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a necessidade de mobilização de todo um povo comece por suas lideranças comunitárias. Pois só a sociedade organizada é a única capaz de atuar com sucesso no cenário da cidadania nacional!

Um comentário:

Delmanto disse...

O Fernando Henrique representa o sonho da geração de meados dos anos 60. Nós tínhamos orgulho de estarmos cursando Sociologia e Política. Na Faculdade que teve como aluno e professor o grande Darci Ribeiro, vivia o sonho de um Brasil melhor e de acabar com os maus políticos, oportunistas e desonestos. E FHC era o Norte!
Mas pensador qualificado sempre o foi. E continua. Este artigo citado no post, publicado no Estadão, vemos o sociólogo lançando luzes para a retomada da construção da Democracia no Brasil. Reconhece que não existe oposição e acrescenta um dado importante: na atual conjuntura é difícil fazer oposição com sucesso.
Então, mais uma vez, fica claro a necessidade de se convocar “a intelligentzia brasileira”, para que ela – o núcleo pensante de nossa sociedade! – parta para a mobilização da sociedade adormecida civicamente!
Da mesma forma, a palavra de Carlos Lacerda. É preciso construir a nossa Elite , o nosso “núcleo pensante” para, daí sim, mobilizarmos a população!
E essa mobilização precisa ser feita em todos os lugares, clubes, associações e – com destaque! – através das mídias sociais que vem mobilização o mundo todo, graças à Revolução da Informação que está, de fato, transformando o Planeta Terra em um Aldeia Global.
Boa, FHC, vamos em frente!

Postar um comentário